2 Intern

• 

458 Mensagens

8 de agosto de 2008 07:00

Você não recebeu os CDs de instalação?

27 Mensagens

8 de agosto de 2008 10:00

Oi! Recebi sim, mas o DVD não faz o recover... ele é um DVD de instalação do windows vista convencional... O que eu queria é fazer o processo de recovery! Você também tem o inspiron 1525? poderia me fazer um backup do seu bootloader?

27 Mensagens

8 de agosto de 2008 11:00

Entendo... Eu até pretendia fazer isso sim, mas estou aproveitando para tentar obter esse backup. Gosto de manter as coisas originais, nem que seja só para guardar de backup mesmo... até porque, um dia a DeLL pode dizer q eu preciso voltar o notebook para as configurações de fábrica para prestar algum suporte...

2 Intern

• 

458 Mensagens

8 de agosto de 2008 11:00

Não, o meu é XPS 1530 (tá na assinatura...).

Mas kra, se vc tem os CDs de instalação, manda formatar e instala td de novo msm, fica uma instalação mais clean, sem aquele monte de lixo que vem na instalação de fábrica, já instala os drivers atualizados... Quando recebi o meu, a primeira coisa que fiz foi formatar, primeiro pq tinha um monte de partição, e segundo pq táva cheio de "bloatware"...

2 Intern

• 

458 Mensagens

8 de agosto de 2008 12:00

Kra, até entendo seu ponto de vista, mas qto ao suporte acho q tem nada a ver não.

Como a máquina é sua vc pode instalar o que bem entender, se quiser trocar e colocar linux ou qq outra coisa você pode. Ela pode não te dar suporte quanto ao software, mas quanto ao hardware ela tem q dar o suporte sim...

Flw kra.

238 Mensagens

8 de agosto de 2008 15:00

Sim, e usando o CD do Media Direct da DELL antes de instalar o vista, ele irá particionar seu HD da maneira correta - criando um espaço para o media direct e outro para o sistema operacional. Se você desejar, pode separar cerca de 20 ou 25GB para o SO e o resto para seus arqiuvos pessoais.

Desta maneira quando você precisar reformatar o sistema, não precisará fazer um backup de todos os arquivos. Depois disso é só instalar os drivers atualizados pelo site da Dell.

A primeira coisa que fiz quando recebi o note foi reformatar, justamente pra ter duas partições separadas e pra tirar quaisquer eventuais lixos instalados.

27 Mensagens

8 de agosto de 2008 18:00

Eu entendo tudo isso pessoal! eu realmente já planejava fazer uma formatação e instalado do zero, para ter um ambiente mais limpo. Até porque eu pretendo instalar o MacOSX, então eu certamente terei de mecher com partições... O que eu quero mesmo agora é recuperar o bootloader para fazer um backup geral desse disco, entendem? Eu sempre gosto de manter isso para caso seja necessário... Uma revenda eventual, por exemplo. Se alguém aí ainda tiver o hd com suas partições originais, por favor me faça uma copia do bootloader com o EasyBCD. [begging!] Fico muito grato!

188 Mensagens

16 de agosto de 2008 11:00

Eu uso somente a partição do windows e outra para os meus arquivos e ainda uma para o linux, sem partições da dell e funciona 100%

27 Mensagens

16 de agosto de 2008 12:00

Oi pessoal, Bom, o objetivo desse tópico na verdade era conseguir voltar o Notebook à seu estado Original de fábrica... E eu terminei conseguindo isso sim! \\o/

Mesmo depois de ter desfeito partição do restore e Media Direct, eu consegui recupera-los e deixar tudo original de volta. Notem que o objetivo disso não é USAR o sistema orignal, e sim ter a capacidade de restaura-lo!

Agora que esse projeto terminou, eu estou pensando e fazer uma instalação limpa (sem Media Direct ou DSR) e usar um Dual Boot Windows XP + MacOS (Ou Ubuntu, se o MAC nao der certo).

Para os que se interessarem pela restauração do DSR (Dell System Restore), eu escrevi um tópico na comunindade DeLL americana. Segue o link: http://www.dellcommunity.com/supportforums/board/message?board.id=insp_harddrive&thread.id=74088

Além desse, também tem um outro tópico útil, a respeito do Media Direct: http://www.dellcommunity.com/supportforums/board/message?board.id=vista&thread.id=26854&view=by_date_ascending&page=3 Obrigado a todos que responderam este tópico!

Mensagem editada por pedrohp em 08-16-2008 03:17 PM

3 Mensagens

22 de abril de 2009 21:00

Olá Pedro,

O que eu estava procurando era exatamente isso, para o meu note Vostro 1310 que ainda não chegou mas para o qual já estou me antecipando. Contudo, esses links que você forneceu não estão disponíveis, você poderia postar prá gente como você recuperou a partição de restore do seu SO?

