Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

34456

16 de março de 2015 18:00

Processadores para N4050

Olá a todos,

Tenho um inspiron N4050, com core i3 2310M, e socket 998b rpga.


Estou a procura de um processador i7 quadcore para meu notebook.

Andei dando uma olhada e achei esses processadores com o mesmo socket:

i7-2960XM

i7-2920XM

i7-2860QM

i7-2820QM

i7-2760QM

i7-2720QM

i7-2670QM

i7-2630QM

Alguns são da versão EXTREME da intel, e eu não sei se funcionaria em meu notebook.

Também encontre esses processadores com o mesmo socket porém da 3ª geração dos intel core i:

i7-3940XM

i7-3920XM

Gostaria de saber se estou certo em acreditar que qualquer um desses processadores funcionaria perfeitamente em meu notebook.

Se estou errado, quais eu posso colocar em meu notebook, , sem ter problemas?

32 Mensagens

16 de abril de 2018 11:00


@almir1899escreveu:

Sera que o ganho vai ser muito grande? atualmente com Chrome e algum outro programa aberto já sinto ele lento.


O ganho com o SSD já vai ser bem considerável @almir1899 . Depois de instalar o SSD, se vc achar que precisa ainda mais de desempenho, vc compra o processador. Com os 2 o ganho eh perfeito. Vê tmb a quantidade de memória. Hoje em dia 4gb nao da mais pra quase nada e o SO teria que ficar fazendo paginação.

2 Mensagens

16 de abril de 2018 11:00

Olá @rubemmoura tenho o mesmo equipamento e hoje busco fazer um upgrade!

Li todo seu caso e gostaria de lhe agradecer pois você conseguiu passar tudo bem detalhado. Como pretendo realizar todo o upgrade, inicialmente irei começar pelo processador e memória. Também trabalho com desenvolvimento e uso os mesmos software(eclipse e android studio), não utilizava o notebook mas veio a necessidade agora, com está configuração de fábrica fica impossível usar os 2 rsrsrs

Gostaria apenas de saber se nesse período você teve algum problema como reinicialização ou tela azul devido a troca.

Agradecido,

Leonardo Brandão

32 Mensagens

16 de abril de 2018 12:00


@leobradaoescreveu:

Olá @rubemmoura tenho o mesmo equipamento e hoje busco fazer um upgrade!

Li todo seu caso e gostaria de lhe agradecer pois você conseguiu passar tudo bem detalhado. Como pretendo realizar todo o upgrade, inicialmente irei começar pelo processador e memória. Também trabalho com desenvolvimento e uso os mesmos software(eclipse e android studio), não utilizava o notebook mas veio a necessidade agora, com está configuração de fábrica fica impossível usar os 2 rsrsrs

Gostaria apenas de saber se nesse período você teve algum problema como reinicialização ou tela azul devido a troca.

Agradecido,

Leonardo Brandão


Olá @leobradao ! 

Será um prazer lhe ajudar a fazer o upgrade também. Respondendo sua dúvida: Não, eu nunca tive problemas de tela azul ou reinicialização após o upgrade. Ficou tudo 100%. 

Quando for adquirir o processador, lembra de pegar a versão QM dos processadores i7. O ganho será considerável apenas com eles pois são processadores com 4 núcleos físicos (além de +4 lógicos totalizando em 8 cores).

Qualquer dúvida, estou a disposição.

5 Mensagens

17 de abril de 2018 09:00

Ja adicionei os 4GB totalizando 8GB, comprei um SSD de 120gb, decidir nao fazer dual bot, irei colocar o linux e o Windows em uma maquina virtual ( visto que quase nao uso o mesmo ) o próximo para vai ser o processador, irei reportando cada passo do upgrade!

5 Mensagens

30 de agosto de 2018 07:00

Voce conseguiu o CPU para o up? Parece que está sumindo um pouco do ML os mais compatíveis pra mim. Se conseguiu, qual está sendo a diferença entre SSD com o CPU antigo e com o melhor?

