Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

J

1 Rookie

 • 

7 Mensagens

5175

19 de abril de 2020 12:00

Dell G3 - Altas temperaturas e Throttlings diversos

Boa tarde a todos!

Estou incomodado com o desempenho do meu DELL G3 e gostaria de um suporte técnico.

Configurações Notebook Dell G3 15 - 3590:

Intel® Core™ i7-9750H

(2.6 GHz até 4.5 GHz, cache de 12MB, hexa-core, 9ª geração / TDP - 45 W / Configurable TDP-down - 35 W / TJUNCTION - 100°C)

Placa de vídeo dedicada NVIDIA® GeForce® GTX 1660 Ti Max-Q com 6GB de GDDR6

Memória de 16GB (2x8GB), DDR4, 2666MHz;

SSD de 512GB M.2 PCIe NVMe

Obs: Base game Cooler presente em todos os testes

 

Desde que comprei tenho percebido várias situações de pequenos travamentos e altas temperaturas. Pesquisei bastante antes de postar e através de testes do Intel XTU consegui alguns resultados preocupantes. Minha dúvida é: São resultados esperados ou realmente tenho uma anomalia no meu Notebook e devo acionar a garantia?

Fiz vários testes no Intel XTU para tentar demonstrar meu problema.

Segue abaixo:

 

1º - Teste com configurações de Fábrica

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> HABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> 0,000V

Turbo Boost Power Max >> 65,000W

Turbo Boost Short Power Max >> Enable

Turbo Boost Short Power Max >> 90,000W

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

XTU:

XTU: 2039 Marks

Maximum Processor Frequency: 4,02 GHz (nunca chega a 4.50GHz)

Highest CPU Temperature: 100ºC

JoaoAyub_0-1587325190757.png

 

JoaoAyub_1-1587325190782.png

 

Comentários Benchmarking:

Temperaturas muito altas, chegando a 100 graus o tempo todo, que é o limite do processador.
Nestes níveis tivemos Termal Throttling, Power Limit Throttling e Current/EDP Limit Throttling durante praticamente todo o teste. Interessante que o TDP (Thermal Design Power) oscila muito, de 30 a 70W. Nestas configurações percebe-se que os limites de Corrente, Potência e Temperatura são constantementes atingidos causando os Throttlings. 




XTU CPU StreeTest 5 Minutes:

Temperaturas >> Em 100ºC na metade do período de testes e na segunda metade na casa de 90ºC.

Thermal Throttling >> Praticamente todo o período o teste

Power Limit Throttling >> Durante quase metade do teste.

Current/EDP Limit Throttling >> 2 vezes durante os testes.

JoaoAyub_2-1587325190791.png

 

Comentários Gerais do 1º Teste:

Nas configurações de fábrica temos temperaturas danosas ao CPU e chegam a causar incômodo para o usuários por excesso de calor na superfície do teclado. Throttling de vários tipos mostram que nestas configurações o sistema não funciona bem. Inclusive, tem-se temperaturas de 100ºC em momentos diversos de uso do Notebook, inclusive logo quando liga.

 

2º - Testes com undervolting

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> HABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> -0,130V

Turbo Boost Power Max >> 65,000W

Turbo Boost Short Power Max >> Enable

Turbo Boost Short Power Max >> 90,000W

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

Benchmarking XTU:

XTU: 2145 Marks (melhorou o desempenho)

Maximum Processor Frequency: 4,00 GHz

Highest CPU Temperature: 100ºC (Continua altíssimo)

JoaoAyub_3-1587325190795.png

 

JoaoAyub_4-1587325190799.png

 

JoaoAyub_5-1587325190809.png

 

Comentários Benchmarking:

Temperaturas muito altas, chegando a vários picos de 100 graus.
Nestes níveis continuamos com vários Termal Throttling e Power Limit Throttling.

Não tivemos Current/EDP Limit Throttling pelo menos.

