Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2340

28 de julho de 2016 08:00

Serial ATA não reconhecido na BIOS

Senhores, bom dia

Possuo um servidor Dell PowerEdge 840. Recentemente, adquiri um HD Serial ATA da Western Digital (Modelo: WD2003FYPS). 
Ao inicializar o servidor, a BIOS não reconhece o Disco Rígido. Exibe a seguinte mensagem: 

SATA PORT 0 Hard disk drive not found
SATA PORT 1 Hard disk drive not found


Necessita a instalação de algum driver para que o mesmo seja reconhecido?

Observações:

- Meu servidor possui o SAS Backplane e a controladora;

- Já verifiquei as conexões e estão devidamente conectadas;

- A memória está alocada no SATA PORT 0

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

28 de julho de 2016 08:00

Oi, Rodrigo.

Primeiramente, esse disco não é homologado para o sistema, mas acredito não ser o problema em questão. Porém, é importante ressaltar isso, já que não temos como garantir a perfeita funcionalidade dele, ok?

Ainda assim, preciso que você verifique algumas informações para mim:

- As portas SATA estão desabilitadas no BIOS?

- Na controladora o disco está listado? Se estiver, será a partir daí que a configuração do disco deve ser feita.

3 Mensagens

28 de julho de 2016 09:00

Olá Ananda

Onde posso verificar a lista de discos homologados para o sistema?

Seguem as informações solicitadas:

- As portas SATA estão no modo AUTO, porém ao selecionar esta opção, o sistema retorna "Dispositivo Desconhecido" (Unknown Device);

- O disco não está listado na controladora;

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

2 de agosto de 2016 14:00

Bom, Rodrigo.

O que acontece: provavelmente você ligou os discos na placa mãe, quando precisaria conectar na controladora. Uma das portas deve ficar em AUTO na BIOS, em função do drive optico, porém as demais podem ser desativadas. O gerenciamento depois disso será feito pela controladora.

14 Mensagens

13 de julho de 2023 22:00

olá bom dia,

tenho um 840 e estou com o mesmo cenário atualmente onde originalmente tenho um disco 250gb que veio com o equipamento e inclui outros três disco sendo um Toshiba de 500gb e dois Seagate de 500gb e com o mesmo retorno de "desconhecido" não consigo fazer com que seja atribuido os discos. Lembrando que os discos estão ligados diretamente na placa mão nas portas SATA e tendo em BIOS todos como AUTO. Agradeço se tiver alguma informação para que seja instalado os discos.

SATA PORT X Hard disk drive not found
SATA PORT X Hard disk drive not found

Obrigado e aguardo.

 

---
ChristianRSilva

 

Moderator

 • 

3.1K Mensagens

13 de julho de 2023 23:00

Olá @ChristianRSilva,

 

Esse parece ser um problema de compatibilidade com o servidor que detecta a unidade. Você já tentou usar outro cabo SATA em bom estado, certo?

14 Mensagens

14 de julho de 2023 07:00

olá bom dia,

Sim. Comprei cabos SATA novos e dos quatro discos apenas dois são reconhecidos. Testando os disco individualmentes em outro aquipamento estão ok. Mas, no server apenas dois sobem.

 

Obrigado pelo retorno.

Moderator

 • 

8.5K Mensagens

14 de julho de 2023 08:00

Obrigado, poderia esclarecer o número de peça dos cabos, bem como o número de peça das próprias unidades? Além disso, que controlador está instalado no servidor e como é que as unidades estão especificamente ligadas?

 

 

14 Mensagens

14 de julho de 2023 09:00

OLá boa tarde,
São cabos novos Asus e os discos são dois Segagate de 500 mais um de 500 Toshiba. Todos estão ligados na placa mãe direto nas conexões SATA pois não tenho uma controladora.

Obrigado pelo retorno.

 

Moderator

 • 

3.1K Mensagens

16 de julho de 2023 18:00

Oi @ChristianRSilva,

 

Não tenho certeza se é uma limitação da capacidade do servidor ou um problema de compatibilidade. Verifiquei o guia do usuário e ele pode instalar 4 unidades. 

 

No guia do usuário, ele diz para usar unidades Dell certificadas. 

14 Mensagens

17 de julho de 2023 10:00

Olá boa tarde,

Obrigado pelo retorno. Neste final de semana fiz alguns testes de discos e validei que um dos cinco discos estava com algum problema que estava impedindo que fosse reconhecido e por algum motivo que não faço idéia fazia com que outro não fosse encontrado também. Testado e recolocados agora todos estão presentes após substituir um dos Seagate de 500gb.




ChristianRSilva_0-1689614083489.png


De ínicio está ok. Obrigado pelo apoio nas informações.

Nenhum evento encontrado!

Top