14 Mensagens

9 de agosto de 2008 12:00

Grande dica mig_Akira! isso responde até a um post meu, que inclusive você também respondeu. Era isso que queria saber!
Ficaram umas dúvidas: você formatou sua máquina antes de fazer isso, ou ela estava como veio da Dell, ou seja com todas aquelas partições? qual o tipo da nova partição? (estendida, lógica, primária...).
Ah, uso o OpenSuse 11, em máquina virtual aqui. Muito bom também (prefiro Kde ao Gnome) e funciona beleza. Fica aí mais uma dica.
Valeu!

Mensagem editada por Frabelovix em 08-09-2008 03:42 PM

14 Mensagens

11 de agosto de 2008 16:00

Po cara, valeu mesmo, pela resposta. No meu caso o note está com 4 partições sim: uma com  2gb para recovery,  outra com 144 c: OS, outra com 86 mb  e uma com 2.5Gb, todas como primárias e não sei para que servem as duas últimas. O que eu gostaria de fazer era, deixar 60 para C: e criar uma partição NTFS para o restante, onde ficariam os meus dados. Pelo que você falou, a nova partição seria lógica e ficaria com algo em torno de 80GB. Vou fazer isso aqui, obrigado por sua reposta!

238 Mensagens

11 de agosto de 2008 16:00

Olá amigo! Eu já fiz isso com a máquina do modo que havia vindo pela Dell - como existiam já 4 partições primárias (uma de recovery, uma do Dell Media Direct, uma do sistema e outro pra dados), as partições criadas para o linux eram lógicas.

No entanto, eu recém-formatei o note e a partição de recovery foi excluída, portanto todas as minhas partições são primárias, exceto pela de dados pessoais, que foi criada automaticamente como partição lógica (pelo CD do Dell Media Direct).

Então o gerenciador de partições do Vista organiza isso automaticamente - se existirem 4 partições primárias, ele cria as próximas já como lógicas, sem problema nenhum.

aqui um screenshot das minhas partições da maneira que estão atualmente: SCREENSHOT

Mensagem editada por mig_akira em 08-11-2008 08:13 PM

238 Mensagens

11 de agosto de 2008 17:00

Olá amigo!

Acredito que a partição com 2.5GB seja a partição do Dell Media Direct. A partição com 86mb eu não sei exatamente o que é, mas no meu são 44mb, e parece não ser uma partição primária, pois o seu Status aqui está definido como Configuração EISA, e não como Primária.

Mas se for primária, então sua nova partição ficará como você falou mesmo.

Só não esqueça de fazer um backup antes de particionar os dados. Comigo nunca aconteceu nada, mas prevenir sempre é melhor que remediar =)

Mensagem editada por mig_akira em 08-11-2008 08:12 PM

8 Mensagens

16 de agosto de 2008 07:00

Resolvi instalar o Fedora 9 no meu Inspiron 1525, e para preparar a partição que vai receber o novo sistema segui esse tutorial. Tudo corre bem até a parte em que tenho que escolher o nome da nova partição, a letra, tipo do sistema de arquivos (NTFS) e o tipo de formatação (Rápida). Ao tentar processar essas alterações o sistema informa que não é possível porque o disco já tem o número máximo de partições (4) essa que estou criando seria a quinta, ou seja, só consigo alocar espaço e não consigo formatar uma nova partição. O espaço alocado para a instalação do novo sistema foi retirado da partição C. Pelo que entendi tenho que transformar esse espaço alocado em uma partição lógica para poder criar as partições Linux (/ e swap), como faço isso? Também não estou conseguindo excluir esse espaço. Agradeço desde já a ajuda de todos, estou precisando muito fazer essa instalação. Leonardo.

188 Mensagens

16 de agosto de 2008 11:00

obrigado pelo tutorial, muito util.

14 Mensagens

16 de agosto de 2008 11:00

Putz cara, eu ia cair na mesma situação! Se não me engano, a usuária Daiana já haiva mencionado algo a respeito mas aí veio o colega Mig e disse que daria certo. Eu ainda não havia feito tais alterações, agora esperemos por uma resposta dele. Só uma pergunta: qual windows e qual versão você utiliza? talvez isso ajude na resposta.
Nenhum evento encontrado!