Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

5491

31 de março de 2009 19:00

Overclock GeForce 8400M GS chegando a 4.9 no Windows Vista 64 bits

Olá a todos,


ATENÇÃO: NÃO ME RESPONSABILIZO PELO USO DAS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS, SE ALGUÉM SE AVENTURAR A FAZER OVERCLOCK, É POR SUA CONTA E RISCO!


Depois de conseguir chegar à pontuação de 4.8 no Vista x64 com meu Vostro 1400, então resolvi postar aqui.


Abaixo vai a configração da minha máquina
=========================================

Dell Vostro 1400

C2D T7250 2.0GHz/800MHz fsb
4GB DDR2 667 dual channel (128 bits)
160GB SATA II 7200rpm 16MB buffer
GeForce 8400M GS 128MB dedicada + 1920MB Turbo Cache
14" 1440x900 TrueLife
Dell Wireless 1505 Draft n
Broadcom NetLink (TM) Fast Ethernet

Plataforma

Windows Vista SP1 64 bits
DirectX 10.1
nVIDIA ForceWare 182.46
nTune v.5.05.54.00
=========================================

Inicialmente, quando eu comprei o laptop, a pontuação no Vista era de 3.6, que por sinal era atribuída ao ítem Elementos Gráficos (Desempenho da área de trabalho para Windows Aero) e, se não me engano 4.1 para o ítem Gráficos de Jogos.


Depois do overclock na placa de vídeo, ficou assim:
=========================================

Processador: 4.9 (inalterado)
Memória: 4.8 (inalterado)
Elementos Gráficos: 4.9 (aumento de 1.3)
Gráficos de Jogos: 5.3 (aumento de 1.2)
Disco rígido primário: 5.9 (inalterado)
PONTUAÇÃO BÁSICA: 4.8 (a mais baixa)

=========================================

Para fazer o overclock na gpu eu instalei o utilitário da nVidia, nTune v.5.05.54.00 e o driver forceware mencionado, obtido obtido no link abaixo:


http://downloads.guru3d.com/Forceware-182.47-Vista-64-bit-download-2226.html

para quem usa o vista 32 bits, o link é esse:

http://downloads.guru3d.com/Forceware-182.47-Vista-32-bit-download-2225.html

Depois você vai no painel de controle da nVidia e ajusta as configurações da gpu. Também estou utilizando o RivaTuner v2.24 para ajustar os clocks dos modos Low-Power 3D e Standard 2D (parece que o nTune só ajusta os clocks do modo Performance 3D).

Link para download do RivaTuner:

http://downloads.guru3d.com/download.php?det=163


Obs. Eu utilizo o Everest Ultimate Edition v.5.00 (full genuino) para checar os clocks da gpu em tempo real na barra lateral do vista.

A GeForce 8400M GS é uma placa muito boa para overclock. Só para ter uma idéia, as configurações originais, no modo Performance 3D, dessa placa são:

Clock GPU: 400 MHz
Clock Shader: 800 MHz
Clock Memória: 500 MHz
Banda da memória (bandwidth): 7.8 Gbps

Depois do overclock...

Clock GPU: 650 MHz (over de 62,5%)
Clock Shader: 1300 MHz (over de 62,5%)
Clock Memória: 955 MHz (over de 91%)
Banda da memória (bandwidth): 14.9 Gbps (over de 91%) - 15.3 Gbps no gpu-z ???!!

Eu validei o overclock com o GPU-Z V.0.3.3 no link abaixo:


http://www.techpowerup.com/gpuz/axk2v/



Fiz um up dos screenshots da pontuação do Vista no RapidShare, link abaixo.



http://www.mediafire.com/?yfyb3hsneso


Agora eu posso jogar Resident Evil 4 com mais qualidade e depois quero testar Mass Effect.

