Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

T

55662

2 de junho de 2008 08:00

:: Como instalar o XP no Inspiron 1525 :: Definitivo!!

Pessoal, comprei um Inspiron 1525 e como muitos, fui logo querendo instalar o XP, porém como a Dell não homologou esta máquina para o XP, me deparei com uma série de obistáculos para conseguir.
A Dell não possui os drivers dessa máquina para o XP, então tive que procurar um a um nas páginas dos fabricantes, após horas em frente ao micro finalmente consegui instalar o XP, juntamente com o Media Direct em perfeito funcionamento.
Para quem deseja fazer o mesmo, desenvolvi um Tutorial, passo-a-passo de como fazer esta instalação, lembrando que foi eu quem fiz, e este tutorial não tem nenhuma ligação com a Dell nem é homologado pela mesma, o tutorial está no link a baixo;

Tutorial XP no Inpiron 1525

Neste tutorial também contém os links de Download de todos os Drivers para o XP. Obs: O Driver de Wireless é para a Placa Dell Wireless, quem comprou a máquina com o Driver da Intel (3945 ou 4965n) baixe o Driver compatível neste link:

Driver Wireless Intel

Qualquer dúvida na instalação responda este tópico.

Mensagem editada por thianu_1525 em 06-03-2008 04:13 PM

 

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

 

:: Instalando o Windows XP no Dell Inspiron 1525 com o Dell Media Direct ::

O Inspiron 1525 foi lançado pela Dell com homologação somente para o Windows Vista, isto porque o Dell Media Direct não funciona com o XP. Porém é possível, com algumas "manhas", fazer a máquina funcionar com o XP e o Media Direct. A Dell não disponibilizou os drivers desta máquina para o XP, porém buscando nos sites dos fabricantes dos componentes foi possível encontrar todos os drivers.


Neste tutorial, iremos instalar o XP na máquina com o Media Direct. Para isto, será necessário desativar o Suporte a disco SATA na bios, para que o Windows XP reconheça o disco, e após a instalação do sistema e dos drivers, será necessário instalar o drive Sata e voltar as configurações originais da Bios para conseguir instalar o Media Direct, caso o drive sata não seja instalado e voltar as configurações originais da Bios o sistema não irá subir mais.

:: 1º Parte - Alterando o SATA na Bios e Instalando o sistema::
Vamos alterar o sata na Bios para o XP reconhecer o HDD. Para isto, ao ligar a máquina, na tela que aparece o logo da Dell, pressione "F2". Já na bios, utilize as setas do teclado e vá até a opção "Onboard Devices", tecle enter e vá até "Flash Cahce Module", tecle "Enter" e marque em "OFF", tecle"ESC" e vá até "Sata Operation", tecle ENTER. Na direita, mude de "AHCI", para "ATA". Tecle "Esc" duas vezes até aparece a opção " Save/Exit ( Savlar e sair )" e tecle entrar nesta opção.                                              
Boot pela mídia do Media Direct:     Ao ligar a máquina, precione a tecla "F12" na tela da DELL, a máquina irá entrar na tela de Boot. Insira o CD do Media Direct no Drive.    
Nesta Tela, vá até a opção "CD/DVD" e pressione "ENTER".
                                       
A máquina dará o Boot pelo cd do Media Direct, então apresentará a seguinte tela:
Nesta tela vamos teclar a opção "1", para criar a partição do Media Direct.
   
Nesta tela pressione "Y" para confirmar as alterações.
   
Após ele criar a partição, abrirá esta página pedindo para inserir o CD do Sistema operacional. Insira o CD do Windows XP e pressione "Enter"
   

A máquina irá reiniciar, caso ela não faça o Boot pelo cd do Windows automaticamente, pressione "F12" na tela da Dell novamente, e na tela de Boot, pressione ENTER na opção CD/DVD.

