Iniciar uma nova conversa

Solved!

Ir para Solução

8897

14 de setembro de 2019 05:00

G3 3590: temperatura CPU muito alta, causando Throttling

Ola pessoal, tudo bem? Comprei um G3 3590 m10, coloquei 16GB Ram e um SSD da Corsair de 240 GB. Até ai tudo correu bem. Acontece que depois disso, instalei o PUBG e comecei a jogar e quase que imediatamente a temperatura da CPU chega aos 100º C causando throttling. Ja olhei todos os foruns, fiz undervoltage, comprei uma base ventilada da C3 Tech, mas mesmo assim continua superaquecendo. O que eu posso fazer? Nao consigo deixar o CPU operando abaixo de 90ºC. Por favor, me ajudem

2 Mensagens

31 de maio de 2020 22:00

Eu não estava conseguindo fazer o undervolt com o ThrottleStop, pois não estava sendo permitido. Eu entrei na BIOS e restaurei de fábrica, após a restauração de fábrica da BIOS, puder fazer as devidas alterações de voltagem e clock.

Para quem está com o mesmo problema, achei a solução nesse link, https://adrenaline.com.br/forum/threads/throttlestop-undervolt-o-que-e-para-que-serve-e-tutorial-completo-de-como-usar-este-programa.661487/page-3

6 Professor

 • 

6.3K Mensagens

14 de setembro de 2019 07:00

Verifica se uma fonte de 180 ou 240w resolve. Senão a placa ou processador pode estar com defeito

Quando renderiza, joga jogo pesado ou coloca efeitos em fotos, vídeos a temperatura sobe bastante (75-99°C) mas continua operando normal

Para tarefas e jogos mais pesados talvez seja melhor um desktop (melhor custo benefício nesse quesito). O G3 não está pronto para tarefas muito pesadas

4 Mensagens

14 de setembro de 2019 13:00

Ola PMARCOS, obrigado pela mensagem. Mas nao é tao pesado assim, to jogando PUBG somente e o G3 tem uma placa de video dedicada para isso. A fonte que veio é de 180W, entao nao é essa a causa do problema. Acho que é algo referente a falha de projeto no resfriamento dos Dell G3 e G5 mesmo, tem muita gente reclamando disso em foruns gringos. Nao sei se vai ter solucao Eu usava desktop mas cansei daquele trambolho na minha mesa, por isso resolvi comprar um desktop gamer, ou supostamente gamer...

Moderator

 • 

225 Mensagens

16 de setembro de 2019 06:00

Olá, poderia me informar a service tag ou o express service code do seu aparelho por mensagem privada? ^Diogo R

1 Mensagem

26 de fevereiro de 2020 10:00

Boa tarde. Teve alguma resolução do seu problema? Estou com o mesmo problema aqui. Valeu.

14 Mensagens

8 de maio de 2020 08:00

estou com o mesmo problema o meu notebook é um Dell G3 3590, troquei as memorias coloquei 2 pentes de 8gb, i7 9750, placa de video 1660ti, quando estou jogando a temperatura sobe para 100 graus no processador e placa de video fica em 85/86 graus, muitas vezes diminui o barramento do processador limitando ele em jogos com isso tenho quedas altissimas de frame. como posso resolver?

lembrando que minha fonte ja é de 180W uso base quase que direto.

agradeco se puderem ajudar.

12 Mensagens

25 de maio de 2020 08:00

Também possuo o mesmo problema. Acho que é um falha de fábrica do Dell G3, pois não é somente a gente que tem isso. Vi que em muito sites na gringa eles possuem o mesmo problema.

O que eu fiz: Baixei o ThrottleStop e o intel XPTU e diminui a frequência nos núcleos para 3.5ghz e fiz undervolt de -0.145v na CPU e de -0.095v na GPU.

Infelizmente eu paguei por um processador que chega aos 4.1ghz, porém não posso usufruir toda a potência dele sem me preocupar a todo momento com a temperatura.

Até o 2am E500 do meu pai, que sempre achei que tinha um sistema de refrigeração ruim, se mantém operando nos 4ghz abaixo de 90ºc quando feito somente o undervolt.

Posteriormente irei trocar a pasta térmica e colocarei uma de boa qualidade para ver se noto alguma diferença, mas por enquanto tá complicado usar o processado em todo o seu potencial.

2 Mensagens

30 de maio de 2020 17:00

Estou com o mesmo problema de temperatura. Sinceramente, uma vergonha para a Dell projetar um notebook com tamanha falha!! Uso o meu sempre com base e ainda sim esquenta muito, sempre entre 90~100 graus. Não consigo fazer o undervolt pois minha BIOS está atualizada, ai bloqueia de alterar a voltagem. Existe alguma solução para fazer o notebook esquentar mesmo? Mesmo que seja perdendo um pouco de desempenho.

1 Mensagem

3 de agosto de 2020 20:00

Cara o problema de temperatura não se resolve infelizmente , é problema de construção desse modelo , foi muito mal projetado nessa questão , tem como tentar amenizar isso , a melhor maneira que achei foi utilizar o THROTTLESTOP , o que eu fui foi reduzir o clock para 3.2 GHZ( mais que 3.2 ghz eu não percebi muita diferença de FPS), undervolt de -150.4 mV e também limitei o Turbo boost short power e tbm o turbo boost long power os dois para 45W para evitar o Limit Power throttling. Fiz outras alterações mas acredito que essas ai ja possam resolver o problema.

Além disso baixei o Dell Power Manager e coloquei no ultradesempenho e nas configurações de bateria coloquei no alto desempenho

14 Mensagens

4 de agosto de 2020 07:00

o que acho um absurdo é a dell não resolver isso... vender um notebook com problemas e vícios, isso é crime! se estou comprando algo para ter um desempenho x e não está sendo entregue devido problemas no equipamento a dell tem por obrigação de resolver tal problema ou trocar (com os devidos custos) por um modelo que se adeque ao consumidor pois em nenhum momento durante a venda isso foi informado! 

eu sou usuário não precisaria, teoricamente, ficar fazendo undervolt ou diminuindo a conf. para ter um desempenho satisfatório de um equipamento desses ! se é da linha GAMER é GAMER e pronto... ele não teria sido projetado pra isso ?

decepcionado com a dell... 

Dell nunca mais... #dellnuncamais

2 Mensagens

21 de março de 2021 06:00

Coloquei a Arctic Silver aqui e não fez diferença alguma. Acho que o sistema de refrigeração é deficiente, mesmo.

2 Mensagens

21 de março de 2021 06:00

Oque é melhor: Dell Power Manager ou o Alienware Comand Center?

14 Mensagens

21 de março de 2021 12:00

Uso o alienware command center ele faz o gerenciamento junto com o Dell power manager...

14 Mensagens

21 de março de 2021 12:00

Amigo se estiver dando throttling, aconselho que veja com a Dell se o seu sistema de refrigeração está com alguma deficiência ou se sua placa está com problemas no meu caso resolveu com a troca de placa. Outra coisa a aplicação da pasta termica foi feita seguindo os padrões? 

1 Mensagem

19 de abril de 2021 17:00

TENHO O MESMO PROBLEMA NO MEU NOTEBOOK.

TEMPERATURAS ALTAS EM JOGOS MEDIOS E PESADOS E COM VARIAÇÕES NA CASA DOS 90 A 100 GRAUS.

VARIANDO TAMBEM COM UTILIZAÇÃO DA AMPLIFICAÇÃO DA PLACA GRAFICA PARA MELHOR DESEMPENHO.

ALGUEM PODE ME AJUDA .....

 

Nenhum evento encontrado!

Top