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

30 de agosto de 2018 08:00

Trocando somente uma peça é uma grande economia em relação ao computador novo. Quanto a esquentar é normal quando aumenta o processador uma vez que o dissipador de calor é feito no limite do processador que estava mas isso pode ser resolvido com uma base refrigerada

32 Mensagens

1 de setembro de 2018 08:00


@CsarBrasil  escreveu:

Voce conseguiu o CPU para o up? Parece que está sumindo um pouco do ML os mais compatíveis pra mim. Se conseguiu, qual está sendo a diferença entre SSD com o CPU antigo e com o melhor?


Olá @CsarBrasil

 

Tenta procurar no olx também. Lá tem algumas pessoas vendendo. Com o SSD e processador i7, ficou show de bola. Outro computador. Não sinto necessidade de trocar de notebook. 

Se vc ainda não tem nem o SSD e nem o i7 instalado no notebook, eu aconselho vc adquirir primeiro o SSD. O ganho será muito perceptível! 

Se vc já possui o SSD instalado, a aquisição de um i7 quad-core vale a pena.

5 Mensagens

5 de setembro de 2018 17:00

Olá a todos do tópico, mais um detentor de um N4050 aqui x) 

Minha configuração atual é um: i3 2350M, 6 gb ram e um HD de 320 GB. 

Tive a sorte de encontrar um tópico tão detalhado sobre este notebook que comprei usado na OLX, já estava a ficar sem esperanças sobre ele pois com a configuração atual que estou usando o computador se mostra muito lento, navegação lenta em sites como youtube e facebook, enfim, nem mesmo com o Linux Mate, Lubuntu consegui ter uma experiência satisfatória.

Minhas duvidas para os amigos são as seguintes (se puderem me ajudar xD)

1 - Tenho a oportunidade de comprar um processador i7 2630qm por 200 R$. Vale a pena? 


2  - O ganho em desempenho em comparação com o i3 que possuo é muito grande em navegação? 

3  - Vale mais a pena investir no SSD primeiro e depois pensar no processador?

4 - Sem trocar a fonte e usar a fonte padrão do notebook já dá conta do processador i7? 

5 - Alguém aqui já conseguiu instalar o Windows 10 nessa máquina? O meu computador só funciona o Windows Seven e o desempenho fica bem triste. Quando tento instalar o Windows 10, após formatá-lo e instalar os drivers fica numa tela preta antes da tela de login e, às vezes, dá tela azul antes mesmo de iniciar o sistema. "YOUR PC RAN INTO A PROBLEM". 


Qual é a recomendação dos amigos com esse notebook? Vale a pena os upgrades? Realmente fica muito bom o notebook e seria capaz de, por exemplo, rodar máquinas virtuais para estudos em Kali Linux, Windows Server, etc?

 

Desculpem o texto longo.

32 Mensagens

6 de setembro de 2018 07:00



Olá @xW4LK3R, tudo bem?

Respondendo suas dúvidas:

  1. Tenho a oportunidade de comprar um processador i7 2630qm por 200 R$. Vale a pena? 
    1. O processador i7-2630qm por R$200,00 está em um preço aceitável pelo que ele irá lhe proporcionar.
  2. O ganho em desempenho em comparação com o i3 que possuo é muito grande em navegação? 
    1. Sim é grande. Desde que fiz a troca, o desempenho tanto para trabalho quanto para entretenimento é surpreendente pelo fato de, além do número de cores físicos ser duplicado, a quantidade de memória cache também será duplicada em comparação ao i3. (Mais detalhes da comparação neste link: intel).
  3. Vale mais a pena investir no SSD primeiro e depois pensar no processador?
    1. Sim. Quando eu criei esse tópico e fiz a troca, fiz primeiro do processador. E só depois de um tempo, consegui adquirir um SSD. Se hoje eu fosse fazer novamente, iria investir primeiro em um SSD. O ganho será bem considerável. 
  4. Sem trocar a fonte e usar a fonte padrão do notebook já dá conta do processador i7? 
    1. Ele irá funcionar e você já irá notar grande melhora, porém não irá fornecer a potência suficiente para levar o processador ao MÁXIMO. Para isso você irá precisar de uma fonte de 90w. A padrão do N4050 é de 60w (se não me engano).
  5. Alguém aqui já conseguiu instalar o Windows 10 nessa máquina?
    1. Utilizo normalmente dual boot com Win10 e Ubuntu sem problemas.

