Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

33303

22 de julho de 2011 16:00

Dell Inspiron 15R (N5110) com ATI Radeon HD 6470M

INTRODUÇÃO

Você é um feliz proprietário de um Dell Inspiron 15R (N5110) com processador gráfico dedicado ATI Radeon HD 6470M? Então estas dicas são para você!

A Intel HD 3000 (compartilhada / onboard) é o processador de vídeo responsável quando você configura do utilitário de gráfico comutável (Catalyst Control Center) para Economia de Energia. Une qualidade razoável com economia de energia.

A ATI Radeon HD 6470M só é utilizada pelos programas que você configurar no Catalyst Control Center para Alto Desempenho. Esta, une alta performance consumindo um pouco mais de energia do que o outro citado acima.

Em notebooks, onde o gerenciamento de energia visando aumentar a autonomia da bateria é algo fundamental, saber usar os recursos conforme as necessidades é algo extremamente importante.

O processador do seu notebook trabalha com velocidades diferentes regulando o consumo energé*** conforme a aplicação a ser executada exige níveis de recursos diferentes. Com o processador gráfico é a mesma coisa, quando você requer mais desempenho, usa um processador gráfico mais robusto e quando não, usa outro mais econômico.

COMO USAR O VÍDEO DEDICADO?

Para configurar, normalmente ao rodar um aplicativo (geralmente os que utilizam gráficos 3D) pela primeira vez, automaticamente é aberta uma caixa de diálogo perguntando se deseja configurar qual processador gráfico utilizar.

Se quiser configurar em outro momento, acesse o Catalyst Control Center assim:

1.1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em Propriedades Gráficas;

1.2. Na coluna à esquerda, escolha Energia > Gráficos Alternáveis. Agora, siga ao passo 1.3 abaixo.

Se quiser uma forma mais rápida de chegar a esta tela, faça o seguinte:
1.2.1. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e clique em "configurar o gráfico comutável";

1.3. Escolha o aplicativo dentre uma lista dos recentemente utilizados ou clique procurar para escolher o arquivo executável do programa / jogo que deseja configurar.

1.4. À direita do nome do aplicativo/jogo que deseja configurar na lista, escolha entre Economia de Energia para usar a HD 3000 (mais fraca e econômica) ou Alto Desempenho para usar a HD 6470M.

Se você optou por ter uma placa de vídeo dedicada e for executar uma aplicação em que se faça necessário processamento gráfico mais complexo como em editores de imagens, vídeos ou jogos, sempre que puder (principalmente se estiver conectado à tomada e não estiver economizando energia da bateria) escolha usá-la. Veja porque:
a) A placa de vídeo dedicada é mais adequada às aplicações 3D mais pesadas, otimizando seu trabalho ou melhorando sua experiência em jogos.
b) A HD 6470M tem suporte a DirectX 11 enquanto a HD 3000 só tem suporte à DirectX 10.1, apesar da performance da HD 3000 ser razoável, a compatibilidade com jogos e aplicativos mais novos e principalmente a qualidade gráfica é bem maior na 6470M.

BENCHMARK - TESTE DE DESEMPENHO

Somente para efeito de comparação, efetuei testes de benchmark com o aplicativo 3D Mark 06 e os resultados foram:
Intel HD 3000 - 3.637 pontos
ATI Radeon HD 6470M - 4.668 pontos

Alguns sites de análise de hardware relatam diferença de desempenho de apenas 10%, porém, nota-se na prática que a diferença é realmente muito grande tornando o investimento no processamento de vídeo dedicado realmente interessante se comparado com o vídeo compartilhado.

Observação: Não tente comparar o desempenho do processador de vídeo dedicado do seu notebook com desktops, certamente vai se decepcionar, afinal, enquanto os desktops são fabricados para obter o máximo em desempenho, nos notebooks, as palavras-chaves são "tamanho reduzido" e "consumo energé*** reduzido", tanto que no vídeo dedicado citado utiliza-se memórias DDR3 ao passo que na grande maioria das placas de vídeo off-board de desktops os chips de memória são DDR5.
Processadores gráficos mais potentes (como dos desktops) são sinônimo de maior consumo de energia, maior geração de calor, necessidade de conjuntos resfriadores (coolers) maiores, etc, tornando-os menos interessantes para equipamentos móveis como notebooks.

