Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

12899

5 de janeiro de 2013 17:00

UEFI não deixa instalar GNU/Linux no Inspiron 14z

Olá colegas.

Sou desenvolvedor e preciso muito utilizar Linux no meu computador.

Observei que com a nova tecnologia de BIOS os fabricantes estão favorecenco a Microsoft, haja vista não conseguir instalar nenhuma distribuição GNU/Linux - Inclusive o Ubuntu que já conta com suporte a dispositivos com UEFI.

Algum dos colegas sabe como solucionar tal problema? Pelo que analisei na Internet isso se deve a um problema no firmware do UEFI da Dell.

É um extremo erro de qualquer fabricante tentar restringir o usuário a utilizar determinado sistema operacional.

Obrigado a todos!

373 Mensagens

6 de janeiro de 2013 12:00

Acesse a BIOS > Boot> Secure Boot > Deactive

Terá seu problema solucionado

Sobre essa informação de que é um problema no firmware dell está equivocada, pois todos os fabricantes de equipamentos que estão lançando seus equipamentos com o UEFI estão se utilizando deste recurso de ativar o boot secure, ou seja, garantir que um único boot se realizado com sucesso e não haja a interferência de outros O.S.

4 Mensagens

24 de fevereiro de 2013 19:00

Amigo, eu tenho um Ultrabook Inspiron 14z 5423 e com SMBIOS 2.7 e UEFI. Eu já tentei por essa e por inúmeras formas, porém o UEFI Simplesmente não lê o meu Pendrive ou o meu DVD do Linux. Ele carrega a inicialização de pergunta se eu quero Testar, Instalar, Instalar a OEM ou Checar se o Disco está com defeito. Mas apartir desse ponto, qualquer das opções exibidas não leva a nada. Ele simplesmente não carrega, apenas fica mostrando uma tela preta. Ao que eu vejo, só eu estou tendo esse problema, então é possível que apenas a linha do meu Ultrabook ou apenas ele está com esse defeito no Firmware. Onde posso encontrar alguém que trabalhe nesse setor de Firmware que possa me ajudar?

2 Intern

 • 

437 Mensagens

25 de fevereiro de 2013 13:00

Abner, você comprou o equipamento com qual sistema operacional? Poderia ter solicitado o Ubuntu de fábrica.

Não conseguirá um contato com qualquer desenvolvedor do de firmware, pois não faz nem sentido uma solicitação dessas.

Para que você consiga efetuar a instalação, altere a opção LOAD LEGACY OPTION ROM para ENABLED, juntamente com SECURE BOOT para disabled.

Este processo deve ser feito para iniciar qualquer instalação de sistema operacional que não seja o Windows 8.

4 Mensagens

25 de fevereiro de 2013 16:00

Tem como eu contatar o setor pós-vendas pra pedir uma troca? Ainda está no período de garantia e eu estou realmente insatisfeito com o sistema.

2 Intern

 • 

437 Mensagens

25 de fevereiro de 2013 18:00

Você pode tentar Abner, porém não vejo isso fazendo muito sentido também.

Eh tipow... "O tio, comprei uma ferrari, mas queria tirar os vidros elétricos e por um de manivela, e não deu muito certo.... posso devolver?" tende?

Não estou menosprezando o seu problema... apenas fazendo um comparativo mais trivial

4 Mensagens

26 de fevereiro de 2013 12:00

Bem, ao que me parece, a metáfora não foi muito bem construída uma vez que você considerou o Windoows como um Ferrari. Mas seguindo sua linha de raciocínio, eu  prefiro um Fusca que ande e satisfaça todas as minhas necessidades do que uma Ferrari que vive parando e sem bancos. De qualquer forma, eu vou contatar o Setor Pos-Vendas. Espero obter sucesso...

2 Intern

 • 

437 Mensagens

26 de fevereiro de 2013 18:00

É... pra um usuário de linux o Windows nunca será bom.... e vice-versa... mesmo ocorre com MAC....