Meus conselhos finais sobre este notebook são:

Ele é um notebook muito bom. O upgrade que fiz é suficiente para eu não sentir mais necessidade de comprar um novo notebook. Lembrando que meu upgrade foi Processador i7-2630qm, 8gb de RAM e 256gb de SSD com 750gb no adaptador caddy. Pra mim, se vc tiver opção de um processador i7 um pouco melhor, também será interessante, porém o custo aumenta muito. A diferença de preço do i7-2630qm para outro i7 um pouco melhor ainda é grande. O i7-2630qm é um dos processadores i7 quad-core de 2ª geração mais baratos e mais básicos, sem deixar a desejar em desempenho.

Um upgrade além desses que fiz, como por exemplo adquidir a placa mãe deste notebook que possui placa gráfica dedicada, eu não acho viável. Além dessa placa só ter sido vendida no N4050 fora do país, o ganho em processamento gráfico seria pequeno, e até comparável ao que a placa gráfica integrada da intel do próprio i7-2630qm.

Vc pode adicionar ainda mais memória RAM além da quantidade que eu adicionei, porém a necessidade disso também vai depender de seu uso. Os 8gb pra mim hoje é suficiente.

Se necessitar de um processamento ainda melhor que o do i7-2630qm, procura o i7-2860QM. Acredito que sejá o melhor que ainda seja viável comprar. Em casos extremos, eu gostaria de fazer o teste com um da versão Extreme, por exemplo o i7-2960XM. Seria o máximo possível que encaixaria nesse notebook, mas não sei se iria funcionar além do preço ser exorbitante (R$ 872,56 no ebay)

Qualquer dúvida, estou a disposição.

 

5 Mensagens

6 de setembro de 2018 15:00


@rubemmoura  escreveu:


Olá @xW4LK3R, tudo bem?

Respondendo suas dúvidas:

  1. Tenho a oportunidade de comprar um processador i7 2630qm por 200 R$. Vale a pena? 
    1. O processador i7-2630qm por R$200,00 está em um preço aceitável pelo que ele irá lhe proporcionar.
  2. O ganho em desempenho em comparação com o i3 que possuo é muito grande em navegação? 
    1. Sim é grande. Desde que fiz a troca, o desempenho tanto para trabalho quanto para entretenimento é surpreendente pelo fato de, além do número de cores físicos ser duplicado, a quantidade de memória cache também será duplicada em comparação ao i3. (Mais detalhes da comparação neste link: intel).
  3. Vale mais a pena investir no SSD primeiro e depois pensar no processador?
    1. Sim. Quando eu criei esse tópico e fiz a troca, fiz primeiro do processador. E só depois de um tempo, consegui adquirir um SSD. Se hoje eu fosse fazer novamente, iria investir primeiro em um SSD. O ganho será bem considerável. 
  4. Sem trocar a fonte e usar a fonte padrão do notebook já dá conta do processador i7? 
    1. Ele irá funcionar e você já irá notar grande melhora, porém não irá fornecer a potência suficiente para levar o processador ao MÁXIMO. Para isso você irá precisar de uma fonte de 90w. A padrão do N4050 é de 60w (se não me engano).
  5. Alguém aqui já conseguiu instalar o Windows 10 nessa máquina?
    1. Utilizo normalmente dual boot com Win10 e Ubuntu sem problemas.

