Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

DP

8 Mensagens

8561

26 de julho de 2018 17:00

Longo tempo na tela POST da DELL

Recentemente instalei um SSD e passei o HD, com adaptador, para a porta do DVD, em meu 14R 5421. Acontece que está demorando um longo tempo -  as vezes 2 a 3 minutos - na tela POST (aquela com a logo da DELL, antes de iniciar o windows, quando a bios está inicializando a máquina) antes de ler o SSD.

O problema só acontece com o HD conectado à porta do antigo DVD. Com apenas o SSD ligado, o start é praticamente instantâneo. O HD está em perfeitas condições e este problema já acontecia antes na unidade de DVD quando havia alguma mídia (não de boot) na unidade. Parece que a bios fica conferindo esta segunda unidade de disco (seja HD ou DVD) antes de liberar a leitura do boot na primeira unidade. Uma vez que inicia a primeira unidade, abre o windows imediatamente (viva o SSD!).

Uso o windows 8 (original da máquina) em UEFI e já desabilitei o secure boot mas nada mudou. A Bios é a última versão disponível.

Alguma Luz?

Obrigado.

 

 

 

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

27 de julho de 2018 08:00

Bom dia dinho.p,

Eu recomendo primeiro que você teste o aparelho com o boot em AHCI, se continuar da mesma forma volte ao UEFI.

Depois faça o seguinte, remova do Boot Sequence o drive secundário e deixe somente o SSD primário e veja se resolve o problema.

Em último caso, recomendo que você faça o seguinte, tire o SSD, deixe só o HDD normal na máquina e faça o processo abaixo:

 

Antes de fazer o procedimento abaixo, faça backup dos dados.


Faça o boot por uma mídia (pode ser com pendrive).

1 - Depois de ter escolhido o idioma, pressione SHIFT + F10 para abrir o prompt de comando;

2 - Digite os seguintes comandos:
diskpart --> Este comando vai entrar no utilitário para gerenciar as partições;
select disk 0 --> Vai selecionar o disco 0 para fazer operações nele. Se o disco novo não for o 0, então você deve alterar o número do comando para, por exemplo, "select disk 1";
clean --> Elimina as informações de configuração existentes no disco;
exit --> Sai do utilitário diskpart;
exit --> Sai do console e volta ao programa de instalação;

Isso vai limpar o disco totalmente. Volte o SSD para primário e o HDD como secundário e veja se resolve o problema.

 

8 Mensagens

27 de julho de 2018 11:00

Obrigado pela atenção, Diego.

Não encontrei a opção que você mencionou. Em minha Bios existe a configuração  "SATA OPERATION" com as opções "ATA" ou "AHCI"; ou, quando desabilito o "secure boot" posso escolher na configuração "BOOT LIST OPTION" as opções "UEFI" ou LEGACY".

Atualmente (e desde a instalação limpa do win8 no SSD) o SATA OPERATION está em AHCI e BOOT LIST OPTION em UEFI. Apenas o SECURE BOOT eu desabilitei para testar, mas sem alterar as demais.

Fiquei em dúvida se devo alterar algum destes itens para testar a tua sugestão.

 

Em tempo:

- após a instalação do win8 no SSD, eu exclui as partições que haviam no HD (pelo gerenciador de discos do windows8) e criei uma partição no disco todo.

- O sintoma descrito somente se manifesta quando ligo o equipamento, na reinicialização funciona OK.

 

 

 

 

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

27 de julho de 2018 11:00

Na bios verifica a possibilidade de desativar a verificação do hd, essa parte que pode tar causando a lentidão no post

Outra coisa é o teste smart do hd que tb pode deixar lento

Mudando de raid pra ahci eu tive grandes melhoras tanto nos jogos como programas gráficos ficaram bem mais fluidos só que esse procedimento exige o backup e reinstalação

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

27 de julho de 2018 12:00

Olá Dinho,

Realmente esqueci de informar que deveria colocar em Legacy que é para você poder selecionar o boot list sequence. 

Quanto ao formatar o HDD, eu recomendo em ultimo caso fazer o processo que citei, pois o UEFI faz um tipo de formatação diferente no disco e alguma configuração de cache ainda pode estar nele e causando essa lentidão no post.

8 Mensagens

1 de agosto de 2018 10:00

Diego, a bios de meu equipamento é bem limitada. Mesmo passando para "legacy" não é possível excluir nenhum dispositivo da lista de boot, apenas ordena-los. (Tem até "diskette" na lista!). Também não é possível desabilitar verificação de discos e nada parecido, as opção são poucas. 

Eu passei para legacy e ordenei com o hd em primeiro, mas não foi encontrado dispositivo com boot. Acredito que eu teria que reinstalar o SO (?).

 

Tentei todos os outros procedimentos descritos mas não obtive êxito.

O estranho é que ao reiniciar a máquina, o problema não ocorre e, se após desliga-la eu tirar o plug da fonte por alguns segundos (ou ligar apenas na bateria), também inicia normalmente. O problema ocorre quando eu desligo a máquina e religo sem que neste intervalo de tempo tenha desligado a fonte.

 

8 Mensagens

1 de agosto de 2018 12:00

Sim, fiz a limpeza no hd. Dos procedimentos que você sugeriu, apenas o boot com legacy eu não fiz; deixei como última tentativa por ter que reinstalar o windows. 

Na verdade a ausência do sintoma não é somente quando eu ligo o equipamento alimentado apenas com a bateria, mas também se, durante o período em que o equipamento está desligado, eu desconectar o carregador (quando transporta-se o equipamento, por exemplo); neste caso ele liga normalmente, mesmo que antes de ligar eu reconecte o carregador.

Acontece que eu frequentemente uso como deskvoltar a reconecta-lo depois de alguns segundos, o equipamento liga normalmente.

Achei estranho, pois parece algo relacionado com gerenciamento de energia; mas não tenho familiaridade o suficiente com este tipo de hardware...

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

1 de agosto de 2018 12:00

Entendi,

Realmente algumas BIOS não permitem.

Bom, esse detalhe que você adicionou pode sim ter relevância.

Então pelo que entendi, o problema da BIOS demorar no primeiro boot (após algum tempo da máquina desligada) só ocorre quando o aparelho está ligado com o carregador. Se você desligar hoje e ligar amanhã sem conexão do carregador, o aparelho liga normalmente.

Você não tem algum amigo/conhecido que tenha um carregador de mesma potência para testarmos com outro carregador?

Ainda não descartando a possibilidade de ser HD o problema, você pode tentar reinstalar o windows 8 do SSD em legacy a critérios de teste, para ver se o sistema sobe normalmente.

Você chegou a fazer aquela limpeza que eu citei anteriormente no HD para limpeza total do mesmo?

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

2 de agosto de 2018 12:00

Olá dinho.p,

Realmente está bem complicado entender esse problema.

Eu encontrei uma documentação interna informando que esse problema está relacionado com a BIOS.

Só me confirma, a do teu aparelho está na versão A13?

Chegaste a fazer um teste sem a bateria? O teste com outro carregador que sugeri, é possível?

5 Practitioner

 • 

6.3K Mensagens

2 de agosto de 2018 16:00

Como o sistema inicia o HD esta bom, o que pode estar travando o post é a hibernação. Dentro do prompt no windows digite powercfg /hibernate off

Esse comando deve ser dado no modo administrador (botão direito no cmd)

Se ainda persistir pode ser vírus 

Nenhum evento encontrado!

Top