Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

R

9472

27 de julho de 2014 21:00

Inspiron 15r 5537 - Insatisfação sem limites

Minha insatisfação com a compra do 15r 5537 é imensa. Primeiramente, sou usuário de sistemas Windows há 17 anos, tendo passado por todas as versões desde o 95 e seus DLL Hell. Sou engenheiro civil e concluindo especialização em engenharia de sistemas. Programo por hobby em diversas linguagens desde 2001, atualmente c++ tem sido o foco de estudos. Essa introdução só inseri no texto para dar alguma credibilidade ao que vou escrever. Poderia ter comprado um hp envy, acer, ou asus e não estaria passando tanta raiva. O meu hp dv6 está comigo desde 2010 e nunca me passou transtornos. Eu posso entrar diretamente nos sites dos fabricantes e atualizar para os últimos drivers de qualquer plataforma que não tenho transtornos de incompatibilidade e gerenciamento de energia que tenho neste Inspiron. Ta mais pra SUSPIRON, pois dou um suspiro a cada vez que pago uma prestação e lembro que poderia ter comprado um notebook totalmente SEM GARANTIA, e que ele estaria funcionando bem. Ou seja: é melhor não ter garantia mas o equipamento funcionar, do que ter uma garantia que toda semana vc precisa utilizar e o computador nunca roda liso. Ao todo foram 3400 reais em um 15r i7 com 16gb de ram e placa de vídeo dedicada de 2gb 8850m que nunca consegui utilizar de maneira satisfatória. No anúncio a dell não avisa que você está comprando um notebook com placas de vídeo HIBRIDAS EXPERIMENTAIS. Eu pagaria 4 ou 5mil em um computador de outra fabricante só para não ter colocado a Dell na minha vida, mas a inocência e ilusão de ouvir para todo lado as palavras "a garantia é muito boa" o "pós venda é muito bom", me fizeram comprar esta marca e iniciar a desilusão. Além da venda forçada e casada do Windows 8 (que por sinal é horrível e só vale a pena se atualizado para 8.1), não vieram cds de instalação, drivers, o programa dell backup and recovery é uma adaptação mal feita dos programas da alienware (AlienRespawn) e as mídias geradas não são testadas e podem ser inúteis em uma situação REAL de necessidade. Inúmeros programas desnecessários que o usuário não tem opção de não instalar e que sobrecarregam o sistema. O hd original vem com 7 partições de fabrica e apenas 920gb são disponibilizados para o usuário. Mesmo que se desinstale os bloatware após a restauração, ainda ficarão configurações no registro e no próprio sistema de arquivos, que não teriam necessidade de existir! A dell instala programas que praticamente monitoram o usuário a distancia através de "Agents", poucos minutos utilizando o computador ou uma simples execução do Autoruns já permite constatar isso. Soma-se a isto o fato de a Dell adulterar a Bios a ponto de não disponibilizar NENHUMA opção de customização ao usuário final. O setup da bios é totalmente capado e a bios é travada a modificações. A carcaça do notebook é toda mal ajustada, dá pra ver os leds através das frestas. Aparentemente a característica é do próprio design do produto, porém o design é mal montado e cada notebook apresenta uma aparência (eu fui em lojas como FNAC e SARAIVA para analisar modelos inspiron com mesmo design e todos apresentam irregularidades na carcaça). O teclado tem um defeito crônico que eu identifiquei nos primeiros momentos de uso, e tive que ser submetido ao ridículo de ficar testando teclado via telefone utilizando o cmd, sendo que cansei de falar pro técnico que o problema era de hard. Ao todo foram 4 trocas de teclado, e sempre eu dizendo que o problema é de engenharia e projeto do teclado, basta algumas pesquisas pelo google para perceber que o problema já foi constatado fora do brasil, é um erro de projeto mesmo em que a barra de espaço não tem a transmissão de energia mecânica suficiente para pressionamento da borrachinha de contato, dependendo do local e intensidade com que se digita, a barra não funciona e as palavras ficam unidas. Nos 3 primeiros teclados não tinha como utilizar, este quarto tá ok mas ainda dá o mesmo defeito se for digitar mais suavemente. E para o meu azar eu percebi que o técnico montou o teclado sem encaixar adequadamente um dos lados. Ou seja, ficou um lado mais alto que o outro (pela segunda vez), mas preferi não arriscar uma nova troca. Outro defeito que é reincidente é que a cada 5 ou 6 vezes que o computador entra em modo de espera, ele desliga espontaneamente e incorretamente. Quando aperta-se o botão power, o computador inicializa tudo denovo e é possível ver nos logs do Windows que o mesmo foi desligado incorretamente. Não é o sistema operacional, uma vez que isso aconteceu tanto no Windows 8, quanto no 8.1, no 7 e no Archlinux. Provavelmente algum defeito de bios ou da placa mae que não consegue sustentar o modo S3 de suspensão em alguns momentos. Mas infelizmente não tem como o usuário fazer nada porque a bios está desativada para alterar os modos de suspensão. Todavia, não para por aí! Resolvi atualizar para o 8.1 e aí que começaram os problemas mesmo! Logo percebi que não era só comigo. Esta palhaçada dos drivers Amd/Intel é de doer. Vendo que não havia solução eu pensei> vou usar o Windows 7 até resolverem isso. E assim eu fiz. Comprei outro Hd para não perder a instalação "de fabrica" da dell, e instalei o Windows 7 neste novo hd. Foram alguns meses sem tantos problemas, porém o desempenho do notebook não é tão bom quanto deveria, para a configuração que tem. Parece que é uma BMW rodando com combustível batizado. E sempre desliga sozinho em standby, causando transtorno quando se quer voltar rapidamente aonde parou. No Linux o desempenho foi bom, todavia também é impossível fazer as placas hibridas funcionarem. Apenas a intel funciona adequadamente. Os drivers originais da amd não reconhecem a placa e quando os módulos de kernel são carregados, eles não conseguem iniciar o x server, levando a segmentation fault. Duas semanas analisando drivers, instalando, compilando com outras configurações e testando novamente sem sucesso. Voltei ao Windows 8, atualizei para o 8.1 e fiz os ajustes dos drivers para fazer o vídeo e standby funcionar. (Basicamente removi os drivers amd e intel com DDU usando o Windows em modo vga e depois instalei Chipset, Intel e AMD com os drivers do suporte dell, sem transtornos, mas o desempenho é uma porcaria nos jogos) Estou utilizando o laptop porém sei que estou com drivers antigos, não otimizados, não posso atualizar os drivers no site dos fabricantes, não sei se uma próxima atualização do Windows fará meu sistema não iniciar mais, não tenho acesso a bios do meu equipamento e o meu equipamento desliga aleatoriamente quando em standby. Parabéns Dell! Mais um cliente insatisfeito. Acho que nada me faria mais feliz do que ter meu dinheiro de volta e nunca mais ter que relacionar com esta emrpesa. Vou publicar este post em meu blog pessoal, até que uma solução REAL seja dada ao meu problema e ao dos outros colegas infelizes que compraram esta péssima máquina.

