Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

5050

30 de janeiro de 2008 11:00

Como Preservar a Bateria

Olá Pessoal, esse é o meu primeiro acesso a o Forum, também é o meu primeiro Notebook
Possuo um Dell Vostro 1400, gostaria que algué, que já possua uma boa experiência com Notebooks descrevesse aqui procedimentos de como usar o note com a bateria corretamente, e principalmente o que fazer para aumentar a vida útil delas.
Estou muito feliz com minha aquisição e espero ter feito um ótimo negócio.
 
Um Grande Abraço a todos
 
 
Fernando

234 Mensagens

30 de janeiro de 2008 12:00

Primeiramente, parabéns pela aquisição. É uma excelente máquina.
 


icefly (do FÓRUMPCs) escreveu:

Baterias têm prazo prá começar a perder sua capacidade e eventualmente perder muito dessa capacidade ou até totalmente, mas se for bem cuidada, seguindo-se todas as recomendações do fabricante e algumas dicas isso pode ser postergado e levar anos.

As atuais baterias de Li-Ion (Íons de Lítio) usadas em laptops são muito melhores que as antigas de Ni-MH (Níquel Metal Hidreto) e de Ni-Cd (Níquel Cádmio), pois oferecem maior autonomia e não sofrem do efeito memória. Elas têm em média uma vida útil mínima de 300 ciclos completos de carga/descarga que se traduz na seguinte forma: cada vez que se usa a bateria até zerar a carga totalmente (até 0%) ou chegar perto disso, já foi queimado um ciclo e diminuído sua capacidade de reter a carga e a sua vida útil. Assim essa prática deve ser evitada, ao máximo, ou seja, não deve ser realizada desnecessariamente; porém deve ser efetuada de acordo com a recomendação do fabricante do seu notebook, para calibrar os seus mecanismos internos.

Tive um notebook Toshiba com bateria fabricada em 1998/1999 (não lembro ao certo) que quando nova dava 2hs de carga e em 2003 ainda segurava 1:20h; tive também um IBM que com três anos de uso a bateria não segurava carga nem por 15min.... ou seja, ao longo do tempo a durabilidade da bateria varia com o nível de cuidado do dono do notebook, e no meu caso agradeci o proprietário anterior do Toshiba e mal-disse o ex-dono do IBM.

Aqui no meu atual Positivo V41, com dois meses de uso diário o nivel de desgate da minha bateria ainda tá em 0%, isso seguindo algumas "regrinhas" que aprendi com o passar do tempo:

ArrowAs primeiras cargas devem ser efetivadas religiosamente, seguindo-se as recomendações do fabricante quanto ao número de vezes e horas (nesse ponto manual é prá ser lido!!)... mas via de regras são 3 primeiros ciclos de carga/descarga (de 100% a 0%) de 8hs-12hs cada;

ArrowDepois destes 3 primeiros ciclos, o normal é fazer um ciclo a cada mês para calibar a bateria, mas cheque novamente o manual do fabricante para saber se é estabelecido um prazo/forma diferente;

ArrowEm uso normal (antes de fazer o ciclo regular de carga/descarga) regule o gerenciador de energia do seu notebook no Painel de Controle do Linux/Windows para quando a carga restante da bateria atingir um determinado nível, o notebook entrar em modo de espera, hibernar ou desligar, mas nunca deixe-o abaixo de 10% (do contrário, seria como se estive ciclando a bateria, e queimando mais um ciclo... por via das dúvidas deixo em 15%-20%);


ArrowQuando este nível mínimo que você estabeleceu for atingido, de preferência carregue novamente a bateria até 100%.... geralmente não há problema em deixar a bateria conectada ao notebook, após ser carregada 100% e com a fonte ligada à energia elétrica, pois o carregamento é interrompido e o notebook passa a ser alimentado diretamente pela fonte.
MAS se o calor gerado pelo notebook for grande e transferido para a bateria ou se esta ficar próxima das "zonas quentes" do notebook, como precaução o melhor é retirar a bateria.

ArrowComo as baterias de Li-Ion não sofrem de efeito memória não é necessário que elas sejam descarregadas totalmente, para então depois serem totalmente carregadas... você pode começar a usar o notebook sendo alimentado pela bateria e depois conectar a fonte quando p. ex. a carga estiver em 90%, 60%, 35%, etc...

ArrowNão submeter a bateria à temperaturas altas (calor), pois isso literalmente pode danificar suas células de Li-Ion ou até mesmo causar explosão; altas temperaturas são inimigas mortais das bateriais!

ArrowSe pretender guardar a bateria por um longo período, carregue-a completamente e depois use-a normalmente, até chegar em 40%-50% de carga, daí retire-a do notebook e guarde-a em local arejado, longe de calor (mas também não é prá guardar a bateria por 6 meses). Depois é só usá-la normalmente.

Existem programas que checam o nível o desgaste das baterias... eu uso o Everest Ultimate Edition e o Notebook Hardware Control (vulgo NHC, que inclusive saiu um versão novinha do forno), o qual precisa também da prévia instalação do .Net Framework 2.0 ou 3.0 da Microsoft; mas de vez em quando o uso o MobileMeter.

ArrowMobileMeter (freeware)


Arrow Everest Ultimate Edition (shareware)


Arrow Notebook Hardware Control (freeware)


O MobileMeter é bem simples, não precisa instalar nada, pois é um arquivo executável de 50kb; os melhores são o Everest Ultimate Edition e o Notebook Hardware Control; além disso todos esses programas também informam as temperaturas da Cpu e do Hd.
Mas o Everest também informa todo o hardware do laptop e o Notebook Hardware Control permite o gerenciamento do clock de processadores AMD e Intel e de placas de vídeo ATI, para maximizar a autonomia da bateria.

Em fóruns da web e aqui mesmo no FPC's já vi donos de notebook que com pouco tempo de uso descobriram que suas baterias estavam com nível de desgaste de 15%, 25% ou até de 40% por defeito da mesma ou por mau uso do dono. Semana passada eu estava com um ICC 7090 de uma amiga que não é muito cuidadosa, comprado há uns 4 meses e o qual já apresentava desgaste de 17% na bateria.

Mas esse desgaste prematuro da bateria pode ser evitado e é só seguir as recomendações do fabricante do seu notebook e as dicas acima Wink

Bem, era isso aí.
[ ]´s
Cláudio "icefly"

Up-Date: Fiz umas correçõezinhas no texto; e agora com quase 6 meses de uso a bateria do V41 tá com 5% de desgaste, por alguns descuidos da minha esposa, que deixou a bateria descarregar em algumas vezes.



autor: icefly

78 Mensagens

18 de março de 2011 10:00

Além das dicas do Spydax,

confira estas dicas de ajutes no Windows para fazer ela durar mais tempo, confira neste blog:

bem bacana: http://bbaterias.com.br/dicas/como-economizar-a-bateria-do-notebook

É um vídeo que mostra como economizar energia.

boa sorte amigo!

Até

Nenhum evento encontrado!

Top