Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

F

5354

22 de abril de 2014 01:00

Ubuntu 14.04 e Windows 8.1 - Inspiron 14R

Prezados


Adquiri recentemente um Notebook Inspiron 14R com Windows 8.1 e tenho o interesse de instalar o Ubuntu 14.04 em dual boot. Como ainda não realizei a criação das mídias de recuperação por não ter DVDs nem pendrive com o tamanho necessário, estou rodando o Ubuntu em um liveUSB. Como teste, fiz uma instalação do Ubuntu num segundo pendrive, simulando um disco externo. Além de não ficar muito satisfeito com o resultado, o Grub foi instalado e tem aparecido na inicialização do computador mas naquele formato de linha de comando. Para pular essa parte, digito exit e a inicialização da máquina continuava normalmente, indo para o Windows 8.1 ou, através do F12, conseguia selecionar o liveUSB Ubuntu, tudo isso em modo UEFI.

Buscando uma solução para remover o Grub, localizei alguns tutorias sobre remoção e recuperação da MBR do Windows. Através dos comandos bootrec e bcdedit, tentei fazer a recuperação da inicialização e remoção do Grub mas sem sucesso. O efeito colateral foi que agora meu Windows não inicializa mais, retornando uma mensagem "no hard disk drive". Com o liveUSB Ubuntu consegui montar a partição C: apenas em modo "somente leitura" e fazer o backup de dados pessoais. Dessa forma é possível visualizar que todos os dados estão no disco, mas ele parece estar desmarcado como bootable, retornando essa mensagem na inicialização.

Não estou muito familiarizado com esses novos procedimentos de inicialização, como UEFI e GPT, mas creio que se reconfigurar os parâmetros de inicialização o Windows deve voltar a funcionar, sem a necessidade de reinstalar o sistema. O problema que cheguei num ponto que não sei mais como proceder para tentar remover o Grub e reparar a inicialização do Windows. Toda ajuda é bem vinda e desde já agradeço a atenção.

Flávio Krüger

3 Mensagens

22 de abril de 2014 10:00

Com muita persistência consegui resolver parte dos problemas, mas confesso não saber exatamente como fiz.

Na inicialização tentei por algumas vezes a combinação "Ctrl + F11" que retornou uma mensagem de erro sobre a inexistência de arquivos de recuperação. Alterei a opção de UEFI para Legacy e fiz mais algumas tentativas de inicializar o sistema, todas sem sucesso. Já sem muita paciência, e praticamente desistindo, retornei para o UEFI e para minha surpresa o Windows iniciou normalmente. Vendo que as coisas estavam aparentemente funcionando, aproveitei para reiniciar com o Shift pressionado e fiz a recuperação do sistema pelo Dell Backup and Recovery.

Com isso, a instalação do Grub que parecia estar em alguma partição foi removida e o Windows voltou a inicializar. Mas duas coisas ainda não voltaram totalmente ao normal: uma nova mensagem de erro surge na inicialização, uma caixa de diálogo vermelha "Secure Boot Violation - Invalid signature detected. Check Secure Boot Policy in Setup" e com o F12 pressionado na inicialização, na lista de devices estou com duas entradas do Windows Boot Manager e também duas entradas do Ubuntu, que sequer está instalado no computador.

Gostaria de remover essas entradas inválidas (Ubuntu) e dobradas (Windows), além de resolver essa nova mensagem de erro. Não sei se continuarei com essa sorte de arrumar meio no sem querer.

Flávio Krüger

3 Mensagens

14 de agosto de 2015 05:00

Flávio, tudo bom? Conseguiu resolver cara? To comum problema parecido, a diferença é que realmente eu tinha em dual boot o linux e windows 8.1, dai resolvi retirar o linux para restaurar as partições para o original de fabrica (devido a alguns problemas com a atualização para o windows 10). Consigo entrar no windows e tal, ele entra de cara no boot manager do windows se não me engano e la escolho a opção windows 8.1, mas só assim pra entrar no sistema. Não vai de cara, nas opções de inicialização o linux continua lá, ou seja, o GRUB do Linux não foi removido. O foda é que tanto o meu computador quanto o seu utilizam partições em GPT, e a maioria das soluções que encontrei para resolver isto são para recuperar a inicialização do sistema em partições MBR como com a linha de comando FixMbr. Se tiver alguma novidade me avise aqui, desde já agradeço.

3 Mensagens

27 de agosto de 2015 20:00

Confesso que não recordo muito bem como resolvi esse problema, mas foi a base de muita tentativa!

A princípio foi com a reinstalação de todo o sistema que consegui resolver isso. E as mensagens de erro sumiram depois que reinstalei o Ubuntu em modo UEFI, porque antes instalava ele em modo Legacy, e aparentemente era isso que fazia com que ele não conseguisse gravar direito o Grub.

Mas te falo que passei muita raiva e horas de desânimo até conseguir fazer a coisa funcionar direito.

Boa sorte por aí, e se puder ajudar estou a disposição.

Nenhum evento encontrado!

Top