Highlighted
RICKMANS
3 Cadmium

Re: Inspiron 1564 sem DVD do Windows?

Ir para a Solução

Ana Luiza, em primeiro lugar, te aconselho a fazer um backup dos seus arquivos. Não sei se vc conhece como funciona o processo de restauração do sistema. Se vc não formatou ou deletou uma partição (geralmente oculta) chamada RECOVERY. Se estiver tudo normal, ao ligar a maquina, aperte a tecla F8 quando aparecer a marca DELL. Vai aparecer uma opção: "RESTAURAR O SISTEMA". Depois é só prestar atenção e escolher as opções que vc quer. O seu notebook deverá voltar ao estado de fábrica e vc precisará instalar novamente TODOS os programas que havia instalado e configurar suas opções (e-mail, etc.) outra vez.

Espero que dê tudo certo. Depois dessa etapa, te aconselho a gravar o BACKUP do sistema em DVD para usar como plano B caso sua partição RECOVERY seja apagada ou corrompida. Mas aí é uma outra estória... Primeiro dá um retorno pra gente saber se deu certo. Boa sorte! Att. Ricardo

Ana Luiza
1 Nickel

Ir para a Solução

Boa noite Ricardo,

Nunca precisei formatar ou deletar uma partição RECOVERY- não existe risco de escolher uma opção errada após "RESTAURAR O SISTEMA"?

Obrigada pela sua etenção,

Ana Luiza

Carlos_SP
1 Nickel

Ir para a Solução

O que o programa está informando, não diz muito. O ideal é que ele desse um código específico para analisarmos ou pesquisarmos.

Pelo visto, você está fazendo tudo certinho, tanto é que consegue criar o primeiro DVD.

A princípio, desconfio de defeito na segunda mídia, apesar de o sistema não acusar isso. Veja se ele não está riscado e se, olhando-o contra a luz, ele não apresenta falha na parte espelhada dele. Geralmente, quando tais falhas existem, o programa pede para que se coloque uma outra mídia válida, mas nunca se sabe.

Se isso não resolver, creio que a solução seria que algum de nós que temos o 1564, façamos uma cópia de segurança para você.

Veja aí o que acontece e poste novamente.

Carlos

Ana Luiza
1 Nickel

Ir para a Solução

Olá Carlos, mais uma vez obrigada por responder,

O problema não é da segunda mídia, pois este problema já se repetiu três vezes. Estou disposta a fazer a Recuperação do Sistema e deixar o equipamento com a configuração original, mas tenho receio por nunca ter feito este procedimento, e complicar ainda mais a situação.

Ana Luiza

RICKMANS
3 Cadmium

Ir para a Solução

Ana, eu acho melhor, primeiro vc tentar essa sugestão do Carlos. É a menos radical e, se der certo, resolve o seu problema. Eu é que sou meio radical e não gosto (nem posso) de perder tempo com essas maquinas de fazer doido... 

Se vc não conseguir pela sugestão do Carlos e quiser tentar, não é complicado não. É só vc ler direitinho as telas e escolher as opções de acordo com a sua vontade. Se não me engano, vai aparecer uma tela onde vc escolhe o tipo de RESTAURAÇÃO que quer fazer. Já que é para restaurar à condição de FÁBRICA, vai apagar TODOS os seus dados. Eu sempre uso essa... Tem uma outra que diz que mantem os arquivos do usuário mas essa eu nunca usei e pode ocorrer perda de dados com certeza. 

O melhor é vc fazer como eu: TODOS os meus arquivos estão FORA das minhas máquinas. Ou no HD USB Externo ou em DVDs de Backup. Se qualquer uma pegar virus, der pau ou explodir, eu não perco mais nada!!!

Depois dá um retorno pra gente saber se deu tudo certo.. Boa Sorte! Smiley feliz

Carlos_SP
1 Nickel

Ir para a Solução

Luiza,

Mais do que conseguir criar os DVDs de restauração ou formatar o HD, é necessário entender o porquê desse erro acontecer.

