Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1202

17 de setembro de 2015 07:00

Hot Spare MD3000i

Bom dia, pessoal

 

                Estou tendo que fazer um Upgrade na Storage de meu serviço uma PowerVaut MD3000i, hoje possuímos 8 discos na mesma 4 de 73Gb de 15,000 rpm e 4 de 300Gb de 15,000 rpm configurado da seguinte maneira:

                Disco 0 e disco 1 de 73Gb em RAID 1;

                Disco 2 e disco 3 de 73Gb em RAID 1;

                Disco 4 e disco 5 de 300Gb em RAID 1;

                Disco 6 de 300Gb sem RAID onde faço a backup do meu banco;

                Disco 14 de 300Gb configurado como HotSpare.

 

                Como vou ter a necessidade de criar um novo banco, iremos comprar dois discos de 300Gb e configurar com RAID 1.

                E estamos com a ideia de comprar um disco de 1Tb para substituir o de backup, mas este discos somente consigo com 7,200 rpm.

 

                Ai vem as minhas dúvidas se colocar este disco de 1Tb vou necessitar substituir meu HotSpare por um novo disco de 1Tb?

                Se for necessário substituir o HotSpare e em caso de falha ele entrar no local de alguma dos de 300Gb por exemplo, irá funcionar corretamente mesmo com velocidades diferentes?

 

Certo da atenção,

 

Ataíde

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

17 de setembro de 2015 10:00

Olá, Ataide!

Para a sua primeira dúvida, sobre substituir o HotSpare por um disco de 1Tb, sim, será necessário, pois o HotSpare precisa ser do mesmo tamanho ou maior que o VD que entrará como spare. Isto é, se deixar o disco de 300Gb como HotSpare, ele só entrará no VD (virtual disks) de discos com capacidade igual ou inferior (300Gb ou <300Gb).

 

E sobre o funcionamento em velocidades diferentes, o HotSpare irá entrar no lugar do disco em falha, porém esse disco irá trabalhar na sua velocidade limite física que é 7200RPM. Com isso você vai notar uma perda de performance no VD em que ele fizer essa substituição.

 

Segue manual do seu equipamento em caso de dúvida:

http://downloads.dell.com/Manuals/all-products/esuprt_ser_stor_net/esuprt_powervault/powervault-md3000i_Owner%27s%20Manual_en-us.pdf

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

17 de setembro de 2015 13:00

Olá, Ataide!

Essa seria uma questão de gerenciamento e analise do ambiente. Se deixar um disco de HotSpare (precisa deixar um disco de tamanho igual ou superior aos discos existentes no VD).

 

Se não deseja deixar disco de HotSpare, o VD ficará dependendo somente da possibilidade de falha de acordo com o nivel de RAID configurado). 

5 Mensagens

17 de setembro de 2015 13:00

Boa tarde, Ananda

      Estive verificando a configuração da Storage e vi que o grupo de disco de Backup não está protegido pelo Hot Spare, se eu colocar um disco de 1Tb e não proteger o mesmo acredito que pode ficar o de 300Gb atual o que você acha?

HOT SPARE COVERAGE:

The following disk groups are not protected: DG4
Total hot spare physical disks: 1

Standby: 1
In use: 0

Standby physical disk at enclosure 2, slot 14 (SAS, 279.397 GB)
Protects the following disk groups: DG1, DG2, DG3

Certo da atenção

Nenhum evento encontrado!

Top