Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

33304

22 de julho de 2011 16:00

Dell Inspiron 15R (N5110) com ATI Radeon HD 6470M

INTRODUÇÃO

Você é um feliz proprietário de um Dell Inspiron 15R (N5110) com processador gráfico dedicado ATI Radeon HD 6470M? Então estas dicas são para você!

A Intel HD 3000 (compartilhada / onboard) é o processador de vídeo responsável quando você configura do utilitário de gráfico comutável (Catalyst Control Center) para Economia de Energia. Une qualidade razoável com economia de energia.

A ATI Radeon HD 6470M só é utilizada pelos programas que você configurar no Catalyst Control Center para Alto Desempenho. Esta, une alta performance consumindo um pouco mais de energia do que o outro citado acima.

Em notebooks, onde o gerenciamento de energia visando aumentar a autonomia da bateria é algo fundamental, saber usar os recursos conforme as necessidades é algo extremamente importante.

O processador do seu notebook trabalha com velocidades diferentes regulando o consumo energé*** conforme a aplicação a ser executada exige níveis de recursos diferentes. Com o processador gráfico é a mesma coisa, quando você requer mais desempenho, usa um processador gráfico mais robusto e quando não, usa outro mais econômico.

COMO USAR O VÍDEO DEDICADO?

Para configurar, normalmente ao rodar um aplicativo (geralmente os que utilizam gráficos 3D) pela primeira vez, automaticamente é aberta uma caixa de diálogo perguntando se deseja configurar qual processador gráfico utilizar.

Se quiser configurar em outro momento, acesse o Catalyst Control Center assim:

1.1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em Propriedades Gráficas;

1.2. Na coluna à esquerda, escolha Energia > Gráficos Alternáveis. Agora, siga ao passo 1.3 abaixo.

Se quiser uma forma mais rápida de chegar a esta tela, faça o seguinte:
1.2.1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em "configurar o gráfico comutável";

1.3. Escolha o aplicativo dentre uma lista dos recentemente utilizados ou clique procurar para escolher o arquivo executável do programa / jogo que deseja configurar.

1.4. À direita do nome do aplicativo/jogo que deseja configurar na lista, escolha entre Economia de Energia para usar a HD 3000 (mais fraca e econômica) ou Alto Desempenho para usar a HD 6470M.

Se você optou por ter uma placa de vídeo dedicada e for executar uma aplicação em que se faça necessário processamento gráfico mais complexo como em editores de imagens, vídeos ou jogos, sempre que puder (principalmente se estiver conectado à tomada e não estiver economizando energia da bateria) escolha usá-la. Veja porque:
a) A placa de vídeo dedicada é mais adequada às aplicações 3D mais pesadas, otimizando seu trabalho ou melhorando sua experiência em jogos.
b) A HD 6470M tem suporte a DirectX 11 enquanto a HD 3000 só tem suporte à DirectX 10.1, apesar da performance da HD 3000 ser razoável, a compatibilidade com jogos e aplicativos mais novos e principalmente a qualidade gráfica é bem maior na 6470M.

BENCHMARK - TESTE DE DESEMPENHO

Somente para efeito de comparação, efetuei testes de benchmark com o aplicativo 3D Mark 06 e os resultados foram:
Intel HD 3000 - 3.637 pontos
ATI Radeon HD 6470M - 4.668 pontos

Alguns sites de análise de hardware relatam diferença de desempenho de apenas 10%, porém, nota-se na prática que a diferença é realmente muito grande tornando o investimento no processamento de vídeo dedicado realmente interessante se comparado com o vídeo compartilhado.

Observação: Não tente comparar o desempenho do processador de vídeo dedicado do seu notebook com desktops, certamente vai se decepcionar, afinal, enquanto os desktops são fabricados para obter o máximo em desempenho, nos notebooks, as palavras-chaves são "tamanho reduzido" e "consumo energé*** reduzido", tanto que no vídeo dedicado citado utiliza-se memórias DDR3 ao passo que na grande maioria das placas de vídeo off-board de desktops os chips de memória são DDR5.
Processadores gráficos mais potentes (como dos desktops) são sinônimo de maior consumo de energia, maior geração de calor, necessidade de conjuntos resfriadores (coolers) maiores, etc, tornando-os menos interessantes para equipamentos móveis como notebooks.