Sendo assim, queria sugerir um diagnóstico da máquina, antes de uma eventual formatação.

Creio que você deva ter recebido dois DVDs junto com sua máquina, sendo um deles de cor cinza com o nome de "DELL DRIVERS AND UTILITIES".

Com ele, consegui descobrir, por exemplo, que meu leitor de cartões (que não uso) estava com defeito, fazendo com que o leitor de pen drives do lado direito (que eu uso muito) não funcionasse corretamente, pois as duas peças são conjugadas numa só. Isso exigiu a visita de um ténico da DELL aqui em casa, para substituição da mesma.

Siga esses passos:

1 - Coloque o DVD na bandeija e reinicie o sistema.

2 - Após surgir a tela com o logo DELL, a máquina tentará dar boot pelo leitor. Surgira uma tela negra com a frase: "RUN THE 32 BIT DELL DIAGNOSTICS)". Selecione a opção 1
3 - Na próxima tela (32 BIT DIAGNOSTICS FOR RESOURCE CD, selecione também a opção 1
4 - Na próxima tela, selecione a opção EXTENDED TEXT (teste completo do sistema)

Será feita então uma varredura completa de sua máquina. Isso demora um pouco. Caso o diagnóstico encontre alguma falha, ele informará um código de erro junto com uma frase curta em inglês descrevendo brevemente o erro. No meu caso ele indicou algo como "error code XXXXX READER CARD"

Você deverá anotá-los e entrar em contato com o suporte da DELL. O atendente verificará numa lista o que representa esse código e dará orientações de como proceder, ou abrirá uma chamada para substituição gratuíta da peça com a falha.

Carlos

Ana Luiza
1 Nickel

Ir para a Solução

Carlos,

Infelizmente não foi possível fazer a varredura como você descreveu. Ocorre que mesmo reiniciando o note com o disco inserido, ele entra direto no Windows, sem dar o boot pelo leitor.

Procurei novas atualizações de drivers & downloads no site support.dell.com, e não adiantou.

Ana Luiza

RICKMANS
3 Cadmium

Ir para a Solução

Ana Luiza, para dar o boot pelo driver do CD/DVD, sem precisar configurar no SETUP, vc só precisa apertar a tecla "F12" quando aparecer o logo DELL e escolher o driver CD/DVD. Antes do boot iniciar vai aparecer uma tela perguntando se vc deseja iniciar pelo CD/DVD e vc terá apenas alguns segundos para apertar ENTER. Caso contrário, o boot acontecerá pelo HD normalmente... Boa Sorte! Smiley feliz

Carlos_SP
1 Nickel

Ir para a Solução

Creio que o sistema de boot está configurado em sua máquina para iniciar pelo disco rígido.

Para solucionar isso, vão aí duas dicas:

1 - Ligue a máquina e imediatamente aperte a tecla F2 para entrar no setup de sua máquina. Na tela que surge selecione o menu BOOT e em seguida, selecione a opção CD/DVD e dê enter. Salve a alteração feita e reinicie. Fique atenta quando surgir a tela preta pedindo para você teclar para iniciar pelo DVD.

Evidentemente, você deverá ter colocado o DVD UTILITIES que mencionei no outro post, caso contrário, o Windows iniciará normalmente.

Outra opção é a seguinte:

2 - Assim que ligar o pc, tecle F12 seguidamente até aparecer uma tela de opções de boot. Nesse momento, coloque o DVD na bandeija.

Em seguida, opte pela inicialização por DVD e dê enter.

Se tudo der certo surgirá uma tela negra pedindo que você tecle Enter para iniciar pelo CD/DVD.

Qualquer coisa, poste novamente.

Carlos

Ana Luiza
1 Nickel

Ir para a Solução

Fiz o teste sugerido, com o DVD "Dell Drivers and utilities" - Extended Text, e não houve indicação de erro.

Agradeço mais uma vez a atenção,

Ana Luiza