Abraço

27 Mensagens

23 de abril de 2009 04:00

Scarneiro, Olá! Olha, eu não sei se ainda lembro como fazer tudo do zero, mas vou tentar escrever um tutorial completo, com fotos (ou pelo menos um basicão, heheheh), e posto assim que terminar,ok? O processo todo é bem simples... só tenho que me lembrar mesmo como ativa a partição como WinRE...

3 Mensagens

23 de abril de 2009 08:00

pedrohp escreveu:
Scarneiro, Olá! Olha, eu não sei se ainda lembro como fazer tudo do zero, mas vou tentar escrever um tutorial completo, com fotos (ou pelo menos um basicão, heheheh), e posto assim que terminar,ok? O processo todo é bem simples... só tenho que me lembrar mesmo como ativa a partição como WinRE...

Olá Pedro, Se você conseguir descrever esse processo acho que vai ser de grande valor para a comunidade já que, pelo vasculhei no fórum, há muitas perguntas sobre esse tema e nenhuma resposta certeira. A que mais se aproximou foi a sua mesmo! Vou aguardar o seu tuto! Abraço

27 Mensagens

24 de abril de 2009 11:00

Bom, fiquei com preguiça de formatar em HMTL, e não tenho nada como o Dreamwaver aqui, então vai em texto puro mesmo, ok? Não tive como colocar fotos também porque não ia formatar meu laptop para isso...

Mensagem editada por pedrohp em 04-25-2009 01:22 AM

27 Mensagens

24 de abril de 2009 22:00

Olá Pessoal

Neste tutorial eu irei descrever como recuperar o acesso à seu console de recuperação do sistema operacional de fábrica. Aqui eu assumo que o leitor já possua algum conhecimento no suporte à sistemas operacionais, em especial o Windows Vista. A seguir alguns conceitos que você deve conhecer:

- Discos Rígidos
- Tabela de Partições
- Partições Primárias
- Partição Extendida
- Partição Lógica
- Factory Recovery ou Restauração de Fábrica
- WinRE
- Boot Loader

Uma vez que WinRE é um termo menos difundido, posso falar um pouco dele aqui:

WinRE é uma sigla para Windows Recovery Envioriment, que nada mais é que um conjunto de ferramentas num console de recuperação oferecido pela microsoft (principalmente à parceiros OEM, como a DeLL), que pode ser utilizado para resolver problemas e recuperar o sistema operacional de um estado defeituoso. O conceito de um console de recuperação para o Windows está presente desde o Windows 98 (embora muito precário)e tem evoluído bastante. Atualmente o WinRE pode ser customizado por cada parceiro OEM de forma a incluir ferramentas mais específicas e é comumente modificado para integrar o Factory Recovery.

O console WinRE pode ser oferecido em diversas maneiras, como por exemplo a versão incluída em todo CD ou DVD do windows vista. No caso da maior parte dos laptops da atualidade, o WinRE é oferecido instalado em uma partição separada do disco (este é o nosso caso), e acessado através de uma opção habilitada no Boot Loader do windows vista.

Dito isto, vamos à nosso tutorial propriamente dito. Como falei anteriormente, este tutorial cobre somente como recuperar o acesso ao console WinRE que dispões da restauração de fábrica, ou seja, a realocação dos dados no disco e reabilitação do boot loader da maneira correta.

IMPORTANTE: Siga este tutorial por sua própria conta e risco. O autor ou o site aonde obteve este tutorial não se reponsabilizam por perda de dados do seu sistema nem por danos ao computador em questão. É altamente recomendável realizar um backup do sistema completo antes de prosseguir.

O que você irá precisar:
1- A partição original de recuperação ou Backup desta partição
2- Pacote de instalação do Windows AIK
3- Opcionalmente, uma instalação do windows vista funcional. Caso você esteja com problemas para inicializar o windows no seu laptop, mostrarei como retaura-lo rapidamente.

Este é o cenário aonde realizei estes procedimentos:

Laptop Inspiron 1525 com o seguinte particionamento original:
Partição 1 - Primária - Dell Utility
Partição 2 - Primária - RECOVERY
Partição 3 - Primária - Windows Vista
Partição 4 - Primária - DeLL Media Direct

Como podem ver, não é um esquema de particionamento inteligente. O que eu fiz, logo que comprei, foi copiar A PARTIÇÃO (não os dados dela) RECOVERY para um disco externo, e reinstalar todo o meu sistema conforme queria (removendo inclusive o inútil Media Direct). Vamos aos passos para recuperar esta partição e seu acesso ao laptop.

