Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

14142

21 de março de 2019 13:00

Dual Boot em Dell G3 3579

Boa tarde à todos.

Estou tendo certa dificuldade para realizar um Dual Boot em meu Dell G3 3579. Foi efetuado a instalação do Windows 10 Pro e no momento estou tentando instalar Ubuntu 18.04 LTS. O procedimento para instalar o sistema Linux foi efetuado corretamente, porém, após reiniciar, deveria subir o GRUB padrão do Linux para seleção de sistema, o que não está ocorrendo.

Já realizei diversos procedimentos e reinstalação, sem sucesso. Abaixo segue as referências que usei para tentar realizar o Dual Boot.


E até o momento não obtive êxito. Alguém poderia me auxiliar neste caso?

Continuarei a procurar pela internet e caso consiga realizar, deixarei a resolução neste mesmo tópico.
Desde já agradeço.

Att,

Mikael.

20 Mensagens

29 de março de 2019 15:00

Prezados, boa noite.

Após persistir por mais de duas semanas, finalmente pude realizar o DUAL BOOT em meu notebook G3!
Deixarei o passo a passo para efetuar, caso alguém futuramente precise. :)

Algumas observações abaixo:

  1. Não será preciso mudar as configurações da BIOS, a instalação poderá ser feita no modo UEFI.
  2. Exige-se um pouco de nível técnico para gerenciar partições no Linux (não é como o Gerenciador de Disco do Windows). Caso não se sinta seguro, não siga este passo a passo, pois não me responsabilizo por quaisquer danos ocorridos durante o processo. Tenha em mente que é por conta e risco.

Entenda o caso abaxio (Caso não queira, salte para o passo a passo, mas recomendaria visualizar para entender a situação e porque foi necessário tal procedimento).

Spoiler
Para contextualizar a situação, não conseguia realizar o DUAL BOOT pois instalava o Linux em modo Legacy, e o Windows estava instalado em modo UEFI. Logo, o sistema não bootava por conta da diferença do tipo de BIOS. Sabemos que é possível instalar o Linux no modo UEFI, porém, o modo UEFI não permite bootar o pendrive onde estará alocado nosso sistema Linux, somente o Legacy. Aí temos um "paradoxo": Não conseguia bootar pendrive pois estava no modo UEFI. Se eu alterasse para Legacy, bootava e instalava, mas o sistema não subia (Tanto Linux quanto Windows).
Para contextualizar a situação, não conseguia realizar o DUAL BOOT pois instalava o Linux em modo Legacy, e o Windows estava instalado em modo UEFI. Logo, o sistema não bootava por conta da diferença do tipo de BIOS. Sabemos que é possível instalar o Linux no modo UEFI, porém, o modo UEFI não permite bootar o pendrive onde estará alocado nosso sistema Linux, somente o Legacy. Aí temos um "paradoxo": Não conseguia bootar pendrive pois estava no modo UEFI. Se eu alterasse para Legacy, bootava e instalava, mas o sistema não subia (Tanto Linux quanto Windows).

Com o pendrive e a imagem ISO do Linux, faça um pendrive bootável usando o programa Rufus (recomendável), pois o mesmo permite criar nas configurações devidas para que o pendrive seja bootável no modo de BIOS UEFI.

  1. Execute o programa;
  2. Em Dispositivo, selecione o pendrive que será usado na instalação do Linux;
  3. Em Seleção de Boot, selecione Disco ou imagem ISO;
  4. Ao lado, tem o botão de Selecionar. Clique sobre ele e selecione a imagem ISO do Linux a ser instalado;
  5. Em Esquema de partição, selecione a opção GPT;
    Esse esquema de partição é usado por sistemas Linux. No caso do Windows, o esquema usado é o MBR. É possível que seu pendrive deixará de ser reconhecido pelo Windows em suas versões anteriores ao 10. Esteja ciente disto.
    Ao selecionar essa opção, automaticamente será selecionado em Sistema de destino, a opção UEFI (não CSM).
  6. Clique em INICIAR e aguarde a finalização do processo;

Feito isso, desligue o Windows através do CMD, usando o seguinte comando:

shutdown -s -f -t 0

Pode ocorre de o Windows entrar no modo de hibernação em vez de desligar por completo. Isso pode afetar no processo de criação de partição pelo Linux.

 

Ligue novamente o computador e pressiona a tecla F12 (opção de boot menu) quando subir a tela com a logo da Dell. No menu de boot, selecione seu pendrive e em seguida, selecione a opção, algo como Try [...] without installing ou [...] in Live-CD.

Já no sistema Linux, na área de trabalho consta a opção de Install. Clique duas vezes sobre está opção e dê seguimento na instalação.

É claro que pode ser executado diretamente a instalação durante o menu de boot. Eu recomendo que faça esse caminho acima, pois havendo dúvidas, pode acessar e usar a internet pelo Live-CD ou caso queira particionar via Gparted.

