Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

2560

9 de junho de 2017 13:00

Criar no RAID 10 (PERC H730). Servidor já possui um RAID 1. Como proceder sem "destruir" o que já existe.

Olá. Adquirir um servidor DELL T430 em outubro de 2016 com 02 HDs em RAID 1. A controladora é uma PERC H730 e esta funcionando OK com o WS 2012 R2 que veio de fábrica.

Resolvemos aquirir mais 4 HDs e o vendedor da DELL disse ser possível configurar um NOVO RAID 10 com estes 4 discos mantendo o RAID 1 que já possui o SO. Porém,  o depto de vendas da DELL disse que o suporte da DELL não tem como auxiliar e que eu devo procurar um profissional na minha cidade, eis o problema, se abusar na minha cidade vou encontrar alguém mais leigo do que eu.  Até entendo já que não dá para fazer um acesso remoto já que tudo é configurado no boot.

Neste caso, o cache da PERC h730 pode ser dividido entre os RAID?

Gostaria de saber se alguém pode já fez isso e pode dar um help. Já pesquisei na internet mas não encontrei nada.

Obrigado desde já.

Thiago H. de Sales

7 Mensagens

12 de junho de 2017 09:00

Bom dia Thiago, Tenho um servidor PowerEdge R520 porém mesma controladora PERC H710 Mini.

No meu caso, o servidor possui suporte a Hot Swap, então foi necessário apenas "espetar" os novos HD's para que estes ficassem "visíveis" para o sistema OpenManage da Dell. No seu caso, pode ser que não tenha Hot Swap, logo necessite desligar o servidor para instalar os HD's.

Após instalar fisicamente os HD's no servidor, será necessário acesso ao sistema Dell OpenManage (versão atual é 8.5). Caso não tenha instalado, recomendo fortemente que o faça, uma vez que este software é essencial para manutenção do servidor.

O software é acessado através do endereço https:// 127.0.0.1:1311 (recomendo usar o Internet Explorer)

Após acessar o site, entre em "System" -> "Storage" -> "Virtual Disks". Depois selecione "Go to the Create Virtual Disk Wizard". Você deve escolher o tipo de RAID e os HD's que farão parte da RAID.

Após criar a RAID no OpenManage, é necessário formatar a unidade através do Windows (NTFS). A formatação é relativamente rápida.

Neste momento a nova unidade já deve estar disponível no Windows para utilização. Pode começar a usá-la.

Recomendo fortemente monitorar a RAID periodicamente, para verificar a saúde dos discos que compõe a RAID.

Atenciosamente,

6 Mensagens

13 de junho de 2017 07:00

Obrigado Consilux pela ajuda, clareou legal aqui.  Bem, sei que são Hot Swap, mas como nunca usei este recurso de tirar um HD com ele ligado, vou pelo método "tradicional" mesmo rsrs, desligar e espetar os novos HDs,

O DELL OpenManage costuma vir instalado de fábrica? Meu W2012 R2 veio já pré-instalado. Mas vou verificar aqui. Desculpe a minha ignorância, mas tem algo haver com a Idrac? Vou verificar no feriado. 

Sobre o cache de 1gb da controladora PERC, ela controla sozinho ou consigo repartir entre os RAID (vou ter um RAID 1 e um RAID 10). Se SIM, também pelo DELL OpenManage? 

Muito obrigado mesmo.

30 Mensagens

14 de junho de 2017 15:00

Olá Thiago.

Segue link para baixar o Dell Open Manage, pois nem sempre vem pré instalado no servidor.

http://www.dell.com/support/contents/us/en/19/article/Product-Support/Self-support-Knowledgebase/enterprise-resource-center/SystemsManagement/OMSA

Quanto ao cache, desconheço esse esquema e esperarei os demais colegas responderem. 

7 Mensagens

16 de junho de 2017 13:00

Bom dia.

Sobre este "Cache" de 1 GB que a controladora possui, este cache é gerenciado pela controladora, sendo que não há como acessar ou modificar estes dados.

Importante saber também, que a controladora possui uma bateria de Lítio, que é responsável por permitir, em caso de parada inesperada do servidor, a gravação do conteúdo do cache para os discos rígidos.

Porém, esta bateria possui vida útil, e depois de algum tempo de uso do servidor, pode ser necessário substituí-la. Ocorreu conosco com o nosso PowerEdge 1900.

Por isso, recomendo que periodicamente verifique o estado do servidor via OpenManage, pois este pode indicar possíveis alertas, falhas ou faltas referentes a HD's, RAID, Bateria, temperatura da CPU, etc.

At.,

Nenhum evento encontrado!

Top