Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

39020

21 de abril de 2013 19:00

Problema na placa de video (quase certeza!) Dell XPS15 (L502x)

Olá pessoal,

Já um bom tempo venho enfrentando um problema com meu notebook (Dell XPS 15, 8gb de ram, i7-2670QM, Nvidia GTX 540M 2Gb).

Como utilizo o notebook para jogos, o problema vem acontecendo para o League of Legends. Várias vezes ao dia o notebook simplesmente congela. Acredito ser o travamento do video (e audio), não sei informar com certezas, por o jogo é tela cheia e não consigo visualizar erros.

De 10 travadas, 1 ele volta e sem audio, as outras 9, sou obrigado a reiniciar o notebook para continuar jogando.

Outro dia, consegui pegar a seguinte mensagem de erro: "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou O driver de vídeo Intel Graphics Accelerator Drivers For Windows 8(R) parou de responder e se recuperou com êxito."

O que ja tentei? Formatar (coloquei o WIndows 7 Ultimate), atualizar os dois drivers de video (Intel Graphics e NVidia Geforce).

Alguém ja teve algum problema semelhante? Como resolver?

Agradeço!

11 Mensagens

5 de maio de 2013 09:00

Fico agradecido pela resposta e vou tentar um contato pelo suporte.

1 Mensagem

7 de maio de 2013 11:00

Boa tarde,

Estou enfrentando o mesmo problema com o meu XPS 15. Acontece que ja fiz TUDO o que tinha que ser feito em relação a drivers, ja fique mais de 6h em contanto com representantes da Dell, tanto por telefone quanto por chat online, ja foi realizado acesso remoto cerca de 2~3 vezes, e até agora nada. Eu tenho em mãos, quatro relatorios de técnicos que vieram fazer manutenção no meu XPS 15, ja tiveram que vier trocar a HD duas vezes, pois estavam danificadas, impossibilitanto o uso do computador, e o mais recente, trocaram o cooler e uma peça que não me recordo o nome (em relação a aquecimento também, compridinha com partes de cobre), e o problema ainda persiste.

Ou seja, não é questão de atualização de driver, não é questão de super aquecimento, ja fiz todos os testes possiveis pela Dell, e todos deram OK. Fico realmente confuso pois eu tenho esse notebook a 1 ano e pouquinho, e sempre rodou tudo perfeitamente, mas de um tempo para ca acontece esses problemas.

Gostaria muito que alguém me desse uma luz em relação a isso, pois como ja foi citado, não é um produto barato.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

7 de maio de 2013 17:00

AlgumRafa, mas qual o problema que está acontecendo para você?

Seria problemas com jogos também? Quais jogos?

Quanto mais informações conseguir passar, melhor consigo analisar a situação.

5 Mensagens

9 de maio de 2013 23:00

Boa noite,

Estou com o mesmo problema possuo um XPS L502X i5 4G 750HD GeForce 2Gb 540M. O jogo subitamente trava e apresenta um som metálico, igual ao relatado em outros casos semelhantes. Após o travamento as vezes posso acessar o ctrl+alt+del e tentar finalizar os processos, o que verifico é que o processo do jogo não é finalizado e sou obrigado a desligar o computador forçando o desligamento pelo botão. Além disso também verifico a atividade da placa de vídeo dedicada continua sem ser finalizada. Já experimentei baixar a qualidade grafica, mas o jogo que jogo roda em 70 - 130fps, ja tentei alterar configurações do jogo e não houve nenhum resultado, não são problemas de driver. Na minha opinião pode ser algum lote de placas estragadas ou algo assim, pois o computador em si funciona perfeitamente em todos os outros aspectos entretanto quando vou começar a jogar, ele trava TOTALMENTE aleatóriamente.

Ja verifiquei se o problema era superaquecimento mas o processador raramente ultrapassa 90ºC sob estresse. Realmente gostaria de um esclarecimento da dell, meu notebook já saiu da garantia entretanto se uma solução sólida for fornecida, pagaria com grado se soluciona-se meu problema.

EDIT: Consegui solucionar o problema ao baixar o programa MSi Afterburner, e diminuindo o Core Clock de 672 para 588, a performance do notebook não diminui e não ocorreram mais travamentos desde então, especialmente nos seguintes jogos: League Of Legends e Minecraft.

1 Mensagem

2 de setembro de 2013 23:00

O fato é que estou com o mesmo problema, e começou do nada, tentei todas as soluções possíveis informadas pelos usuários e mesmo assim o problema persiste, será que até o momento não surgiu uma forma de resolver o problema? 