2 Intern

 • 

815 Mensagens

23 de julho de 2011 21:00

Prezado amigo, tenho um Vostro 3450 com Intel i5, 8Gb de RAM, ATi  Radeon HD 6630M de 1Gb e HD de 500Gb. Eu já descobri que a placa ATi só entra em ação nos jogos e em aplicativos pesados como AutoCAD 2D e 3D chegando a disponibilizar mais de 5Gb para processamento gráfico. Para falar a verdade, não precisei configurar nada e todos os jogos rodaram no máximo. A máquina não esquenta e o desempenho é excelente.

Como sempre aparece a placa Intel HD Graphics como sendo a placa principal, achei muito estranho mas todas as notas e matérias que li sobre o assunto falam do Catclyst  para fazer a configuração de prioridades. Como não veio instalado de fábrica, baixei do site da dell e instalei os drivers e o software.

Acontece que além da performance piorar, a maquina ficou lenta e o desempenho nos jogos também não melhorou nada.

O que vc aconselha?

2 Intern

 • 

815 Mensagens

24 de julho de 2011 09:00

Obrigado por sua atenção. Eu já fiz isso que vc falou. Eu só instalo os drivers que estão no site da Dell!

Mesmo assim, quando instalei os drivers e software (Cataclyst) da ATi, o desempenho ficou pior.

Eu acho que não preciso do Cataclyst. O sistema de gerenciamento de memória que veio configurado de fábrica, funciona muito melhor...

Eu só queria confirmar com vc se eu havia feito alguma coisa errada mas parece que foi a Dell que acertou. Estou muito satisfeito com a minha maquina.

Deixei de comprar um MacBook Pro porque fui mal-atendido na loja e não me arrependo! O meu Vostro não perde em nada!!!

Mais uma vez obrigado e até a próxima... 

58 Mensagens

24 de julho de 2011 09:00

Prezado amigo, tenho um Vostro 3450 com Intel i5, 8Gb de RAM, ATi  Radeon HD 6630M de 1Gb e HD de 500Gb. Eu já descobri que a placa ATi só entra em ação nos jogos e em aplicativos pesados como AutoCAD 2D e 3D chegando a disponibilizar mais de 5Gb para processamento gráfico. Para falar a verdade, não precisei configurar nada e todos os jogos rodaram no máximo. A máquina não esquenta e o desempenho é excelente.

Como sempre aparece a placa Intel HD Graphics como sendo a placa principal, achei muito estranho mas todas as notas e matérias que li sobre o assunto falam do Catclyst  para fazer a configuração de prioridades. Como não veio instalado de fábrica, baixei do site da dell e instalei os drivers e o software.

Acontece que além da performance piorar, a maquina ficou lenta e o desempenho nos jogos também não melhorou nada.

O que vc aconselha?

Saudações amigo!

Bom, o seu equipamento é bem mais potente do que o meu Inspiron, parabéns pela aquisição ;)

Sobre qual driver ou gerenciador usar, na verdade, aconselho a usar sempre o que estiver disponível na página de downloads da Dell, somente o que estiver disponível no site da Dell.

Tentei usar os drivers/catalyst do site da AMD/ATI e não foram compatíveis.

Para baixar os drivers no site da Dell, faça o seguinte:

  1. Acesse o site da Dell normalmente (http://www.dell.com.br);
  2. Clique em Suporte Técnico (acima, à direita);
  3. Escolha o tipo de suporte (no meu caso, usuário doméstico);
  4. Quando for solicitado, forneça o código da sua etiqueta de serviço (service tag), colada abaixo do seu notebook;
  5. Escolha a opção Drivers e Downloads;
  6. Escolha seu sistema operacional e depois na categoria coloque Vídeo e escolha o driver específico para sua placa ATI.