Meus conselhos finais sobre este notebook são:

Ele é um notebook muito bom. O upgrade que fiz é suficiente para eu não sentir mais necessidade de comprar um novo notebook. Lembrando que meu upgrade foi Processador i7-2630qm, 8gb de RAM e 256gb de SSD com 750gb no adaptador caddy. Pra mim, se vc tiver opção de um processador i7 um pouco melhor, também será interessante, porém o custo aumenta muito. A diferença de preço do i7-2630qm para outro i7 um pouco melhor ainda é grande. O i7-2630qm é um dos processadores i7 quad-core de 2ª geração mais baratos e mais básicos, sem deixar a desejar em desempenho.

Um upgrade além desses que fiz, como por exemplo adquidir a placa mãe deste notebook que possui placa gráfica dedicada, eu não acho viável. Além dessa placa só ter sido vendida no N4050 fora do país, o ganho em processamento gráfico seria pequeno, e até comparável ao que a placa gráfica integrada da intel do próprio i7-2630qm.

Vc pode adicionar ainda mais memória RAM além da quantidade que eu adicionei, porém a necessidade disso também vai depender de seu uso. Os 8gb pra mim hoje é suficiente.

Se necessitar de um processamento ainda melhor que o do i7-2630qm, procura o i7-2860QM. Acredito que sejá o melhor que ainda seja viável comprar. Em casos extremos, eu gostaria de fazer o teste com um da versão Extreme, por exemplo o i7-2960XM. Seria o máximo possível que encaixaria nesse notebook, mas não sei se iria funcionar além do preço ser exorbitante (R$ 872,56 no ebay)

Qualquer dúvida, estou a disposição.

 


 

Amigo, muito obrigado por suas informações, elas são muito precisas e você teve uma preocupação em deixar tudo bem formatado e explicado, só tenho a agradecer! :BigSmile:

 

No momento, infelizmente não tenho como fazer todo o upgrade necessário para ter este desempenho. Eu teria de comprar as peças pouco a pouco, então o processador é o mais "em conta" no momento, mas tava na duvida se teria um ganho significativo com o meu i3 em tarefas básicas como navegação, etc. 

    1. Utilizo normalmente dual boot com Win10 e Ubuntu sem problemas.

Eu não tive a mesma sorte, continuo tendo problemas com a instalação do Windows 10 em minha máquina. Não atualizei a BIOS, pode ser isso o que causa problemas? Teria problema em atualizar a bios, sabe me dizer?

Particularmente gostei muito deste notebook por sua margem de upgrades com peças relativamente baratas. 

A respeito da placa gráfica deste notebook, acredito que o uso de uma eGPU seja altamente eficaz, tendo este vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=EvqL19hVqEY&t=39s) como exemplo. 

Tô na duvida mortal aqui agora, primeiro compro o processador para ter logo uma melhora de desempenho nas aplicações que quero (virtualbox, google chrome & etc) ou coloco um ssd e fico com o mesmo poder de processamento? :Hmm:


Obrigado novamente por sua disponibilidade! 

32 Mensagens

7 de setembro de 2018 12:00

Olá @xW4LK3R, é um prazer lhe ajudar.

 

Vale a pena sim, por R$200,00  vc vai estar melhorando consideravelmente o processamento de seu notebook. E o upgrade completo vc vai fazendo aos poucos mesmo... Dinheiro realmente é sempre complicado juntar pra investir tudo de uma vez.

Eu não sei te dizer se o problema do seu Win10 é a BIOS realmente. Mas no meu notebook está atualizado até a última versão. A última versão é a A08, e está disponível para download no próprio site da DELL ( bios n4050)<ADMIN NOTE: Broken link has been removed from this post by Dell>. Para atualizar não tem mistério, vc não terá problemas. 

Eu também tinha visto esse vídeo que vc compartilhou da eGPU. Acho bem interessante e pretendo fazer esse teste tmb. O matheus que já comentou aqui no tópico já usa uma dessa. A única desvantagem é que ele nao vai mais ficar tão fácil de movimenta-lo de canto a canto. Mas acho interessante! 

