Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

Fechado

32569

25 de abril de 2016 19:00

Mesmo problema: barulho do cooler muito alto

É impressionante o descaso da Dell para com os seus clientes. Estou com o mesmo problema. Meu Dell Inspiron 15 5548 até parece um secador de cabelo de tão alto que fica o barulho do cooler. Realmente, esse foi o pedaço de plástico mais caro e inútil que adquiri. Uma pena realmente! Estou aconselhando a todos os meus amigos a evitarem a marca Dell.

Para completar, estou tentando baixar a atualização da BIOS versão 04 (para resolver o problema do barulho do cooler) mas parece que ela não está mais disponível. :(

Moderator

 • 

708 Mensagens

26 de outubro de 2023 20:52

Olá @Ricardo Chaves , para diminuir o barulho do cooler você pode alterar as configurações de energia do seu notebook através do aplicativo My Dell ou Dell Power Manager, evitar o uso de aplicativos que exigem muito processamento e, caso se sinta confiante para isso, realizar uma limpeza interna do seu notebook. Espero ter ajudado!

12 Mensagens

26 de abril de 2016 10:00

Olá Ricardo

Tenho um desses notebooks. De fato não tenho feito um uso muito pesado dele ultimamente e o barulho sempre me deixou incomodado. O meu tinha BIOS A05 e eu fiz update para A06. Parece que melhorou, mas ainda assim percebo alguns bugs. De longe é um produto cheio de problemas...

Eu comprei um SSD (ou seja, troquei o SSHD pelo SSD) e reinstalei o Windows nele. Por ser um SSD pensei que ia fazer a bateria durar mais, mas não mudou nada. Obviamente ficou muito mais rápido o notebook. Só não instalei aquele monte de "bloatware" que a Dell instala, apenas os drivers. Meu Windows é a versão 10 e agora parece rodar melhor.

Uma coisa que eu percebi é que, se tu deixar o computador ligado e parado (sem mexer nele) e ligado na tomada, o Windows ativa o antivírus e o cooler começa a gritar. Mas na média, essa nova BIOS parece ter melhorado o barulho.

793 Mensagens

26 de abril de 2016 14:00

Boa tarde Ricardo,

Me informe a TAG do seu Dell para que eu registre seu atendimento em nosso sistema.

A rotação e ruído um pouco mais alto do fan é uma característica deste modelo, não considerado um defeito. Isso pode variar de acordo com o que é executado no equipamento, dependendo da tarefa.

Oriento a atualizar a BIOS para ultima versão disponível - A06: http://dell.to/1WRInjZ.

Para testes no Fan e mais detalhes sobre ruídos veja o link: http://dell.to/1EyD0sz 

Dentro de alguns dias, você poderá receber em seu e-mail uma pesquisa de satisfação onde na primeira pergunta você irá avaliar o meu atendimento, e as demais, avaliará a Dell afim de melhorarmos cada vez mais nosso suporte. 

2 Mensagens

27 de abril de 2016 19:00

Olá Dallagnol,

Agradeço pela dica do SSD e pela instalação limpa do Windows. Em relação a Bios, a minha já está atualizada para versão A06.

Ao verificar as opções de configuração disponíveis da Bios, observei que se desligar a opção Intel Speedstep, o barulho para completamente. Porém a velocidade da CPU cai para níveis perceptíveis (fico mesmo lento!).

A opção Speedset porporciona a alteração da frequência (velocidade) de trabalho da CPU aumente ou diminua de acordo com a demanda por processamento. A intenção original é até nobre: gastar menos energia quando a CPU estiver ociosa. Mas o software da Bios (versão A06) não sabe muito bem lidar com isso e acaba provocando o sobreaquecimento do processador e, por consequência, a ativação do cooler.

Utilizei ainda um programa chamado CPU-Z para medir a velocidade de trabalho da CPU. Eis o resultado:

Com Speedset ativado: ~ 2.4GHz (24x dentro de uma intervalo de 5x a 30x)

Com Speedset desativado: ~700MHz (8x dentro de uma intervalo de 5x a 30x)

O problema é que desativado o Speedset, ele passa a trabalhar com uma velocidade constante. Primeiramente isso não seria um problema tão grave, se essa velocidade não fosse a menor velocidade possível de trabalho. Infelizmente não parece haver uma forma de conseguir um meio termo. :(

Agradeço pela ajuda...

12 Mensagens

28 de abril de 2016 07:00

Olá Ricardo

Por algumas vezes pensei em me desfazer deste notebook, por causa do barulho e da decepcionante bateria. Ainda não o fiz, resolvi colocar o SSD e estou "parcialmente satisfeito".

