Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

1730

2 de novembro de 2022 13:00

Compra de monitor 244Hz para usar no Dell G15 5520

Olá pessoal, estou com uma dúvida sobre tela externa no Dell G15 2022 com RTX 3050.

Eu quero comprar um monitor Samsung Odyssey G40 e como ele possui 240Hz, eu quero saber se a saída USB-C do meu Dell vai rodar com essa frequência.. Vi lugares falando que a saída é ligada no vídeo integrado, então eu não consigo o desempenho da minha placa de vídeo por ela? 

E se não, preciso comprar um monitor que faça 240Hz na saída HDMI 2.1 que é direto na RTX?

6 Professor

 • 

1.4K Mensagens

4 de novembro de 2022 10:00

Esses limites de resolução/taxa de atualização é meio complexo porque depende, além da capacidade das portas tanto do notebook quanto do monitor, de como essa porta é implementada no notebook.

Sua melhor opção é testar o monitor com ambas as portas e verificar qual a melhor opção.

Uma coisa é certa, não vai conseguir utilizar Gsync com nenhuma delas.

Pode ser que consiga os 240Hz em ambas as portas, talvez não com DP por ser 1.2, mas só testando pra ter certeza.

6 Professor

 • 

1.4K Mensagens

4 de novembro de 2022 06:00

Assim como o m15 R7, o G15 5520 tem sua porta USB-C ligada à Iris Xe.

Assim, a resolução/taxa de atualização quando conectado a um monitor via USB-C/DisplayPort vão ser limitadas pelo vídeo integrado, sem possibilidade de Gsync.

Se não estiver enganado, acredito que as taxas são:

4K 60Hz / QHD 120Hz (ou 75Hz, não tenho certeza) /FHD 144Hz.

Tem um tópico confirmando essa informação na comunidade em inglês:

www.dell.com/community/Inspiron/G15-5520-USB-C-DP-output-driven-by-Iris-instead-of-RTX-3060/m-p/8286500#M152682

5 Mensagens

4 de novembro de 2022 06:00

Obrigado pela resposta! 

Caramba isso parece ser meio decepcionante.. Eu peguei o monitor, agora resta saber se pelo menos vai rodar a frequência de 240 pelo HDMI 2.0 (do monitor) , e o g-sync estou em duvida também...

6 Professor

 • 

1.4K Mensagens

4 de novembro de 2022 07:00

Corrigindo a primeira resposta, a Iris Xe é limitada a:

4K 60Hz (HDMI 2.0 ou DP 1.4) / QHD 120Hz (apenas DP 1.4) / FHD 240Hz (apenas DP 1.4)

6 Professor

 • 

1.4K Mensagens

4 de novembro de 2022 07:00

Gsync seria só via DP. Acredito que lá fora já lançaram monitores com possibilidade de Gsync via HDMI, mas apenas com conexão 2.1. 

O monitor é FHD, então acredito que com um cabo USB-C/DP 1.4 você vai conseguir 240Hz, mas sem Gsync e o uso seria com o Optimus sempre ativado, ou seja, a dGPU será usada durante os games, mas a imagem sempre vai passar pela iGPU.

Outra opção é comprar um cabo HDMI 2.1. Com esta conexão você utilizaria diretamente a dGPU, mas não sei se o monitor tem alguma limitação na taxa de atualização via HDMI.

Se fosse você compraria os dois cabos e testaria. Comprando no Aliexpress consegue bons preços e produtos de qualidade. Recomendo cabos da Vention ou Ugreen.

5 Mensagens

4 de novembro de 2022 10:00

Okay obrigado pelas respostas...

Eu vou esperar o monitor chegar para realizar os testes. Comprei um cabo USB-C para DP(1.4) no Aliexpress pra testar também, e ver como fica melhor, mesmo se não conseguir usar o g-sync será que da tanta diferença assim na gameplay? 

As saídas do monitor são HDMI 2.0 (vem com cabo) e um DP 1.2, agora preciso testar quando chegarem... 

6 Professor

 • 

1.4K Mensagens

23 de novembro de 2022 08:00

Deixa os resultados dos seus testes aqui para a comunidade!

5 Mensagens

23 de novembro de 2022 12:00

Então, atualizando a situação... Eu peguei o reembolso do produto e agora refiz a compra, porém da versão i7 12700h RTX 3060... (Paguei 8K no site Dell + uma mochila Alienware que estava por 1 real com o note kkk, e ainda cashback de 7% do cuponomia)

Porém eu vi que o Mux switch do i5 foi arrumado, sendo assim o g-sync vai funcionar com a placa de vídeo, quando o meu novo chegar eu atualizo aqui novamente, mesmo sendo versões diferentes, o princípio deve ser o mesmo... aliás hoje chegou o cabo usb-c para DP, que comprei no Ali...

6 Professor

 • 

1.4K Mensagens

23 de novembro de 2022 13:00

Então, queria saber quantos Hz o vídeo integrado vai conseguir entregar com USB-C/DP 1.4 no seu monitor. 

Mesmo com MUX não tem jeito, G15 5520 e m15 R7 têm sua porta USB-C ligada ao vídeo integrado...

O que vai acontecer quando conectar qualquer monitor pela porta USB-C do notebook é que o vídeo passará obrigatoriamente pelo vídeo integrado. Óbvio que em tarefas exigentes como games a dGPU será usada, mas em paralelo a iGPU.

Utilizando a porta USB-C para ligar um monitor externo você sempre vai ter o Optimus habilitado.

Com a porta HDMI não, o monitor receberá vídeo diretamente da GPU Nvidia.

5 Mensagens

23 de novembro de 2022 13:00

Ele vai fazer os 240 Hz do monitor, isso eu já consegui confirmar, e o g-sync também, eu só estou na espera de ter em mãos para testar o desempenho, que sei que não ficará ruim, pois é bem forte o note.. Mas qualquer coisa uso via HDMI mesmo, farei os testes e logo conto aqui também 

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

22-05-2024 02:42 AM

@ItamarJr​ você conseguiu usar o g-sync via hdmi 2.1 estou com essa duvida ?quero comprar um monitor tbm

2 Mensagens

24 de novembro de 2022 17:00

Comprei o Dell g15 5520 e também o monitor  que vai até 165hz porém com cabo hdmi ele chega a 144 hz, e com o cabo dp/c ele chega a 165hz porém isso gera uma perca de 150 em jogos a exemplo do cs, para corrigir coloquei nos elementos gráficos o csgo em alto desempenho, dentro do jogo funcionou mais mesmo assim a tela continua rodando pela Intel graphics fora do jogo 

2 Mensagens

24 de novembro de 2022 17:00

Comprei um Dell 15 5520 e um monitor 165hz, com cabo hdmi consigo chegar a 144 hz rodando pela gpu, com o cabo dp/c consigo rodar 165hz só que com 150 fps a menos( média csgo) fiz uns testes no Windows mexendo nos elementos gráficos e colocando csgo em alto desempenho, melhorou porém não ficou com o mesmo desempenho

6 Professor

 • 

1.4K Mensagens

24 de novembro de 2022 18:00

Isso é porque usando a porta USB-C sempre o optimus vai estar habilitado e nestes jogos com alto fps a perda é grande.

Acho que é melhor você jogar CS pelo HDMI. Vai limitar a taxa de atualização do monitor, mas você não vai perder fps por causa do Optimus.

Bom saber que a Iris Xe roda em 165Hz. Seu monitor é FHD?

Acredito que a Iris Xe consiga até 240Hz em FHD e até 144Hz em QHD. E também 4K a 60Hz. Esta última já pude testar e comprovar. 

Nenhum evento encontrado!

Top