Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

DS

1246

3 de agosto de 2017 06:00

Tags Vlan Switch PC N3024

Prezados,

Possuo em minha rede switchs de N fabricantes inclusive Dell e gostaria de centralizar todas as redes que utilizamos em nossos SW Dell, porém estou encontrando a seguinte dificuldade.

Os Switchs que atendem a minha rede de clients possuem 2 Vlans, que utilizamos para segmentação da Rede de Clients Cabeada/Wifi Administrativo (Vlan 1) e Portal Wifi Visitantes (Vlan 20), esta Vlan 20 não tem acesso à rede Administrativa, fica isolada, neste caso não é necessário roteamento, apenas a passagem de Tags pelo Switch, para que cheguem até os AP's.

O problema que tenho enfrentado é o seguinte, nos antigos Switches que possuo em operação (Edge Core, 3Com, Intelbras) consigo trafegar a Vlan 20 (Visitantes) normalmente, estão todos configurados e operando, já nos switchs da Dell não consegui efetuar esta configuração, tentei de diversas maneiras, inclusive vendo um post similar aqui do fórum ( neste link ), conforme abaixo, mas ainda assim não funcionou.

Já tentei deixar a Vlan 1 Untagged e 20 Tagged , 1 e 20 como Tagged, já deixei como General e não funciona de maneira alguma.

Poderiam me auxiliar por gentileza?

196 Mensagens

3 de agosto de 2017 08:00

Olá, Diego!

Como estamos? Tudo tranquilo?

Diego, primeiramente devo dizer que é muito bom ver que você já pesquisou antes de postar a sua dúvida. Isso vai lhe beneficiar de modo significativo não apenas aqui mas em toda a sua vida profissional.

Bom, meu caro, aproveitando que você gosta de ler e pesquisar, veja este outro post aqui do fórum. Ele trata da ligação entre switches Dell porém se aplica para switches de qualquer fabricante pois todos sempre seguem os protocolos de comunicação.

Falando em protocolos, Diego, é bom lembrar que a porta General é um tipo de Trunk. De um modo geral, Trunks (troncos) são portas de interligação entre switches. Mas se o switch possuir mais de uma VLAN, como fazer para separar o tráfego? Aí é que entram as TAGs (marcação).:emotion-18:

Quem consolidou os trunks no mercado de redes foi a Cisco. Na implementação deles, a VLAN 1 é a default. Todos os modelos de switch deles já vem com esta VLAN criada e todas as portas pertencem a ela. Esta VLAN 1 também é usada para se configurar um endereço IP e assim gerenciar o switch.:emotion-40:

Muito bem, numa porta Trunk a VLAN 1 originalmente não recebe TAG (marcação). Por este motivo é que a VLAN 1 também é conhecida como Nativa.:emotion-40:

Pois então, Diego, numa porta General é a mesma coisa! :emotion-3: Apenas este padrão possibilita que outra VLAN diferente de 1 seja nativa (Sem Tag). Com o tempo, a Cisco viu a vantagem disso e implementou um comando para que a VLAN nativa pudesse ter outro número diferente de 1. :emotion-15:

É bom ainda você ler estes artigos, Diego:

  1. Artigo da base de conhecimento oficial Dell: como usar a porta General
  2. Artigo da base de conhecimento oficial Dell: como criar VLANs

Acredito que com estas informações você vai conseguir configurar com sucesso a conexão entre os switches Dell e qualquel fabricante.

Até mais! :emotion-15:

Nenhum evento encontrado!

Top