 

XTU CPU StreeTest 5 Minutes:

Temperaturas >> Média de 90ºC com picos de 100ºC gerando Thermal Throttling.

Thermal Throttling >> Em alguns momentos do teste

Power Limit Throttling >> Quase todo o período de testes

Current/EDP Limit Throttling >> Não houve.

JoaoAyub_6-1587325190817.png

 

Comentários Gerais do 2º teste:

Somente um undervolting não foi suficiente para uma redução temperatura aceitável e continuamos com os Throttling. Essa redução de -0,130 foi a melhor que encontrei. Fiz vários testes com valores de -0,100 a -0,150. Não houveram alterações significativas em temperaturas e Throttling.

 

3º - Testes com undervolting e redução de potência turbo

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> HABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> -0,130V

Turbo Boost Power Max >> 30,000W

Turbo Boost Short Power Max >> Enable

Turbo Boost Short Power Max >> 50,000W

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

Benchmarking XTU:

XTU: 2139 Marks (perda irrisória no desempenho)

Maximum Processor Frequency: 3,96 GHz

Highest CPU Temperature: 90ºC (ótima redução sem perda de desempenho)

JoaoAyub_7-1587325190821.png

 

JoaoAyub_8-1587325190833.png

 

Comentários Benchmarking:

Temperaturas em níveis consideravelmente melhores altas, com média de 80 graus e pico máximo de 90.
Power Limit Throttling em todo o período de teste.

Não tivemos Current/EDP Limit Throttling nem Termal Throttling.

Com estas configurações no XTU tivemos uma boa redução de temperatura sem praticamente nenhuma perda de desempenho. Seria uma configuração aceitável se não fossem pelos Power Limit Throttling o tempo todo.

 

XTU CPU StreeTest 5 Minutes:

Temperaturas >> Média de 75ºC com picos de 81ºC.

Thermal Throttling >> Não houve.

Power Limit Throttling >> Todo o período de testes

Current/EDP Limit Throttling >> Não houve.

 

JoaoAyub_9-1587325190840.png

 

Comentários Gerais 3º teste:

Com estas configurações no XTU tem-se uma redução muito interessante na temperatura, sem nenhum Thermal Throttling e nenhum Current/EDP Limit Throttling e zero alteração no desempenho.

Porém o Power Limit Throttling acontece com uma frequência muito alta. Inclusive, até em uso normal do sistema, sem grandes necessidades de processamento, alguns PLT acontecem de forma pontual. Não há perda de desempenho visível nestes momentos, porém é algo que incomoda.

 

4º - Testes com config de fábrica e Turbo Boost Short Power Max desativado

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> HABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> 0,000V

Turbo Boost Power Max >> 65,000W

Turbo Boost Short Power Max >> Disable

Turbo Boost Short Power Max >> -----

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

Benchmarking XTU:

XTU: 2010 Marks (perda razoável de desempenho)

Maximum Processor Frequency: 3,98 GHz

Highest CPU Temperature: 100ºC (voltou a fica alta)

 

JoaoAyub_10-1587325190853.png

 

JoaoAyub_11-1587325190857.png

 

Comentários Benchmarking:

Redução pequena na média de temperatura mas com constantes throttling de todos os tipos.

Resultados não aceitáveis por isso nem foi feito StressTest.

 

4º - Testes com redução potência turbo e Turbo Boost Short Power Max desativado

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> HABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> 0,000V

Turbo Boost Power Max >> 30,000W

Turbo Power Short Power Max >> Disable

Turbo Boost Short Power Max >> -----

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

Benchmarking XTU:

XTU: 2015 Marks

Maximum Processor Frequency: 3,98 GHz

Highest CPU Temperature: 100ºC

JoaoAyub_12-1587325190861.png

 

JoaoAyub_13-1587325190865.png

 

JoaoAyub_14-1587325190881.png

 

Comentários Benchmarking:

Redução significativa na média de temperatura mas com constantes throttling de todos os tipos.
Nem foi feito StressTest.

