Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

25398

5 de dezembro de 2008 08:00

Vostro 1310 e Copper Sheet (folha de cobre): Nvidia 8400GS Temperatura

Olá amigos, a algum tempo atrás comprei um Vostro 1310 com a famosa placa de video Nvidia 8400GS, que tem fama de ser esquentada. Verifiquei as temperaturas e vi que atingia em idle 59\~65°C (lembrando que o cooler desliga ao atingir 58\~59°C)e forçando a placa uns 85°C pra mais. Eu achei muito pois o notebook esquentava e a vida util com certeza estaria comprometida. Assim achei um tópico que a pessoa comprou um XPS 1330 e trocou a borracha térmica por uma plaquinha de cobre:

( http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=268081 )

Por isso resolvi fazer isso no meu Vostro 1310 pois imaginei que a altura seria a mesma já que há um desnivel entre a placa de video e o dissipador e resolvi arriscar. Agora postarei algumas fotos que fiz durante o processo mas sem muitos detalhes pois fiz com um Nokia 6125 as fotos:

Copper Sheet comprado pelo Ebay UK (vendedor muito bom e atencioso, responde as duvidas normalmente)

Link para compra: http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120335660588&ssPageName=MERCOSI_VI_ROSI_PR4_PCN_BIX_Stores&refitem=110296844977&itemcount=4&refwidgetloc=closed_view_item&refwidgettype=osi_widget&_trksid=p284.m185&_trkparms=algo%3DSI%26its%3DI%26itu%3DUCI%26otn%3D4%26ps%3D42

Copper Sheet enviado em um envelope e levou 8 dias úteis pra chegar no interior de MInas Gerais










Copper Sheet dentro de um saquinho com plástico verde protetor









Vostro 1310 aberto









Com e Sem Dissipador (repare na borracha sobre o chip de vídeo















Dissipador antes da aplicação de Artic Silver (repare que na ponta há uma borracha branca dissipadora do chipset que eu não alterei.










Material utilizado: Alcool Isopropílico, chave de fenda philips, cotonetes, Artic Silver 5 e Coper Sheet.









Aplicação de Artic Silver no processador e no chip de video (em cinza)










Copper Sheet sobre a placa de vídeo









Remontado (após isntalar verifiquei que não ficou nem acima nem abaixo, sem jogo nenhum e sem pressão sobre o chip de video, acho que deve faltar uns 0,1 mm ou seja, a pasta térmica ocupa esse espaço.)









Portanto recomento a aplicação do Copper Sheet ou folha/placa de cobre pois os picos de temperatura tendem a ser menores doque antes, mas as mínimas ficam as mesmas (58\~59°C) pois o cooler desliga qdo atinge essas temperaturas.

Abraço e até a próxima.




















































15 de setembro de 2009 13:00

Olá Rafa! Eu acabei de ingressar no fórum da Dell e não sei exatamente para onde ir com minhas dúvidas.

É o seguinte: eu quero um notebook bom para jogar e trabalhar. Eu conversei com várias pessoas, mas até agora ninguém me disse se um Dell vai funcionar bem, de acordo com minha necessidade.

Qual placa de vídeo funcionaria melhor para jogar Dota, por exemplo?

Será que você pode me ajudar? Se puder ao menos me indicar o lugar certo, obrigada. Se não, desculpe-me.

643 Mensagens

15 de setembro de 2009 21:00

Ariany Minister de Souza , se quer um notebook para jogar de um bom preço, pegue o VOSTRO 1720 OU O 1710, O 1710 VEM COM UMA GEFORCE 8600GS 256 DDR3 128BIT QUE RODA TODOS OS JOGOS DA ATUALIDADE, O 1720 tem a opção de UMA 9600GS 512mb DDR3 128BIT QUE É PAULADA RODA TUDO NO MAX, NOS VOSTROS 1320 E 1520 VEM COM UMA GEFORCE 9300GS DE 256MB 64 BIT QUE É MUITO INFERIOR AS DA SÉRIE 1310 E 1510 COM GEFORCE 8400GS 256MB DDR2..

ABRAÇO

108 Mensagens

17 de setembro de 2009 12:00

Olá Rafa! Eu acabei de ingressar no fórum da Dell e não sei exatamente para onde ir com minhas dúvidas.

É o seguinte: eu quero um notebook bom para jogar e trabalhar. Eu conversei com várias pessoas, mas até agora ninguém me disse se um Dell vai funcionar bem, de acordo com minha necessidade.

Qual placa de vídeo funcionaria melhor para jogar Dota, por exemplo?

