Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

4843

27 de março de 2017 11:00

Novo Inspiron 15 5000 5567 - Linux 16.04 para Windows 10

Boa tarde, comprei um notebook "Novo Inspiron 15 5000 - 5567" que vem com o "Ubuntu Linux 16.04". Minha pergunta é:

Alguém já instalou o Windows 10 nesse modelo de notebook? Se sim, houve algum problema com drivers? Que tipos de problemas e quais soluções?

Pergunto pois possuo licença do Windows 10 e gostaria de utilizar a mesma, sei das implicações quanto o suporte técnico ao produto, mas como trabalho com a plataforma da Microsoft estou mais familiarizado.

Agradeço as respostas e orientações.

Atenciosamente,

Samuel Viana

3 Mensagens

14 de abril de 2017 01:00

Olá Samuel,

Quanto o LED piscar quando o HD é utilizado basta pressionar Fn + H, e a partir desse momento o LED vai piscar somente quando o HD é utilizado (vi no manual que vou deixar o link)

img.submarino.com.br/.../131501702.pdf

3 Mensagens

30 de março de 2017 19:00

Olá, eu instalei o windows 10 e uso o Linux também (estou usando em Dual Boot). Não vi problema algum com drivers, tendo em vista que todos eles existem no site da Dell próprios para o windows 10 (http://www.dell.com/support/home/br/pt/brdhs1/Products?~ck=mn.

Se for fazer dual boot com o linux também, eu ressalto que você deve fazer um imagem de restauração do seu linux (existe a opção disso nele mesmo) e salva-la em algum pendrive. Após apague todos os discos (já formatando para o windows 10) e deixe uma margem livre que você considera essencial para o Linux. Após a instalação do windows 10, reinstale o Linux novamente (é mais fácil).

14 Mensagens

3 de abril de 2017 12:00

Olá Thiago,

Fiz a formatação do computador com o Windows 10 sem problemas, instalei os drivers na ordem que a Dell recomenda a instalação dos Drivers. Ativei o a minha licença Windows 10 com meu Office, até ai tudo bem, realizei testes com a minha placa de vídeo com alguns Jogos (nesse quesito fiquei muito satisfeito com alguns jogos, tipo: Total War e Skyrin e me decepcionei com outros, tipo: Arma 3, ARK)  e estou meio que contente com o resultado final.

Mas notei que o LED frontal que indica a utilização do HD, bateria carregando ou com status abaixo de 10% (laranja), não acende quando o quesito é a utilização do HD, não apresenta nenhuma ação de utilização pelo mesmo. Outra coisa é a utilização do HD, o mesmo parece que está realizando DUMP de alguma coisa, fica em 100% de utilização por um longo período mesmo eu não utilizando nada, sua inicialização até que é rápida, mas após acessar o sistema, parece que não vai nem para frente, nem para trás. E o LED não apresenta nenhuma atividade.

Sabe me dizer se isso é normal, pois não encontrei uma resposta concreta se isso é um problema ou se é da própria maquina.

Agradeço.

Samuel Viana

14 Mensagens

6 de abril de 2017 13:00

Oi Leandro,

Segue conforme solicitado:

TAG de serviço: [EDITADO]

Outra coisa é que eu não consigo achar a ISO de instalação do software do meu Linux original que é o Ubuntu 16.04 no site da Dell onde existe os drivers de instalação.

Verifiquei outra tag minha é lá existe o SO.

Grato pela atenção.

Samuel Viana

34 Mensagens

6 de abril de 2017 13:00

Oi Samuel,

Obrigado pelo contato! ;)

Pode me informar a etiqueta de serviço (Service TAG) de seu equipamento, para que eu possa identificar seu Dell e te ajudar. (Y)

Veja este link http://dell.to/1FgXRFQ, e saiba como localiza-la. ;)

Aguardo seu retorno

OBS: me mande por mensagem privada os dados solicitados

A-1E0XF86G

34 Mensagens

6 de abril de 2017 14:00

Certo Sanuel, 

Você pode baixar pelo site do fabricante, e com relação a lentidão, poderia executar esse teste de hardware conforme link: https://www.youtube.com/watch?v=y9r2j41qads&dgc=SM&cid=287393&lid=5562601 ^Leandro

14 Mensagens

20 de abril de 2017 07:00

Thiago,

Deu certo, obrigado.

