Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

B

642

22 de março de 2018 21:00

Vlan Switch PowerConnect 6248

Olá,

Me chamo Lucas e sou novo aqui na comunidade, tenho uma dúvida que deve ser bem simples e se alguém puder ajudar ficarei imensamente agradecido.

Tenho o seguinte cenário:

Um roteador que possui uma porta SFP que por sua vez está ligada a uma das portas SFP do Switch Dell N1524p. Essa conexão permiti a entrega do DHCP para todos os dispositivos na rede - APs e computadores.

Atualmente todas as portas estão na VLAN default 1, e o que gostaria é de segmentar a rede para redução de broadcast entre os APS, exemplo:

Setar a porta Fe 0/2 - que conecta o AP 2 - em uma VLAN 2.

Setar a porta Fe 0/3 - que conecta o AP 3 - em uma VLAN 3.

Porém gostaria que os clientes conectados aos APs 2 e 3 recebam o DHCP proveniente da porta SFP.

Dúvidas essa porta deve estar no switch mode Trunk?

Como faço para que ambas Vlans recebam esse DHCP?

 

Agradeço desde já

Lucas Barzagli

22 Mensagens

30 de abril de 2018 11:00

Boa tarde Lucas, tudo bem?

Referente as suas dúvidas, vamos lá:

1- Para que várias VLANs possam passar em um mesmo link, você deve configurar as portas que ligam o switch ao servidor em modo trunk, então você está correto neste ponto.

2- Já para que as requisições de DHCP que vem de outras VLANs cheguem ao seu roteador, é necessário que você ative um revurso chamado IP Helper no switch.

No link abaixo, na página 555, você encontra o procedimento de como configurar este recurso no seu equipamento

http://downloads.dell.com/manuals/all-products/esuprt_ser_stor_net/esuprt_networking/esuprt_net_fxd_prt_swtchs/powerconnect-6248_user%27s%20guide_en-us.pdf

Espero ter ajudado e qualquer dúvida sigo a disposição.

 

Atenciosamente

Nenhum evento encontrado!

Top