NOTA: Ao pressionar enter no CD/DVD, o cd irá carregar e aparecerá a frase "Pressione um Tecla para iniciar pelo CD" , pressione qualquer tecla no teclado rapidamente, caso contrário não irá carregar o CD.

                 
Ao dar o boot pelo cd do Windows, aparecerá a seguinte tela:
             
Nesta tela ele copiará os arquivos do CD, aguarde ele copiar até mudar de tela. Então Surgirá a seguinte tela:
             
   
Primeira tela da instalação, pressione "ENTER" para instalar o Windows.
     
Nesta tela pressione "F8" para aceitar o contrato.                
Nesta tela iremos selecionar a partição onde o sistema será instalado. Atenção: Não selecione a partição que diz "Media Direct", iremos sempre selecionar a partição que tem maior espaço em disco. Selecione a partição e tecle "ENTER".           Caso apareça uma tela dizendo que já existe uma instalação do Windows nesta partição, pressione "C", caso não apareça, irá aparecer a seguinte tela:      
      Nesta tela, selecione a opção "Formartar a partição utilizando o sistema de arquivos NTFS", não selecione a opção "Rápida". Na próxima tela, pressione "F" para formatar.                      
Aguarde a formatação do HD. Ao terminar a formação, a máquina irá reiniciar e iniciar a instalação em si.      
No início da instalação, aparecerá a tela de configuração de idioma e teclado, clique em "Avançar"      
    Insira o seu nome e clique em Avançar          
    Digite o Product Key ( Serial ) do seu Windows e clique em avançar.      
    Nesta tela, digite um nome para seu computador e crie uma senha de Administrador apenas se desejar.      
    Confira a data e hora, e clique em Avançar.      
    Nesta tela deixe marcada a opção "Configurações Típicas" ou caso já tenha um Modem conectado ao computador e queira definir as configurações de rede, deixe marcada a opção "Configurações Personalizadas". Clique em Avançar. Na próxima tela se ele pedir conexão com a internet pode clicar em "Ignorar" e depois "Avançar". Aguarde a instalação terminar, a máquina irá reiniciar e entrar na tela de boas vindas      
    Na tela de Boas Vindas, clique em Avançar. Siga as instruções nas próximas telas, inserindo as infirmações solicitadas, no final clique em "Concluir" para entrar no Windows.            
:: 2 º Parte - Instalação de Drivers::
     
Como Expliquei no início, a Dell não possui os drivers para o XP nesta máquina, então os drivers foram baixados das páginas dos fabricantes mais funcionam muito bem. Os Drivers estão disponíveis em duas parts nos links abaixo:
              http://rapidshare.com/files/99138037/Drivers_WinXP_Sp2.part1.rar.html http://rapidshare.com/files/99171614/Drivers_WinXP_Sp2.part2.rar.html     Baixe os drivers em outro computador,depois passe para o Inspiron através de um Pen Drive ou CD, salve todos em uma pasta na sua área de trabalho. Os arquivos estão Zipados, será necessário descompactar antes de instalar. Acesse a pasta e começe a instalar na ordem, começando pelo número "1" até o "10º". O 11º é o nosso Drive Sata que iremos instalar por último, após instalar todos os drivers.           Instalando o Drive Sata:
Após a instalação do Driver "10" ( 10-Card Reader ), Clique no botão "Iniciar" > Painel de Controle. Clique no ícone "Desempenho e Manutenção" e depois no ícone "Sistema".
      Na Janela que abriu, clique sobre a aba "Hardware" e depois no botão "Gerenciador de Dispositivos", abrirá a seguinte tela:           Clique no sinal de "+" na opção "Controladores IDE ATA/ATAPI". Clique com o botão direito em "Intel® ICH8M Serial ATA" e clique em "propriedades". -Na Janela que abrir, clique na aba "Driver" e depois no botão "Atualizar Driver". -Na Janela que abrir, Selecione "Não, não agora." para que o windows não tente buscar o driver na internet. Clique em Avançar.   -Selecione "Instalar de uma lista ou local específico" e clique em Avançar. -Selecione "Não pesquisar. Escolherei odriver a ser instalado." E clique em avançar.   -Selecione o item "Intel(r)ICH8M 3 port Serial ATA Storage Controller - 2828" e, em seguida, clique em "Com Disco..." -Clique em "procurar" e selecione a pasta "11-Sata" no local onde você descompactou o Pasta de drivers -Selecione o arquivo "iaahci.inf", clique em OK -Das opções que aparecerão, selecione "Intel(r)82801HEM/HBM SATA AHCI Controller" conforme a imagem abaixo:    
   