Você vai fazer o download e depois deverá instalar o arquivo que baixou. Somente os drivers fornecidos pela Dell podem garantir 100% de compatibilidade e a melhor performance para o seu equipamento.

58 Mensagens

24 de julho de 2011 10:00

Obrigado por sua atenção. Eu já fiz isso que vc falou. Eu só instalo os drivers que estão no site da Dell!

Mesmo assim, quando instalei os drivers e software (Cataclyst) da ATi, o desempenho ficou pior.

Eu acho que não preciso do Cataclyst. O sistema de gerenciamento de memória que veio configurado de fábrica, funciona muito melhor...

Eu só queria confirmar com vc se eu havia feito alguma coisa errada mas parece que foi a Dell que acertou. Estou muito satisfeito com a minha maquina.

Deixei de comprar um MacBook Pro porque fui mal-atendido na loja e não me arrependo! O meu Vostro não perde em nada!!!

Mais uma vez obrigado e até a próxima... 

Não sou um profundo conhecedor do assunto, mas a função principal do software não é gerenciar a memória, isto quem faz é o próprio sistema (através da BIOS). A função do software é permitir que você configure as opções gráficas e também qual o processador gráfico usar para cada aplicativo.

Sobre os produtos Apple, sinceramente, são realmente de ótima qualidade e há anos atrás isto é que fez o nome da marca. Os produtos realmente eram diferenciados e o público seleto. Hoje em dia, comprar Apple é sinal de pagar mais pela marca e pelo status do que realmente pela performance.

Tente ir nas opções gráficas, tanto da ATI quanto da Intel e configure melhor as opções para desempenho em detrimento da qualidade. Na placa ATI você não vai perceber grandes perdas de qualidade, embora na Intel fique gritante.

2 Intern

 • 

815 Mensagens

24 de julho de 2011 11:00

Acho que não expliquei direito... Com a configuração que veio da fábrica, a placa gráfica que aparece como principal, é a Intel HD Graphics. A ATi não vei com o Catalyst instalado. Sómente os drivers. O gerenciamento da performance de vídeo, só é possível pelo Console da Intel. Mas a performance é excelente.

Quando baixei e instalei os drivers mais recentes da ATi diretamente do site de suporte da Dell, o Catalyst veio junto mas, mesmo com todas as configurações voltadas para o desempenho, o resultado é inferior à configuração original do fabricante.

Para falar a verdade, eu não sei quem gerencia o que mas a configuração original é a melhor!!! Vou deixar exatamente como está...

Obrigado por sua atenção e paciência! Abs,

20 Mensagens

8 de setembro de 2011 22:00

quaquel duvida  entre em contato

irafaell@dell.com

 ou iipoty@gmail.com

58 Mensagens

9 de setembro de 2011 10:00

Bom, pelo menos para mim, por hora, não tenho o que reclamar do meu N5110 quanto ao vídeo e sua performance... pelo preço (R$ 2 mil), tá de bom tamanho o desempenho... tinha coisa beeem melhor da Acer, por exemplo, mas na faixa dos R$ 3 mil... estava fora das minhas possibilidades para compra à vista (detesto parcelamento).

2 Mensagens

30 de janeiro de 2012 04:00

Bom dia pessoal,

Eu também sou um feliz proprietário de um  Dell Inspiron 15R (N5110) com processador gráfico dedicado ATI Radeon HD 6470M, rsss

Sobre esse problema da placa de vídeo, posso dizer que estou desapontado.

A impressão que dá, é que o notebook escolhe como padrão, a placa de vídeo da INTEL. E era isso que eu fui tentar descobrir através de chat com o suporte da Dell. Eu perguntei o seguinte: "Tem como eu definir a placa de vídeo ATI Radeon HD 6470M como padrão?" E a resposta foi: "Não, pois a placa ATI só entra em ação quando a INTEL não dá mais conta do processamento".

Achei ridículo isso. Então quer dizer que se eu colocar um jogo pesado, um software de edição de vídeo/imagem só vou ter o desempenho esperado quando a placa da INTEL não aguentar mais? ....