 

5º - Testes com redução potência turbo e Turbo Boost Short Power Max desativado e Undervolting

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> HABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> -0,130V

Turbo Boost Power Max >> 30,000W

Turbo Power Short Power Max >> Disable

Turbo Boost Short Power Max >> -----

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

Benchmarking XTU:

XTU: 2160 Marks (ótimo resultado)

Maximum Processor Frequency: 4,06 GHz

Highest CPU Temperature: 100ºC

JoaoAyub_15-1587325190886.png

 

Comentários Benchmarking:

Redução significativa na média de temperatura mas com picos de 100ºC constantes throttling de todos os tipos. Não tivemos Current/EDP Limit Throttling.

Houveram poucos Thermal Throttling quando temperatura chegou a 100 graus. Porém Power Limit Throttling presente durante todo o teste.

 

XTU CPU StreeTest 5 Minutes:

Temperaturas >> Média de 70ºC com pico de 85ºC (pontual – Temperaturas muito boas).

Thermal Throttling >> Não houve.

Power Limit Throttling >> Todo o período de testes

Current/EDP Limit Throttling >> Não houve.

JoaoAyub_16-1587325190893.png

 

Comentários Gerais 5º teste:

Seria uma configuração aceitável se não fossem pelo insistente Power Limit Throttling.

 

6º - Testes com redução potência turbo e Turbo Boost Short Power Max desativado e Undervolting

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> HABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> -0,140V

Turbo Boost Power Max >> 50,000W

Turbo Power Short Power Max >> Disable

Turbo Boost Short Power Max >> -----

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

XTU CPU StreeTest 5 Minutes:

Temperaturas >> Média de 90ºC com picos de 100ºC.

Thermal Throttling >> Várias vezes nos picos de 100 graus.

Power Limit Throttling >> Somente 1 vez.

Current/EDP Limit Throttling >> Não houve.

 

JoaoAyub_17-1587325190902.png

 

 

JoaoAyub_18-1587325190908.png

 

Comentários Gerais 6º Teste:

Resultados interessantes. O Cache Frequency do processador ficou quase o tempo todo em 3,69GHz com algumas pequenas oscilações. Porém picos de altas temperaturas o que não é aceitável.

 

7º - Testes com configurações de Fábrica no XTU e Turbo desativado na BIOS

BIOS:

Intel® Turbo Boost >> DESABILITADO

XTU:

Core Voltage Offset >> 0,000V

Turbo Boost Power Max >> 65,000W

Turbo Boost Short Power Max >> Enable

Turbo Boost Short Power Max >> 90,000W

Turbo Boost Power Time Window >> 28,000 Seconds

 

Benchmarking XTU:

XTU: 1400 Marks

Maximum Processor Frequency: 2,60 GHz (Frequencia base do processador)

Highest CPU Temperature: 79ºC

 

JoaoAyub_19-1587325190912.png

 

JoaoAyub_20-1587325190924.png

 

Comentários Benchmarking

Sem o turbo, o processador só trabalha na frequência base máxima de 2,6GHz. Nisso percebe-se uma queda brusca no resultado do benchmarking, até 40% de redução. Porém os resultados em temperatura são excelentes. Nenhum Throttling identificado também.

 

Comentários Gerais 7º teste

Para minha surpresa, durante um teste no jogo Dying Light identifiquei um Power Limit Throttling grande, sem nenhum motivo aparente. Temperatura estava baixa, TDP estava baixo, frequencia do core e cache estavam dentro do normal. Simplesmente houve um PLT levando as frequencias a um nível pouco abaixo e não linear. Por que???? 

JoaoAyub_21-1587325190933.png

 

Conclusão final:

Realmente não sei se tenho um problema de Software / Hardware no meu Notebook ou se são resultados esperados. Pelo que pesquisei na internet tem vários tópicos a respeito mostrando que é um problema que vários usuários tem encontrado. Porém no nível que tenho percebido, está um pouco fora da curva. Gostaria deu um suporte de usuários avançados e dos técnicos da DELL para tomada de decisão.

