Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

17187

5 de agosto de 2016 11:00

Problema para configurar cache com SSD (Intel Rapid Storage Technology)

Olá!

Comprei um Inspiron 5457 com Ubuntu instalado, pois eu tenho chaves de ativação do Windows. Assim que ele chegou, eu fiz uma instalação nova do Windows 10 Pro, removendo por completo o Ubuntu.

Instalei os drivers (a maioria o próprio WIndows se encarregou de atualizar) e o Intel Rapid Storage Technology. Como este notebook possui SSHD, ou seja, um disco híbrido, eu gostaria de configurar o SSD de 8GB dele como cache. Eu usava dessa maneira em um outro notebook que eu tinha, que possuía um disco com a mesma característica. Só que ao abrir o aplicativo da Intel para configurar a aceleração, essa opção não existe. Aparece apenas a tab como "Performance" e não há nenhuma opção de configurar aceleração.

Fazendo uma pesquisa pela internet, eu vi que para que essa opção de aceleração apareça, é necessário configurar na BIOS o SATA para RAID (que em alguns casos aparece como Intel RST). Mas na minha BIOS não existe essa opção. Só existe AHCI ou não (desativado).

Poderiam me ajudar a verificar o que está de errado e como eu faço para configurar o SSD como cache?

Obs. O boot está configurado UEFI.

Obrigado

26 Mensagens

9 de agosto de 2016 12:00

FABIOGOUW, o meu veio com ubuntu, eu tenho uma copia do W10. Pelo o que pesquisei na net e alguns forums gringos, essa foi a informação que consegui coletar. Só lembrando que os notebooks que tem disponibilidade da porta mSATA vc consegue enxergar a partição. Mas como vc disse que usava esse SSHD no notebook anterior, eu não sei como lhe ajudar. :(

(editado)

Numa pesquisa rápida na net, achei isso aqui:

Hybrids Are Magnetic Drives With SSD Storage

A hybrid hard drive contains both a traditional magnetic drive and the amount of solid-state storage you’d find in a small solid-state drive. Importantly, this hard drive appears as a single drive to your operating system. You’re not in charge of deciding which files go on the mechanical drive and which files go on the solid-state drive. Instead, the drive’s firmware manages what is and isn’t on the solid-state drive.

Na parte em negrito/sublinhado ele diz que vc enxerga como uma única partição, vc não tem como decidir que arquivo vai para o HD e qual vai pra o SSD.

espero ter ajudado. ;)

Fonte

10 Mensagens

5 de agosto de 2016 13:00

Diego, boa tarde.

Obrigado pelo retorno. Olhei o tutorial e vi que umas das primeiras coisas que ele pede para fazer é acessar a aba "Acelerar". O problema é que no meu caso o notebook não apresenta essa aba para que eu consiga ativar a aceleração.

Um detalhe. Quando eu executo o comando diskpart no prompt de comando, aparece apenas um disco, diferente do exemplo que é mostrado no tutorial, onde há dois discos, um do SSD e outro do HD.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

5 de agosto de 2016 13:00

Olá

Tente fazer conforme este tutorial: http://dell.to/1Evto8d.

2 Mensagens

8 de agosto de 2016 10:00

Tenho EXATAMENTE o mesmo problema.

26 Mensagens

8 de agosto de 2016 11:00

Bom até onde eu sei, no SSHD vc não tem acesso aos 8gb. Isso é o próprio sistema que gerencia. Apenas instale o Intel Rapid Storage e só. O SSHD é diferente do mSATA, este por sua vez é um SSD que vc pode gerenciá-lo.

O SSHD que veio no meu 5548 funcionava até direitinho. Mas deixei ele como externo e coloquei um Samsung EVO 850 de 500tb. Tudo mudou. :)

Espero ter ajudado.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

8 de agosto de 2016 11:00

Ok,

Encontrei este forum http://dell.to/2aGKd8J que tem alguns outros procedimentos que também podem ajudar. 

10 Mensagens

8 de agosto de 2016 18:00

Diego, boa noite.

Verifiquei o link que você passou, mas eu caio na mesma situação: ele pede para configurar o SATA Operation mas o meu só tem a opção AHCI, não tem ATA, RAID nem Intel Rapid Storage.

@pardalismitis, você também tem o mesmo modelo de notebook? Veio com o Windows ou com o Ubuntu instalado?

@furtado, sim, esse pedaço SSD do HD é para cache mesmo. Era a forma que eu usada em outro Inspiron que eu tinha, e nele aparecia corretamente a opção de Acelerar no aplicativo Intel Rapid Storage Technology. Só que nesse notebook, não aparece a opção "Acelerar", só "Desempenho".

Obrigado à todos

2 Mensagens

8 de agosto de 2016 19:00

@fabiogouw eu tenho EXATAMENTE o mesmo problema, mesmo modelo, comprei com Ubuntu e instalei Windows. Tenho EXATAMENTE os mesmos problemas que descreveu...

Passei a tarde inteira com a Dell no telefone, mas dizem que não podem fazer nada pois mudei o OS do computador...

10 Mensagens

9 de agosto de 2016 20:00

@furtado, boa noite.

Sim, você está certo. Eu dei uma pesquisada no modelo do HHD que veio neste notebook, o Toshiba MQ02ABD100H. Pelas especificações os 8 GB de SSD é interno:

Toshiba's SSHD utilize self-learning algorithms that enable the drive to identify the user's access patterns, allowing frequently used data to be stored in the NAND cache making it quickly accessible to the host. Likewise, data that is used less often is moved from the NAND flash to the HDD for long term storage. This self-learning mechanism continues to develop throughout the lifespan of the drive, constantly improving the drive's performance.

Neste caso, é esse mesmo o comportamento normal em apresentar apenas um disco e não termos a opção de configurar o cache via Intel Rapid Storage Technology. É uma situação diferente do HHD do notebook que eu tinha antes que o SSD era acoplado no HHD (eu cheguei a ver isso quando o técnico veio consertá-lo por um problema na placa-mãe).

Obrigado pela ajuda.

[]'s

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

10 de agosto de 2016 08:00

Obrigado pela tua contribuição @furtado.

@fabiogouw, algo mais que possamos ajudar?

10 Mensagens

10 de agosto de 2016 15:00

Não, só isso mesmo, obrigado.

4 Operator

 • 

1.2K Mensagens

11 de agosto de 2016 05:00

Certo.

Disponha!

2 Mensagens

9 de fevereiro de 2017 08:00

 Prezados srs, utilizo o Windows 10 , e gostaria de saber como ativar a memória SSD instalada em meu notebook. Fiquei sabendo que essa ativação pode tornar o notebook mais rápido na inicialização e outros.

Dell Inspirion 14 5000 series I14-5447-a30 

disco rigido 1TB -8GB SSD 

MEMORIA 8gb

10 Mensagens

9 de fevereiro de 2017 09:00

Mark, boa tarde.

Pelo que vimos, esse modelo de HD já usa o SSD interno dele de forma transparente, não precisa fazer nada para ativá-lo.

[]'s

10 Mensagens

9 de fevereiro de 2017 11:00

Não aparece mesmo, porque é um algoritmo interno do HD que faz o uso do SSD para cache.

Nenhum evento encontrado!

Top