7 Mensagens

23 de fevereiro de 2012 07:00

Pessoal, voces sabem se o PES 2012 roda tranquilo no inspiron 14R com essa placa de um gb dedicada de 1 gb amd radeon 6470M de 64 bits? O meu inspiron tem 4 gb de ram. No meu HP pavilion, eu tenho 3 de ram e a placa é uma ati radeon de 1 gb dedicada tbm e eu rodo legalzinho até. O que voces me dizem?

7 Mensagens

23 de fevereiro de 2012 13:00

Puxa... O meu tb é um Inspiron 14R I5 com 4GB de RAM e Radeon de 1GB. Achei que tinha feito uma ótima compra, mas logo descobri os problemas ocasionados por essa jogada de placas integrada/dedicada. Não consigo instalar Linux aproveitando a Radeon de jeito nenhum! Acho que me resta devolver o notebook, já que minha intenção era ter um notebook com linux pra trabalhar/desenvolver PHP, e usar programas 3D como Blender. Ser obrigado a ficar com Windows é venda casada, prática condenada pelo código de defesa do consumidor.

7 Mensagens

23 de fevereiro de 2012 18:00

Pois é cara, mas o meu da hp tbm eu tentei instalar o linux e não rodou legal...Será que tem como devolver?Tambem queria instalar linux no meu...tenta devolver cara, qualquer coisa posta aqui que eu devolvo tbm...ficar com windows não é legal.

1 Mensagem

24 de fevereiro de 2012 06:00

Eu simplesmente vibrei com a opção da devolução. Isso realmente pode acontecer? O problemas que estou tendo são:

1. Tenho que usar o windows para usar placa de video (junto a isso estão todos os problemas relatados aqui, em outras postagens)

2. No windows, parece que ainda estou em um celeron. ele trava do nada. e quando eu vou ver os quatro nucleos estão sobrecarregados. sabe-se lah com o que.

3. No Ubuntu a energia não dura nem 2h.

4. No Ubuntu a placa de video não funciona.

Quais são os passos para se devolver esse treco?

7 Mensagens

24 de fevereiro de 2012 20:00

Acho que não tem como...

Pelo código de defesa do consumidor, vc tem 7 dias pra desistir da compra, mas se ultrapassar esse prazo, acho que só com defeito irremediável. Vou tentar entrar em contato com o FastShop onde fiz a compra, mas sem muita esperança. Fiquei extremamente decepcionado com a Dell.

7 Mensagens

25 de fevereiro de 2012 10:00

Ta, mas o notebook trava do nada mesmo? Cara, só to escutando reclação desse notebook, como que pode acontecer isso?Não vejo ninguem dizer que adorou a compra sem ter um probleminha que seja. Eu comprei ele dia 14 de fevereiro...vou tentar instalar um jogo aqui nele, mas senao der certo, ou ele ficar lento, eu vou devolver sim, só queria que alguem tentasse devolver ele para eu saber como é, pois parece que tem 7 dias uteis para fazer isso. Aí como funciona, a gente entra em contato com a dell e diz que quer devolver ou temos que ir direto nos orgãos de defesa ao consumidor, como o PROCOM? Me ajudem gente, pois se for realmente como se desreve aqui esse notebook foi um erro de produção da dell. Isso que eu só vou utilizar ele pra fazer trabalhos, planilhas no excel, jogar um PES 2012 na configuração media, e internet...será que se eu realizar somente estas atividades ele vai ser tão impotente?