1 Mensagem

9 de julho de 2020 22:00

Cara, tem como me informar como permito essas alterações com o XTU? por que quando altero ou reinicio a maquina, não surti efeito, tem alguma coisa pra fazer na BIOS que possa ajudar?

 

Obrigado.

16 Mensagens

12 de julho de 2020 07:00

Parece estupida a resposta que vou lhe dar, mas passei por esse mesmo problema, realizei os mesmos testes que você, estudei vários assuntos na internet sobre isso. Uma procedimento que fiz que realmente deu resultados.

Primeiro; trocar a pasta térmica, pesquisei as mais usadas e com bons resultados. Só essa troca me deu como resultado uma queda na temperatura em 8 graus.

Segundo; Comprei uma mesa cooler de 2600 rpm, conselho que dou, veja as saídas de ar do seu note, pois a primeira mesa que comprei foi perdida, pois a ventoinha não ficava perpendicular a do note.

 

 

2 Mensagens

31 de julho de 2020 09:00

Tenho o mesmo setup e está com o comportamento normal, digo isso porque tem algumas coisas que precisam ser esclarecidas: 

1 - O processador vai ficar em Power Limit Throttling sempre que você jogar, é um corte que a Dell faz no G3 quando ambas CPU e GPU estão com uso elevado. O limite é de 30W no processador (GPU não tem, fica nos 60W que é o TDP da GTX 1660Ti com Max-Q)

2 - De fato, o turbo boost que fala é de até 4,5Ghz, porém ele não é atingido em todos os núcleos ao mesmo tempo... É algo que deveria ser especificado melhor em todos os sites que contém a especificação do produto. Caso você queira saber mais: https://en.wikichip.org/wiki/intel/core_i7/i7-9750h

3 - Testes de estresse na CPU são diferentes de um teste jogando, visto que, você sempre vai ter o limite de TDP no processador, ou seja, um desempenho pior. Eu fiz um teste com -0.130V de undervolt, uma base com cooler e obtive uma faixa de 2600 pontos no Cinebench R20, só que quando eu vou fazer um teste em um jogo pesado como Assassin's Creed Odyssey, meu processador não passa de 30W no TDP. O seu teste (e o meu também) com limite de 30W no TDP do processador garante uma média de 2100 pontos do Cinebench R20 que no caso é o desempenho que você vai ter em jogos (equivalente a um i7-7700K https://www.cgdirector.com/cinebench-r20-scores-updated-results/)

O produto tem suprido minha necessidade tanto em jogos quanto no trabalho, mas se a refrigeração fosse melhor esse limite de TDP de 30W no processador poderia ser muito maior. 

EDIT: Esqueci de comentar que, a tecla G (aquela tecla no F7) aumenta o limite do TDP do processador em jogos para 35W mas pelo que vi não sofri nenhuma melhora significativa no Assasin's Creed, pode ser que em outro jogo você tenha uma melhora notável ou seja o diferencial pra te deixar nos 60FPS.

2 Mensagens

31 de julho de 2020 13:00

Desative o Secure Boot Enable na Bios.

1 Rookie

 • 

2 Mensagens

11 de agosto de 2021 10:00

Na real... esse pc entrega, as vezes, depois de uma hora ou pouco mais de jogo (lol que nao usa nem 50% das capacidades da maquina), mais de 50º em alguns lugares da superficie. Isso, segundo artigos científicos, já é suficiente pra causar queimaduras se o contato for constante (o que nao fazemos pq a partir de 42º o corpo ja começa a se defender, acusando dor ao contato).

Ele cai o desempenho, e consequentemente os fps em jogos, e usar sem o turboboost nao é uma opçao. Eu nao comprei um fx 6350 (que é o que apresenta os resultados dos testes apos desativar o turboboost). 

