Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

6005

17 de maio de 2013 23:00

Problemas Inspiron 14R (5420)

Bom, primeiramente gostaria de reforçar meu conhecimento na área de TI e segurança da informação, não constumo acionar o suporte por problemas corriqueiros, mas venho aqui tentar solver o problema ou gerar meios de detectá-lo.


Sempre usei este notebook a quase um ano, e sempre elogiei a maquina, nunca me deu uma dor de cabeça sequer, eu sempre faço uma manutenção de 2 em 2 meses, e ele realmente é perfeito, desempenho espetacular.

Meu modelo é um i7 e adicionei um kit corsair vengeance de 16gb, funcionando perfeitamente.


Agora meu problema começou semana passada...

O teclado parou de funcionar, chequei com outro 14R de meu amigo peguei retirei a bateria, despluguei o flat do teclado (ruim) coloquei o teclado de meu amigo para testar e funcionou normalmente, até ai tudo bem, não notei indícios de trilhas corrompidas nem nada no flat.. mas basicamente identifiquei que o teclado foi para o saco.. até ai beleza, não tem jeito vou acionar um técnico da dell para rêpor.

Mas eu estava usando a maquina hoje (com um teclado usb) e me deparei com um problema que já tentei todas formas de resolução possíveis e estou achando de fato que é harwdare (custei a acreditar... pois tentei muito achando que era driver)

Esse note tem dois adaptadores de video um deles integrado ao processador (HD4000) e outro à board que é a NVIDIA 630GT.

Simplesmente o gerenciador de disp. do windows me demonstrou um error code 43 de dispositivo não pode ser inicializado por ter mandado um sinal de defeito.

Achei que fosse do driver, desinstalei ambos, reinstalei (usando drivers OEM da DELL e também NVIDIA) testei com ambos, sempre reiniciando após cada tentativa e fazendo uma limpeza do registro com ccleanner.

Infelizmente não deu jeito, sempre erro na nvidia, tirei o teclado novamente e olhei para os chips de memória da nvidia que ficam ao lado do fllat para averiguar se estavam danificados (pois já é estranho o teclado ter queimado, ai agora isso que deve ter ocorrido na mesma faixa de tempo só que eu só percebi hoje afinal não fico abrindo o gerenciador de dispositivos do windows todo dia)

Enfim... falei vou fazer uma clean install do windows 7 home premium original, para sanar de vez a dúvida.

E o problema persistiu....

Minha dúvida é, antes de acionar o suporte, provavelmente vão me pedir aquele teste de diagnosticos da maquina, qual seria a tecla e o teste desejado para eu já entregar às mãos do técnico?

Se a placa de video que fica na motherboard estiver queimada mesmo, qual procedimento da dell para correção desse problema? acredito que terão que trocar a placa mãe certo?

Fico no aguardo e obrigado, assim como vocês também trabalho numa empresa que presta suporte à clientes e me prontifico a fornecer qualquer informação necessária, espero ter sido claro.

E mais uma vez, questão de windows e software eu tenho certeza de que não é, pois sempre fiz da mesma forma e nunca tive problemas... reinstalei tudo que pude, até o SO, realmente é hardware, agora é saber como entregar prova disso para DELL. 

Apenas reforçando, apesar da aparência isso ai é um windows 7 x64 home premium totalmente atualizado, com drivers OEM da Dell, e rodando liso.. sem erros, ou seja me reforça idéia de problema de hardware é que eu não gosto de temas..

Me respondam quanto meus questionamentos sobre a troca e garantia por gentileza.

11 Mensagens

24 de maio de 2013 19:00

Marlon,

Negativo, o problema está solucionado!

Simplesmente era mesmo um problema físico, pois como pode ver na imagem o técnico me ligou hoje informando que estava a caminho (apesar do prazo de 72 horas ter se tornado quase 120, eu não reclamei)  ele trouxe uma placa e um teclado novos, após a troca nem precisei mecher em configuração alguma e a nvidia já estava funcionando perfeitamente, testei com 3dmark e tudo na boa, olhe só.

Lembrando que antes era erro 43 não pode ser iniciado.

Bom.. eu só não gostei de 2 coisas (Mas é questão de zelo)

1- O técnico não limpou as bases do cooler e reutilizou pasta térmica vagabunda emcima.

2- Fez alguns arranhões e marcas no notebook.

