Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

R

11135

15 de outubro de 2008 08:00

Temperatura das GPU e CPU com este calorão tropical. O verão chegou!

Prezados Companheiros de labuta e donos de equipamentos Dell.
 
Como vocês sabem sobre o BUG lazarento da nVidia, o que compromete o sistema de refrigeração das GPUs Geforce 8400 e 8600, venho, neste momento de calor e verão brasileiro, fazer uma pesquisa com vocês.
Por favor vamos fazer um banco de dados onde podemos identificar o modelo do notebook, o processador (CPU), vídeo ou chipset (GPU) e respectivas temperaturas de CPU e GPU, além da temperatura ambiente.
Bom, como sou dono de um Vostro 1400, irei postar mais tarde os meus dados medidos e com  calor aqui do RJ - que hoje está previsto para alcançar 40C, e no verão carioca chega facilmente a 45C -. Em função disto, faço o convite a vocês de colocarem os dados acima identificados, para que possamos ter um controle e referencial e identificarmos aqueles notebooks que irão realmente dar problemas com as GPUs buguentas.
 
 

1.3K Mensagens

15 de outubro de 2008 09:00

Salles, sugiro que utilizem por padrão 2 softares para medir a temperatura do CPU e GPU e que postem Modelo, breve configuração, tempo de uso e que tipo de aplicações costumam usar. Importante também é relatar a versão do driver, BIOS e que sistema operacional está utilizando. Faça um modelo com todas essas informações sobre o seu e espera a galera postar da mesma forma.

458 Mensagens

15 de outubro de 2008 13:00

Bom, sugiro adotar o HWMonitor como software de medição, visto que é leve, free e não precisa instalar nada...

Para conseguir os dados de processador e GPU existe o CPU-Z que segue a msm linha do HWMonitor (leve, free e sem instalação).

Poderíamos usar como template algo assim:

Modelo do Note: (XPS M1530, Vostro 1400, Inspiron 1525, etc)
CPU: Core2 T8300 (modelo de seu processador)
GPU: GeForce 8600M GT (modelo da sua GPU)

Temperaturas em operação normal (ºC):
CPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
GPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
HD: Min: xx Med: xx Máx: xx

Temperaturas em estresse (ºC):
CPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
GPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
HD: Min: xx Med: xx Máx: xx



Acho q assim fica mais fácil de vermos as informações! Dêem mais opiniões aí pra gente conseguir montar um banco de dados com dados reais! Quando fizer minhas medições posto!

Flws.

1.3K Mensagens

15 de outubro de 2008 14:00

Tb utilizo o WHMOnitor, porem algumas versões utilizam o termo ACPI para retratar GPU, ou seja, o vídeo. Meu notebook não possui video Discrete, então não vou postar no coparativo, mas irei acompanhar o tópico. Mas verão mesmo seria bom testar em dezembro e janeiro pois o sol aperta mais... rsrsrs... Acho que não terá diferença muito significante pois a GPU já esquenta bastante... Falo isso porque moro em Rondônia e aqui o sol castiga o ano inteiro, fora a umidade que deixa tudo abafado...

145 Mensagens

15 de outubro de 2008 16:00

Com esse calor eu percebi um aquecimento maior no note, principalmente naquela parte do touchpad, logo logo vou jogar um ovo para ver se ele frita.

64 Mensagens

16 de outubro de 2008 07:00

Qual desses programas citados vcs acham melhor? Meu objetivo principal é monitorar as temperaturas (todas as possíveis, hehehehe).

Tenho um inspiron 1525.

Grato!

1.3K Mensagens

16 de outubro de 2008 07:00

Aqui em Ronônia não vejo diferença pois é quente e abafado o ano inteiro... rsrsrsr...

1.3K Mensagens

16 de outubro de 2008 09:00

Eu utilizo bastante o WHMonitor é leve, free e não precisa instalar como já foi citado... Poderia ser ele o software padrão para o tópico. Existem outros e até com precisão mais confiável, porém esse é o mais versátil e o ideal é que seja feita várias medidas ao longo de um dia e anote uma média e a de pico.