Siga em frente amigo, invista no processador e, quando estiver com mais dinheiro, invista no SSD. Vc não vai se arrepender do upgrade do processador.

 

Abraços.

5 Mensagens

7 de setembro de 2018 20:00

Seguirei suas dicas, Rubem. Obrigado novamente; Primeiro vou fazer up no processador e depois farei o resto. 

Um fato curioso, though, é que ao tentar atualizar a bios o atualizador me pediu para que apenas prosseguisse caso a bateria estivesse plugada no computador. Não prossegui com a instalação com medo de algo ser corrompido. Eu comprei este notebook sem a bateria, utilizo ele plugado na fonte diretamente. Há problema se tentar atualizar a bios sem ter a bateria?

 

Sobre a EGPU, eu recomendo somente pra quem quer ter um notebook hybrid, tanto portátil e desktop para poder jogos games um pouco mais pesados (Fortinite, PUBG, etc!)

32 Mensagens

8 de setembro de 2018 07:00

Olá @xW4LK3R,

Não sei se você chegou a tentar continuar mesmo com a bateria sem funcionar, mas eu lembro que no meu caso, mesmo eu tentando continuar o programa dizia que não era possivel, justamente porque minha bateria também já tinha ido pro "beleléu" .

Isso faz todo sentido, porque, caso aconteça uma queda de energia exatamente na hora que vc estiver fazendo a atualização da bios, a bateria terá como segurar o computador, até ele concluir a atualização. A interrupção desse processo no exato momento em que está sendo feita a atualização, é um problema SÉRIO. Se isso acontecer, a bios nao tera seu firmware gravado corretamente, e seu computador não irá mais iniciar. Será preciso gravar novamente o chip da bios por um processo bem mais complicado, com equipamentos bem específicos.

Acreditando (e torcendo) que não ia faltar energia enquanto eu estava fazendo a atualização da bios, eu segui esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=_kU6TKPp3oA) para fazer a atualização sem a bateria. Vc pode tentar, mas entenda o risco. É uma opção sua, também não sei dizer se isso vai resovler seu problema com o Wind10. Eu segui em frente acreditando que não ia acontecer queda de energia.

Por curiosidade, qual a versão da bios que está atualmente no seu N4050?

Qualquer dúvida, estou a disposição.

5 Mensagens

8 de setembro de 2018 11:00

Valeu mesmo, Rubem! Eu tentei sim atualizar e continuei recebendo a mensagem dizendo que necessitava estar com a bateria plugada. 

Como você disse, é até compreensível que a Dell faça esse pré-requisito para que se atualize a BIOS, entretanto deveria ter uma opção em que o usuário seja responsabilizado caso algo dê errado. 

Vou torcer para que não falte luz e vou tentar efetuar a atualização da bios. Vi em algum fórum do qual não me lembro agora de que este problema do Windows 10 se dá por conta da bios desatualizada, entretanto não tenho certeza. De qualquer forma, irei conferir!

Atualmente minha BIOS está na versão: A07 - 23/03/2012

Novamente, muito obrigado pela ajuda meu camarada! Em breve quando efetuar os upgrades na máquina irei postar todos os tipos de benchmarks que requisitarem, isso certamente ajudará as pessoas mais pra frente.

@rubemmoura, que tal fazer alguns vídeos demonstrando o desempenho do sistema em navegação pelo SO, jogos leves? A galera "gamer" que tá procurando um notebook "budget" vai adorar! Claro, se não for aproveitar muito de sua - já grande - simpatia. 

5 Mensagens

8 de setembro de 2018 14:00

Bios atualizada para versão A08 e tudo funciona perfeitamente no Windows 10 até o momento!

 

Consigo ter uma experiência até melhor com o sistema do que antes com o Windows Seven.

 

Quando conseguir as outras partes venho com updates! Novamente quero deixar um muito obrigado ao Rubem por ter recomendado o vídeo no youtube e ter auxiliado.

Nenhum evento encontrado!

Top