Mas infelizmente é a vida! Pelo menos estou com minha maquina de volta, lembrando que antes do tecnico vir eu dei um banho na placa com alcool isopropilico, mas também sem sucesso.

Enfim .. caso resolvido agora vou comprar uns adesivos térmicos de qualidade e trocar pela lambança que o técnico fez, pois a maquina ociosa que era 35 graus agora está em 60, pois ele deixou vestígios do adesivo térmico e pasta que colocou exageradamente (só precisa de 1 gota...)

Mas isso eu resolvo fácil! OBRIGADO DELL!  Me pouparam um gasto de 650 reais. (Teclado + MB)

 L

11 Mensagens

20 de maio de 2013 22:00

UP

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

21 de maio de 2013 07:00

Bom dia Razor1991,

Vamos lá, referente ao seu problema do driver não estar instalado corretamente, lhe aconselharia a atualização da BIOS, e após estar atualizada, desinstale ambos os drivers de vídeos. Instale primeiramente o driver da Intel e então logo em seguida o driver de vídeo dedicado.

Realmente, deve funcionar, pois não parece ser um problema físico mesmo.

O teste de diagnóstico que é solicitado, é aquele em que você pressiona F12 na inicialização para abrir o Menu de Boot, e então selecione a opção Diagnostics.

Se houver um problema físico com a placa de vídeo, realmente, será necessária a substituição da placa-mãe, pois não há como trocar apenas a placa de vídeo.

11 Mensagens

21 de maio de 2013 17:00

Caro Marlon,

1- Bios atualizada.

2- Testes efetuados com opção avançada (demorou) porém não na parte de chipset gráfico, não vi testes pertinentes à GPU, somente a VRAM, e todos deram OK, o que não significa dizer que está OK.

3- Conforme falei eu já refiz o processo nessa mesma ordem que você falou, até porque é a única que ele lhe permite, caso você tente fazer o inverso o próprio instalador da nvidia manda você instalar a intel primeiro, até formatei a maquina, sem sucesso.

Na verdade eu andei pesquisando esse erro é muito comum de hardware mesmo, se você olhar no youtube a maioria dos usuarios posta videos de error 43 relacionados a morte do chip nvidia e ressucitando-os com secadores de cabelo, porém isso é temporário, eu abri um chamado na DELL e disseram que em 72 horas um tecnico entrara em contato comigo.

Eu só aciono suporte realmente já sabendo do problema, e é somente para reposição da peça (se quiser eu mesmo instalo mas a dell não permite eu acho) pois infelizmente a maioria dos tecnicos que andam na rua não tem preparo suficiente, é duro mas é a realidade.

Eu to vendo que vou ter que morrer numa grana porque ta arriscado do tecnico vir e me dizer que está OK... só porque esta acendendo o video, eu estou com medo disso.

Marlon, você sabe se é possível comprar essa placa separada com a DELL? ou você acha que tem chance do tecnico vir com a mesma, eu ressaltei várias vezes na hora da ligação que seria necessaria troca da placa mãe e que não sou usuario leigo, mas como trabalho com suporte sei que é muito comum da outra ponta menosprezar o usuário (erro este que não cometo a anos) .

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

21 de maio de 2013 18:00

Olá novamente Raz0r1991.

Então, quando à disponibilidade da peça para venda, temos somente como serviço de reparo para o equipamento, não estando disponível para venda como há a possibilidade com periféricos. Como é um produto onde a instalação depende de experiência e conhecimento da área, tais peças não ficam disponíveis para vendas.

Quanto aos testes que você realizou, realmente, parece estar tudo certinho, porém o erro 43 não remete à um problema com o chipset gráfico. Este tipo de problema que você fala, onde a ressolda do BGA era necessária, são em equipamentos mais antigos, e já trabalhei com este tipo de ressolda, e vou ser sincero, é raro um equipamento DELL apresentar este tipo de problema, pois sua arquitetura impede este tipo de aquecimento com o deslocamento do chip gráfico, que é o que geralmente acontece ao ser necessária a ressolta de BGA.

Já tentou deixar o windows update atualizar o driver? Solicitar que ele localize e instale?

Realmente, se um técnico for ao local e constatar que está tudo ok, pode ser que não faça a troca, tudo depende das instruções que foram passadas pelo suporte técnico, se foi somente para trocar, ou se é para verificar qual o problema no local antes da troca.

