Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

C

1 Mensagem

11163

10 de fevereiro de 2019 10:00

Inspiron 15 7572 - Dúvida Compatibilidade SSD M2

Ola Amigos!

Gostaria que alguém me tirasse uma dúvida sobre compatibilidade do meu notebook com uma placa SSD M2 em específico.

Possuo um Inspiron 15 7572, BCC, Intel(R)Core(TM)i7-8550U FY19C1, 8GB (1x8) 2400MHz DDR4, NVIDIA(R)GeForce(R)MX150 4GB GDDR5,1TB 5.4K HDD 2.5, e estou querendo fazer um upgrade colocando um SSD M2.

Gostaria de saber se meu modelo de notebook é compatível com a placa SAMSUNG 970 PRO M.2 2280 512GB PCIe Gen3. X4, NVMe 1.3 64L V-NAND 2-bit MLC Internal Solid State Drive (SSD) MZ-V7P512BW

Valeu, abraços!

 

 

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

11 de fevereiro de 2019 19:00

Funciona desde que use a ultima versão do instalador de sistema Dell ou o instalador da Microsoft

Quase todos notebooks da 8ª geração possuem um slot m2 mas dê uma confirmada mesmo assim

1 Mensagem

28 de fevereiro de 2019 03:00

Também estou com a mesma dúvida. preciso aumentar o tamanho do meu SSD e meu notebook é igual ao seu. Vi aqui que o SSD dele é o LITEON CV3-8D128 - 11 SATA 128GB. A minha dúvida é se ele é compatível com tecnologia NVME. Se você tiver conseguido essa **bleep**, nos informe aqui. Abraço

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

28 de fevereiro de 2019 05:00

Funciona sim pode instalar o m2 em questão tranqüilo

3 Mensagens

8 de maio de 2019 09:00

Pelo que pesquisei na internet, apesar de funcionar ele nao vai atingir a velocidade maxima de leitura e escrita. A alternativa que estou pensando eh o Crucial CT1000P1, mais barato e a velocidade maxima dele 2.000/1.700 MB/s. Alguem usa esse SSD no Dell Inspiron 7572? Sabe confirmar se eh compativel?

1 Mensagem

16 de julho de 2019 12:00

Funciona sim. Aqui tem um Inspiron 7572 com samsung 970 pro de 512gb. Velocidade máxima atingida +/- 1750mb/s. Para ser reconhecido pelo samsung magician deve colocar em no modo ahci ao invés de raid na bios dele.  Usar ultima versao de bios.

1 Mensagem

21 de fevereiro de 2020 20:00

A questão não é da compatibilidade, a questão é se a Dell não poderia disponibilizar uma atualização de BIOS, hoje o gerenciamento de HD está travado em 1800MBs e o M2 EVO 970 Plus e capaz de chegar a 3500MBs

1 Mensagem

5 de março de 2020 06:00

7572 tem duas lanes de PCIe dedicadas pro m2, isso é que limita a velocidade dos drives. Não é algo que pode ser mudado por software.

2 Mensagens

28 de março de 2020 05:00

A velocidade máxima que se pode atingir é então é de apenas +/- 1750mb/s? Tem como aumentar essa velocidade de alguma forma?

1 Mensagem

28 de abril de 2020 06:00

Bom dia! 
Estou para adquirir os seguintes modelos, queria saber se são compativeis ou qual vcs aconselham:

- Ssd Samsung Pm981 1tb M2 Nvme Mz-vlb1t00 Oem
- SSD Kingston A2000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2200MB/s, Gravação 2000MB/s - SA2000M8/1000G
- SSD Adata XPG SX6000, 1TB, M.2 NVMe, Leitura 2100MB/s, Gravação 1500MB/s - ASX6000PNP-1TT-C

No aguardo, 

Grato

3 Mensagens

9 de junho de 2020 22:00

Tenho um de 14 polegadas, comprei um Corsair MP510 240gb NVMe leitura 3100 mb/s e 1100 de gravação ficou mias rápido? Sim infinitamente, mas essa questão de não aproveitar todo potencial do hardware me deixa "grilado" aqui só fica em 1829 de leitura e 300 de gravação. A nem a Dell sabe falar a respeito uma vez que liguei no helpdesk e o "técnico" informou que o barramento era de 10.000 MB/s. Phoda!

