Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

T

1011

7 de dezembro de 2017 05:00

N2048: dificuldade de interoperabilidade entre Dell N2048, Cisco 2960, Extreme X430 e HP1910

Olá!

Estamos enfrentando dificuldades de interoperar a rede com Spanning Tree devido a quantidade de plataformas diferentes. Fiz vários testes entre todas as plataformas, usando RSTP e no momento a dificuldade parece estar em um de nossos switches Dell N2048.

O que ocorre é que se tento ligar o Extreme X430 no switch Distribuição(Dell N2048) , conforme a imagem, a rede se torna lenta até que o switch Cisco 2960S fica indisponível.

No entanto, quando ligo o Extreme X430 no switch (também um N2048) tudo funciona normalmente. Ainda estou desenvolvendo conhecimento no Spanning tree mas acredito que o RSTP tem se comportado corretamente pois já testei alguns casos, gerando loop intencionalmente.

Tem algo errado na topologia abaixo?
Existe alguma limitação entre as plataformas?


Há possibilidade desse equipamento( sw-Distribuicao) estar com algum problema?

Att,

Tiago

196 Mensagens

15 de dezembro de 2017 11:00

Olá, Tiago!

Tudo tranquilo? :emotion-15: Gostei o diagrama de rede!

Tiago, eu também não vejo nada errado com a topologia ou com o RSTP. Também não penso se tratar de alguma limitação entre plataformas.

Uma hipótese do que pode estar acontecendo é que pode haver algum cabo de rede identificado erradamente conectando em loop o Cisco 2960S e o Extreme X430.

Creio que uma boa maneira de comprovar ou não esta hipótese é revisar o cabeamento.

Outra possibilidade de corrigir este comportamento no Extreme X430 é alterar um pouco a topologia, Tiago.

Você pode ativar o roteamento entre VLANs tornando o Core L3 e o distribuição L3 / L2 com os switches de acesso.

Desta forma, se o comportamento de lentidão até travar o switch Cisco se repetir, então é por que há mesmo um loop com o Extreme.

Espero ter ajudado!

Até mais!

6 Mensagens

18 de dezembro de 2017 03:00

Bom Dia!

Vou revisar o cabeamento do Cisco. Quanto ao Extreme não há possibilidade de Loop pois ainda não consegui colocá-lo em produção devido a esse problema dos travamentos, ele está somente com o uplink num ambiente de testes.


Fiz uns testes isolados com o Dell e o Extreme, gerando Loops intencionalmente e o spanning-tree entre eles funciona perfeitamente, colocando uma das portas em modo blocking.  Não tenho um Cisco disponível para testes infelizmente, todos estão em produção.

Enfim, se fosse caso de loop o RSTP não deveria resolver, sem causar lentidão na rede?


Grato pela atenção Antônio, até mais!

196 Mensagens

18 de dezembro de 2017 04:00

Olá, Tiago! Bom dia!:emotion-15:

Perfeito. Entendi. Você tem razão: se fosse um loop o RSTP deveria resolver.

Mas no Cisco às vezes está configurado para apenas uma porta ter o spanning-tree desabilitado ou ainda filtrar os pacotes de spanning-tree - os BPDU. Essa opção de BPDU-filtering acaba dando o mesmo efeito de desabilitar o spanning-tree.

Vou até me corrigir aqui: além de revisar o cabeamento, por favor, revise a configuração do Cisco para ver se em alguma porta o BPDU-filtering está habilitado. De repente até em modo global. Acho difícil por que você já configurou a priority então já poderia ter visto.

Espero ter ajudado!

Até mais! :emotion-15:

Nenhum evento encontrado!

Top