6 Mensagens

4 de fevereiro de 2015 17:00

Comprei um SSD de 240Gb, instalei o win 8 original de fabrica e pelo que parece melhorou 500%... ficou mto bom ... vou fazer um video depois e posto o link ....

8 Mensagens

10 de fevereiro de 2015 09:00

To pensando em fazer isso mesmo! Comprou um SSD interno e trocou o original ou é externo? O HD que venho é um lixo. Como esta se comportando agora?

16 Mensagens

10 de fevereiro de 2015 11:00

Uso SSD há uns 8 meses. Substituí o original de 1tb por um samsung evo 840 de 250gb.

Estou com o Windows 8.1, o computador ficou muito rápido para ligar e para o uso geral (as vezes liga em 10 segundos). Se deixar em modo sleep é quase instantaneo.

O HD de 1 TB eu coloquei em uma case externa usb 3.0 e uso como backup para os arquivos maiores (musicas, fotos, programas e filmes/series).

Porém, como eu disse, parei de insistir com jogos e programas pesados há um bom tempo, simplismente desisti das tentativas infinitas com drivers originais ou modificados e vou esperar o meu próximo laptop ( possivelmente no final de 2015 \o/ ). Daí eu retiro o SSD e coloco no proximo, é a unica parte que "presta" atualmente no 5537 (porque não foi  "by dell").

Esclareço que possuir ou não um SSD não tem nada com os drivers porcos de video da intel/amd para este modelo deplorável da Dell. O sistema fica mais rápido mas não cura o câncer: PowerXpress/Enduro.

De qualquer maneira, passei a ter mais satisfação com o computador depois de instalar o SSD, justamente pois passou uma sensação de ser uma máquina "boa e rápida" e agora me sinto menos raivoso para esperar a compra da próxima máquina, assim que recapitalizar das prestações deste.


Abraços,

8 Mensagens

10 de fevereiro de 2015 14:00

Uso SSD há uns 8 meses. Substituí o original de 1tb por um samsung evo 840 de 250gb.

Estou com o Windows 8.1, o computador ficou muito rápido para ligar e para o uso geral (as vezes liga em 10 segundos). Se deixar em modo sleep é quase instantaneo.

O HD de 1 TB eu coloquei em uma case externa usb 3.0 e uso como backup para os arquivos maiores (musicas, fotos, programas e filmes/series).

Porém, como eu disse, parei de insistir com jogos e programas pesados há um bom tempo, simplismente desisti das tentativas infinitas com drivers originais ou modificados e vou esperar o meu próximo laptop ( possivelmente no final de 2015 \o/ ). Daí eu retiro o SSD e coloco no proximo, é a unica parte que "presta" atualmente no 5537 (porque não foi  "by dell").

