Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

12808

4 de fevereiro de 2017 07:00

TROCA HD SATA RAID 1 EQUIPAMENTO DELL T410

Bom dia,

Alguem pode me ajudar

Estou precisando trocar os 2 hds porque estão apresentando problemas, comprei na dell 2 novos HD com capacidade maior de 1 TB,   a maquina tem   Hot Swap,

modelo     disco 0=300        disco 1=300(Ruim)  os 2 serão trocados por 1TB 

FAVOR VERIFICAR SE O PROCEDIMENTO CORRETO:

1 - Faço backup do dados 

2 - Retira o disco 1 e coloca o novo (quando fico sabendo que ele terminou a copia do 0 para 1)

3 - depois de copiar o disco 1 eu devo trocar o disco 0 e colocar disco novo 

Como é que eu sei que ele terminou a copia de um HD para o outro

obs: A copia de HD para HD não importa a ordem, pode ser 0 para 1  ou   1 para 0 e sabe o que fazer ou sempre é o disco 0 para disco 1

Carlos A.Andrade

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

8 de março de 2017 05:00

Bom, VINICIOSFONSECA, se o servidor ainda está funcionando com um dos discos, não é possível que você esteja com RAID0, provavelmente deva ser um RAID1.

Sendo assim, temos duas situações:

Se for RAID0, separa o backup mais atual, troca os discos e reinstala tudo do zero.

Se for RAID1 (provavelmente é essa a situação), desliga o server, remove o disco 0 (danificado), instala o novo na posição 0, liga o server, entra na controladora e configura o novo disco para hot spare e o rebuild vai iniciar automaticamente. DEPOIS que o rebuild do disco 0 terminar, você pode repetir o processo com o disco 1 (desliga o server, remove o disco 1, instala o novo disco na posição 1, reinicia o server, seta o novo disco como hot spare e aguarda o rebuild).

Agora, um aviso importante:

Se, por algum acaso, o disco 1 estiver com algum problema que você ainda não identificou, o processo de rebuild pode forçar o aparecimento dessa falha, e o teu disco 1 poderá cair. Isso significa que, se você não tiver um backup atualizado e testado, existe uma grande chance de perda de dados.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

7 de fevereiro de 2017 03:00

Oi, Carlos.

É possível fazer o que você quer, dependendo da controladora do teu PowerEdge. O ideal é executar o procedimento via controladora, para que você possa visualizar o que está acontecendo.

Faça o backup dos teus dados e adiciona os discos de 1TB antes de remover os danificados. Configure os novos discos como hot spare (um deles já irá iniciar o rebuild automaticamente para o disco 1 que está em falha). Assim que o disco finalizar o rebuild, derrube o disco 0 (configure ele para offline) e o segundo disco de 1TB irá assumir e iniciar o rebuild.

Agora temos um problema: embora tu tenhas 2TB de espaço total, o sistema ainda vai enxergar apenas os 300Gb como espaço útil, limitado pelo VD original criado a partir dos discos anteriores.

Dependendo novamente da controladora, você pode redimensionar o VD com o espaço restante disponível e, assim, usar completamente os novos discos. OU: você pode criar um novo VD com o espaço restante e utilizar como um disco adicional, mas não no mesmo RAID.

4 Mensagens

7 de março de 2017 06:00

Ananda, aproveitando, estou com a mesma situacao do Carlos, no meu caso, o Disco 0 e que deu problema, entao adquiri, 2 novos do mesmo tamanho dos originais, minha duvida e, ja que disco que esta rodando hoje e o disco 1 ,  se colocar o disco  novo no disco 0, ele ira fazer o rebuild do disco 1 para o disco 0 automaticamente, ou 1o mudo o disco 1 para o slot do disco 0 antes? e coloco o disco novo no lugar do disco 1 (servidor R420)

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

7 de março de 2017 11:00

VINICIOSFONSECA,

Esses discos estão em RAID? Você quer trocar ambos os discos (0 e 1)?

4 Mensagens

7 de março de 2017 11:00

sim estavam em RAID 0 *Array Disk 0:1:1",  tanto é que agora sé esta rodando o disco 1, agora chegaram discos novos, mais rapidos, mas de capacidade igual aos anteriores, então quero passar os dados do disco atual para 1 dos mais novos e após aguns dias, retirar o antigo e colocar o outro novo para o RAID ficar nos discos novos.

4 Mensagens

8 de março de 2017 05:00

Espero ter sido claro

obrigado

4 Mensagens

9 de março de 2017 05:00

Ok, obrigado pela atenção,  deu certo.

27 de março de 2018 04:00

Olá. Eu preciso trocar o HD 2, como faço rebuild do segundo HD?

1 Mensagem

11 de fevereiro de 2019 06:00

Caso o problema esteja no slot, eu consigo fazer esse procedimento com outro slot sem perder o Raid1?

5 Mensagens

7 de janeiro de 2022 11:00

Tem algum video na dell que mostra essa troca de HD em haid 0, tenho um so com problema.

 

Nenhum evento encontrado!

Top