3 Mensagens

9 de junho de 2020 22:00

Amigo no manual desse note diz que só aceita até 512 GB

8 Mensagens

16 de julho de 2020 09:00

Estou com mesmo problema quero o samsung evo pro mas mesmo comprando ele não consignei usar potencia máxima é mesma coisa de ter um carro que pega 350 km por hora mas com limitador de 170km por hora a dell tinha q resolver isso 

2 Mensagens

17 de março de 2021 05:00

Respondendo a questão:

Sim, o notebook Dell Inspiron 15-7572 aceita o SSD Samsung 970 Pro de tamanho 2280 e conector M.2 do tipo M-Key, que você quer colocar. Mas só até a capacidade de 512 Gb (segundo o manual do i15-7572).

Vou explicar tudo a seguir.

a) Para começar, vamos falar das placas-mãe. Existem 2 tipos de soquetes (slots) no padrão M.2 nas placas-mãe dos notebooks para você encaixar seu pente de SSD:

1) Soquete M.2 do tipo B-Key (notebooks mais antigos)

2) Soquete M.2 do tipo M-Key (é o caso do i15-7572)

O soquete B-Key possui apenas um dente lateral que deixa 6 pinos isolados à sua esquerda. Ele suporta o protocolo SATA III (Serial ATA) e/ou PCIe (PCI Express), dependendo do seu SSD. No protocolo SATA III, ele não permite taxas de transferência maiores do que 600 Mb/s. No PCIe, suporta desempenho de PCIe 3.0 x2, ou seja, de até cerca de 1500 Mb/s.

O soquete M-Key possui um dente lateral que deixa 5 pinos isolados à sua direita. Ele aceita, além do velho SATA III, os protocolos PCIe 3.0 x2 (até +-1500 Mb/s) e PCIe 3.0 x4 (até +-3900 Mb/s), permitindo velocidades consideravelmente superiores ao SATA.

b) Bem, agora vamos aos SSD disponíveis no mercado. Existem 3 tipos de SSD com conector M.2:

1) O tipo B-Key, que possui apenas 1 fenda lateral que deixa 6 pinos isolados à sua esquerda. Normalmente, só encontramos este tipo de SSD com protocolo SATA, que não passa de 600 Mb/s de taxa de transferência de dados, e mesmo assim é difícil de achar hoje em dia por ser de uma tecnologia anterior. Também nunca vi um SSD do tipo B-Key com protocolo PCIe. Mas pode existir, já que o soquete B-Key nas placas-mãe, como dito antes, pode aceitar até o protocolo PCIe x2.

2) O tipo M-Key, que é o mais comum e mais rápido. Possui apenas 1 fenda lateral que deixa 5 pinos isolados à sua direita. Ele opera com o protocolo PCIe x4. Alguns fabricantes já conseguem produzir este tipo de SSD com velocidades de até cerca de 3900 Mb/s (estamos em março de 2021, esse valor certamente vai aumentar com o passar do tempo). Repare que não adianta comprar um SSD de 3900 Mb/s se sua placa-mãe limita a velocidade em 1500 Mb/s, entendeu? Temos que esperar placas-mães mais modernas para usufruirmos deste tipo de SSD. É briga de gato e rato sempre. Assim é a tecnologia.

