Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

3989

1 de maio de 2013 12:00

Dual-Boot no Inspiron 15R SE (7520)

Boa tarde,

Adquiri, recentemente, um Inspiron 15R SE (7520) e pretendo instalar o Ubuntu ao lado do Windows 8 que veio por default.
Além do HD de 1 TB, ele também vem com um SSD de 32 GB. Sendo assim, gostaria de instalar o sistema (Ubuntu) no SSD e continuar usando a Intel® Smart Response Technology (ISRT) e a Intel® Rapid Start Technology (IRST).

Pretendo particionar o SSD dessa maneira:

  • Partição 1: 15 GB para a raiz do Ubuntu (/), sem o /home (este ficará no HD de 1 TB);
  • Partição 2: 5 GB para swap;
  • Partição 3: 12 GB para essas tecnologias da Intel (ISRT e IRST).

Minhas dúvidas são:

  1. É possível fazer isso? Instalar o Ubuntu no SSD ao lado do Windows e continuar usando a ISRT e a IRST?
    1. Em caso de uma resposta positiva, seria possível a swap e essas tecnologias da Intel compartilharem uma mesma partição (de 17 GB)?
  2. Como devo proceder para fazer isso?

Obrigado,
Wanderson Barcelos

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

3 de maio de 2013 16:00

Quanto à instalar o Ubunto no SSD, é sim possível, porém você não conseguirá manter a alternativa do Intel Rapid em simultâneo, e caso instale e depois queira ativar novamente no Windows... precisará efetuar todo o processo de particionamento, setar partição de hibernação... enfim... um procedimento um pouco complexo.

Quanto à outra opção de deixar em DualBoot com o Intel Rapid ativado, desconheço ser possível também, visto que o Ubunto precisará instalar o Grub na MBR do HD para que seja possível o BOOT.

Talvez com alguma configuração via Grub4DOS, isso seja possível.

Você consegiurá mais informações sobre a possibilidade disso aqui: http://ubuntuforum-br.org/

Desculpe não poder lhe ajudar muito, mas realmente, configuração do Grub e boot do Ubuntu foge um pouco do meu conhecimento do dia-a-dia, e seria preciso uma boa pesquisa para lhe responder... e não estou dispondo de muito tempo para pesquisas no momento.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

1 de maio de 2013 13:00

Wands,

O que você quer fazer não é possível. Pelo menos não tenho conhecimento de que isto seja possível.

A tecnologia Rapid Storage utiliza 18.6GB do seu HD SSD para fazer a partição de swap por padrão, enquanto a Rapid Start, necessita da mesma quantidade de RAM disponível, no caso, acredito que 4GB ou 8GB.

Como é feito um RAID do HD, a tecnologia não pode ser compartilhada com outro sistema operacional.... é como se você quisesse instalar o Windows e o Ubuntu na mesma partição entende?

Se você deseja instalar o Ubuntu, pode instalá-lo, porém deve remover o Windows do seu sistema.

2 Mensagens

1 de maio de 2013 16:00

Entendi sim, obrigado pela resposta.

Mas é possível instalar o Ubuntu no HD de 1 TB sem alterar a minha instalação do Windows, e continuar usando as tecnologias Rapid Storage e Rapid Start?

Além disso, é possível desabilitar essas tecnologias e instalar o Ubuntu no SSD sem alterar a minha instalação do Windows?

Fiz essas perguntas pois, caso ambas sejam possíveis, ainda estou decidindo se deixo o Ubuntu no SSD ou uso essas tecnologias da Intel no Windows.

Nenhum evento encontrado!

Top