Esclareço que possuir ou não um SSD não tem nada com os drivers porcos de video da intel/amd para este modelo deplorável da Dell. O sistema fica mais rápido mas não cura o câncer: PowerXpress/Enduro.

De qualquer maneira, passei a ter mais satisfação com o computador depois de instalar o SSD, justamente pois passou uma sensação de ser uma máquina "boa e rápida" e agora me sinto menos raivoso para esperar a compra da próxima máquina, assim que recapitalizar das prestações deste.


Abraços,

Ahh entendi.

Mas a minha dúvida é a seguinte: O pc está "aceitável" para jogos, levando em consideração esta placa horrível de entrada mas nas tarefas comuns está bugado, o problema é no HD então? O teu está rápido para navegação, etc?

8 Mensagens

10 de fevereiro de 2015 14:00

O que seria o PowerXpress/Enduro? Qual a função dele?

16 Mensagens

10 de fevereiro de 2015 21:00

Está aceitável sim, para internet e office é muito rápido. Tenho uns jogos perebentos da steam também (que não exigem muito gráfico).


PowerXpress/Enduro é a "tecnologia" que proporciona todos esses defeitos com as placas de vídeo do 5537.

8 Mensagens

11 de fevereiro de 2015 01:00

Hmmmm, só mais essa ultima pergunta:

Se eu formatar o note com o windows 7 será que resolve? É complicado comprar um note de R$ 3.000,00 e ter que investir mais R$ 500,00 em SSD para poder funcionar normalmente.

Desde já agradeço todas as respostas, abraço.

16 Mensagens

11 de fevereiro de 2015 11:00

Eu usei o Windows 7 por um bom tempo com este laptop, não tive problemas com funcionamento e drivers, mas não joguei nada também. Só parei porque o windows 7 não é tão preparado/pensado para o touchscreen quanto o windows 8.1.

Creio que não haverá problemas.

Para usuário comum, o SSD é mais um artigo de luxo do que uma necessidade em si, o sistema em geral fica mais rapido devido a velocidade de carregamento do sistema e aplicativos, mas a velocidade durante a utilização dos programas será a mesma, uma vez que todo programa roda a partir da memória RAM e não do dispositivo de armazenamento (uma vez que o sistema operacional carrega o aplicativo, ou boa parte dele para a memória, não faz mais diferença substancial).

Abraço,

1 Mensagem

11 de fevereiro de 2015 19:00

Caro R.M,

que decepção. Paguei a vista 3200 reais nessa máquina que pensei ser a solução da minha vida, pois trabalho com gráficos, edições de vídeo e áudio que diante de um configuração dessas, isso não seria nada. Engano meu, logo de cara me deparei com o problema da carcaça, do teclado e hoje com apenas 05 meses de uso ele ja apresenta problemas de divers gráfico da AMD. O Corel, programa que mais utilizo, trava de vez em quando em tarefas básicas. Agora o ffmpeg.dll ta parando de funcionar. E eu nem sei o que é isso ainda.

Vou tentar resolver com o suporte, mas como ele ja está pago, se não ouver jeito, devolvo mesmo.

16 Mensagens

11 de fevereiro de 2015 23:00

Patético por parte da Dell.

Com esse valor dava para comprar um super computador fora do BR (um i7 4700mq com 32gb de ram e placa high-end sai por uns 1200 dolares).

As vezes é melhor ser egoista e picareta do que tentar favorecer o país comprando produtos "brasilizados" que só causam desgosto e possuem essa garantia e suporte quase fictícios (não trocaram minha máquina, alias, nunca responderam este tópico).

Pagar preço de i7 mobile extreme em um ULT (i7 4500U é pior que alguns i5 de 3 geração) e não conseguir usar Corel e ffmpeg é demais!

Não sei se ajuda, mas ffmpeg é um codec de código aberto largamente utilizado em aplicações multimedia para decodificação de vídeos, talvez esteja dando problema por incompatibilidade entre 32bits e 64bits. Depende da versão do aplicativo que está utilizando e de qual versão do plugin está instalada. Por exemplo, para usar o codec madvr, tenho que instalar o media player home cinema de 32 bits, pois a versão de 64 bits não funciona com o codec, que é em 32.

Abraço

6 Mensagens

13 de fevereiro de 2015 06:00

Medeiros,

Substitui o HD interno pelo SSD e comprei uma case para o HD, desta forma deixo os arquivos pesados como fotos e videos no HD, dpois de muito tempo passando raiva com o not... agora estou mais contente.. ele liga com 6 segundos as vezes hehe .. vale a pena !! 

Abs

9 Mensagens

25 de fevereiro de 2016 12:00

Tenho a mesma desilusão R.M.
Toda qvez que tenho o crônico problema com a VGA dessa máquina penso que estava com o Avell no carrinho de compras para fechar e desisti.

Nenhum evento encontrado!

Top