Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

9734

16 de dezembro de 2008 11:00

Placa de Vídeo PCI-E no PowerEdge 840

Imagino que todos os proprietários do PowerEdge 840 (acredito que essa regra se aplique a outros modelos!) já se depararam com o dilema; Onde encontrar uma placa de vídeo para um dos dois slots PCI express disponíveis na máquina: x1 e x8.
 
É possível encontrar placas de vídeo com interface x1 (x8 - esqueça!), mas elas custam muito caro (na casa dos R$600,00)
 
Outra opção são os adaptadores x1 para x16 E x8 para x16.
 
Pois bem, depois de estudar a pinagem das interfaces x8 e x16 e dar uma olhada nas especificações dos adaptadores, descobri que eles simplesmente tornam possível encaixar uma placa x16 em um slot menor (x1 ou x8), e não fazem qualquer outro tipo de adaptação (ex: remapeamento de pinagem).
 
Já vi gente 'aconselhando' arrebentar a parte de trás do slot na placa mãe para permitir o encaixe da placa x16. Achei isso ultra arriscado, além de ser uma forma segura e estúpida de assegurar a perda da garantia do produto.
 
Pois bem, decidi então fazer algo inusitado mas bem menos arriscado; Recortar uma placa XFX GeForce 7200GS (de R$65,00), retirando a parte da placa a partir do pino 50 (você tem que deixar os pinos 1 a 49 intactos). Fiz isso com o uso de uma dremel. Acho que não preciso dizer que essa é uma operação delicada que exige paciência e a ferramenta adequada (recomendo a dremel, que é uma mini-retífica, para quem não sabe). Ao fazer o recorte da placa, a mesma encaixa no slot 8x
 
Pois bem amigos, isso FUNCIONA!!! MInha máquina agora está rodando em modo 1680 x 1050 (widescreen) com 256MB de memória dedicada para o vídeo.  
 
Para quem está se perguntando como contar os pinos, a primeira parte da placa contém os pinos de 1 a 11 (especificação x1). A segunda parte contém JUNTOS os pinos 12 a 49 (x8) e 50 a 83 (x16). Conte os pinos metálicos, marque com uma caneta retroprojetor no pino 50 e recorte a placa desse pino (incluindo) em diante. NOTE que a placa que você escolher precisa ser compativel com a velocidade 8x (uma coisa é slot físico x8 e outra é velocidade 8x). Acho que 95% das placas no mercado hoje são retr-compatíveis com a velocidade 8x, então vai ser difícil errar.

134 Mensagens

12 de janeiro de 2009 00:00

MacGyver!!!

2 Mensagens

12 de janeiro de 2009 03:00

Foi um pouco MacGyver sim, especialmente porque nesse caso foi uma tentativa inventada (Para o Poweredge SC420 existe uma instrução já famosa sobre como retirar dois spacers plásticos 'mandrakes' colocados pela Dell no slot PCIe)
 
Mas no final, desde que você tenha paciência, vai dar certo. Além disso, seu único risco é estragar uma placa de vídeo que custa menos de R$70,00!

1 Mensagem

15 de maio de 2009 10:00

Cara simplesmente magnifico. Tbm estava com este mesmo problema, ate roda 1680x1050 mas tem programas que dão pau, tem que fazer logoff e voltar, parece que acaba a memoria da placa e o programa fica doido. Como uso terminal sei que em outro micro nao da isso.
 
Simplesmente 10 (Me obriguei a registrar para elogiar)
 
Agora vou tentar com uma placa que tenho.
 
Obrigado

1 Mensagem

2 de maio de 2010 12:00

FredBueno,

 

Meu PowerEdge T100 possui o mesmo problema. Estou a considerar testar uma NVIDIA 8400GS PCI-E X16 512Mb 64Bits "recortada" antes de pagar 600 (em média) reais por uma placa PCI-E X1 de fábrica (descobri que PNY, ECS, HIS e AMD fabricam tais modelos).

 

Como está sentido o desempenho e temperatura da placa gráfica recortada? Tudo OK?

 

Abraço e parabéns pela solução.

 

Daniel.

 

 

 

 

2 Mensagens

10 de dezembro de 2012 07:00

Também herdei um servidor SUPERMICRO que também só tem slots PCIe X8. Desorientado, adquiri uma placa GEFORCE GT610. Será que daria certo recortar ela também?

2 Intern

 • 

437 Mensagens

12 de fevereiro de 2013 19:00

Essa eu tirei o chapéu... ótima idéia estilo MacGyver o/

Parabéns

1 Mensagem

9 de julho de 2013 22:00

Pessoal eu também fui um pouco mais ousado, más não aconselho ninguém fazer o que eu fiz, pois corre o risco de danificar a Placa mãe, se não houver 100% de atenção.  Possuo um Servidor IBM System x3200 M3 que também só têm slot   4x e 8x. Cortei a parte traseira do slot 8x e fixei a placa de vídeo 16x  de 512 mb, e está funcionando normalmente. Parabéns pelo tópico.

3 Mensagens

10 de fevereiro de 2017 03:00

Grade FredBueno, parebens pelo sucesso em iniciar um adaptador de video offboard, pois bem, adquiri uma placa com menor consumo do mercado a gt710 2gb consome apenas 19w, inclusive a placa ja cabe fisicamente no slot 8x pois ela e lowprofile, porem não sei onde alterar no setup do servidor a prioridade de video offboard, entao o server inicia diretamente na onboard, no windows ela reconhece a placa inclusive instalei o drive, como faço meu amigo, me da uma luz, no setup aparece la nas IRQs o adaptador de video, como faço para colocar ele como primeira opção na inicialização, o servidor e um poweredge 2900. desde já agradeço a ajuda.

3 Mensagens

10 de fevereiro de 2017 03:00

Como alterou no setup pra iniciar a placa offboard? o meu e um poweredge 2900

3 Mensagens

10 de fevereiro de 2017 03:00

Grade Nilsongom, parebens pelo sucesso em iniciar um adaptador de video offboard, pois bem, adquiri uma placa com menor consumo do mercado a gt710 2gb consome apenas 19w, inclusive a placa ja cabe fisicamente no slot 8x pois ela e lowprofile, porem não sei onde alterar no setup do servidor a prioridade de video offboard, entao o server inicia diretamente na onboard, no windows ela reconhece a placa inclusive instalei o drive, como faço meu amigo, me da uma luz, no setup aparece la nas IRQs o adaptador de video, como faço para colocar ele como primeira opção na inicialização, o servidor e um poweredge 2900. desde já agradeço a ajuda.

Nenhum evento encontrado!

Top