-Confirme sua escolha e deixe o windows instalar o driver.
-O sistema informará que será necessário reiniciar. Reinicie
                    ATENÇÃO: Durante a Reinicialização do sistema, tecle "F2" na tela da Dell para acessar a Bios, não deixe a máquina carregar o sistema antes de entrar na bios. Se isto ocorrer, todo o trabalho até aqui será perdido.                       Já na Bios, vamos Restaurar as configurações originais do SATA, Dê Enter em "Onboard Devices", em "Sata Operation" reabilite a opção "AHCI" e em "Flash Cach Module" marque "On". Tecle "Esc" duas vezes, e tecle Enter em Salvar e sair.                      
Se tudo der certo, o Windows Xp irá carregar normalmente. Agora insira o CD do Dell Media Direct do Inspiron e proceda a instalaçã dele normalmente e pronto, o Media Direct e o Windows XP irão funcionar juntos sem maiores problemas.
                 

Mensagem editada por thianu_1525 em 06-17-2008 03:03 PM

16 Mensagens

10 de junho de 2008 08:00

Pessoal,
 
Resolvi todos os meus problemas (mensagem do novo hw do som , media direct e webcam sendo reconhecida como dispositivo usb)...
Agora o note está um 'foguete' com tudo funcionando perfeitamente no XP..
Consegui os Drivers (corretos), e o tutorial passo-a-passo no seguinte link :
Fiz tudo conforme dito ali e esta tudo show de bola no meu Inspirion 1525.
Valeu !!
Daniel

1 Mensagem

13 de junho de 2008 22:00

PESSOAL ESTOU COM PROBLEMA NESTA PARTE DA INSTALAÇÃO, POIS NÃO TEM A OPÇÃO Intel(R) ICH8M Serial ATA. JÁ ESTÁ INSTALADO O Intel(r)ICH8M 3 port Serial ATA Storage Controller - 2828.
OUTRO PROBLEMA É REFERENTE AO "Modem no Barreamento do High Definition" COMO FAÇO PARA DESAPARECER ISSO?

5 Practitioner

 • 

274.2K Mensagens

15 de junho de 2008 15:00

Amigos, eu pretendo instalar o Xp no meu inspiron 1525, porque alguns programas (ainda) não são compatíveis com o VISTA.
Nada contra o vista, apenas acho ele muito confuso e burocrático.
Sem falar nos problemas de compatibilidade que já citei.
Eu li e reli o tutorial e achei interessante, também li o tutorial que tem no guia do hardware.
Meu problema é que ambos partem do princípio que o usuário quer reparticionar o hd e perder tudo que vem instalado de fábrica, este não é o meu caso.
Eu quero criar uma nova partição e dar o boot pela que eu desejar, inclusive pretendo fazer uns testes com uma terceira partição rodando MacOs Leopard.
Para quem não conhece, o leopard é incrivelmente lindo e rápido, mas esbarra novamente no problema de incompatibilidade que o XP NÂO tem.
Eu pesquisei por uma ferramenta que pudesse reparticionar e criar um segundo boot, partindo do princípio que o VISTA é o S.O. base.
Encontrei o Vista bootpro ver.3.3 que parece que se sai bem na tarefa. O motivo do meu post é saber se alguém já experimentou o programa, se alguém já usou o nLite para integrar o Dell Media direct no disco de instalação do windows XP.
Em suma, alguém aqui usa multi-boot no inspiron 1525? Com o Vista como base?
Alguém sabe onde encontro os drivers para o Mac Os ?
Grato e saudações a todos.