Mas... gostos aparte, acredito que entendeu o que eu quis dizer... espero que dê tudo certo Abner.

7 Mensagens

30 de maio de 2013 17:00

Shibbys, como podemos acessar essa opção que você indicou (LOAD LEGCY...)?

Estou na mesma situação. Uso o Mandriva Linux (ou Mageia, ou Rosa, ou outra distro que funcione bem no meu notebook). Ao trocar minha máquina, o Inspiron 14z (se não me engano: processador Core i3, com 1Tb de HD) veio com o Windows 8 e não gostei muito do sistema. Não sou inimigo do Windows, mas não sou seu fã; só utilizo o sistema no trabalho ou quando sou obrigado por algum programa que exige o ambiente Windows. Gostaria de tentar esse processo pra resolver de vez meu problema.

A propósito, a Dell oferece uma máquina inferior com o Ubuntu e eu não sou fã dessa distro. Para ficar com ela, poderia tentar aturar o Windows 7... mas não o Windows 8; pelo menos, até que o sistema melhore a ponto de mudar a impressão que todos tiveram dela.

33 Mensagens

31 de maio de 2013 11:00

Amigo, acho que você deve estar fazendo algo errado, pois eu já instalei sem problemas Ubuntu 13.04 no meu Dell (no meu caso, um XPS 14) com UEFI + Secure Boot + SATA AHCI.

Realize os seguintes passos e veja se funciona com você, pois foram os mesmos passos que realizei:

  • Baixe a .ISO original do Ubuntu no site oficial;
  • Utilize o software Rufus (não é necessário instalar, é apenas um executável) para criar um USB e use o seguinte esquema:

- Partition scheme and target system type: GPT Partition scheme for UEFI computer

- File System: FAT32 (Default)

- [Quick Format] + [Create a bootable disk using: ISO Image - e clique no ícone para carregar a .ISO baixada]

- Create a extended label and icon files

  • Clique em Start e após terminar o processo faça o seguinte:

- Entre na BIOS e certifique-se que o sistema está em modo UEFI, com Secure Boot ativo (selecione Custom >> Restore factory settings e depois volte para Standard) e SATA AHCI.

- Aplique as configurações citadas acima, coloque o USB, e então reinicie, durante o boot aperte a tecla de "seleção da ordem de boot", no XPS14 é o F12, e escolha o UEFI: *Seu USB* e pronto, rode o LiveUSB e/ou instale o sistema, faça como quiser!

No momento estou no processo de instalação do Linux Mint 15 Olivia no meu XPS14, tudo ocorrendo tranquilamente.

Lembrando: Faça um backup dos dados importantes antes de todo o processo, eu fiz isso tudo em cima do W7 que veio de fábrica, e como eu não tinha o menor interesse em utilizá-lo, e não havia nenhum dado meu no notebook, fiz sem preocupação alguma!

2 Mensagens

31 de maio de 2013 18:00

Olá JCCHRISTIAN

Estou com o mesmo problema dos colegas acima. No entanto, fiz como descrito por você mas infelizmente, não obtive sucesso. A tela preta continua lá, estática, sem rodar o Ubuntu 13.04 a partir do USB.

Alguém mais tentou? Alguma forma nova?

Abraços.

33 Mensagens

31 de maio de 2013 19:00

Qual o modelo do seu Dell? Isso é muito estranho, pois como o Ubuntu 13.04 64 bits já tem suporte a UEFI + Secure Boot, ele lança o Live USB e instala sem problemas, eu mesmo já utilizei o Ubuntu por um tempo no meu XPS, porém depois que testei o Mint, nunca mais quis saber do Ubuntu. :emotion-4:

O único problema é que como o Mint não tem uma grande comunidade e mídia como o Ubuntu, ele ainda não recebeu a assinatura necessária da "Micro$$$oft" para Secure Boot + UEFI, então a instalação fica um pouco mais complexa, mas mesmo assim, eu posso rodar o Live USB facilmente com UEFI + Secure Boot ativos, o único problema fica no pós-instalação, durante o boot, pois o GRUB não inicializa de forma correta...

