Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

9335

12 de agosto de 2007 18:00

131L - Aplausos para DELL

Acabo de me cadastrar no fórum da Dell-Brasil. Esta é minha primeira mensagem.
 
Recebi meu 131L a 2 dias, e gostaria de fazer as seguintes considerações.
 
Já sou usuário de notes há algum tempo, este é o terceiro que uso.
 
Gostei do acabamento do note, já conhecia o 120L e comparado com ele dá para perceber que o 131L é mais bem projetado nos detalhes. Um deles é a gaveta de montagem do HD que facilita bastante na hora de montá-lo ou retirá-lo do note. Outro detalhe são as aberturas de ventilação, muito bem feitas e em uma quantidade que certamente garantem uma boa refrigeração. Os altofalantes também me pareceram bastante razoáveis para um note básico. A qualidade da imagem da tela é boa, tive a impressão que é um pouco melhor do que a do 120L.
 
Vale ressaltar que já vi modelos básicos (baratos) oferecidos por outros fabricantes que visivelmente tinham qualidade inferior.
 
Fiquei impressionado com a autonomia da bateria de 9 células que veio no 131L, mais de 6 horas com wireless desligado. Poucos são os notes no mercado com tela de 15.4" que chegam perto desta autonomia. Vale ressaltar que optei pelo processador TURION 2.0 Ghz mononuclear. Acredito que este processador foi uma boa opção de configuração (baixo consumo, boa performance).
 
Para otimizar o consumo de bateria e reduzir a temperatura do processador instalei o programa RIGHTMARK CPU CLOCK UTILITY. Funcionou sem problemas, reduzi a voltagem mímima para 0,900 e a máxima para 1,125. A temperatura do procesador enquanto digito esta mensagem esta em 42 graus.
 
Parabenizo a DELL-BRASIL pela iniciativa de oferecer um forum oficial do fabricante para seus clientes. Espero que este forum seja prestigiado por nós, usuários de equipamentos DELL, até porque somos os maiores beneficiados com as informações.
 
Um abraço a todos.
 
Mozart.f

14 Mensagens

12 de agosto de 2007 18:00

Boa noite Mozart,
 
Seja Bem-Vindo ao fórum, eu estou aguardando anciosamente o meu Latitude 131L chegar :smileyvery-happy:.

13 Mensagens

13 de agosto de 2007 06:00

Boscofreitas, bom dia.
 
Ressaltar as qualidades de um produto é tão importante quanto informar ao seu fabricante algum problema que o mesmo apresente, é o chamado feedback. Concordo que o 131L não é perfeito, assim como nenhum outro note, mesmo os mais caros, sempre há possibilidades de aperfeiçoamentos e melhorias.
 
Agradeço suas considerações e concordo com você que o encaixe do cabo de força com a fonte de alimentação é um pouco difícil. Informo que, no meu caso, embora eu tive que fazer uma boa força para conseguir a conexão, não foi tanta força a ponto de achar a fonte ruim. Olha que eu tenho tabém aqui no escritório um note Sony SZ110 (equipamento bem mais caro e sofisticado que o 131L) e a fonte dele, na minha opinião, é mais mal projetada que a do 131L, sendo maior e mais pesada.
 
Esqueci de elogiar na minha mensagem anterior outro capricho da DELL que me chamou atenção, o detalhe da bateria possuir um medidor de carga incorporado nela, bastando apertar um botão na própria bateria para ela indicar o nível de carga, sem precisar ligar o note. Ainda quanto a bateria, a minha é da marca SANYO, made in JAPAN, produto de primeiríssima linha.
 
Quanto ao seu problema com o processador de vídeo (GPU), já tentou fazer o download do driver atualizado no site da DELL e instalá-lo no note? As vezes a atualização do driver resolve problemas de intabilidade.
 
Realmente a formatação não é a primeira coisa que devemos tentar em caso de instabilidade.
 
Vale novamente falar sobre a importância deste site da DELL, exatamente para trocarmos informações e aprendermos uns com os outros.
 
Boscofreitas, você poderia responder se a atualização do driver do vídeo resolveu seu problema?
 
Um abraço a todos do forum.
 
Mozart.f

22 Mensagens

13 de agosto de 2007 06:00

Olá, Mozart.

Pelo jeito você é um dos que teve sorte, por que nem sempre a DELL é esta maravilha que parece em suas palavras.

Também comprei um notebook DELL 131L, há mais ou menos um mês.