9 Mensagens

12 de outubro de 2013 19:00

Possuo os mesmos problemas no mesmo notebook e um nível de conhecimento técnico alto ... estarei testando a solução do clock do processador e, posteriormente, da placa de vídeo (a suspeita maior é da placa de vídeo por, justamente como já foi citado neste tópico, o problema se dá apenas quando uma atividade de processamento gráfico 'complexo' está sendo executado pela placa).

Ryosh, para quanto você desceu o clock da placa de vídeo?

11 Mensagens

12 de outubro de 2013 22:00

Vinicius, eu abaixei 120MHz do Memory Clock e do Shader Clock (atualmente: 780MHz no memory e 1224MHz no Shader). utilziando o nvidiaInspector.

9 Mensagens

13 de outubro de 2013 12:00

Obrigado pelas inormações, Ryosh... Como você mesmo já descreveu, realmente, as travadas param um pouco, mas não completamente... estarei agora testando a diminuição desses outros clocks

8 Mensagens

13 de janeiro de 2014 14:00

oa Noite, tenho o mesmo problema com o meu Dell Xps L502X.

Enquanto o noot estava na garantia nunca tive problemas, pouco mais de 6 meses passados, ele começou a travar com jogos como League of Legends, Saint's Row, etc.

Procurei exaustivamente na internet e encontrei varios relatos de usuarios com o mesmo problema, um deles conseguiu solucionar o problema baixando se não me ingano o clock da placa do not, eu até fiz isso na epoca e resolveu, porem formatei o meu pc, e não salvei o link onde o cara explicava como fazer. Resultado, o pc voltou a desligar, ele esquenta e trava, sendo necessario forçar o desligamento do mesmo.

Muitas pessoas falaram que o problema era o XPS tanto que foi tirado do mercado de vendas. A dell, claro, nunca admitiu isso.

Eu gostaria de saber se existe uma solução para que meu not pare de travar.

é um Dell XPS L502X

Placa de video GeForce Gt 525M

500g Hd

6g Memoria

core i-5

windows 7 home premium.

Ps: Após essa ultima formatação (13/01/2014) não consigo mais atualizar meu windows, deu um erro no "Windows Update" e já tentei de tudo para solucionar/driblar o mesmo, porém sem sucesso.

Infelizmente estou desistindo da marca dell.

 

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

14 de janeiro de 2014 03:00

Olá Arcadians,

Realmente, não temos algum registro de problema em série com este equipamento, assim como não temos relatos de que o equipamento foi tirado do mercado.

Quanto ao seu problema, lembre-se que a placa de vídeo presente no seu equipamento é uma nVidia GT525M, presente também em outros equipamentos de outros fabricantes.

Tenho conhecimento deste problema sim com alguns equipamentos, mas não caracteriza um problema da série ou algo do tipo, até mesmo porque o problema foi encontrado em outros fabricantes com a mesma placa de vídeo

Sempre solicitamos aos nossos clientes para entrar em contato com o suporte técnico para verificar esta questão, e caso o equipamento esteja em garantia, efetuaremos o reparo sem problema algum.

Caso contrário, pode realmente efetuar alguns procedimentos para solucionar este problema.

Alguns procedimentos que tenho visto que apresentaram sucesso foram: Atualização de BIOS/Drivers, utilização do driver Beta da nVidia, downgrade do clock da placa de vídeo.

5 Mensagens

14 de janeiro de 2014 05:00

Bom dia Arcadians e representante da Dell,

@Dell - Marlon J

Bom, primeiramente, sinto muito mas se vocês não possuem registro de problema em série com esse equipamento, é porque vocês não escutaram seus clientes, existem diversas reclamações, inclusive neste mesmo forum, neste mesmo tópico de diversos usuários, videos na internet, existe até um blog que foi lançado em prol dessa atitude e ainda mais, existe um baixo assinado para o conserto desse problema e muito mais, isso não é particularmente no Brasil, esse problema com esse equipamento em específico se propaga mundialmente. Mas eu não estou aqui para desabafar com você, ou fazer qualquer um de nós passar raiva , longe disso, sei muito bem que você está fazendo seu trabalho e não tem culpa nenhuma disso.

Vídeo do problema específico:

Blog sobre o problema: http://l502xcrash.blogspot.com.br/

Forum da Nvidia: https://forums.geforce.com/default/topic/545947/geforce-500-400-series/gt-540m-nvidia-driver-stopped-responding/

OBS: são apenas alguns exemplos, existe muito mais tópicos e fontes de onde posso tirar esses problemas...