Ah, eu já ia me esquecendo, se forem jogar no laptop é bom manter um ventilador ligado, pois a temperatura da gpu sobe.... hehehe ainda mais que essa gpu tem um bug que todos nós sabemos!
Vou comprar a Arctic Silver 5 e fazer Copper Mod pra ver se consigo baixar uns 10 graus na gpu, depois eu posto aqui e com links das fotos.
Qualquer dúvida postem aqui no fórum,

Abraços

Mensagem editada por worm em 04-29-2009 04:53 PM

571 Mensagens

1 de abril de 2009 15:00

eu nem me atrevo.

181 Mensagens

1 de abril de 2009 15:00

Fazer overclock nessa churrasqueira, quer dizer 8400M GS é loucura, a não ser que a pessoa tenha uns 3 anos de garantia da Dell, aí pode fazer sossegado.

20 Mensagens

1 de abril de 2009 16:00

rsrss... concordo com vc Gurgel, realmente é uma churrasqueira, em picos ela atinge 103ºC, mas eu não mantenho com essa configuração o tempo todo. Pretendo fazer Copper Mod, vamos ver se consigo apagar esse fogarel.

181 Mensagens

1 de abril de 2009 18:00

Nossa worm, 103°C é uma temperatura muito alta para essa GPU, cuidado aí hein, vai queimar...hehehe

flw

643 Mensagens

1 de abril de 2009 18:00

olha amigo, não é por nada não, mas eu duvido que você conseguiu chegar a estas medidas de frequencia na placa, pois quando comprei o meu note que ja faz um bom tempo, fiz um tópico sobre o overclock nesta placa e não tem como  chegar á:
Clock GPU: 650 MHz (over de 62,5%)
Clock Shader: 1300 MHz (over de 62,5%)
Clock Memória: 955 MHz (over de 91%)
Banda da memória (bandwidth): 14.9 Gbps (over de 91%) - 15.3 Gbps no gpu-z
á 550mhz de over no clock da gpu, a maquina trava, o clock do sahrder não chega nem a pau a 1300mhz E SE CHEGAR COM CERTEZA VAI PERDER SUA PLACA, o clock da memória nunca vai chegar á 955mhz, e ainda por cima para fazer um overclock precisa estar usando a ARTIC SILVER 5, pq senão sua geforce vai torrar, eu tenho como provar isto, sou formado em engenharia de hardware, e confirmo isto pra você , PESSOAL QUE TENTAR FAZER ESTE OVERCLOCK NÃO FAÇAM POIS VOCÊS VAO PERDER A MAQUINA COM ESTAAS FREQUENCIAS TÃO ALTAS, ISTO QUE O NTUNE ALERTA PARA AS FREQUENCIAS ACIMA DO QUE A PLACA AGUENTA É INDICADA POR 3 CORES AMARELO VERMELHO E VERDE A MAQUINA NÃO FICA NEM A PAU NO VERMELHO, E AINDA MAIS UMA GEFORCE 8400GS DE 128MB 64BITS SE FOSSE AINDA 256MB PODERIA ATÉ FUNCIONAR ALGUMA COISA,USO A MINHA OVERCLOCKADA E MANTENHO -NA BEM ESTÁVEL, N\~\~AO QUERO TE DESMERECER NÃO , MAS VOCÊ DIZER QUE CONSEGUE ESTAS FREQUENCIAS ABSURDAS, NÃO TEM COMO ACREDITAR, QUALQUER UM QUE TENHA ESPERIENCIA NA ÁREA DE ENGENHARIA DE HARDWARE E ESTRUTURA DE UMA GPU CONCORDARIA COMIGO......DESCULPE MAS EU NÃO ACREDITO QUE SUA PLACA DE VÍDEO FICOU ESTÁVEL COM ESTAS MEDIDAS, E OUTRO DETALHE SUA PLACA DE VÍDEO NÃO É COMPATIVEL COM DX10.1, SOMENTE COM DX10....


Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-01-2009 09:21 PM

Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-01-2009 09:23 PM

Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-01-2009 09:26 PM

1 Mensagem

16 de abril de 2009 22:00

O amigo Eduardo_RS provavelmente nem perdeu seu tempo olhando os screenshots do worm antes de se aventurar e tornar pública sua dúvida.
 