A única forma de instalar o Mint sem problemas seria desabilitando o UEFI, e consequentemente desabilitando o Secure Boot, ou seja, instalar em modo Legacy, mas eu não me sentiria confortável, já que não estaria aproveitando toda a tecnologia que meu notebook proporciona, então estou estudando maneiras de fazer o Mint funcionar, enquanto a belíssima "Micro$$$oft" não libera a assinatura pro Mint... :emotion-12:

2 Mensagens

31 de maio de 2013 20:00

Meu notebook é um Inspiron 14z. 

7 Mensagens

1 de junho de 2013 11:00

Amigos, eu quero é, justamente, me LIVRAR de uma vez por todas da microsoft. Não gosto do Ubuntu e, também, não quero essa distro que considero tão antilinux quanto qualquer outra distro proprietária. Utilizo o mundo do .RPM - Mandriva, Rosa, Mageia, OpenSuse, Fedora, etc. Aceitaria utilizar Slackware, Salix, Sabayon e outras boas distribuições Linux.

Se eu puder desabilitar o "secure boot", como posso fazer isso? Eu quero utilizar somente o Linux na minha máquina. De preferência, OpenMandriva, Rosa ou Mageia. Abraço para todos.

33 Mensagens

1 de junho de 2013 13:00

Fedora é apenas uma plataforma de testes da Red Hat, ali eles implementam e testam novas tecnologias e modificações e caso tenham sucesso, ele retiram a tecnologia ou capam ela, melhoram/aprimoram e as implementam em sistemas como Red Hat Enterprise Linux, Red Hat Network Satellite, Red Hat IBM POWER, dentre outros, que por caso são todos pagos! Mandriva é outra que também está longe de ser considerada totalmente livre. Pulse, Mandriva Business Server, CloudPulse que o digam!

Tudo bem, Ubuntu está longe de ser considerada uma distro totalmente livre, muito longe, mas essas que você citou (excluindo Rosa e Mageia) são tudo, menos totalmente livres. Se quiser uma distro realmente livre e no topo da evolução Linux, use Arch, mas se prepare para trabalhar duro para deixar o sistema em ponto de bala, totalmente configurado, Arch não é distro para leigos!

----------------

Agora, para desabilitar o Secure Boot: Entre na BIOS -> Boot -> Secure Boot -> Disabled.

7 Mensagens

2 de junho de 2013 07:00

Eu simplifiquei a descrição. As distros "totalmente livres" que eu conheço são apenas a gNewSense e a Ututo. Uso o Mandriva há tempos e conheci o Linux através da Mandrake que comprou a Conectiva e adotou esse nome horrível, na minha opinião. Só uso Linux se for com interface gráfica KDE; as demais são inferiores ao Windows para meu uso e, portanto, não vejo vantagem nenhuma; a menos que eu dependesse de desempenho em seus mínimos detalhes. Existem várias excelentes distribuições Linux, o problema é que nem sempre funcionam bem nas máquinas vendidas no Brasil; com placas de vídeo integradas ou de baixo desempenho, processador, memória, etc. Não gosto do Ubuntu; acho que é a distro mais fácil de instalar e levar o usuário Windows a entrar no mundo Linux e a maior "culpada" das pessoas desistirem do sistema, devido ao seu uso não tão amigável.

---------------------

Obrigado pela dica, JCCHRISTIAN. Vou tentar, de novo, entrar na BIOS, o que ainda não consegui. Vou tentar as teclas F2, F10, F12... para ver se me permitem dar boot por outra mídia e desabilitar o Secure Boot. Depois conto, se conseguir êxito.

Nenhum evento encontrado!

Top