  1. Execute o instalador;
  2. Avance as etapas até chegar na opção de Tipo de Instalação;
    Nesse tela, irá constar diversas opções, podendo variar a primeira caso já tenha o Windows instalado.
    A primeira opção poderá ser algo como [...] instalar ao lado do Windows Boot Manager. Em tese essa opção faria todo processo de particionamento automático, porém isso não ocorreu comigo, tendo que particionar manualmente, como veremos a seguir.
  3. Selecione a opção Opções Avançadas;
  4. Na tela seguinte, procure pela partição onde está instalado o Windows, que identificaremos pelo tipo de formato de arquivo NFTS;
  5. Clique no botão (-) para diminuir o volume da partição do Windows e crie quatro das seguintes partições:
    1. /(**bleep**) :: para instalação do sistema:
      Tamanho: pelo menos 20 GB
      Tipo: Lógica
      Tipo de sistema de arquivos: ext4
      Ponto de montagem: /
    2. /boot :: para instalação do boot do sistema:
      Tamanho: 250 a 300 MB
      Tipo: Primária
      Tipo de sistema de arquivos: ext2
      Ponto de montagem: /boot
    3. SWAP :: partição dedicada à memória virtual.
      Tamanho: metade do tamanho da RAM do PC
      Tipo: Lógica
      Tipo de sistema de arquivos: Swap Area
    4. /home :: para armazenar os arquivos pessoais:
      Tamanho: Fica a seu critério
      Tipo: Lógica
      Tipo de sistema de arquivos: ext4
      Ponto de montagem: /home
  6. Abaixo, na opção Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização (onde o GRUB, interface de seleção de sistema operacional), selecione onde está a partição /boot.
  7. Confirme e aguarde a instalação concluir;
  8. Após finalizar, será exibida mensagem perguntando se deseja continuar testando. No meu caso, ao selecionar Reiniciar, o sistema travava, tendo que forçar o desligamento pelo botão. Então recomendo que clique sobre a opção Continuar testando e desligue nas opções do Linux;

Inicie novamente o computador e deverá apresentar o GRUB de seleção de sistema, listando a distro Linux e o sistema Windows. Divirta-se!

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

22 de março de 2019 22:00

Os Linux atuais aceitam instalar no modo uefi mas pode-se tentar no modo legacy tb. Experimente desativar o secure boot. Ao instalar escolha "instalar em paralelo" e deixe ele criar as partições sozinho, não personalize pois pode dar errado o dual boot qualquer mexida que da ja da errado. Caso os sistemas estejam instalados e não dando certo o boot veja no vivaolinux como restaurar o boot há uma serie de procedimentos mas que são mamão com açúcar pra eles como o windows é pra nós

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

29 de março de 2019 18:00

Excelente tutorial, se não for pedir muito seria interessante um vídeo com o mesmo conteúdo no youtube

20 Mensagens

1 de abril de 2019 12:00

Boa ideia! Verei a possibilidade e caso dê, deixarei disponível aqui na comunidade.

2 Mensagens

12 de maio de 2019 18:00

@mikael,
Muito obrigado por compartilhar a sua experiência. Me ajudou bastante.

Tive o mesmo problema para instalar o Ubuntu com Dual Boot em um Dell Inspiron 3567.
No meu caso foi preciso alguns ajustes:

1. Na BIOS, desativar o Secure Boot e habilitar o Legacy (ou seja, o boot continua em modo UEFI, mas o Legacy deve ser habilitado.

2. Para fazer o Pendrive bootável, pra não funcionou com GPT, mas funcionou com MBR.

3. Para bootar com o Pendrive, tem duas opções: Pressionando F12 ao ligar a máquina e selecionando o drive USB, ou acessando a BIOS (com o Pendrive espetado) e alterando a sequência de boot para o "UEFI flash-drive" (Pendrive) primeiro.

4. Na instalação do Ubuntu, no momento de criar as partições, eu fiz assim (para 512GB de HD):

  • 8GB para swap
  • 2GB para /boot
  • 128GB para /
  • O restante para /home (ficou uns 411GB)

1 Mensagem

1 de junho de 2019 13:00

Olá, bom dia! Olá no meu caso faço da mesma forma, porém o linux fica travando depois. No meu caso estou fazendo instalação em ssd.

7 de junho de 2019 07:00

alguem pode me ajudar, pq o meu nao aparece o pendrive para escolher na tela de boot

 

2 Mensagens

7 de junho de 2019 18:00

Normalmente, se você precionar F12 na inicialização, deverá aparecer o pendrive em qualquer situação (desde que seja um dispositivo bootável).

Uma coisa que você pode tentar fazer é:

  1. Desabilitar o Secure Boot na BIOS
  2. Gerar o USB bootável de outra forma (MBR/UEFI ou GPT)

2 Mensagens

25 de janeiro de 2020 18:00

Preciso de auxílio.

Após a conclusão da instalação e reinicialização, o windows 10 carregou. Não carregou o grub.

Verifique que o Ubuntu foi instalado, contudo, o grub não funciona e o windows 10 carrega direto.

 

Ps.: Muito bom o post com as informações de como criar o dual boot através do pendrive!

 

1 Mensagem

7 de março de 2020 16:00

Obrigado.

Funcionou comigo quando fiz (Em Esquema de partição, selecione a opção GPT;)

1 Mensagem

12 de agosto de 2020 12:00

@Matiasjohn você conseguiu resolver esse problema?

 

Eu estou na mesma situação, o grub não aparece e só inicializa o windows direto...

Nenhum evento encontrado!

Top