Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

6861

19 de maio de 2013 13:00

checking media [fail] - Inspiron 15R SE 4670

Boa tarde,

adquiri a exatamente uma semana o Notebook Inspiron 15R SE 4670. Comprei o note já com intensão de usar com dual boot (Win8 e Ubuntu), mantive todas as partições padrão que vieram configuradas no notebook, a unica coisa que fiz foi diminuir a partição do windows 8 e criei uma partição para instalar o Ubuntu. Até aí tudo bem, consegui fazer os dois sistemas rodarem em dual boot sem problema algum, usei o notebook durante uma semana até que hoje sem mais nem menos o equipamento parou de funcionar, quando tento ligá-lo apenas aparece uma tela preta com a mensagem: "checking media [fail]". Após isso aparece uma outra mensagem: "Boot device not found".

Não consigo mais iniciar os sistemas nem usar meu notebook. Por favor, preciso de orientação para resolver esse problema.

Desde já obrigado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

20 de maio de 2013 17:00

Boa noite AlexandreMacedo, tudo bem?

É um pouco complicado lhe passar uma solução, pois não temos como saber como foi instalado o Ubuntu no seu equipamento, e isto complica um pouco as coisas.

Na BIOS da sua máquina, verifique se as configurações a seguir estão corretas na aba BOOT:

SECURE BOOT: DISABLED
LOAD LEGACY OPTION ROM: ENABLED
BOOT LIST OPTION: ????

Me informe como está o Boot List Option, e também na aba Advanced, há a opção Sata Operation. Como está essa configuração?

5 Mensagens

21 de maio de 2013 05:00

Bom dia Marlon J,

Desde já sou muito grato pela sua atenção. Consegui contornar o problema, deu um pouco de trabalho mas deu certo. Depois de muito fuçar consegui reinstalar o Ubuntu depois de desabilitar na BIOS o Intel Smart Response e tirar a opção de Boot por UEFI. Depois da reinstalação do Ubuntu fiz algumas configurações e o Windows 8 voltou a aparecer nas opções de Boot no Grub.

Agora consigo acessar normalmente os dois SO, só fica a dúvida do por que aconteceu esse problema de não iniciar nenhum SO.

Mias uma vez muito obrigado.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

21 de maio de 2013 07:00

Alexandre, o mais provável é que como a controladora responsável pela comunicação com os HD era a Intel, alguma variação no conteúdo do seu HD mSata pode causar este tipo de problema.

Quando é utilizado mais de um sistema operacional, o Intem Smart Response pode não funcionar corretamente, pois o RAID fica debilitado.

Realmente, a solução que você encontrou é a mais indicada mesmo. Fico feliz que deu tudo certo.

1 Mensagem

24 de outubro de 2013 05:00

Prezado,

Meu Note Dell Vostro W8 pro, apresentou os mesmos problemas relatados anteriormente, porém eu não possuo o Ubuntu.

Sempre que ocorre esse problema eu realizo o passo a passo de realocar os boots:

Windows Boot Manager

UEFI Onboard LAN IPv4

UEFI Onboard LAN IPv6

Porém esse problema está reincidente, ocorre varias vezes de forma intermitente. Ou seja, eu corrijo o problema e salvo, depois de algumas semanas o problema retorna!

O que pode ser?

Nenhum evento encontrado!

Top