Principalmente ele que trabalha com engenharia de Hardware (ou será que só se formou?) deveria saber que um wafer de silício nem sempre traz exatamente os mesmos componentes, ou seja, você pode ver duas placas iguaizinhas uma do lado da outra, uma se queima ao ser ligada, e outra funcionar acima das especificações, de forma parecida com a fabricação de monitores TFT (esses são mais ao 'acaso' ainda hehe).
 
O fato é que realmente nem todo mundo vai conseguir as mesmas taxas do worm. Mas alguém pode eventualmente conseguir uma taxa -maior- que a dele, embora já seja alta. E nas mesmas condições que ele (sem qualquer cooling ou dissipação adicional). Aliás, ele já afirmou que mantem o cooler ligado pelo que eu vi, o que faz com que os dissipadores se mantenham na temperatura mais baixa possível, então algum cuidado para reduzir a temperatura já tomou conta.
 
O jeito de saber até onde sua placa vai é simples, mas trabalhoso (por ser repetitivo e requerer bastante perseverança!): você deve começar das frequencias de fábrica, e aumentar de pouco a pouco até começar a aparecerem 'artefatos' na tela, ou a máquina travar mesmo. Anote sempre as frequencias em que parou, e nunca faça saltos grandes demais.
 
Outra coisa que pode ajudar, é manter casados os clocks entre processador e memória(s), tipo um com 33MHz e outro com 66MHz, de modo que a cada clock de um seja exatamente dois clocks do outro. Mas com valores altos, se torna mais difícil e menos sensível esse casamento dos clocks.
 
Não existe receita nenhuma de bolo para overclock. As pessoas reportam é o até onde conseguiram chegar. Nada garante (nem o engenheiro que projetou a placa) que uma outra placa, olhando a olho nu, possa chegar até o overclock que uma chegou. Pode superar como pode ficar bem aquém.
 
Duas consequências de overclock: perda de garantia e defasagem do hardware. Se o fabricante ou fornecedor souber que houve overclock (e possivelmente o driver da nVidia pode 'marcar um bit' na placa que o indique, quando confirmamos a caixa de diálogo de overclock no nTune), certamente não vão dar garantia a um chip 'torrado'. A segunda, é que por trabalhar fora de suas especificações, onde fora exaustivamente testada em laboratório, as temperaturas superiores dentro do circuito ou do chip poderão alterar permanentemente (embora não de forma a deixar a placa inutilizavel), permitindo cada vez menor limite de overclock.
 
Ou seja, você pode chegar num overclock num dado momento, mas de uma hora para a outra, sua máquina travar e exibir artefatos no mesmo nivel de overclock, se adaptando apenas após a redução da frequencia de um dos componentes gpu/memória. Em alguns casos é possível que um 'underclock' torne uma placa defeituosa (desde que ela tenha se 'adaptado' a não mais conseguir trabalhar nas frequencias de fábrica) usável novamente, com a devida perda de performance.
 
Eu não sou engenheiro de hardware embora tenha noção de organização de computadores, mas essas informações são embasadas em relatos de outras pessoas com grande experiência em overclock, em sites de discussão dedicados a overclocking em geral.
 
O tamanho lógico da memória não indica que ela possa aceitar maior ou menor mudança de frequencia, mas sim a qualidade do material consequente do 'acaso' da fabricação do wafer de silício, capacidade de dissipação térmica, e resistência interna do circuito. Tamanho físico poderia permitir maior frequencia por dissipar mais calor, mas pecaria justamente no tamanho, já que mais elétrons deveriam ser 'empurrados' dentro do meio condutor para uma determinada ação acontecer internamente, então até pelo tamanho físico fica difícil dizer o exato benefício ou não.

3 Mensagens

29 de abril de 2009 08:00

ola, Tenho um vostro 1510 com a 8400m gs e vista 32, ja tentei fazer o over com esse ntune, porem, quando aplico os novos clocks, eles não mudam. Existe algum modo de "destrava-lo"?

