Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

2294

9 de dezembro de 2014 14:00

Vostro 3560 com Win8.1 não finaliza shutdown

Vostro 3560 (Early 2012)
Etiqueta de serviço: JW260Y1

A máquina completou 1 ano agora em Nov/2014 e sigo com um problema recorrente, de tempos em tempos ela deixa de finalizar o shutdown, fica eternamente no "Encerrando"... já deixei horas assim. Ela não parece congelada (caps lock e mouse funcionam), mas a única alternativa é dedoff.

A uns 2-3 meses fiz um recover completo para imagem de fabrica, resolveu por uns tempos e agora voltou.

MInha última tentativa foi:

fsck

sfc /scannow

Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth

Parecia ter resolvido e agora voltou.

A máquina veio com Win8, mas fiz uupgrade para 8.1 ainda no setup incial (repeti a mesma coisa qdo fiz o recover para imagem de fábrica).

Estou com Drivers atualizados (Bios A17), rodei teste de HW online no site da Dell (passou 100%)

Já estou ficando sem idéias e com saudades do Win7...

Agradeço qualquer dica.

--

Marcius

425 Mensagens

14 de julho de 2015 05:00

Bom dia Marcius,

Seu equipamento possui além do HD, um SSD? Se sim, a aceleração está configurada corretamente?

Faça uma atualização da bios e dos drivers de chipset:

downloads.dell.com/.../3560A17.exe

downloads.dell.com/.../Chipset_Driver_D2CTT_WN_9.5.14.1724_A01.EXE

downloads.dell.com/.../Chipset_Driver_1TPVN_WN_9.4.0.1026_A00.EXE

Estamos a disposição em caso de dúvidas :D

425 Mensagens

15 de julho de 2015 05:00

Bom dia Marcius,

Após as atualizações dos drivers de chipset a falha persiste?

Desative a opção de inicialização rápida nas configurações de energia, pois equipamentos que foram com windows 8 e atualizados para 8.1 podem apresentar esse problema.

Se você fizer uma instalação limpa do windows 8.1 esse problema não vai ocorrer.

Fico a disposição em caso de dúvidas.

Moderator

 • 

3.3K Mensagens

10 de dezembro de 2014 07:00

Ola Marcius,


Nos vamos lhe responder na outra postagem que voce fez.

Atenciosamente,

14 Mensagens

10 de dezembro de 2014 10:00

Oi Allan,

Obrigado pelo retorno, mas desconheço ter feito outra postagem, este foi meu primeiro post no forum Dell.

Recordo de ter editado a postagem original (algum tempo depois) para corrigir alguns erros de portugues.

Att

Marcius

14 Mensagens

9 de fevereiro de 2015 07:00

Oi Allan,

Obrigado pelo retorno, mas desconheço ter feito outra postagem, este foi meu primeiro post no forum Dell.

Recordo de ter editado a postagem original (algum tempo depois) para corrigir alguns erros de portugues.

Algumas atualizações depois e o Vostro continua com o mesmo problema.

Att

Marcius

14 Mensagens

13 de julho de 2015 15:00

Ananda,

Alguma sugestão para ajudar ? Sigo com o mesmo problema de forma intermitente, mesmo instalando todas atualizações recomendadas.

Att

Marcius

14 Mensagens

14 de julho de 2015 09:00

Angelica,

Muito obrigado pelo retorno.

Sim, além do HD Seagate de 1Tb há um HD SSD Samsung, que o Win 8.1 reconhece como "SSD XceedValue2". A máquina está com configuração original de fabrica. etiqueta de serviço JW260Y1

Sobre a configuração de aceleração, não recordo de ter alterado algo em relação ao que veio de fabrica. Verifiquei agora e tanto o HD quanto o SSD estão com:

- Habilitado (check) "Gravação em cache no dispositivo"

- Desabilitado (uncheck), "Desativar liberação do buffer do cache de gravação do Windows no dispositivo" 

A alguns meses, cheguei a desabilitar por um tempo a "gravação em cache no dispositivo", mas não resolveu (foi dica de um fórum).

Se existe alguma outra configuração além dessas (que estão no gerenciador de dispositivos do windows) eu desconheço.

Ano passado fiz um restore factory settings, mas igualmente não resolveu.

Sobre as atualizações que passaste, da Bios o programa de atualização mostrou que já estou com esta versão (A17). As outras duas atualizações de chipset acabei de fazer (não sei em que versão estava).

Att

Marcius

14 Mensagens

15 de julho de 2015 08:00

Bom dia Angelica,

Mais uma vez obrigado pelo retorno.

Ontem, após as atualizações, fiz alguns shutdowns (pelo meio-dia e a noite) que funcionaram ok. Porém, como é um problema intermitente, preciso avaliar num período maior (7-10 dias de uso) para emitir um parecer mais consistente.

Sobre a opção de inicialização rápida, foi uma das primeiras configurações que desativei (e segue desativada), ainda no ano passado (2014), mas sem resultados práticos. Esta é uma dica frequente em fóruns, parece que resolve para muitos casos, infelizmente não no meu.

De fato meu caso parece se encaixar bem no cenário que você descreve, equipamento que veio de fabrica com Win 8 e atualizado para 8.1.

Vou torcer para as atualizações de chipset resolverem o problema. Do contrário seguirei tua recomendação de instalação limpa do Win 8.1 (tenho midia OEM da Dell). Eu até já tinha pensado nessa alternativa, mas como ainda não tinha nenhuma comprovação de sucesso, não estava querendo arriscar tanto trabalho por algo incerto.

Coloquei um alarme na minha agenda para te avisar na sexta-feira 24/Julho de qual foi o resultado.

Obrigado pela atenção

Marcius Dias

14 Mensagens

18 de agosto de 2015 07:00

Bom dia Angelica,

Só para te dar um retorno definitivo, infelizmente o problema não se resolveu, mesmo com as atualizações de chipset que você recomendou. De forma intermitente, o notebook continua se recusando a completar o shutdown (fica enternamente no "Desligando").

Agora só me restou a opção da reinstalação limpa com Windows 8.1 , vou me planejar e fazer isto com calma em algum momento.

Mais uma vez obrigado pelo retorno, reinstall é sempre o último recurso e foi bom saber que, pelo menos esgotei as demais possibilidades conhecidas.

Att

Marcius Dias

Nenhum evento encontrado!

Top