@Todos

Petição para conserto do problema: Assinem por favor pessoal :)

https://secure.avaaz.org/en/petition/Dell_Inc_formerly_Dell_Computer_must_find_a_solution_about_video_card_freezing_during_playing_games/?cNWNkeb

Possuo Um notebook Dell XPS L502X com a placa de vídeo GeForce Gt 540M 2GB. Utilizei ele por cerca de quase um ano, ele estava em perfeitas condições, realmente tudo o que prometia, até então estava satisfeito e contente com o produto. O problema foi que a partir desse quase um ano, em qualquer jogo 3D, que necessitava da utilização da Nvidia, ocorriam travamentos característicos, quero dizer com isso que, todos os usuarios deste notebook apresentaram problema exatamente, se não muito semelhante, igual.

Outro vídeo do mesmo problema: 9:00

Bom, vamos lá agora as minhas atitudes, com a garantia vencida, eu não tive escolha de trocar a placa mãe ou tentar reparar o problema com um tecnico da dell, e em todos os forums que pesquisei era sempre o mesmo "lenga lenga" formatação, atualização de driver, teste de hardware entre outros. Não preciso dizer que nenhuma dessas tentativas solucionou meu problema

Procurei ajuda no site da Nvidia, mas sabe o que eles mandam a gente fazer? Procurar assistencia tecnica com a montadora do notebook, ou seja no caso, com a Dell. Sim, é verdade que essa placa de vídeo apresenta diversos problemas e realmente, não é só com o XPS, também verifiquei isso em alguns Asus e Samsungs, até mesmo Toshibas que tinham a mesma placa de vídeo e todos apresentavam o mesmo problema, apenas os sintomas diferiam. 

Então procurei ajuda no google e youtube, encontrei soluções paliativas, baixar o clock da placa de vídeo com alguns softwares como MSI Afterburner, de 672Mhz que era o padrão para 540Mhz, meu problema havia sido "solucionado" embora meu desempenho houvesse caido consideravelmente, fiquei insatisfeito.

Fiquei pensando o que poderia ser a causa do problema e só vinha a minha mente, desgaste por temperatura, problema no processamento de dados ou voltagem, fiquei suspeitando muito pela temperatura, então abri meu notebook, depois de 2 anos de compra, e limpei o fan e a saida de ar que realmente estavam imundos, troquei a pasta térmica por uma Arctic Silver 5, antes minhas temperaturas eram de 95ºC e travava, baixei para 80ºC e mesmo assim travou, até com temperaturas de 77ºC já ocorreram travamentos. E pelos registros da Nvidia, essa placa aguenta até 105ºC, ou seja a temperatura nunca foi realmente o problema. 

Fui pela linha da voltagem, vi em alguns sites que para utilizar um overclock o pessoal baixa a voltagem e aumenta o clock, isso baixa a temperatura consideravelmente, além disso nesses mesmos sites afirmaram que a alteração da BIOS corrigia alguns problemas, tive que trocar minha BIOS por uma customizada pelo capitankasar, isso ajudou muito pois pude aumentar o clock de 540Mhz para 600Mhz, e não houveram mais travamentos, infelizmente ao aumentar sequer para 610, já ocorrem travamentos, ou seja, não foi uma solução definitiva

Forum de BIOS modificadas: http://forum.notebookreview.com/dell-xps-studio-xps/635536-l502x-modded-bioses-download-gpu-voltages-more.html

Finalizando, infelizmente parece ao meu ver que a culpada disso tudo é a Nvidia, pois as outras funções do notebook funcionam perfeitamente, entretanto não podemos culpar somente a Nvidia, ja que a garantia e assistencia prestadas são da Dell, então nós como clientes ficamos sem saber o que fazer, enquanto vi casos de muitos consumidores que trocaram a placa mãe, ou seja a Nvidia foi junto, e o problema foi solucionado por pouco tempo, foi como se tivessem um notebook novo, mas após algum tempo de uso, ele voltou a apresentar o mesmo problema. Como disse em algum post nesse mesmo fórum, eu pagaria de bom grado se houvesse uma solução comprovada, já que após a expiração da garantia, parece que o suporte para troca de peças é negligenciado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

14 de janeiro de 2014 06:00

@Giulio

Realmente, como falei para você anteriormente, não há um registro de um problema em série com o equipamento. Há sim relatos de problemas com esta placa de específico, porém pela relação de quantidade de máquinas vendidas x máquinas que apresentaram algum tipo de problema relacionado, o número não é considerado como um problema em série. Digo isso com base na documentação que possuo deste equipamento.

Acompanhei este problema logo que ele começou a ocorrer aqui mesmo pelo fórum, validando que ocorria este problema, e a principal característica era que quando o uso era somente na bateria, não havia falha alguma.

Testamos teorias de voltagem, aterramento, carregadores, e realmente em alguns casos foi identificado um problema com o processamento da placa de vídeo, que tem relação com a voltagem/amperagem de funcionamento.