Será que você pode me ajudar? Se puder ao menos me indicar o lugar certo, obrigada. Se não, desculpe-me.

Se voce quer jogar dota , roda ate numa gma intel que vem nos inpirions e vostros modelos simples  war3 e ate wow rodam ,mas jogos mais pesadinhos nao te garanto muito nao... se usar o note pra trabalhar e se voce acha que vai se descolar muito por ae, aconselho um modelo leve como o 1310 eu tenho um com uma plaquinha geforce roda jogos na boa como street4 por exemplo no medium low, e dota no maximo mas ae a decisao é sua =] ache algum amigo que tem algum modelo dell pra voce ver em maos ,isso é o mais recomendavel

 

 

47 Mensagens

24 de outubro de 2009 19:00

Prezados,

 

Vi um cometario num forum que um colega com o Vostro 1310 ao usar o Driver original da Dell a temperatura era Menor que ao usar um driver atual do site da Nvidia. Então, para comprovar, fiz o teste, sendo que eu estava com o driver da Nvidia mais atual no meu Vostro 1310. Ao usar aplicativos forçando a placa de video, a temperatura caiu uns 8~10ºC. Até tinha um comentario de um cara dizendo que o driver que a Dell fornece é próprio para a maquina desenvolvida, que no caso do Vostro 1310, pequeno e de dificil dissipação de calor. Segue o site abaixo do comentario do cara. Abraço

 

http://www.notebookforums.com/thread34880.html

 

Rafael

51 Mensagens

22 de fevereiro de 2010 21:00

Pessoal Vi agora qe vendem chapinhas de 1.2 mm de espessura... será que fica menor que o espaço??

pensei em pegar uma pra testar, já que sa de 1.5 mm estão altas demais

se alguem quiser comprar pra testar o link:

http://cgi.ebay.co.uk/Copper-Shim-Heat-Sink-Modification-1-2mm-14mm-x-14mm_W0QQitemZ110486370213QQcmdZViewItemQQptZComputing_ComputerComponents_Fans_Heatsinks_SR?hash=item19b98037a5

 

abraços

51 Mensagens

27 de março de 2010 11:00

Pessoal, demorou mas chegou. foi culpa do correio. levou 25 dias corridos, mas a loja no ebay me mandou 2 dias apos a compra.

Já fiz a troca como ensinou nosso amigo (muito simples por sinal) e deu certo com a chapa de 1,2 mm do link que postei; e ficou como uma luva sem apertar nem faltar nada.

Fiz assim: Removi o adesivo da gpu (com uma chave de fenda bem pequena fui raspando de um lado ao outro, não em todas as bordas, comecei de um lado e fui raspando até chegar ao outro) e removi a pasta termica do processador e da gpu com alcool isopropilico (tava dura e seca, esfarelou assim que esfreguei). Passei artic silver sobre o processador e acentei com uma sacolinha esticada (empurra o dedo como se fosse furar a sacola de mercado).  a sujeira da sacolinha eu passei no contado do dissipador com o processador, uma camada beeem fininha. (o dissipador tem 4 marcas como se fosse um quadrado na parte de baixo, espalhei a pasta alí, mas como disse foi só a sujeira da sacolinha) 

Entao passei a artic na plaquinha de cobre e "colei" a plaquinha na posição do adesivo. Fiquei rodando a plaquinha ate que a cobertura de artic estivesse fininha e homogenea (com cuidado pra não arranhar a plaquinha). virei a plaquinha e fiz o mesmo com o outro lado (os dois ficaram com uma camada bem fina ; Virei a plaquinha e deixei colada no dissipador com o lado com menos artic virado pra fora (contato com a gpu). Fiz isso pois a gpu tbm receberá uma camada de artic silver, então tem que ser bem pouca pasta.

Passei a artic sobre a gpu com a sacolinha e limpei bem ao redor.

Montei tudo com cuidado e deu certinho, já to usando o note e as temperatuas cairam 2º na gpu e entre 4 e 6 no processador.

Dica: quando for passar a pasta com a sacolinha, comece em uma borda e vá seguindo até que o dedo saia do contato, assim fica lisinho. Se vc for até a metade e levantar o dedo, fica falhado e com uns morrinhos de pasta.

outra dica: Usando a sacolinha perde-se muito pouco da pasta, pois ela se adere muito mais ao metal que ao plastico. Se vc for espalhando entre as partes a sacola fica quase limpa no final.

Usando internet e word em High performace está 60 na gpu e 43 no processador.

Nenhum evento encontrado!

Top