4 Mensagens

17 de junho de 2008 09:00

Bom Tarde.....
Eu tento tento instalar o XP, só que ele fala que não tem disco rígido..... entrei no setup e ele tá lá..... fiz o teste de diagnostico e ele dá ok para o Hard disk.....  alguém pode me ajudar?

4 Mensagens

17 de junho de 2008 09:00

JÁ CONSEGUI RESOLVER;;;;.......  pensei q tinha mas não tinha alterado de AHCI para ATA
valeu.
 

6 Mensagens

17 de junho de 2008 14:00

Maravilha!!!
 
Consegui instalar o XP perfeitamente com o tutorial e os drivers que encontrei no link que o dg_castro deixou.
 
O único probleminha que tive foi quando instalei o driver da WebCam... Os drivers USB ficaram desatualizados. Mas encontrei os Drivers USB no Google (num link do rapidshare)... Procurei o nome de um dos dispositivos e achei todos de uma vez...
Ficou ótimo.
 
Valeu galera, muito obrigado a todos.
 

1 Mensagem

28 de junho de 2008 23:00

Olá Obrigado pelo tutorial. Estou com uma duvida e gostaria se saber se vc pode me ajudar, eu fiz a instalação do XP no meu insp 1525, para tal desabilitei o "AHCI" e o "Flash Cach Module" e em seguida instalei o meu XP com o Media Direct normalmente, tbm instalei o drive do HD, mesmo do seu, mas não voltei a habilitar o "AHCI" e o "Flash Cach Module" isso causa alguma perda de performasse no meu note ou algo assim? se possível me contacte por esse email, chrislevita@hotmail.com. Obrigado.

9 Mensagens

15 de julho de 2008 15:00

Instalei o XP conforme as orientações aqui do fórum, inclusive instalei os drivers na sequencia recomendada, e mesmo assim o modem não funciona.
Já  varri diversos sites e não encontrei nada que resolvesse!
 
Help-me!!
 
Infelizmente ainda tenho que usar discada quando estou no interior trabalhando...Vida dura na era dos gigas de velocidade! hehe
 
 

2 Mensagens

17 de julho de 2008 10:00

Olá thiano_1525,
 
Para efetuar esse passo-a-passo é necessário estar com o Windows Vista instalado?
 
Meu notebook está sem Sistema Operacional e quando tento instalar o XP ou o Vista novamente, na inicialização aparece:
"Falta bootmgr.............pressione CTRL + ALT + DEL para reiniciar"......e não consigo fazer nada!!!
 
Saberia como devo proceder?

12 Mensagens

18 de julho de 2008 07:00

Aqui deu tudo certo, só ficou pendente o modem no high definition audio, nao ví o driver do modem (para XP) no site da dell.

7 Mensagens

22 de julho de 2008 20:00

Caros eu tbm estou tendo problemas com o modem no high definition audio,
tem como alguem me informar ond posso encontrar o  driver correto dele pois, é só isso que está faltando para td ficar perfeito
 
obrigado,
 
Will

7 Mensagens

22 de julho de 2008 21:00

estou tendo problema na instalação do Media direct
não sei pq o dvd inicia a instalação porém ao chegar nos 4 % dá erro alguém sabe como posso solucionar isso ?
 
obrigado,
 
Will

7 Mensagens

22 de julho de 2008 21:00

estava pensando em instalar o sp3 do xp
alguem instalou e obteve sucesso ?
sem nenhum problema?

12 Mensagens

23 de julho de 2008 06:00

Aqui instalei o XP já com o SP3 incorporado, sem problemas.


Mensagem editada por chriZ em 07-23-2008 09:55 AM

7 Mensagens

24 de julho de 2008 06:00

brigadão pela dica
Nenhum evento encontrado!

Top