Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

8234

19 de junho de 2013 16:00

VLAN PowerConnect 2848

Boa noite,

Estou tentando configurar a comunicação entre VLAN mais não funcionou.

Se você alguém puder me ajudar desde já agradeço.
 
Eu separei duas VLANs de modo a não se comunicarem e terem o acesso a uma porta (internet), essa porta vai fazer parte das duas VLANs, como ficou:
Portas utilizadas 1, 2, 3, 4, 5, 6; porta internet 1; criei VLAN2 com as portas 2, 3; criei VLAN3 com as portas 4, 5, 6; separei assim:
 
portas:   1  2  3  4  5  6
VLAN1: U  -   -   -   -  -   //essa é a VLAN default
VLAN2: T  U U   -   -  -   // o tração (-) sifnifica que não marquei nada nas respectivas portas, ou seja a porta 1 (internet é tagged) e a 2 e 3 (untagged)
VLAN3: T  -   -  U  U  U  // Obs.: eu alterei o número do PVID das portas da respectiva VLAN (VLAN2 ID=2 e VLAN3 ID=3 e alteri o número o VLAN ports settings.
 
Obs.: em "VLAN ports settings" todas as portas estão com o campo Frame Type = Admit All
 
As VLANs ficaram separadas e não se comunicam, porém, não conseguem fazer acesso a internet, ou seja, a porta 1 (tagged) não se comunica com as VLANs criadas.
 
Fiz alguns testes e alterei o ID da porta 1 para VLAN2, nesse momento ele se comunicou com as portas 2 e 3 pertencentes a VLAN2 mas mesmo assim não se comunicou com a VLAN3.

13 Mensagens

26 de junho de 2013 05:00

Juliano,

O que você possui conectado na porta 1? Um modem ADSL? um Roteador?
Veja bem, o modo de porta padrão desse modelo de switch é "General Mode" no qual aceita frames com TAG e sem TAG de VLAN.
Quando o frame chega com TAG ele é direcionado para a respectiva VLAN, quando chega sem TAG é aplicado o PVID da porta como TAG.

Neste caso, é possível que esteja ocorrendo o seguinte:
O dispositivo que está conectado na porta 1 não está aplicando TAGs nos frames, como os frames chegam sem TAG na porta 1 o switch aplica o PVID 1 e dessa forma só conversa com a VLAN 1. Por isso que se você altera o PVID da porta para 2 ou 3 ele conversa com as respectivas VLANs.

Sugiro configurar o dispositico conectado na porta 1 para aplicar TAG VLAN nos frames.

 

2 Mensagens

4 de julho de 2013 11:00

Acho que identifiquei o problema. Se puder conto com ainda com sua ajuda! Vamos lá:

Meu switch é um Power Connect 2848 e esse switch é L2, ou seja, não consigo aplicar TAG VLAN nos frames da porta1 pela configuração do switch, mas tenho um roteador D-Link, e será que através dele consigo aplicar TAG nos frames em qualquer porta? Ou apenas na porta a qual o roteador está conectado? Pois pretendo criar umas 4 VLAN e algumas portas vão participar de mais de uma VLAN.

Como configuro o dispositivo (roteador ou switch) para aplicar TAG VLAN? 

Pretendo comprar Switch Layer 3 modelo PowerConnect 6224, consigo através dele realizar essa função de aplicar TAG nos frames da porta que eu quiser?

 

Obrigado!

 

 

 

8 Mensagens

15 de julho de 2013 12:00

Boa tarde Juliano,

O tagueamento dos quadros (protocolo 802.1Q) é uma função de camada 2, esta é suportada pelo PC2848, porém ele não tagueia a vlan de gerenciamento (VLAN 1). No powerconnect 28xx, você tagueia a porta selecionando um “T” na configuração das portas, porém seu roteador tem que estar configurado na outra ponta para também marcar os frames.

Procure na documentação do seu Dlink se suporta 802.1Q.

Quanto ao switch L3, você além de configurar VLANS, poderá fazer o roteamento entre elas.

 

Nenhum evento encontrado!

Top