Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2329

16 de agosto de 2009 14:00

Oscilação de Temperatura Inspiron 1545

Boa Tarde a Todos.
Comprei um Dell Inspiron 1545 e duas coisas me chamaram atenção.
A primeira, que já pesquisei aqui no fórum, é sobre o HD. O mesmo emite um ruído que pode ser facilmente percebido em um ambiente silencioso.
A segunda, que é o motivo desta discussão, é a variação de temperatura que pude analisar com a utilização de um sofware chamado SpeedFan que mede a temperatura instantânea do processador e gera um gráfico. Conforme a imagem abaixo, vocês podem verificar que a temperatura oscila em torno de 20 graus celsius em um tempo bem curto, cerca de 5 \~ 8 minutos. Quando a temperatura chega na "crista" da onda, dá pra ouvir o cooler funcionando em cerca de 5 segundos e então a temperatura cai novamente. Assim segue o ciclo constantemente. A dúvida é: Não seria mais interessante para os componentes eletrônicos uma temperatura constante?

Screenshot: http://img15.yfrog.com/img15/5932/graficodetemperatura.jpg

Mensagem editada por Reginaldo Junior em 08-16-2009 05:35 PM

66 Mensagens

16 de agosto de 2009 18:00

Cara, não tem como a temperatura do processador ser constante. Sempre que você rodar uma aplicação mais pesada (assistir um video, jogar, etc) seu processador será mais exigido e consequentemente esquentará. Sempre que chegar aos 50 graus o cooler entrará em operação. Atualize a BIOS do note para a A08 se ainda não o fez.

Mensagem editada por EduMello em 08-16-2009 09:14 PM

8 Mensagens

17 de agosto de 2009 06:00

EduMello, sob as circunstâncias por você citadas, concordo plenamente. Porém, mesmo que o Notebook esteja ocioso, como foi o caso do printscreen que eu tirei, a temperatura continua oscilando desta forma.
Quanto à atualização da BIOS, muito obrigado pelo conselho. Eu estava utilizando a A06 pensando que era a última.

1 Mensagem

18 de agosto de 2009 09:00

ola!
 
qual é o seu processador? seu 1545 possui tecnologia centrino?
vale a pena avaliar como esta sendo usado sua maquina,meu P8600 ao chegar em 55 graus C o cooler é ativado e a temperatura cai para 30-35°C (tb uso o speedfan).Isso no modo de desempenho máximo rodando vários aplicativos e o tempo para o cooler ser ativado novamente devido ao aquecimento do processador varia de acordo com o que estou rodando.
 
Da para fazer um teste,crie um plano de energia com a utilização do processador entre 5% e 25% ligado no carregador(vc pode fazer isso em configurações avançadas).E deixe apenas o speed fan rodando sem nenhum outro aplicativo e fassa uma analise de quanto tempo o cooler demorou para ligar em tempo ocioso,aqui demora muito para ligar com essas configurações,ou simplesmente não liga a temperatura não chega ao ponto do cooler ligar e ele se mantém.
Em alto desempenho da pra fazer o mesmo quanto tempo no estado ocioso ele demora para ligar o cooler,com isso da pra ter uma ideia se o funcionamento ta perfeito,apesar de ser difícil dizer porque varia muito de acordo com numero de aplicações esta rodando e consequentemente o uso do processador.
 
Nenhum evento encontrado!

Top