14 Mensagens

16 de outubro de 2008 10:00

Pena este tópico proposto, que seria interessantíssimo por sinal, não ter ido a frente. Acabei de cancelar minha compra do Vostro 1310, que viria com esta geforce. Confesso que estou chateado, pois já estava ansioso pela chegada do mesmo. E o que mais me atraiu para comprar este modelo foi a placa de vídeo, mas em virtude do descaso da dell com o problema, lançando uma atualização de bios que vai apenas adiar o fim desta placa, pois componente nenhum consegue operar a longo prazo com um problema sem abrir o bico cedo ou tarde (geralmente depois da garantia ne? Apesar deu ter 5 anos de garantia tanto de complete care como de garantia de troca de peças, achei sacanagem me venderem um produto de 4 mil reais com esse problema de fabrica da placa e por isso mesmo com tamanha garantia optei pela desistencia)
Infelizmente, tive que cancelar, o dificil agora vai ser achar um modelo que presta, que tenha mobilidade como o Vostro 1310, que tenha uma placa de video capaz de permitir que se possa jogar alguns bons jogos sem ter que aceitar um problema de superaquecimento para desfrutarmos de tudo isso.
E a dell há mto tempo sabe do problema e continua vendendo esta placa falando q é problema de lote (foi assim que o vendedor conseguiu me empurrar esta placa). Apenas lamento uma empresa como a dell, fazer o cliente de palhaço, vendendo um produto com defeito e de cara ja empurrando uma atualização de bios para mascarar um problema, ao inves de fazer um recall dessas placas. Por isso tive q cancelar. Uma pena


Mensagem editada por Nocturne em 10-16-2008 01:48 PM

Mensagem editada por Nocturne em 10-16-2008 01:50 PM

173 Mensagens

16 de outubro de 2008 10:00

Bom, como o Marcus indicou em seu post, os programas para medição de temperaturas, configuração de CPU e GPU são:
 
-GPU (download do programa no link abaixo):
 
-CPU (download do programa no link abaixo):
 
- Monitoração de Temperatura (download do programa no link abaixo):
 
Depois de instalado estes programas, devemos obter as seguintes informações:
 
Modelo do Note: (XPS M1530, Vostro 1400, Inspiron 1525, etc)
CPU: (modelo de seu processador)
GPU: (modelo da sua GPU)

Temperaturas em operação normal (ºC):
CPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
GPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
HD: Min: xx Med: xx Máx: xx

Temperaturas em estresse (ºC):
CPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
GPU: Min: xx Med: xx Máx: xx
HD: Min: xx Med: xx Máx: xx
 
Cidade em que você reside:
Temperatura ambiente (local) onde o notebook se encontra:


Mensagem editada por Rmsalles em 10-16-2008 06:26 PM

643 Mensagens

16 de outubro de 2008 11:00

Modelo do Note: (VOSTRO 1510 COM BIOS "A12" ) CPU: (CORE 2 DUO T7250 2.0GHZ 2MB CACHE FSB-800MHZ) GPU: (GEFORCE 8400M GS 256MB DDR2 DX10 DRIVER 178.13 NVIDIA PHYSX) OBS: (MEU PROCESSADOR, PLACA DE VÍDEO E NORTHBRIDGE, TODOS ESTÃO COM ARTIC SILVER 5 E UMA MESA DE REFRIGERAÇÃO COM DOIS COOLERS DA AKASA) Temperaturas em operação normal (ºC): CPU: VALUE: 48c MIN: 46c Máx: 57c GPU: VALUE:55c MIN: 54c Máx: 62c HD: VALUE: 38c MIN: 30c Máx: 38c Temperaturas em estresse (ºC): CPU: VALUE: 50c Med: 50c Máx:64c>>>>jogando GPU: VALUE: 60c Med: 59c Máx:68c>>>>>jogando, não passa disso, tive melhora depois da artic silver 5, E MESA DE REFRIGERAÇÃO DA AKASA HD: VALUE: 40c Med: 40c Máx: 43c PESSOAL, DEPOIS DE MUITO ESPERAR POR ALGUMA ATITUDE DA DELL, RESOLVI TOMAR MINHAS PRÓPIAS DECISÕES, REMOVI AQUELES ADESIVOS TÉRMICOS QUE VEM NO PROCESSADOR, PLACA DE VÍDEO E NORTHBRIDGE,DE FÁBRICA, E QUE PARECEM "CHICLETS" QUE SÃO 100% INEFICAZES, APLIQUEI A PASTA TÉRMICA ARTIC SILVER 5 EM TODOS ELES, COMPREI UMA MESA DAQUELAS QUE AJUDAM A RESFRIAR O NOTEBOOK, E A MELHORA DE TEMPERATURA FOI INCRÍVEL....... PARADO ENTÃO COM A TAMPA FECHADA MINHA PLACA DE VÍDEO CHEGA A PEGAR 54c GRAUS E O PROCESSADOR 43c GRAUS, COM A TAMPA ABERTA SÓ NAVEGANDO E USANDO UM OFICE DA VIDA FICA TUDO SUSSA........A PASTA TÉRMICA RESOLVEU MESMO, PAGUEI CARO NELA MAS NÃO ME ARREPENDO, MORO NO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE, NO INVERNO É UMA MARAVILHA, MAS NO VERÃO CHEGA AOS SEUS 40c GRAUS ............. ESTA MÉDIA DE TEMPERATURA FOI TIRADA COM BASE NA TEMPERATURA AMBIENTE DE 28C GRAUS,SEM AR CONDICIONADO, JANELA ABERTA, E VENTILADOR DE TETO.....USEI O HARDWARE MONITOR PARA MEDIR A TEMPERATURA..ACREDITO QUE SEJE O MAIS USADO E O MAIS COMUM ENTRE OS USUÁRIOS ABRAÇO A TODOS , ESPERO TER AJUDADO