643 Mensagens

29 de abril de 2009 09:00

AVENGER, NÃO É POSSÍVEL CHEGAR A ESTES CLOCKS COM ESTA PLACA EM NOTEBOOK, FAÇA UM TESTE, TENTE, APENAS TENTE COLOCAR O CLOCK DELA EM 550 PRA VER SE ELA NÃO VAI DAR PAU, NOTEBOOK É UMA COISA , DESKTOP É OUTRA COMPLETAMENTE DIFERENTE, OLHE AS ESPECIFICAÇÕES DA PLACA PARA NOTEBOOK E DEPOIS OLHE PARA DESKTOP, SE VOCÊ TIVER O MÍNIMO DE NOÇÃO VAI VER QUE ESTOU ABSOLUTAMENTE CERTO, EU DUVIDO QUE ELE TENHA CHEGADO A ESTAS FREQUENCIAS, DUVIDO, NUNCA, NÃO COM ESTA 8400GS........MAS CADA UM É CADA UM NEH.....não quero gerar uma polemica, mas se você acredita vai na fé, e outra concordo com você que perde a garantia , mas toda a vez que o sistema é reiniciado os clocks voltam ao normal.......tenho um alienware e realmente sei o que é overclock,  aí me aparece um cara dizendo que conseguiu fazer tal over nesta placa e note , infelizmente é inacreditavel, não tem como acreditar, DEIXO AQUI APENAS MINHA OPINIÃO, POIS CADA UM ACREDITA NO QUE QUISER E FAZ O QUE QUISER COM SEU APARELHO, NÃO ME RESPONSABILIZO POR NADA, O MEU TAH COM AS FREQUENCIAS CITADAS E 100%ESTAVEL E COM TEMPERATURA BAIXA
Abraço


Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-29-2009 12:49 PM

643 Mensagens

29 de abril de 2009 09:00

gustavo.p ,Atualize seu driver de vídeo para o 182.50 em www.laptopvideo2go.com , depois mude os clock e clique em aplicar, ele deve mudar sim , depois execute o teste de estabilidade, se sua placa for 256MB baixe no site da Nvidia o physx mais novo e instale ele também , você encontra ele aqui http://www.nvidia.com/object/physx_9.09.0408_whql.html pois com ele você vai notar uma grande diferença em jogos que usam bastante fisica.....na maioria eu diria.....clock recomendado para 8400m gs 256mb ddr2 64bits  core clock= 475MHZ para ficar no amarelo e não chegar ao vermelho  ; memória = 450MHZ para ficar no amarelo  e não ficar dando travadas durante o jogo....
RECOMENDO O USO DA ARTIC SILVER 5 PARA ESTE EVENTO E A TROCA DELA DE 1 EM 1 ANO
Abraço
 


Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-29-2009 12:43 PM

Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-29-2009 12:43 PM

20 Mensagens

29 de abril de 2009 13:00

Caro Eduardo_RS,

não tenho a intenção de persuadir ninguém dos meus feitos, o objetivo aqui é compartilhar nossas experiências e debater idéias, desde que sejam construtivas e ajudem outros membros da comunidade, obviamente que todos aqui têm o direito de manifestar suas opiniões, respeitando-se as regras é claro.

Eu só quis mostrar aqui que é possível fazer overclock com essa placa, mas o quanto de over, isso não me interessa, até porque cada situação é uma situação particular, o que é estável no meu laptop pode não ser estável no seu, isso cada um tem que descobrir o quanto sua máquina suporta.

Recentemente encontrei um post de um colega nosso aqui da comunidade que fez copper mod. Fiquei motivado a fazer também, bom não encontrei uma chapinha de cobre de espessura adequada para fazer o mod, ainda sim fiz com alumínio, mesmo sabendo que o alumínio apresenta uma condutibilidade térmica menor que a apresentada pelo cobre. Percibi que a latência do cooler diminuiu, e quando rodo o media certer do vista, a temperatura estabilizada (76°C) é bem menor que antes (85°C). A temperatura em idle não alterou praticamente nada (61°C). Estou reunindo o material para fazer um post aqui. Enfatizando novamente, a idéia é mostrar como fazer o mod, o delta de temperatura vai variar de máquina pra máquina, isso não me interessa!