Primeiro que para conectar o cabo que sai da tomada elétrica e vai até o adaptador (carregador de bateria) é mal feito.

Por que o fabricante do adaptador de CA (corrente alternada) é de fabricação chinesa e o cabo de fabricação brasileira. E nenhum funcionário da DELL, ou o sistema de qualidade da mesma, teve a preocupação de verificar se eles são compatíveis.

Resultado, para conectar o tal cabo(inclusive mal projetado) é necessário um força muito superior ao que seria normal, simplificando, você tem que praticamente ter um braço e uma mão mais forte que de um atleta ou senão usar um martelo.

Falei com o pessoal da DELL e eles disseram que era normal e que inclusive uma senhora de mais de 60 anos, "colocou todo seu peso sobre o cabo para conectar", palavras do funcionário.

Outro problema: após uns 10 dias de uso, o tal notebook apresentou uma tela azul do windows registrando um problema em arquivos da placa de video.

Comuniquei com o suporte da DELL, mais de 5 vezes, e não foi resolvido NADA.

E um dos "absurdos" do atendimento da DELL, é que logo no inicio, sem querer encontrar a solução, me pediram para FORMATAR o HD.

O que recusei imediatamente. Por que FORMATAR é uma solução de "técnicos" que não querem trabalhar e por isto, você usuário que se dane, em reinstalar seus programas, seus documentos, seus drivers, etc.

Então amigos, quando alguém te falar em FORMATAR, esqueça isto. Esta opção é recomendada somente depois de tentar resolver o problema pelo menos umas "mil tentativas", é a última das últimas soluções.

Então amigo, esta é a outra face da moeda.

Obrigado,

JB.

22 Mensagens

13 de agosto de 2007 07:00

Olá mozart.f,

Conforme recomendações do suporte da DELL, realizei uma atualização tanto dos drivers da placa de video como também da BIOS.

Resultado ficou tudo na mesma. Não mudou nada.

E além disto, o problema vem sendo causado por um arquivo atimag (não tenho certeza do nome neste momento),desde o momento que liguei o computador na primeira vez, conforme o arquivo LOG do sistema Windows (arquivo que registra todos os erros do sistema windows). Foi enviado uma cópia para o pessoal da DELL e até o momento não obtive nenhuma resposta.

Sendo que o suporte tem o número do meu telefone fixo, do Celular e o endereço do e-mail, e até agora nada de resposta. Isto faz mais de 10 dias. Penso que ficam aguardando o consumidor ligar, sendo que se utilizam de computadores, por que não enviar uma resposta pelo e-mail. Ou será que "da muito trabalho" para escrever?.

Obrigado,

JB.

Mensagem editada por boscofreitas em 08-13-2007 11:34 AM

39 Mensagens

13 de agosto de 2007 09:00

Seja bem vindo ao maravilhoso mundo da Dell Boscofreitas, eu to com um (pasmem...) PowerEdge 840 parado, por problemas na system-board.
 
E palmas para os estagiarios que a dell contrata para atender gente grande !

13 Mensagens

13 de agosto de 2007 09:00

Boscofreitas, boa tarde.
 
Gostaria de lhe perguntar se o seu 131L está com a memória que veio da DELL ou você fez algum upgrade instalando mais memória. Caso você tenha instalado mais memória, é muito comum surgir alguma incompatibilidade. Se for este o seu caso, experimente retirar a memória que você instalou. Além disto, vale a pena atualizar os demais drivers do 131L.
 
Mozart.f

22 Mensagens

13 de agosto de 2007 16:00

Boa noite, mozart.

Não fiz nenhum update de memória, esta tudo como veio de fábrica.

Quanto aos drivers, somente fiz atualização (conforme recomendação da DELL, suporte), do driver da placa de video e da BIOS.

Agora, é de doer a paciência de qualquer um. Você compra um computador e ainda tem que trabalhar para a DELL, fazendo atualização de driver. Isto deveria ter sido feito em fabrica e checado, por que paguei por isto, quando comprei o notebook com o software Windows XP Home Edition, pré-instalado.

Esta tal qualidade da DELL por enquanto esta ficando somente no papel.

Obrigado,

JB.

13 Mensagens

13 de agosto de 2007 18:00

Boa noite boscofreitas.

Você comentou que no início do uso do 131L ele era estável, e que a instabilidade começou após uns 10 dias de uso. Será que alguma instalação posterior pode ter causado um erro no sistema operacional?