Mensagem editada por Eduardo_RS em 10-16-2008 04:50 PM

14 Mensagens

16 de outubro de 2008 12:00

Eu tenho uma dessas mesas de refrigeração, mas a minha é da zalman, paguei 190 reais ha uns meses, uso ela no vostro 1000, e infelizmente tive que cancelar o vostro 1310, pela falta de respeito da dell, primeiro ao não vir a publico dar satisfação sobre essa placa maldita, segundo por achar que todo mundo atualiza a bios e o problema está encerrado, nao paguei 4 mil atoa, com 5 anos de garantia para receber algo com defeito e por isso cancelei mesmo, agora arrumo um outro com placa de video da ati e nvidia nunca mais, se fosse uma empresa seria faria recall. Errou a dell tb de nao cobrar isso da nvidia

643 Mensagens

16 de outubro de 2008 12:00

CONCORDO PLENAMENTE, SE FOI CONSTATADO DEFEITO DE FABRICAÇÃO EM TODAS AS PLACAS, JA DEVERIA ESTAR MAIS QUE NA HORA DE FAZER UM RECALL, E A DELL AINDA CONTINUA  COMPRANDO MATERIAL DESSA MERDA DE NVIDIA, ULTIMAMENTE NOTEBOOKS JA NÃO SÃO MAIS ENCONTRADOS COM PLACAS DA NVIDIA, ATÉ TEM, MAIS A MAIORIA VEM COM PLACAS DA ATI, PODEM REPARAR, APPLE ACER E OUTROS.....

643 Mensagens

16 de outubro de 2008 13:00

USO O VISTA  32 BITS, ESTOU SATISFEITO POR ENQUANTO COM A TEMPERATURA DEPOIS DA APLICAÇÕA DA PASTA TÉRMICA ARTIC SILVER 5, VAMOS VER ATÉ QUANDO VAI FICAR ASSIM.............DESCULPEM PELO MEU POST ANTERIOR DE TEMPERATURA, FIZ TUDO ARRUMADINHO ,AI QUANDO POSTEI NO FORUM A MENSSAGEM FICOU TODA EMBARALHADA, MAS JA DA PARA TER UMA IDEIA QUE COM ESTA PASTA E A MESINHA, JA MELHORA QUASE 90% A TEMPERATURADO NOTEBOOK..........
ABRAÇO

1.3K Mensagens

16 de outubro de 2008 13:00

Belza, agora só falta os posts com os testes de temperatura. Favor quem postar seguir o modelos citado pelo RMSALLES adicionando o sistema operacional que utiliza.

14 Mensagens

16 de outubro de 2008 13:00

Eduardo e antes de vc aplicar a pasta? Em full qual era a temperatura que seu note chegava, a gpu especificamente
Nenhum evento encontrado!

Top