Comprar um computador de 9 conto, pra depois ter que, ainda, estudar eletronica e artigos tecnicos, pra fazer undervolting, alem de ainda ter q comprar acessórios adicionais de resfriamento, como base de resfriamento, pra conseguir uma boa experiência de uso prolongado, eh inadimissível.

Pelo que andei pesquisando o da MSI de mesma configuração, chega a picos de 90º in game. Meu amigo comprou um avell de mesma configuraçao tb. E jogando o lolzinho comigo, o dele fica frio igual meu desktop: maximas de 75º, e 62º na VGA. E muito raramente passa disso. Em jogos mais pesados, como resident evil 3, ele conseguiu chegar a 82º!!! Eeeeee sonho!!! haiuhauiahiau

O que me espanta eh a dell acreditar que isso é normal. No site da intel, os datasheets recomendam 100º como limite maximo seguro. Se você ler ele todo, eles nunca recomendam uso constante ao limite maximo, dizendo, em um ponto, inclusive, que a temperatura deve ser controlada para dentro desses limites pelo "pacote" que este processador integra.

Eu to com meu g3 faz pouco mais de 3 meses. E estou a 2 brigando com a dell a respeito disso. Foi uma pena eu so ter constatado isso apos 15 dias, pois nao tive oportunidade de ficar horas a fio jogando antes. E perdi o prazo de troca/devoluçao. Possuo um inspiron 15 7567 (com i7 7700hq e 1050ti) e ele, desde 2017, nunca troquei pasta termica, ou sequer fiz alguma minima modificaçao de overclocks e tweeks, e jamais passou de 93º no pior dos cenarios de estress. Uma esmagadora maioria das vezes nao chega aos 3.8 que foi projetado pra entregar, mas no geral, isso nao impacta significativamente nem pra fazer streaming. Ja esse g3, na hora do streaming, 60º em alguns locais na superficie, e picos de 103º registrados pelo msi afterburner.

Falhas... só a del acha q ta certa... nao precisa pesquisar muito na net pra ver a quantidade de usuários insatisfeitos com isso por ai. So me preocupa se essa maquina terá longevidade.

1 Rookie

 • 

1 Mensagem

14 de setembro de 2024 13:40

@Leo Santarosa​ Fala Leo. 

Estou eu aqui em 2024 passando por esse problema. Comprei o meu dell G3 3500 em 2020 uns 5 meses depois do início da pandemia. Paguei mais de 10.000,00 naquela alta de preço. Pra trabalhar de homeoffice pois a empresa que trabalhava fechou. Daí esse note era pra ser meu ganha pão. 

Fiz tudo que se orientava na época e nunca consegui jogar um Warzone nele sem travar nos 60FPS. Mas um Forza Horizon, Fortnite, Genshim impact etc iam bem travando nos 60FPS. Deu trabalho, mas consegui levar na boa, embora realmente pagar esse preço pra ficar sofrendo não foi uma experiência boa.

Agora com essa onda de calor, o meu dell não aguentou. Depois da ultima atualização do Windows 11, não dura 10min ligado sem dar tela preta. Já são 4 semanas tentando fazer ele funcionar. Estou na terceira troca de pasta térmica. Também constatei que o problema não era no Windows. Tenho Linux instalado nele, que nunca chega a ativar as ventoinhas e também dá tela preta. O note apenas acende as luzes do teclado... já deixei ligado mais de 2 horas e não adianta. Tinha que desligar na mão, esperar uma meia hora pra esfriar pra poder ligar denovo. 

Quando já ia levar pra assistência técnica, me ocorreu essa idéia de desabilitar o TurboBoost e parou de dar tela preta, mas não consigo jogar nem minecraft nele por conta da performance ruim, mas parou de dar tela preta. Pra jogos, vou ter que dar um tempo nele. Usar pra trabalho por enquanto, sem apps pesados pra garantir pra pelo menos compensar o investimento. 

Mas pela experiência, Dell pra jogos nunca mais. 

Nenhum evento encontrado!

Top