Minha experiência com o aquecimento se tornou menos traumática com o SSD. No lado direito ficava o HD, e agora com o SSD, não esquenta mais esta parte. Obviamente esse não é o problema original de aquecimento, só quis complementar.

Quanto ao aquecimento do processador, já cogitei em mexer na configuração do SpeedStep, porém realmente não faria sentido ter um computador que pode chegar a 3.0Ghz ficar rodando a 700Mhz "para sempre". Então andei explorando algumas coisas criativas e que deram um resultado interessante.

Uma das coisas que tem funcionado bem é criar um novo plano de energia (ou perfil de energia) no windows, a partir do perfil equilibrado. Não tentei a partir de outro, há opção de criar a partir do alto desempenho e testar, mas o fato é o seguinte: a partir do perfil equilibrado, se tu fores na opção de gerenciamento de energia do processador e limitar em 80% o uso de CPU, o esquema de gerenciamento de energia acaba limitado o clock máximo do processador em uns 2Ghz, o que reduz drasticamente o aquecimento e não deixa o computador tão lento. É um trade-off interessante. Dá para ir testando isso, inclusive usei uns programas para carregar o processador e mesmo em 80% (no limite) o cooler nao tocava o terror.

Assim, quando quero usar coisas com máxima performance, ou eu uso o perfil de Maxima performance ou eu chaveio para o equilibrado normal, que não tinha a minha configuração de 80%. Parece chato de chavear entre os perfis, mas uso um programa chamado battery bar que facilita isso com um atalho na barra de tarefas.

Outra coisa que fiz foi mexer na taxa de atualização de vídeo. Normalmente estava em 60Hz, e coloquei 48Hz. Usei o programa de gerenciamento da Intel, que vem instalado. Na verdade eu baixei novamente todos os drivers e tudo mais do site da dell e fiz uma instalação limpa do Windows. Mas enfim, com isso parece que consegui maior longevidade quando usando na bateria. Também mexi nos pefis de energia para "forçar uso de economia de energia na GPU" quando na bateria. Para ter ideia, durava no maximo 4h a bateria e agora consigo umas 5:30. E isso que minha bateria veio meio deteriorada de fábrica.

Uma coisa é fato: com 40% de carga na CPU o cooler já grita. Mas usando a dica dos 80%, ele quase não liga. Concordo contigo: esse esquema de gerenciamento de energia dele não parece funcionar muito bem.

Qualquer outra informação, fico à disposição.

Abraço

793 Mensagens

2 de maio de 2016 05:00

Bom dia Ricardo.

Chegastes a conferir a minha resposta em seu post? Alguma nova dúvida sobre o caso que eu consiga te ajudar? Sinta-se a vontade em seguir com as instruções e, qualquer dúvida, é só me chamar!

Me informe a TAG do seu Dell para que eu registre seu atendimento em nosso sistema, caso não receba seu retorno, estaremos concluindo o registro como tudo OK e, dentro de alguns dias, você poderá receber em seu e-mail uma pesquisa de satisfação onde na primeira pergunta você irá avaliar o meu atendimento, e as demais, avaliará a Dell afim de melhorarmos cada vez mais nosso suporte. Conto com sua participação. Obrigada! ;)

7 Mensagens

30 de outubro de 2018 23:00

2018 e parece ser um problema crônico dos Dell, esses coolers barulhentos, mas notei uma coisa depois de muita pesquisa. Temos um vilão no nosso computador que mal percebemos mas que **bleep** muito processamento. Nossos queridos navegadores. Já percebeu quando está com o Chrome ou Firefox aberto, quantas abas mantemos abertas, seja para caixa de email, facebook, instagram e outras coisas. As vezes me pego com mais de 30 abas abertas...Eu meu cooler no talo, fazendo mais barulho que caminhão velho de obra. Experimente diminuir o numero de abas abertas e notei silêncio...Depois usei uma extensão para ambos os navegadores chamada " the great suspender". Ele deixa em suspensão qualquer aba que não esteja sendo usada. Assim até mantenho um número razoável de abas abertas mas os ventiladores....calminhos e silenciosos como todos desejamos. Façam suas experiências e digam o que conseguiram.....Abs!

3 Mensagens

16 de maio de 2020 05:00

Depois de 4 Anos Finalmente achei a Solução, é so criar outro perfil de bateria, no meu caso criei com nome "TESTE", e em configuração de bateria avançado, em gerenciamento de energia do processador, na parte de politica de resfriamento do sistema, Deixe como PASSIVO ao invés de ATIVO. FIIM!! era só isso... 

Para os curiosos, essa alternativa é o seguinte:

Ativo: a CPU mantém a atividade e a ventoinha gira mais rápido pra evitar que o processador perca desempenho.

