Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1701

3 de outubro de 2015 16:00

Memória e Disco com uso alto Vostro 5480

Comprei recentemente um Dell Vostro i5 com 4 GB de memória RAM e ele está  com um desempenho bem abaixo do que eu esperava.

Mesmo quando eu deixo apenas o gerenciador de tarefas rodando pra observar o desempenho, o uso de memória e disco ficam muito altas. Usando (segundo o gerenciador de tarefas) apenas 300 MB da memória, aparece que estou utilizando 50% do total. E quando abro o navegador (google chrome) com algumas abas, o Windows informa que se está com pouca memória e recomenda fechar alguns programas para o correto funcionamento do computador.

Bem, quando comprei um notebook da Dell realmente não esperava essas preocupações como essa de baixo desempenho. Até  no meu computador antigo da Lenovo, i3, com 2 GB de RAM não tinha problemas desse tipo. 

Nas imagens a seguir pode-se ver o problema que relato.

 

1 Anexo

190 Mensagens

4 de outubro de 2015 11:00

Oi Karl Vandesman,

  • Para validarmos que a maquina não possui falha de hardware peço que realize o seguinte diagnóstico:

    1. ligue o computador e logo em seguida pressione repetidas vezes a tecla F12.
    2. Nas opções exibidas, escolha DIAGNOSTICS e pressione ENTER.
    3. Anote qualquer código ou mensagem que venha a ser apresentada

    Para sua segurança, realize backup de seus arquivos fora do equipamento, para evitar de em caso de corromper o sistema vc tenha backup.

    Caso não encontre falha, siga os passos abaixo:

    Abra o Prompt de comando, como administrador e execute os comandos abaixo

    1. Dism /Online /Cleanup-Image /ScanHealth
    2. Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
    3. chkdsk /r /f /v /c
    4. sfc /scannow

    Desativar Serviços:

    1. Super fetch,
    2. Windows Search,
    3. Background Intelligent Transfer Service BITS (serviço de transferência inteligente em segundo plano)

    aguardamos seu feedback.

    Espero ter ajudado!

3 Mensagens

4 de outubro de 2015 19:00

Obrigado pela resposta, mas vamos lá...

Quanto ao diagnóstico, não foi encontrado nenhuma falha no hardware.

Ao abrir o prompt de comando e executar o primeiro passo:

Como não dava pra digitar mais nada, abri novamente o prompt de comando e executei o 2º comando:

Também não dava pra digitar mais nada, então abri pela terceira vez e inseri o comando "chkdsk /r /f /v /c", que forneceu:

E então digitei "S" e reiniciei o notebook. Após muito tempo (de 2 a 3 horas), com a mensagem "Examinando e Reparando a unidade (C:)", o Windows foi iniciado normalmente.

Após executar o 4º comando (mudei a cor do texto):

E continuo com o mesmo problema de consumo de mais de 80% da memória quanto que na verdade só está sendo utilizado por volta de 600 MB, e muito frequentemente são usados os 100% de disco.

Antes de desativar os serviços informados, pesquisei um pouco e para o primeiro que foi citado, encontrei isso: 

www.superdownloads.com.br/.../6303-mito-1-melhorar-performance-do-windows-desativando-servico-superfetch.htm

Bem, então fiquei com um pé atras antes de desativar esses serviços, mas queria saber se depois dos passos no prompt de comando, já era pra eu ter obtido alguma melhoria no desempenho.

att,

Karl.

190 Mensagens

7 de outubro de 2015 14:00

Oi Karl Vandesman,

Estava analisando sobre este Serviço Superfetch e se desativar você perde performance do sistema.

Para este problema de utilização de memória é necessário verificar os programas que estão iniciando junto com o sistema operacional. Desmarcar Programas e deixar somente antivirus, driver e o Sistema Operacional marcados.

Verifique também se a máquina está com dois antivirus instalados, se sim, desinstale um, deixando aquele de sua preferência.

Após teste novamente o desempenho.

Espero ter ajudado!

3 Mensagens

18 de outubro de 2015 20:00

Nada disso resolveu. O notebook continua não tão rápido quanto eu esperava e esse problema com memória. Seguem imagens sobre o baixo desempenho que estou tendo com o notebook:

Nenhum evento encontrado!

Top