4 Mensagens

26 de maio de 2012 17:00

não consigo atualizar minha placa , da erro , baxei no site oficial da amd e n foi , intao fui no da dell , e a versão é mto antiga (8.6 alguma coisa) e no da amd ta 12.4 , ajuda por favor

1 Mensagem

16 de junho de 2012 14:00

ola meu amigo...fiz passo a passo o que voce descreveu ae em cima...meu pc eh um dell inspirion 4110 com amd 6470 1 gb, com certeza, ao baixar os drivers no site da dell, e fazer o que foi descrito, melhorou 100% meus jogos, estva com problemas de lag no crysys 2 agora to jogando no full...abração...muito bom o seu post...

7 Mensagens

21 de junho de 2013 14:00

Olá,

Sabe me informar como instalar o driver ATI para o Ubuntu 12.04. Au fazer a instalação consigo alterar todas as configurações na administração da placa, até mesmo mudar de uma placa para outra, mas a tela fica falhando, piscando.

1 Mensagem

16 de julho de 2013 15:00

Opa, e ai tudo bom? Acabei de ler o post, achei muito bom e concordo que a dell deixa a desejar... Bom queria aproveitar para perguntar se vc sabe como corrigir um erro (acho que é erro) do meu note. Ele é este que vc comenta no post dell15R e toda vez que eu tento abrir um programa que usa grafico 3D ele nao abre, dizendo '' loadlibrary error 126". Programas como CAD por exemplo.

no aguardo ae, valeu!

29 Mensagens

29 de julho de 2013 13:00

Opa, e ai tudo bom? Acabei de ler o post, achei muito bom e concordo que a dell deixa a desejar... Bom queria aproveitar para perguntar se vc sabe como corrigir um erro (acho que é erro) do meu note. Ele é este que vc comenta no post dell15R e toda vez que eu tento abrir um programa que usa grafico 3D ele nao abre, dizendo '' loadlibrary error 126". Programas como CAD por exemplo.

no aguardo ae, valeu!

O meu é um 14R 3260 com o mesmo video que o seu, 6470M. Com 11 meses de uso começou a dar esse problema (Nenhum jogo, video ou programa abria quando se usava a Radeon). Tentei junto ao suporte uma solução (baixamos drivers, reinstalamos o visual C++, entre outros), mas sem sucesso. Logo quando reinstalava o driver, a Radeon voltava a funcionar por um tempo, mas logo dava problema.

Fiz um teste instalando o Windows 8 PRO 64 bits (baixei os drivers para win8 64 bits no site da DELL, os drivers estão melhores, estou usando a quase 1 mÊs e até agora não deu problema algum (Estou usando em modo de desempenho maximo, escolha manual). Só estranhei o driver de video e até mesmo o próprio Windows ter lido a Radeon como  7450M ao invés de 6470M.

3 Mensagens

28 de fevereiro de 2014 19:00

meu n5110 veio sem placa  ATI Radeon HD 6470M sabe se tem como eu comprar ela e colocar ou ela é integrada na placa mãe?

eu tava precisando da um up nos graficos pq até o starcraft 2 fica ruim com esse intel graphics 3000

2 Intern

 • 

815 Mensagens

28 de fevereiro de 2014 20:00

Coloca mais memória! Se possível 8GB e, quando puder, um SSD. Tenho um Core i5 com essa mesma placa que roda qualquer jogo. Alguns no máximo! E ainda tem a vantagem de esquentar menos. Não me pergunte porquê!

3 Mensagens

2 de março de 2014 10:00

ta mas o teu tem a placa de video radeon neh?

o meu nao tem aumenta a ram é uma boa to soh com 4 mas essa placa de video onbord da intel nao rola qualquer jogo nao pode

2 Intern

 • 

815 Mensagens

2 de março de 2014 13:00

Lucas, a minha maquina SÓ tem uma placa Intel Graphics 3000 e, com 8GB de RAM e o SSD, te garanto que roda qualquer jogo. A diferença pode ser o processador. O meu é um Core i5 2520M 2,5GHz e, com essa configuração, dá boot em menos de 20 segundos!

Nenhum evento encontrado!

Top