Passivo: o windows desacelera a CPU e a ventoinha mantem-se desacelerada = silencio, economia de energia.

 

OBS.: Na maioria dos casos, aconselho manter sempre Ativo, mas em nosso caso, de extremo barulho, prefiro deixar em passivo, alem do mais, tenho uma mesa com 6 cooler onde o notebook fica. Abraços a todos, menos aos funcionários da Dell, que fazem 4 anos que eles me mandam atualizar a Bios que não resolve po*** nenhuma. A solução era bem mais simples!!

13 Mensagens

15 de junho de 2020 21:00

Também deu o mesmo problema hoje no meu Inspiron 7472. Uma vergonha isso. Desliguei ontem o notebook e estava tudo ok, liguei hoje para trabalhar e apareceu este problema com o cooler da CPU. Tenho um HP a mais de 10 anos e nunca me deu problema algum. Foi só vencer a garantia deste Dell e começaram a aprecer problemas. Lamentável uma empresa deste tamanho. O que fazer? Trocar? Vai voltar o problema como o seu voltou? Não dá para acretitar. Até um parafuso da carcaça não entra mais. Troquei apenas o HD para um SD e abri apenas uma vez o equipamento. Lamentável...   

4 Mensagens

26 de outubro de 2020 12:00

Boa tarde pessoal,

O meu é um 5447-A30 e confesso que eu já havia perdido as esperanças de resolver este problema, e prometido NUNCA MAIS COMPRAR UM DELL. É irritante e amadora a insistência do suporte em soluções que nunca funcionaram.

Então li sobre sua dica, e efetuei as configurações conforme orientou.
E não é que funcionou?!?! 
A máquina tá redondinha, sem aquecimento, e sem o barulho do maldito cooler.

Obrigado e parabéns pela dica! 

4 Mensagens

26 de novembro de 2020 07:00

Bom dia, gostaria de registrar aqui uma atualização em relação ao problema do cooler que em outra oportunidade cheguei a comentar que eu havia resolvido.

Passou menos de uma semana e o problema voltou a aparecer.. absurdo, um erro de projeto lamentável para uma marca como a DELL.

Então, depois de todo tipo de tentativa, eu realmente e desisto e NÃO ACONSELHO NINGUÉM A ADQUIRIR UM NOTEBOOK DELL.

Nunca mais me aventuro com essa marca.


13 Mensagens

9 de dezembro de 2020 16:00

Enviei meu laptop 7472 para arrumara em um técnico local aqui na cidade de Pelotas. Ele disse que o problema foi na placa mãe, além do cooler de baixa qualidade. Trocou o cooler (Fan), e concertou o Botão Power, a USB do mesmo lado, todos haviam queimado e logo depis por conta de estar sempre tendo que conectar o AC Power, acabou que quebrou o conector de entrada do carregador AC Power. Só prejuizo. Acabou que ele concertou tudo por 520 reais e em apenas 3 dias.

Abs,

Gerson Ramos.

27 de maio de 2021 04:00

O meu é um Inspiro 5480 e tive o mesmo problema, inclusive relatei aqui que desliguei no BIOs o Intel Turbo Boost e melhorou. Quando iniciava um jogo, o cooler funcionava, mas voltava a fazer o barulho bem alto.

Até que, um ano e meio pra dois anos o cooler parou de funcionar. Comprei um no site da Shopee, veio da China, o código dele é Dfs5K121142620. Troquei e posso dizer que a 5200 RPMs ele é bem silencioso e eficaz.

Hoje jogo normalmente neste notebook sem problemas de aquecimento.

9 Mensagens

9 de julho de 2021 08:00

Opa, tudo bem?
Teve um post seu no qual disse que desabilitou o turboboost no bios, isso não compromete a refrigeração deixando o processador muito quente?
O meu é o 5480 topo de linha, 16Gb RAM, SSD, placa MX150Gb. Começou a fazer barulho um ano e meio de uso e está ficando pior e irritante, em rotações mais altas parece uma turbina, que ele aciona cada vez com mais frequencia mesmo no frio e sem usar nenhum app pesado ou jogo. Vou tentar abrir e lubrificar, e se não resolver vou na sua de comprar o Dfs5K121142620.
Valeu!

9 Mensagens

9 de julho de 2021 11:00

Pois é Gerson, minha conclusão é essa mesmo.
Já comprei o cooler e os materiais pra trocar. O processo é simples e fpacil de ser feito, só usar espátulas de nylon pra não machucar o note na hora de abrir, usar uma pasta térmica decente e papo encerrado.

Mas que pagar mais de 7 mil num notebook pra ter que trocar peça em menos de 2 anos é um absurdo, fato.

Valeu!

Nenhum evento encontrado!

Top