Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3184

28 de julho de 2013 10:00

[DICA] VLC Media Player pode danificar caixas de som

Olá pessoal, como muitos usuários devem fazer uso do player de áudio e vídeo VLC Media Player, que é um player de áudio e vídeo gratuito, acho interessante compartilhar esta informação.

O VLC utiliza uma alteração em seu aplicativo que permite que você aumente o áudio do conteúdo sendo reproduzido para até 200, em uma escala de 0 à 100. Este tipo de modificação por danificar as caixas de som do seu equipamento se utilizado por um longo período de tempo.

Realmente, você pode conseguir uma reprodução com um volume maior no seu equipamento, mas à qual custo?

Um usuário do fórum norte-americano efetuou alguns testes, que gostaria de reproduzir com vocês:

  • Aqui está uma simulação efetuada, mostrando as ondas de amplitude, onde o volume estava configurado em 100:

  • Aqui segue uma demonstração da mesmo período da mesma música, porém com volume de 200:

O VLC não consegue alterar as características de hardware de seus alto-falantes, não conseguindo também alterar a voltagem, então de onde vem o volume superior?

O aplicativo aumenta a amplitude do sinal além dos 0dB (volume padrão), chamado também de super saturação. Isto com certeza aumentaria a potência do som, mas o problema é que o volume acima de 0dB cria muita distorção digital. Para reparar isto, todo o sinal acima de 0dB é cortado, também chamado de clipping, que não passa de uma alteração no áudio para remover as distorções geradas pelo volume muito elevado.

Os fabricantes do VLC Player informam que não há nada no aplicativo que possa causar algum dano aos speakers de seu notebook, e acredito estarem certos, porém este tipo de alteração no funcionamento do equipamento por um longo período, pode fazer com que o speaker esquente muito além do normal, ou então que o mesmo deixe de funcionar, pois estará funcionando em um volume muito além do esperado.

De forma algum quero mudar suas ideias sobre o VLC, apenas peço que utilizem com moderação para não danificarem seus equipamentos fisicamente.

O dano causado pelo aplicativo não é coberto pela garantia do equipamento.

Obrigado pela atenção.

Fonte das informações neste post.

8 Mensagens

26 de setembro de 2013 19:00

Olá,

Gostaria de saber onde no meu contrato de compra de produto está a cláusula que afirma que caso o consumidor faça uso extensivo de um software ele perderá a garantia. Não aceito postagens em foruns, como sendo afirmações absolutas, principalmente quando feitas após a compra do produto.

Comprei o meu notebook no início do ano, e mesmo não fazendo o uso do VLC, estou tendo problemas com a minhas caixas de som. Estou aguardando a reposta do suporte. É um abuso ao consumidor esta "manobra" para não arcar com custos de suporte, caso não esteja estipulado no contrato que o uso de software cause danos físicos ao aparelho e que este perca a sua garantia.

PS: o link informado está fora do ar. Favor consertar.


Obrigado

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

28 de setembro de 2013 10:00

CharlesWilliam,

Seu contrato de garantia prevê a garantia contra danos oriundos de defeitos de fabricação. Apenas isso. Nenhuma instrução de quais aplicativos pode ou não utilizar são enviadas junto com o seu contrato de garantia.

A questão aqui é apenas um aviso referente ao dano que este tipo de aplicativo pode causar ao seu equipamento, e que tal dano não é coberto pela garantia do seu equipamento.

Não estamos fazendo nenhuma manobra, apenas informando que este aplicativo pode danificar o seu equipamento.

Não entendi o que você quis dizer sobre aceitar postagens em fóruns CharlesWilliam, mas qualquer dúvida que tiver, nosso suporte poderá lhe auxiliar pelo fone 0800 970 3355.

Nenhum evento encontrado!

Top