3) O tipo B+M-Key, que possui 2 fendas, com 5 pinos isolados de um lado e 6 do outro. Este SSD possui estas 2 fendas para caber tanto no soquete B-Key como no M-Key das placas-mãe. Logo, ele é construído assim para aumentar a compatibilidade com o maior número possível de placas-mãe do mercado. Você encontra este tipo de SSD tanto com protocolo SATA como PCIe, mas é preciso entender o seguinte: se ele for do tipo PCIe, estará limitado a PCIe x2, ou seja, limitado a cerca de 1500 Mb/s. Ele pode ser uma boa opção se você não sabe o soquete que você tem na placa-mãe. E fique atento porque os SSD disponíveis no mercado com conector M.2 do tipo B+M-Key podem também ser apenas SATA, daí você fica limitado a 600 Mb/s. Procure por um que seja PCIe, mas antes se certifique de que sua placa-mãe menciona “PCIe” ou “NVMe” em seu manual.

 

Obs.: Repare que há SSD do tipo M.2 (formato de pente de memória) que são simplesmente SATA III, ou seja, do mesmo protocolo do velho HDD ou do SSD de caixinha (aquele de 2.5”, que imita um HDD), portanto, com aparência de moderno mas com velocidade dos dispositivos antigos. O grande lance é comprar um SSD M.2 PCIe/NVMe. Estes sim são mais rápidos. Mas antes você precisa ver se a placa-mãe do seu notebook suporta essa tecnologia PCIe/NVMe. Senão, você vai comprar um SSD mais rápido mas vai ficar limitado à velocidade máxima que sua placa-mãe antiga pode oferecer (normalmente os 600 Mb/s do antigo protocolo SATA III).

 

Obs.: A tecnologia NVMe é a garantia de que sua placa-mãe oferece suporte especializado ao SSD, coisa que o padrão SATA não faz, pois ele foi feito para HDD. Por isso, é fundamental verificar no manual da sua placa-mãe se ela possui a tecnologia NVMe antes de comprar um novo SSD.

c) Falando sobre o notebook Dell i15-7572

O notebook em questão vem de fábrica com o SSD 2280 LITEON CV3-8D128-11, de 128 Gb. Este SSD é apenas SATA III e seu conector é do tipo B+M-Key. Logo, embora o soquete da placa-mãe do i15-7572 seja M-Key e compatível com o protocolo PCIe 3.0/NVMe, este pente de SSD se encaixa perfeitamente. Mas vai trabalhar a uma velocidade de cerca de 600 Mb/s, pois trata-se de um SSD SATA III.

Outra informação importante sobre o i15-7572, segundo seu manual, é que se você optar por um SSD SATA III, sua capacidade de armazenamento não pode ser maior do que 256 Gb. E se você optar por um SSD PCIe/NVMe, o limite de capacidade é 512 Gb. Mas vi relatos na internet de gente que colocou unidades maiores e funcionou tranquilamente. Só não posso garantir, pois não testei no meu.

Há mais uma informação sobre este notebook (não sei se é verdade): dizem que ele tem uma proteção para trabalhar apenas num modo de economia de energia chamado GT2, que limita a velocidade em PCIe 3.0 x2 (1500 Mb/s), visando a economizar energia da bateria. Isto significa dizer que mesmo que você compre um SSD M.2 PCIe/NVMe de 3900 Mb/s, a taxa de transferência ficará limitada a 1500 Mb/s. Vi muita gente bombardeando a Dell e reclamando na internet. Encontrei apenas um relato em que um usuário afirma ter conseguido taxas superiores a 1500 Mb/s. Ele diz que consegue obter velocidade de leitura de 3000 MB/s e escrita de 1800 MB/s, medidas com o CrystalDiskMark, usando o SSD M.2 NVMe HP EX920, de 512 Gb de capacidade. Ele apenas alerta para que a BIOS esteja atualizada e configurada para AHCI ou RAID. Não posso atestar essa informação. Apenas estou repassando-a.

 

Sugiro a leitura:

https://www.infowester.com/ssd-m2-nvme.php

https://www.dell.com/support/kbdoc/pt-br/000144170/how-to-distinguish-the-differences-between-m-2-cards

Nenhum evento encontrado!

Top