Um detalhe que a gente não deve esquecer quando compra um note novo é fazer um espelho de backup da instalação original de fábrica do sistema operacional. Assim, conforme vão sendo instalados e desinstalados os programas no note, caso alguma coisa acabe bagunçando o Windows, facilmente podemos voltar a instalação original de fábrica. Leva apenas alguns minutos.

Um programa bom para fazer espelhos de backup de instalação do Windows é o DRIVESNAPSHOT, que pode ser baixado gratuitamente de seu desenvolvedor. Há uma limitação de 30 dias para fazer espelhos, após este período, somente podemos utilizar a função de recuperar os espelhos de backup. Assim, basta baixar o programa, instalá-lo, fazer o espelho e guardá-lo em uma mídia externa (eu uso um HD de gaveta USB). Caso você venha a precisar recuperar a instalação, o programa irá funcionar normalmente mesmo após os 30 dias (a limitação para quem não compra a licença do programa é somente em fazer novos espelhos).

Boscofreitas, espero que mais alguém do forum possa lhe ajudar ou dar alguma sugestão, para que você volte às pazes com seu 131L.

Mozart.f

13 Mensagens

15 de agosto de 2007 04:00

Marcelokishi, seu 131L já chegou?
O que você achou dele?
 
Encomendei um upgrade de memória de 1 giga para o 131L, semana que vem, quando chegar e instalar, comento aqui no forum como ficou. Quando comprei o 131L com 256 mb, já foi pensando em comprar mais memória, pois o windows xp com 256 fica lento.
 
Aproveitando a mensagem, gostaria de comentar que 131L tem se comportado bem quando conectado com wifi, navegando pela internet com estabilidade e bom alcance. Como eu uso ele em minha residência que é de 2 andares, e o roteador fica a uns 15 metros de distância e com a laje e 2 paredes entre ele e o 131L, o sinal ficava um pouco fraco no início, caindo algumas vezes a conexão.
 
A solução foi entrar nas propriedades da placa de wifi e desabilitar a função de economia de energia, o que fez o sinal ficar mais forte, acabando com a instabilidade. Ficou bom.
 
Outro acerto que fiz com o 131L foi reparticioná-lo com os programas numa partição de 15 gigas e outra partição de 42 gigas para os documentos, assim, caso haja algum problema no sistema operacional, fica fácil de fazer a restauração do backup que eu fiz com a instalação de fábrica da DELL, sem precisar apagar os documentos.
 
Um abraço a todos do forum.
 
Mozart.f

14 Mensagens

15 de agosto de 2007 19:00

Olá Mozart,
 
Boa noite amigo, o 131L ainda não chegou. Foi enviado pela fábrica no dia 14 Ago e está aguardando embarque em Campinas-SP, com previsão de entregar até o dia 17 Ago (sexta-feira). Qual memória você comprou... Especificação e Marca... Quando comprei ele com apenas 256Mb também foi pensando em fazer um upgrade tendo em vista a minha representante de vendas  informar que eu não perderia a garantia realizando o upgrade. Uma configuração com 512Mb já encarece muito o produto e com 1Gb então nem se fala... Qual o roteador que você está usando...
Moro em um sobrado e estou pensando em adquirir o Roteador Wireless D-Link DI-524 54Mbps 802.11g... Alguém conhece... O sinal dele é bom... Com a solução de desabilitar a economia de energia o sinal ficou mais forte mas a duração da bateria ficou muito prejudicada... 


Mensagem editada por marcelokishi em 08-16-2007 12:08 AM

1 Mensagem

16 de agosto de 2007 07:00

Eu tive muita sorte, apesar de ter pago um preço mais caro um pouco que muitos de vocês, eu comprei o 131L assim que o mesmo entrou na primeira promoção, ja tenho o meu há alguns meses, e até agora ele tem sido exemplar bateria com autonomia excelente (9 celulas), desempenho do mesmo compativel com desktops que já usei, não tenho tido erro de hardware ou software, ja rodei o ubuntu nele um tempo, voltei para o win xp pro, e o note é expremido ao maximooo de vez em quando... deixo ele um final de semana inteiro rodando direto.... da sexta a segunda... baixando material, processando algumas analises de softwares, e claro que jogar um GTA San Andreas de vez em quando... rs... enquanto ta o bit torrent rolando solto!!!
 