Só me tira uma dúvida, você e outro colega aqui disso algo sobre umas cores (amarelo e vermelho) no ntune, no meu não tem nada disso, tirei uma screenshot pra você dar uma olhadinha...

http://www.mediafire.com/?onm0dd5fzgn

Abraços

643 Mensagens

29 de abril de 2009 15:00

worm, perceba que do lado esquerdo nas opções tem uma denominada LAUNCH NVMONITOR, clique nela vai abrir uma barra de monitoramento da placa de vídeo, vai mostrar o clock do core e da memória, e do lado vai ter um quadradinho, verde esta normal, amarelo tranquilo também, mas se tiver no vermelho significa que você esta forçando sua placa..........deixe sempre no amarelo, pois aí da pra deixar o over e manter a vida util da placa.... eu costumo sempre hibernar a máquina, pois aí não preciso ficar colocando toda a hora o over, pois toda a vez que você desliga a máquina ou reinicia ela , tudo volta ao seu normal, mas fique atento mesmo nas cores indicadas pelo NVMONITOR, pois isto é muito importante
Abraço


Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-29-2009 07:05 PM

20 Mensagens

29 de abril de 2009 19:00

Encontrei, valeu pela dica. Ah, você disse "eu costumo sempre hibernar a máquina, pois aí não preciso ficar colocando toda a hora o over, pois toda a vez que você desliga a máquina ou reinicia ela , tudo volta ao seu normal", para contornar esse problema, você pode criar um perfil de configuração dos clocks no ntude e configurar para carrgar automaticamente na inicialização do sistema, depois que fiz isso, não preciso mais reconfigurar o ntune toda vez que reinicializo o sistema.

Para isto, siga os passos abaixo:

1- Ir ao painel de controle da nvidia, ajustar os valores de clocks que desejar;

2- Vá ao menu Perfil (canto superior esquerdo) e salve o perfil atual;

3- Depois, no canto esquerdo, navegue até a opção Desempenho -> Ajustar as regras personalizadas (fica abaixo de Launch NVMonitor), aqui existe uma ORDEM para se fazer as coisas. Primeiro, no campo "Quando as seguintes condições forem cumpridas" selecione a opção "O sistema inicia o Windows primeiro" (retângulo da esquerda), depois click no botão "->". Agora no campo "Fazer o seguinte" (é o campo maior que fica na parte superior) marque a opção "Carregue isto Perfil", depois no campo "Quando as seguintes condições forem cumpridas" (agora é o retângulo da direita), click em Perfil e aponte para o perfil que você criou. Por último click no botão Aceitar. Agora as configurações de over não serão mais perdidas. Esses passos foram testados com sucesso no Windows Vista Ultimante 64 bits, Forceware 182.46 e nTune v.5.05.54.00.

Abraços

643 Mensagens

29 de abril de 2009 19:00

worm , valeu pela dica, mas eu prefiro hibernar a máquina , pois alem de ela carregar maIs rapido, ela trabalha melhor....heheheheheh
ABRAÇO


Mensagem editada por Eduardo_RS em 04-29-2009 10:42 PM

3 Mensagens

30 de abril de 2009 09:00

Eduardo_RS, minha placa tem 256m, ja atualizei o driver uma vez para o 179.48(7.15.11.7848), mas o 182.50 não é possivel intalar aqui, na instalaão diz que não existe um driver compativel com o meu hardware. será que devo instalar o anterior ao 179.48? ou uma outra versao? o physx ta instalado... valeu

643 Mensagens

4 de maio de 2009 08:00

para instalar estes drivers para o notebook tem um procedimento diferente, tem que ir no painel de controle, gerenciador de dispositivos , vai na placa de vídeo, clica em atualizar driver, seleciona para procurar em seu computador,seleciona com disco, vai na pasta que você descompactou o driver baixado, entra nela e seleciona o driver e pronto....ele vai instalar..
Abraço
Nenhum evento encontrado!

Top