Costumo jogar Counter-Strike 1.6, e normalmente, fica com 100 FPS. Quando alguem acende a lanterna ou estoura uma bomba, cai para 50 FPS. Isso é ridículo, pois todos sabem que não tem nada demais nos gráficos do CS.

Isso porque entrei no site da AMD ATI, pra baixar o driver mais recente dessa placa de vídeo, mas simplesmente não é compatível. Tive que voltar ao site da Dell e baixar o que tinha disponível lá.

Foi então que li esse post e vi essa parada do ALTO DESEMPENHO e ECONOMIA e ajustei os ".exe" que eu quero que execute como Alto desempenho. Ainda não testei. Assim que testar, posto neste post.


Alguém já passou por isso?

58 Mensagens

30 de janeiro de 2012 05:00

Olá amigo, tudo bom? Antes de mais nada, Deus o abençoe com muita paciência quando for entrar em contato com o suporte da Dell, de longe é dos piores já visto na área de informática no Brasil.

Vamos por partes em relação às suas dúvidas...

Eu também sou um feliz proprietário de um  Dell Inspiron 15R (N5110) com processador gráfico dedicado ATI Radeon HD 6470M, rsss

Sobre esse problema da placa de vídeo, posso dizer que estou desapontado.

A impressão que dá, é que o notebook escolhe como padrão, a placa de vídeo da INTEL. E era isso que eu fui tentar descobrir através de chat com o suporte da Dell. Eu perguntei o seguinte: "Tem como eu definir a placa de vídeo ATI Radeon HD 6470M como padrão?" E a resposta foi: "Não, pois a placa ATI só entra em ação quando a INTEL não dá mais conta do processamento".

Seguinte, espero que realmente esteja feliz e não seja ironia... Eu adorei o Dell no que diz respeito à qualidade do acabamento, realmente era bom. Também gostei dos softwares complementares da Dell com muitas opções (adorei a possibilidade de configurar para não carregar a bateria, me deixando usá-lo na tomada sem culpa).

Sobre o notebook escolher por padrão a placa de vídeo Onboard da Intel, é isso mesmo, infelizmente terá problemas de compatibilidade com vários softwares (jogos) porque mesmo você tendo a ATI que é melhorzinha, eles sempre vão detectar apenas a Intel, apesar de usar a ATI. Isso vai ser muito ruim principalmente em softwares que requeiram DirectX 11, visto que a Intel só dá suporte à DirectX 10 ao passo que a ATI dá suporte a versão mais nova, esta não será detectada pelo jogo.

Quanto à resposta do suporte sobre "Não, pois a placa ATI só entra em ação quando a INTEL não dá mais conta do processamento" isto não procede, é mais um claro exemplo da incompetência do suporte técnico Dell (vá se acostumando, é daí pra pior, parecem não ter o ensino fundamental completo às vezes).

A placa de vídeo a ser usada pode sim ser definida e utilizada SEMPRE pelo aplicativo, selecionando o EXE do software ou jogo no painel da ATI. O único problema, é o que citei acima... apesar dela ser realmente utilizada (percebe-se pela qualidade dos gráficos, com diferença gritante), infelizmente TODOS os softwares e jogos vão detectar a Intel, mesmo usando a ATI. Prepare-se para encontrar muitos problemas quanto à compatibilidade... infelizmente.

Quando os EXE dos jogos e aplicativos que deseja executar com a ATI não estiverem selecionados, você ainda pode configurar no perfil de energia a possibilidade de SEMPRE usar a ATI quando o notebook estiver na tomada e usar a Intel apenas quando estiver na bateria, para poupá-la.

Dica: Para aumentar a vida útil da bateria, use apenas a Intel quando não estiver na tomada. Rodar aplicativos pesados e/ou recursos de hardware que consomem muita energia (vídeo dedicado ou gravador de CD/DVD) abastecido apenas pela bateria força sua descarga rápida, aquecimento e diminuição da sua vida útil.

Achei ridículo isso. Então quer dizer que se eu colocar um jogo pesado, um software de edição de vídeo/imagem só vou ter o desempenho esperado quando a placa da INTEL não aguentar mais? ....