Na mesma epoca veio também para casa um 120L  também um notebook bom
 
Para linha basicaaaa pow ta showww
CLARO QUE UM SONY OU UM DELL COM CORE DUO  2GB de memoria placa de video dedicada com 256MB tela 17 seria tudo de bom... mas
para quem quer um notebook para necessidade atual e barato ta muito bom
 
SEMPROM 3500
2X512 MB (SANSUNG QUE VEIO NELE)
40 GB (SANSUNG)
15.4 WIDE
COMBO (CDRW/LEITOR DVD)
1390 (WIRELESS)
Bateria 9 cel
 
o desempenho ta muito show!! recomendo baixarem o documento que tem no site de suporte da dell para o 131L para desmonte e troca de peças, é util demais... para quem quer manter seu note limpo, trocar algumas peças.
 
Ta tendo umas promoções da lenovo, to pensando em comprar o gravador de dvd, hd maior, e memoria (2 x 1Gb) avaliando preços....
comprei um mini mouse optico usb - dpi 800 - com scroll 30 reais - frete gratis... semana passada e ja chegou...
fuiiii
 

12 Mensagens

16 de agosto de 2007 21:00

OLÁ MARCELO.
EU TB TENHO UM 131L E TB COM D-LINK 524. E DIGO Q FUNCIONA AQ EM CASA MUITO BEM !
RÁPIDO E SEGURO VC VAI GOSTAR.
APROVEITO PARA T DAR OS PARABÉNS PELA BOA ESCOLHA DE NOTEBOOK.
ABRAÇO !

H.KOETZ

14 Mensagens

17 de agosto de 2007 19:00

Olá H.Koetz,
 
Boa noite amigo, acho que vou comprar um D-Link 524 mesmo parece ser o suficiente para pequenos ambientes. Obrigado, pesquisei bastante antes de fechar com a Dell, acho que serei feliz. Um abraço.

13 Mensagens

18 de agosto de 2007 05:00

Marcelokishi, bom dia.
 
Peço desculpa pela demora na resposta, estive viajando.
 
A memória acaba de ser instalada, ela foi herdada de um Vaio SZ que tinha 2 pentes de 512 e foi feito o upgrade nele para 2Gb. A marca da memória é NANYA. Funcionou tudo bem, soltou o freio de mão do Windows XP, ficou outra máquina.
 
O roteador que eu uso aqui é um ENCORE, daqueles bem simples mesmo. A única coisa que eu fiz nele foi trocar a antena por uma da D-Link que é um pouco melhor, mas a diferença é pequena.
 
No escritório uso um Dl-524 e é um bom roteador também, não deverá lhe dar problemas como bem disse o H.Koetz.
 
Desabilitando a economia de energia da placa wifi do 131L o aumento do consumo da bateria não foi grande, por isso deixei ele desabilitado. O sinal melhorou sim, a conexão ficou estável, mesmo com uma maior distância do roteador e com obstáculos entre ele e o 131L. Recomendo.
 
Marcelokishi, fico na torcida para que o seu 131L chegue logo e você fique satisfeito com ele. Quando ele chegar, mande uma mensagem.
 
Um abraço a todos do forum.
 
mozart.f

13 Mensagens

18 de agosto de 2007 06:00

nasa_ac, bom dia.
 
Agradeço a sua mensagem, seja bem vindo para o time dos que estão satisfeitos com o 131L.
 
Concordo 100% quando você disse que o 131L para uma linha básica é show, e olha que na prática a diferença dele para usar programas para escritório, e-mail, internet, word, excell etc não é lá tão grande se comparado com uma máquina mais potente. É lógico que para aplicações mais pesadas a diferença aumenta, mas poucos de nós fazemos este tipo de uso.
 
Realmente, para as necessidades atuais o 131L é um note bom e barato.
 
Valeu pela dica do manual de desmontagem, baixei e já usei para trocar a memória.
 
Dei uma olhada no site da LENOVO e achei os preços um pouco salgados, vale a pena pesquisar na internet outras lojas para descobrir bons preços. Uma loja que eu já comprei pela internet e fui bem atendido é a WAZ, que trabalha com distribuição no Brasil de várias marcas famosas como CORSAIR, GEIL, D-LINK e outras. Tudo com nota fiscal e garantia, por isso o preço deles é mediano, não sendo o mais caro nem o mais barato.
 
Como você disse, a autonomia da bateria de 9 células é espetacular, pouquíssimos são os notes no mercado que podem encarar o 131L com esta bateria. Vale cada centavo, afinal notebook com baixa autonomia é o mesmo que uma Ferrari sem gasolina, deixa a gente na não.
 
Um abraço.
 
mozart.f
Nenhum evento encontrado!

Top