Leandro,

O diagnostico não revela a lentidão do HD, somente que o status dele está OK. Teria alguma outra forma de verificação?

Grato.

Samuel Viana

5 Mensagens

27 de abril de 2017 19:00

Boa noite irmão. Estou interessado em comprar esse notebook. Ouvi relatos de lentidão na versão que vem com windows 10. Você teve alguma problema nessa versão que veio com ubuntu?

14 Mensagens

28 de abril de 2017 05:00

Raul, bom dia.

Bom o notebook é bom, tem uma ótima configuração, mais o que mata nos notebooks da Dell é o HD, acredito que o maior problema da marca seja esse. O meu veio com o Ubuntu 16.04 não apresentou problema em absolutamente nada, estava rodando 100% rápido sem travar, então instalei o Windows 10 pois tenho a licença, fiz a instalação dos drivers na ordem que a Dell recomenda, até então não notei diferença no desempenho, até que, de uma hora para outra a maquina simplesmente morreu, é como se um jovem de 25 anos se torna-se um senhor de 95 anos em um piscar de olhos. A maquina apresentou lentidão, travamento, acessava a conta mais em alguns segundos tudo ficava travado, a tela as vezes não carregava nada... em fim. Realizei a reinstalação do Windows e parece que melhorou, mais acontece novamente o mesmo problema. Pensei que fosse algum BadBlock, realizei os testes se superfície e nada de errado, o diagnostico da Dell, padrão e completo. Tudo limpo e sem problemas.

Então tomei a livre decisão de reinstalar o Linux, a maquina simplesmente voltou a sua normalidade, mas... se você pensa em comprar uma com o linux já compre sabendo que os drivers da placa de vídeo Radeon são padrão do Kernel, não consegue atingir 100% do que é prometido, é um vacilo da AMD com o pinguim.

Hoje eu estou rodando a maquina com o Linux, alguns jogos, que eu gostava de jogar, não jogo mais por conta desse problema, outros eu jogo em modo razoável.

Dependendo do que você procura para utilização de notebooks, eu não recomendaria esse para jogos, mais se for para trabalho (principalmente com linux) eu recomendo.

Espero ter ajudado.

Samuel Viana

5 Mensagens

28 de abril de 2017 08:00

Bom dia Samuel. Fiquei surpreso com a presteza e conteúdo da sua resposta. Muito obrigado mesmo pela atenção dada a minha pergunta :emotion-2: . 

Eu também tenho Windows e Linux Mint em dual boot. Uso mais o Linux, o Windows uso raras vezes quando preciso fazer alguma tarefa específica, como converter um vídeo usando o format factory. Também não jogo muito.

Acho que vou arriscar nele mesmo, está saindo por R$ 2.459,00 o i5 com Linux no submarino. Tem o 5566 também que está por R$ 2.211,00, porém não tem drive de DVD e possui somente 4GB de RAM.

Esse problema de uso intenso do HD no Windows talvez tenha alguma relação com a placa de vídeo AMD. Pode até ser problema no drive, talvez a AMD ou próprio Windows lancem alguma atualização que corrija esse problema.

Abraço.

Raul Manoel

5 Mensagens

30 de abril de 2017 13:00

Boa tarde Samuel. Só mais uma dúvida antes de eu boletar o note =D. O que você achou da qualidade da tela?

Apesar de não ser full hd ela é bem nítida com cores bem definidas? Mais uma vez obrigado.

3 Mensagens

1 de maio de 2017 17:00

Estou usando o meu há 2 semanas amigo, e a tela é muito boa.

Referente a situação da lentidão, eu resolvi ele com atualizações de drivers do software Driver Pack Solution. 

A máquina deu uma revivida legal.

Abraços.

14 Mensagens

2 de maio de 2017 06:00

Raul, desculpe a demora na resposta.

Com relação a nitidez da tela, eu não vi muita diferença com relação do meu antigo 5537 para esse 5567.

Não tenho muito oque reclamar.

Espero ter ajudado.

Samuel Viana

14 Mensagens

2 de maio de 2017 06:00

Dede, vou dar uma utilizada nesse  "Driver Pack Solution", caso funcione sem problemas, deixo aqui a recomendação e uma possível "solução". Caso não dê muito certo, a questão será a substituição do HD por um SSD :)

Obrigado pela dica.

Samuel Viana

Nenhum evento encontrado!

Top