Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1841

27 de dezembro de 2017 08:00

Windows 10 Fall Creators Update - WiFi lenta após atualização (Qualcomm)

Boa tarde pessoal.

Meu notebook é um Dell Inspiron I15-5566-A40B com Intel® Core™ i5-7200U (copiei a descrição do produto quando comprei) comprado há cerca de 3 meses.

Sempre acessei à internet em casa via WiFi a 100% da velocidade, ou seja, não há diferença no acesso via cabo ou sem fio.
A interface de rede é uma Qualcomm QCA9565 802.11b/g/n Wireless Adapter.

Ele veio com o Windows 10 instalado de fábrica.

PROBLEMA:

Há alguns dias minha internet via WiFi, que batia a casa dos 35 Mbps, caiu para meros 2.7 Mbps sem explicação aparente.

OBS: a velocidade máxima de 35 Mbps se mantém nos testes com o celular.
OBS2: não testei a conexão via cabo.

AVALIANDO POSSÍVEIS CAUSADORES DO PROBLEMA:

  • Não há serviço ou programa utilizando a rede, ou seja, é o que realmente está disponível para download testando pelos sites Fast.com Speedtest.net.
  • Também não há outras conexões na rede que possam estar utilizando como celular, smart tv ou outros computadores.
  • Não há problema com o roteador pois pelo celular conectado à mesma rede a velocidade continua a mesma original dos 35 Mbps.

O que percebi é que já há algum tempo o Windows 10 tem tentado instalar o Windows 10 Fall Creatores Update sem sucesso, apenas partes tem sido instaladas, outras ficam numa fila de falha, mas até então nada interferiu no funcionou geral do computador.

Me parece que o problema é algo relacionado a esse update, pelo menos pelo o que pesquisei em vários sites, só que nenhuma solução aplicada funcionou.
Tentei também outras não relacionadas a essa atualização.

TENTATIVAS DE SOLUÇÃO:

  • Alteração de MTU no Windows, RTS e outros parâmetros no roteador.
  • Alteração de tipo de rede para B/G ao invés de N.
  • Parar o serviço de Otimização.
  • Desabilitar "rede virtual", uma função nova do Fall Creators que aparece para o WiFi (em Dispositivos abaixo do driver da Qualcomm).
  • Configurações diversas no driver (Propriedades no próprio Dispositivo).
  • Configurações diversas via netsh (executadas via Powershell).
  • Resetar configurações do driver (opção do Windows para tal).
  • Remover driver forçando nova inclusão.
  • Instalar driver mais atual, que na verdade é o que já estava , ou então forçar uma instalação limpa pelo mesmo instalador.


Eu enumerei acima o que tentei, mas estou aberto a sugestões que possam estar dentro das que já tentei, pois pode ter algum "pingo no i" que não foi citado nas fontes que li.

Estou tentando descobrir uma possibilidade de restaurar o funcionamento sem passar pela restauração de fábrica do Windows, mesmo porque certamente uma hora vai cair no mesmo problema - ou não - de não conseguir atualizar o Fall.

 

Obrigado desde já.

2 Mensagens

14 de março de 2018 10:00

Olá boa tarde, estou com o mesmo problema que você só que meu notebook é Dell Inspiron I15-55667-A40C com Intel® Core™ i7-7500U estava normal 100% a internet e no outro dia não estava mais. Se tiver a solução me fala por favor.

2 Mensagens

23 de março de 2018 18:00

Richardson, conseguiu resolver esse problema?

 

Comprei há poucos dias um 7567 gaming e encontrei esse problema também. Mas no meu caso não acontece sempre, chega a ficar uns 2 dias a navegação excelente, no talo. E de repente, diminui para 0.2 no speed test (tenho 20 mbps), aí eu reinicio a máquina e volta aos 20 por mais algum tempo. Fiz os mesmos testes que você listou e nada. Só não atirei na parede ainda porque agora puxei um cabo de rede pro office. Achou alguma solução? Se sim, conta aí pra gente.

 

abs

2 Mensagens

29 de maio de 2018 18:00

No windows 10  tem um app chamado smartbyte (que vc localiza no menu iniciar), só desativar ele que a conexão normaliza!!

1 Mensagem

4 de dezembro de 2018 09:00

Tenho 100mb, em outros notes e cels funciona no talo, no meu dell 15 5000 estava só até 30mb, depois de desinstalar este SmartBytes subiu pra 50mb no wifi e deu os 100mb no cabo. Será que tem alguma config a fazer para melhorar o wifi?!
Nenhum evento encontrado!

Top