Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

J

5 Mensagens

5885

21 de fevereiro de 2019 15:00

Bios g5/g7: superaquecimento vs barulho

Comprei ontem um dell G5 5587-7037 (1050ti), e me espantou o quanto ele esquenta e faz barulho com os coolers. Verifiquei que na gringa o povo está odiando a Dell pq numa última atualização de bios, o problema do barulho decidiram resolver aumentando temperatura mínima para as ventoinhas funcionarem mais ativamente, o que causou mais aquecimento ainda. Segundo eles, os problemas começaram na bios 4.0+, e o que deixou eles mais putos é que a Dell deixou a bios irreversível (não dá pra fazer downgrade), e, aparentemente, até hoje o problema persiste.

Meu medo agora é: atualizo a bios ou não? A minha ainda está na 1.1, e não quero acreditar que seja possível piorar a questão do aquecimento aqui. Estou decepcionado com esse fator do notebook. Ainda não joguei por horas a fio, mas já estou até com medo.

Aqui amenizou um pouco depois que desativei o superboost do processador, mas senti umas travadas e queda de fps em jogo que não deveria ter... 

Outra coisa que vi eles comentando foi sobre "undervolt", que, pelo que pude deduzir, é reduzir a potência do hardware e segundo eles, reduz de 6 a 10 graus na gpu e na CPU. Um usuário até desligou metade dos cores do processador, a fim de reduzir o aquecimento. Alguém sabe me falar mais sobre esse undervolt? É seguro? Será que mata muito do desempenho? E pode ser nocivo ao notebook no longo prazo? 

E aí, algum dono de g5/g7 aí que possa dar sua opinião? 

8 Mensagens

21 de fevereiro de 2019 20:00

Fala Jacob. 

Eu tenho o G7 e estou tendo os mesmos problemas. Pesquisei muito e vi que a melhor update da bios é o 1.3.0. Mas acho que a sua versão também está boa. 

O meu pc teve queda de desempenho quando desativei o turboboost, mas pra falar a verdade o HD que vem nele não tava dando conta (talvez esse seja o motivo das travadas, por estar ainda lendo o HD). Eu coloquei um ssd de 500gb e uma optane de 16gb para ajudar a memoria ram. As travadas pararam, mas o aquecimento está absurdo mesmo com o turboboost desligado. 

Um colega aqui do fórum me ajudou me passando os contatos da Dell, mas eles disseram que estão tristes com a minha avaliação, mas não podem fazer nada quanto a bios. 

A Dell é boa, tenho até hoje um inspirion 14 de 2009 e já tive um 7559 (vendi para inteirar e comprar o G7). Infelizmente pelo momento hype da geração de notebooks gamers, a ganância falou mais alto do que a qualidade. Não foi essa geração G que acertaram. 

Conselho: se ainda der, devolve e pega um acer predator helios 300 com uma GTX 1060, i7 8750h (a refrigeração dele está melhor), 16gb ram e hd de 2tb por Menos de R$ 6.000,00. Está mais barato do que o G7 com gtx 1050ti, i7 8750h, 8gb ram, 128 ssd e 1tb de hd.

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

21 de fevereiro de 2019 22:00

Se o computador tiver funcionando não é necessário atualizar a bios. Só atualize quando tiver na descrição uma função relevante senão pode piorar em vez de melhorar. Os notebooks gamers tem a ventoinha barulhenta quando ela ta em seu máximo, nessa hora só da pra fazer de conta que não tem barulho com fone de ouvido. Usando pra jogos leves e algumas poucas edições a ventoinha não ativa tanto, o problema são os jogos pesados. O jeito é aguardar a próxima geração dos notebooks gamers vamos ver se virá uma ventoinha silenciosa e com processador e placa de video que rodem jogos sem superaquecer. Dessa vez jogos pesados = desapontamento a não ser diminuindo a resolução 

Caso pretenda jogar jogos pesados e ainda der tempo de devolver recomendo devolver para não ficar desapontado, eu deveria ter devolvido mas não fiz pq jogo pouco e uso pra editar 3D, pra editar ele é bom. Da uma pensada, se o jogo não for prioridade com o tempo vc acostuma com ele, o meu foi assim tb

5 Mensagens

22 de fevereiro de 2019 07:00

Qual é a faixa de temperaturas seguras para operar? E qual é um software confiável pra monitorar? 

No que testei estou vendo máximo de 70 graus na gpu e na CPU durante jogos (depois de desativar o super boost), enquanto no reddit usuários relatam 90+. Talvez eu esteja equivocado e espantado demais com o calor no teclado, quando, na verdade, pode ser que piore.

 

Viram hoje que a Dell lançou uma nova BIOS? 1.8, com ferramenta de configuração dos coolers. Talvez resolva.

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

22 de fevereiro de 2019 10:00

Pra uso cotidiano até 56-57° esta bom. Em jogos pode ficar entre 65 e 75° porém a placa pode diminuir o clock do processador e da placa de vídeo quando passa dos 60° por isso que cai os fps quando superaquece. O cpuz é um bom programa pra monitorar as temperaturas. Pra evitar o superaquecimento procure não exagerar nas configurações do jogo ou do programa de edição. Exemplo: No jogo  evite ativar oclusão de ambiente, efeitos com o nível máximo de qualidade isso exige muito do processador e da placa de video que superaquece. No programa de edição tb evite renderizar com filtro anti aliasing 16x e outras qualidades desnecessárias. Usando uma mesa plana, uma base refrigerada (se precisar) e deixando o jogo e programa de edição nas suas configurações padrão normalmente da pra trabalhar numa temperatura aceitavel 

8 Mensagens

23 de fevereiro de 2019 14:00

Consegui solucionar o meu problema de temperatura. Eu baixei o Dell Power Manager. Nele tem a opção gerenciamento térmico, e nela eu coloquei ultradesempenho. O cooler agora aumentou a velocidade e a temperatura voltou ao que estava: 45 graus para programas e 65 graus para jogos. Vê se está instalado no seu PC. Se estiver coloque essa opção. O cooler só vai aumentar a velocidade se a temperatura subir, depois que abaixa ele diminui o giro.
Nenhum evento encontrado!

Top