Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1397

27 de junho de 2013 18:00

Touchpad misterioso no Inspiron 15R

Caros amigos,

Estou quebrando a cabeça com o touchpad do Inspiron 15R 7520. Recebi o notebook esta semana (25/06/2013) e ao ligá-lo pela primeira vez, o touchpad já não estava respondendo. Por sorte, eu tinha um mouse sem fio, que usei para configurar o computador pela primeira vez.

Eu pensei que fosse um probleminha simples de atualização de driver. Entrei na página da Dell e com o meu service tag baixei o driver mais recente. O touchpad voltou a funcionar por alguns minutos e depois travou.

Aí começou minha jornada tentando entender o que estava acontecendo. Eu tentei de tudo: desinstalei o driver, instalei de novo, instalei o driver que veio no computador, restaurei o sistema (2 vezes), fiz o teste ePSA (e o touchpad funcionou), fiz o diagnóstico do sistema Dell (não apontou nenhum problema), desinstalei o antivirus McAfee, pesquisei por um driver alternativo (não existe, só no site da Dell, segundo a Elantech), enfim entrei no chat de suporte e o técnico instalou remotamente no meu computador os drivers mais recentes dos chipsets da placa-mãe e do touchpad... Nada disso resolvia, no máximo o touchpad voltava a funcionar um pouco depois parava completamente. No gerenciador de dispositivos sempre mostrava o "Touchpad Dell" com problemas. Esse tempo todo, tive que usar o mouse sem fio.

Conclusão do técnico: problemas de hardware. Será preciso trocar o touchpad e o teclado (que parou de funcionar umas 3 vezes nesse meio tempo).

Porém, eu não queria dar o braço a torcer, pois é muito estranho que o touchpad funcione no teste ePSA e no Windows 8 fica essa bagunça, ora funciona, ora não...

Eu fiz o seguinte, por último... com muita calma... 1) restaurei o sistema (de novo); 2) desinstalei o driver do touchpad (de novo); 3) reiniciei e instalei o driver ELAN que veio no computador (em C:\Drivers\input\YXX4T\X64); 4) reiniciei o computador; 5) instalei todas as atualizações possíveis do Windows pelo Windows Update (inclusive uma deu problema com o driver ATI, mas isso é outra história); 6) reiniciei.

Resultado: voltou a funcionar por um tempo. Reiniciei a computador e depois parou de novo... aí eu finalmente joguei a toalha... :(((((

Depois de um tempo de uso, quando eu já tinha desistido, voltou a funcionar??????????????????? Mas como??? Vai entender......

Parece que o Windows 8 faz um trabalho por baixo dos panos, transparente ao usuário, instalando drivers atualizados sem indicar que está fazendo isso. Sempre ao iniciar a máquina, o sistema operacional faz uma verificação dos drivers e as vezes demora um pouquinho pra deixar tudo ok. Eu reparei que o software de controle do touchpad (que permite configurar os toques, etc) demora a carregar. Enquanto isso, as funções especiais não são ativadas. Outra coisa é que parece que iniciar o computador com mouse USB conectado (com ou sem fio) parece que a chance de conflito com o touchpad é maior (apesar de que isso não deveria acontecer, a não ser que a gente configure para o touchpad desativar ao ligar o mouse).

Enfim, é isso. Só queria compartilhar isso com a comunidade. Ainda vou observar o funcionamento do touchpad por um tempo, para me certificar de que não é problema de hardware.

Um abraço a todos,

Daniel

1 Mensagem

27 de junho de 2013 19:00

isso aconteceu comigo o que eu fiz foi desistalar os drivers do touchpad e nunca mais ocorreu o problema 

265 Mensagens

28 de junho de 2013 12:00

Oi Daniel,

Concordo contigo, acho muito estranho o touchpad funcionar e parar após um reínicio do sistema.

Acredito que a falha esteja ligada a algum update do sistema ou serviço com falha. Chegou a desabilitar algum serviço do MSconfig, se sim, deixe o sistema em inicialização normal para testar.

Já testou em modo seguro no windows 8?

Abaixo tem um link com instruções sobre como habilitar o modo seguro no windows 8, se ele funcionar sem problemas neste modo temos algum serviço ou programa que está subindo em seu sistema e desabilitando o touchpad.

http://bit.ly/11O20xx

Creio que já isolamos que o problema não ocorre fora do sistema, nos deixando apenas com o windows 8 para nos preocuparmos.

Nenhum evento encontrado!

Top