1- Copie de volta a sua partição de volta para o disco. É importante que a partição que ficará no seu laptop seja uma partição PRIMÁRIA, e que o número da partição seja MENOR que o numero da partição do seu windows. Como você pode conseguir isso? simples! criando a partição de destino ANTES de criar a partição do windows. Note que talvez seja necessário apagar sua partição do windows para tal. No meu caso, eu realmente apaguei todo o disco, deixando somente a partição de recovery e procedi da seguinte forma:

1.a - Apagar todas as partições, exceto o Dell Utility. Esta é sua partição 1;
1.b - Copiar a partição de recovery de volta para seu disco. Ela deverá ser copiada como partição 2;
1.c - Crie quaisquer outras partições que deisejar, sendo uma delas para sua instalaçao do windows (preferencialmente primária. Não sei se funciona com partições lógicas)

2- Este passo é opcional, e necessário somente caso você esteja, como eu, sem uma instalação válida do Windows. Caso você tenha, inicie-a e pule para o passo 3

Instale o Windows na partição separada para tal, usando o DVD fornecido e o serial number da sua etiqueta.

OU

Restaure seu sistema de fábrica assim:

2.a - Insira o DVD de instalação do Vista que veio com o laptop e faça o boot por ele. Ao iniciar, selecione a opção "Repair your Computer" (ou equivalmente em português) logo após escolher o layout do teclado. Neste momento você estará acessando o WinRE original do DVD

2.b - Cancele qualquer sugestão de reparo da inicialização que seja oferecida pelo WinRE. Nós iremos cobrir o boot loader posteriormente. Selecione a opçao Console de Recuperação e execute o comando diskpart. Será exibido o prompt do programa. Faça os seguintes comandos:

> diskpart
DISKPART > select disk 0
DISKPART > list partition

< A tabela de partições será impressa aqui >

DISKPART> list volume

< Uma tabela de volumes lógicos será exibida aqui >

Aqui você deverá conferir qual é a unidade lógica sua partição de RECOVERY. Você pode fazer isso batendo o numero da partição exibido na lista de partiçoes com o úmero exibido na lista de volumes

No meu caso, a unidade da partição era D:

NOTA: Originalmente, a partição RECOVERY pode estar marcada como uma partição oculta, ou com o código de tipo da partição alterado, o que pode fazer com que ela não receba uma unidade lógica. Neste caso você terá de corrigir esta falha pelo próprio diskpart ou por outro software de particionamento. Não me lembro agora se este foi meu caso, mas se for o seu, mee avise que eu providencio, ok?

2.c - Uma vez anotada o volume da sua partição, saia do diskpart com o comando:

DISKPART> exit

2.d - Ainda no console de recuperação, digite:

> path D:\\windows; D:\\windows\\system32
> D:\\
> cd Tools
> PCRestore.exe

NOTA: Lembre-se de trocar D:\\ pela unidade que você anotou no passo anterior

2.e - Siga os paços na tela para restaurar sua instalação de fábrica.

3- Uma vez dentro do windows, baixe e instale o Windows AIK, disponível no link http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=C7D4BC6D-15F3-4284-9123-679830D629F2&displaylang=pt-br

NOTA: Validação WGA requerida para fazer o download.

4- Abra um prompt de comandos elevado (clique com o botão direito -> Executar como Administrador) e digite:

> \\Recovery\\SetAutoFailOver.cmd /target D: /partition 1

Nota: Lembre-se de trocar "" pela pasta aonde você instalou o Windows AIK, "D:" pela unidade que o Explorer atribuiu à sua partição Recobery e o número 1 pelo número da mesma.

Se tudo correr bem, você deverá ver várias mensagens indicando que a operação foi concluída com sucesso.

Voilà! Agora reinicie seu computador, pressione F8 durante o post para que o windows exiba as opções de boot e escolha a opção "Repair your computer" (ou equivalente em português)! Reze para que você seja capaz de ver o console de recuperação original : )

Espero que todos consigam fazê-lo!

Algumas recomendações:

- SEMPRE faça um backup completo do seu disco quando comprar um computador novo e antes de realizar qualquer alteração no seu sistema operacional.
- Use sempre softwares originais.

NOTA: Neste tutorial cabem adaptações! Por exemplo: No passo 2, em vez de instalar do zero ou recuperar pela imagem, você pode recuperar seu windows usando uma imagem do Norton Ghost, se possuir... Você também pode usar outro particionador, ao invés do diskpart do windows...

That's All Folks!

Abraços,
Pedro Peixoto

3 Mensagens

25 de abril de 2009 05:00

Olá Pedro! Ficou muito show de bola esse artigo cara! Com certeza isso vai ser útil prá muita gente aqui no fórum! Abraço
Nenhum evento encontrado!