Costumo jogar Counter-Strike 1.6, e normalmente, fica com 100 FPS. Quando alguem acende a lanterna ou estoura uma bomba, cai para 50 FPS. Isso é ridículo, pois todos sabem que não tem nada demais nos gráficos do CS.

Isso porque entrei no site da AMD ATI, pra baixar o driver mais recente dessa placa de vídeo, mas simplesmente não é compatível. Tive que voltar ao site da Dell e baixar o que tinha disponível lá.

Foi então que li esse post e vi essa parada do ALTO DESEMPENHO e ECONOMIA e ajustei os ".exe" que eu quero que execute como Alto desempenho. Ainda não testei. Assim que testar, posto neste post.


Alguém já passou por isso?

Sobre Counter-Strike 1.6, vai rodar com os pés nas costas com a ATI, porém, não espere muitos FPS pois a ATI HD6470M não é uma ótima placa... é apenas razoável e supera a Onboard apenas em qualidade de imagem, pois em performance quase empatam. Não que isso seja um demérito da ATI, é que a HD3000 da Intel é muito boa apesar de ser Onboard, devido à sua presença junto ao processador e não num chip à parte.

Não pense que vai rodar jogos atuais com esse equipamento, realmente a placa ATI 6470M é muito fraca, mas muito mesmo... desculpe, mas é a verdade.

Sobre os drivers, baixe sempre direto do site da Dell, geralmente são atualizados constantemente e são estáveis e otimizados (pelo menos isso eles fazem de bom).

Ah, mantenha sempre o notebook com os drivers mais atuais e também atualize sempre a sua BIOS para a última versão. O Dell Inspiron 15R (N5110) saiu de fábrica (todos) com inúmeros defeitos que ocasionam no mau funcionamento do equipamento, seja problema no hardware ou na BIOS que não foi projetada de forma eficiente para trabalhar com o hardware em questão. Quando "graças ao bom Deus" consegui devolver meu Dell e pegar o dinheiro de volta, a BIOS já estava na 9º versão e ainda não tinham conseguido resolver todos os problemas apresentados pela "linha N5110". Hoje, estou muito feliz, pois com o dinheiro que havia pago no Dell, comprei um LG A520-5500 com i7 2630QM (4 núcleos) + 6Gb DDR3 DualChannel + NVidia Geforce GT540M com 2Gb + Tela de Alta Definição HD (1600x900).

58 Mensagens

30 de janeiro de 2012 06:00

Fala UMA! Que maquinão esse seu LG! Tem teclado iluminado?

Com relação a esse tópico, eu me lembro que no ano passado, a DELL disponibilizou pra serie Vostro (primeiro para o 3550 e depois para o 3450) uma nova versão da BIOS que permitia selecionar a placa através do Catalyst (tá certo ?) aquele software da AMD. Será que não tem para o Inspiron?

Eu atualizei a BIOS do meu Vostro 3450 e fiz o teste mais uma vez utilizando somente a Radeon 6630M com 1GB mas, continuo achando que sem o Catalyst ou seja: usando as duas placas alternadamente por seleção de software (?) ou conforme a necessidade, o desempenho é muito melhor. Óbviamente que estou falando da minha experiência com os jogos da série Need for Speed (Underground 2, Carbon, Most Wanted, Undercover).

Não sei se vcs chegaram a ler este tópico: http://www.ideastorm.com/ideaView?id=087700000008XjiAAE&p=10 lá tem muita coisa sobre o assunto!

A única coisa que eu acho que realmente ajudou a melhorar o desempenho, foi aumentar a memória RAM de 4GB para 8GB. Isso sim fez diferença!

Boa sorte a todos!

Realmente, este LG têm me deixado muito feliz. Sobre sua pergunta, não, não tem teclado iluminado... mas para mim não faz falta e ainda acho que isso poupa energia.