Se já houve a abertura deste chamado amigo, acredito que o ideal será aguardar este contato para que seja possível que o técnico vá até o local e faça a troca do componente. Eu particularmente acredito que não irá resolver este problema, porém vou torcer para dar tudo certo. Por favor, se houver novidades, poste aqui para também estarmos cientes da resolução ou não do problema.

Obrigado.

 

11 Mensagens

22 de maio de 2013 20:00

Bem vou continuar no aguardo mesmo, obrigado pelas informações.

Mas uma coisa que já começou me deixando chateado foi o suporte vir me falar que minha garantia é só até o próximo domingo, olha  o status que acabei de retirar do site da Dell.

 

Ou seja não vai expirar "próximo domingo", e eu procurei ressaltar de forma clara que o problema é de hardware.

 

Eu também já tentei o windows update, mas também sem sucesso.

Mas mesmo que tivesse sucesso, não seria estranho um notebook que sempre atualizei normalmente tanto usando drivers OEM como os da nvidia, ultimamente eu tenho usado somente os da DELL por não notar ganhos de desempenho cm os da nvidia, e a Dell já atualizei esse driver umas 6 vezes todas sem problemas, e eu vinha usando essa ultima versao sem problema algum de erro 43, isso é hardware concerteza.

 

Não tem muito o que se fazer, uma placa usada desta está por volta de 450 reais e é dificil de achar, eu espero sinceramente que a Dell não me faça passar por sufoco, esperando visitas e visitas de tecnicos... eu vo acabar pegando e trocando a placa e esquecer a logomarca DELL, que já uso a vários anos,  os produtos da Dell são realmente de boa qualidade tanto que eu tenho meu primeiro optliex de 10 anos atrás funcionando perfeitamente até hoje, só troquei a fonte que me saiu barato.

Agora infelizmente o suporte da Dell está péssimo cara, você vê nitidamente isso não é especulação.

 

Tem muito usuário mediocre, sim tem eu concordo com os analista da Dell em fazer algumas tolices nesse sentido, mas nem todos são fantoches.

 

Eu confio na Dell em termos de qualidade, mas suporte falta muito.

 

A Dell se garante emcima da duração de suas peças que geralmente costumam dar problema por ação indevida do próprio usuário.

Enfim.. vou aguardar mas se me decepcionarem como fazem com a maioria das pessoas eu vo vender esse note e pular fora.. infelizmente o suporte está defasado, produtos novos ótimos perfeitos a arquitetura interna do note é muito boa, concordo com você mas uma empresa também precisa de suporte de qualidade, não só de vendas se conquista tudo.

                            Informações de garantia                        
  • Suporte no próximo dia útil Garantia com uma data de término de 27/09/2013. Consulte a Guia Garantia para obter detalhes.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

23 de maio de 2013 09:00

Raz0r1991,

O suporte técnico possui procedimentos que precisam ser seguidos para que seja liberada a abertura de algum chamado para reparo em equipamentos. Apenas o fato de você informar ser um problema de hardware, apesar de ser um colega de profissão, não é suficiente para justificar tal reparo.

Entendo que você também trabalha em TI, então compreende que tais procedimentos devem ser seguidos, e não são solicitados por qualquer motivo. Eu ainda acredito ser um problema de software, porém a melhor maneira de isolar tal problema, é em contato com nosso suporte técnico.

Lhe aconselho efetuar os procedimentos em linha com os analistas, e caso seja identificado um problema de hardware, tenha a certeza que o mesmo será substituído.

Pelo o que estamos verificando aqui no fórum, tudo indica uma falha de drivers ou da instalação do sistema operacional. Não há indícios de uma falha física da placa de vídeo.

Por favor, efetue um novo contato conosco pelo fone 0800 970 3355 para que possamos identificar a melhor maneira de solucionarmos este problema. É a forma mais ágil de resolvermos esta situação.

Se houver algo que eu possa auxiliar amigo, estou à disposição.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

24 de maio de 2013 20:00

Que boa notícia Raz0r1991.

Infelizmente foi necessária a troca da placa-mãe, mas fico feliz que o problema tenha sido resolvido.

Geralmente este erro realmente é relacionado com problemas de software, mas informática não é uma ciência exata, e nem tudo pode ser resolvido ou diagnosticado remotamente.

Obrigado por retornar ao fórum e nos informar da solução.

Nenhum evento encontrado!

Top