Em todos os casos onde isto foi constatado e a máquina estava em garantia, providenciamos o reparo do equipamento e a troca da placa-mãe do equipamento. Em um caso cheguei solicitar o envio de outras peças para identificar se havia relação, porém somente com a troca da placa-mãe juntamente com a placa de vídeo dedicada foi solucionado o problema.

Não estou dizendo que sua máquina não possui um problema, apenas que para que esta falha seja solucionada pelo fabricante, o equipamento necessita estar ainda em garantia, pois não temos como nos responsabilizar pelo funcionamento após o término do prazo de garantia.

Novamente, não é um problema em série do equipamento, mas houveram sim relatos de falha e continuamos agindo para o reparo nestes equipamentos.

Como seu equipamento ainda está fora de garantia, há alguns pontos que pode verificar se não deseja efetuar a troca da placa-mãe, como tentar utilizar um outro carregador com amperagem/voltagem inferior, o uso de um estabilizador ou até mesmo a opção de underclock (que eu particularmente não recomendaria).

A opção de flash de BIOS modificada eu vejo como a opção menos viável, pois pode causar algum dano irrecuperável no equipamento, e não tenho informações suficientes sobre esta BIOS para lhe dizer que é um processo seguro.

Não nos veja como inimigos aqui no fórum, pois estou aqui com o mesmo intuito que você, que é a solução de um problema.

O que eu puder fazer para lhe auxiliar, pode contar comigo amigo.

@Arcadians,

Por favor, não ligue este fato de um problema isolado com a marca da Dell ou da nVidia, que têm grande nome e histórico de confiabilidade no mercado. 

Somos uma empresa séria, e sempre presamos pela qualidade na fabricação e suporte aos nossos produtos. Não lhe falo isso apenas por trabalhar aqui dentro e ter conhecimento dos procedimentos internos, mas falo isso porque também sou um cliente Dell, e sei da qualidade do produto que possuo.

Novamente, se eu puder lhe auxiliar com algo amigo, estou à disposição.

5 Mensagens

14 de janeiro de 2014 06:00

@Dell Marlon J

Não vejo ninguem como inimigo, apenas fico insatisfeito e frustrado porque o aparecimento do problema se deu justamente no fim da garantia, nunca utilizei de forma erronea o notebook e sempre tentei preserva-lo ao máximo.

Entendo a situação, e estou disposto a trocar a placa mãe ou qualquer outra peça que seja necessário, mas no caso eu não sei como agir, ou a quem recorrer devido ao fim da garantia, o que me lembra da frustração devido o periodo em que o problema apareceu. O meu medo é ainda maior, se caso eu tenha um outro gasto para conserto e mesmo assim o problema volte a aparecer...

Dito isso tenho algumas perguntas:

Como devo proceder?

A fabricante vende as peças como placa mãe, placa de vídeo separadamente?

Se caso não venda, onde posso obte-las? Afinal como vou solucionar o problema se, caso não exista venda,  não posso trocar pela mesma placa?

8 Mensagens

14 de janeiro de 2014 06:00

Pois é, você falou tudo e um pouco mais.

Infelizmente não podemos fazer nada a não ser da proxima vez que comprarmos um not ou pc, evitar a marca dell e nvidia. É esse o unico poder que temos, ja que a defesa do consumidor é uma fraude e só funciona com pequenas empresas.

As placas da AMD superam em muito as da Nvidia, só não tem o mesmo reconhecimento/propaganda no mercado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

14 de janeiro de 2014 07:00

Giullio, 

A Dell não comercializa peças internas diretamente, porém temos a possibilidade de cotar um serviço de reparo, e posteriormente à resolução deste problema, até mesmo uma extensão de garantia.

Pode entrar em contato conosco pelo 0800 970 3355, opção 3 e informe o problema. Diga os testes que já efetuou, que tenha certeza que já será do conhecimento do analista que lhe atender.

Vai agilizar em muito se quando entrar na linha informar ao analista os testes já efetuados, que a falha ocorre somente quando ligar à bateria, que há relatos no fórum deste problema, assim como do resultado do teste de diagnóstico do equipamento.

Com este contato, identificando-se a necessidade de substituição da placa-mãe, lhe será enviada uma cotação para serviço de reparo do equipamento, que estará sob garantia também. Se houver algum problema com a sua placa-mãe no tempo em que ela estiver coberta, ou se além da placa-mãe for necessário algum outro dispositivo para que a máquina fique funcional, será coberto sem problemas por este serviço de reparo.

Infelizmente não temos como vender a placa de vídeo em separado, visto que é apenas um chip soldado na placa-mãe, não sendo possível a sua substituição.

Se precisar algum auxilio neste contato não deixe de me contatar, inclusive por mensagem privada se precisar Giullio.

Vamos fazer o possível para resolvermos esta questão.

Nenhum evento encontrado!

Top