Sobre a BIOS que possibilita a opção de placa de vídeo no Setup, até a versão A09 (quando devolvi o meu) ainda não existia essa opção, e assim como na grande maioria dos notebooks, as opções no Setup eram bem escassas e os recursos disponíveis do hardware eram capados em relação à mesma configuração em Desktop.

Um ponto que dá uma boa diferença é mudar de Single para Dual Channel. Os primeiros N5110 (como o que tive) usavam 1 pente de 4Gb (single) ao invés de 2 pentes de 2Gb (dual channel) e isto faz muita diferença.

2 Intern

 • 

815 Mensagens

30 de janeiro de 2012 06:00

Fala UMA! Que maquinão esse seu LG! Tem teclado iluminado?

Com relação a esse tópico, eu me lembro que no ano passado, a DELL disponibilizou pra serie Vostro (primeiro para o 3550 e depois para o 3450) uma nova versão da BIOS que permitia selecionar a placa através do Catalyst (tá certo ?) aquele software da AMD. Será que não tem para o Inspiron?

Eu atualizei a BIOS do meu Vostro 3450 e fiz o teste mais uma vez utilizando somente a Radeon 6630M com 1GB mas, continuo achando que sem o Catalyst ou seja: usando as duas placas alternadamente por seleção de software (?) ou conforme a necessidade, o desempenho é muito melhor. Óbviamente que estou falando da minha experiência com os jogos da série Need for Speed (Underground 2, Carbon, Most Wanted, Undercover).

Não sei se vcs chegaram a ler este tópico: http://www.ideastorm.com/ideaView?id=087700000008XjiAAE&p=10 lá tem muita coisa sobre o assunto!

A única coisa que eu acho que realmente ajudou a melhorar o desempenho, foi aumentar a memória RAM de 4GB para 8GB. Isso sim fez diferença!

Boa sorte a todos!

 

2 Mensagens

30 de janeiro de 2012 07:00

Realmente é uma pena. 

Aqui na empresa, trabalho como Analista de Suporte e as máquinas são todas Dell Optiplex 760 (desktops). No Setup delas, tem a opção de selecionar a placa de vídeo...Quando descobri isso, fui correndo para o note para ver se nao tinha "comido bronha" e não tinha visto essa opção. Realmente, não tem.
Vou dar uma olhada nas atualizações de BIOS, mas no meu caso, ainda não fiz nenhuma atualização deste tipo no meu note.

 Poxa, tenho um azar com essas paradas... comprei um Motorola com Android 2.2 e logo depois que comprei, descobri que a propria motorola não iria fazer versões dos proximos Android's  para este modelo que eu tenho...

Fiquei triste agora... hahahaha nem meu CS vou jogar direito então... rss

2 Intern

 • 

815 Mensagens

30 de janeiro de 2012 07:00

Só um detalhe: a atualização da BIOS não possibilita a opção de placa de vídeo no Setup. A seleção é feita através do Catalyst aquele software da AMD.

Com relação à memoria, o meu Vostro veio com um pente de 4GB e eu coloquei 2 Kingston de 4GB para usar o dual channel. Deve ser porisso que melhorou tanto o desempenho...

Abs,

58 Mensagens

30 de janeiro de 2012 08:00

Counter Strike 1.6 roda perfeito no seu notebook... só vai ter problemas se usar o Counter Strike: Source e versões que vieram a seguir... aí o FPS não vai ficar tão bom...

2 Mensagens

20 de fevereiro de 2012 21:00

Boa Noite 

Pessoal estou com o seguinte problema. tenho um vostro 3500 i7 8GB 750GB HD e placa Radeon.

Instalei o CS1.6 e quando inicializo o jogo ele fica em 50fps quando eu crio ow entro no jogo ele cai para 10fps.

Drivers atualizados, cs configurado para alto desempenho e foi testado tb para ver se rodava legal na intel 3000, mais os fps ficam cravados no 10 impossível de jogar.

Se alguém souber alguma configuração help me. ops tb já desativei vários serviços no catalyst para ver se pudesse ser vertical sync e etc mais infelizmente não sobe o fps.

Meu sistema operacional é windows seven 64x

Obrigado

Nenhum evento encontrado!

Top