Highlighted
topes
Silver

Vostro 5470 - 16GB vs. Limite Upgrade RAM

Ir para a Solução

Olá galera!

Decidi aumentar a memória do meu Vostro. Substituí o pente atual (4gb) por um Corsair CMSX16GX3M21600C9, de 16gb.

O objetivo era comprar um de 8gb, porém me deparei com 16gb à um preço semelhante, e acabei optando pela segunda opção.

Porém, após instalado o pente, notei que o Windows reconhece 8gb dos 16gb disponíveis. Consultando isso mais a fundo, averiguei no manual que a especificação máxima do notebook no que diz respeito à RAM é de 8gb.

Pergunto: esta limitação é física (hardware)? Ou existe algum meio (tweak) ou atualização futura (chipset/bios) que poderia vir a utilizar o montante total de memória disponível?

Agradeço antecipadamente à todos que puderem contribuir!!

42 RESPOSTAS
Moderador
Moderador

RE: Vostro 5470 - 16GB vs. Limite Upgrade RAM

Ir para a Solução

Topes,

Na documentação oficial realmente há menção de suporte até 8GB DDR3L.

Qual o processador do seu equipamento? Sei que processadores de 4º geração tem uma situação de suportar até 16GB por canal de memória.

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

Mensagem Privada | Chat | Twitter | Facebook | 0800 970 3355

Clique em   aqui em baixo caso esta postagem tenha respondido à sua pergunta.

topes
Silver

Ir para a Solução

Marlon!

Meu Vostro é i5, 4200u se não me engano...

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Topes,

Se for, segundo a documentação, ele suporta até 16GB de RAM: http://ark.intel.com/products/75459/Intel-Core-i5-4200U-Processor-3M-Cache-up-to-2_60-GHz

Você pode validar como a memória é reconhecida na BIOS?

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

DanFerreira
Bronze

Ir para a Solução

A Dell não consegue explicar o motivo? Talvez seria limitação do barramento da placa mae nao? (leigo aqui)

topes
Silver

Ir para a Solução

Marlon, DanFerreira, boa noite!

Dan, sou muito grato pela ajuda, mas devemos ter calma... primeiro precisamos identificar qual é o real problema.

Marlon, muito obrigado pela sua (sempre muito ágil e prestativa) ajuda.

Verifiquei na BIOS e ele reconhece 8GB mesmo. Mas, após seu comentário, fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi desmontar a máquina novamente e examinar melhor o pente de memória. Minhas suspeitas se confirmaram: Apesar da etiqueta dizer cmsx16gx3m2b1600c9, minha memória é de 8gb.

Cheguei à esta conclusão contando os blocos e multiplicando pela capacidade (8 blocos de cada lado, 512mb cada um = 8GB... Fiz umas fotos, mas não consigo upar em função da restrição de 64kb para imagens...)

PS¹: Felizmente, não fui lesado. Peguei NF e comprovante de pagamento, foi cobrado/vendido como 8GB mesmo. Paguei USD97,00 na Nave Atacado (PY).

PS²: A alteração fez bem para a máquina, está rodando mais tranquilo com muita coisa aberta (vulgo Chrome comedor de memória hahaha), provavelmente em função do menor uso de cache do HD. Fiz alguns testes toscos e o maior uso de memória que consegui foi 6gb. Ainda assim, quem for fazer a mudança da memória, recomendo ir direto para 16gb, sempre cuidando para não comprar memória com latência ruim...

Moderador
Moderador

Ir para a Solução

Topes,

Que bom que você identificou o que estava acontecendo. Realmente, uma limitação destas seria novidade para mim.

Uma pena que você acabou pegando o módulo de 8GB e não de 16GB Smiley triste

Há, não esqueça de ajustar o tamanho do arquivo de paginação caso não esteja para ser ajustado automaticamente Smiley feliz

Marlon J Fernandez
 Fórum Moderator
 Client ProSupport

topes
Silver

Ir para a Solução

Legal, muito obrigado pela lembrança!

Grande abraço!

DanFerreira
Bronze

Ir para a Solução

Opa, não me entenda mal Topes.
Não quis parecer arrogante. O Marlon é sempre muito util e prestativo. Acompanho os topicos e ele é sempre pró ativo na resolução dos problemas da galera. Fora que possui bastante conhecimento. O suporte da Dell como um todo é muito bom. O que eu quis dizer era se havia um motivo oficial por parte da empresa (uma explicação por parte da Dell do porque vender o note informando a limitação). Talvez a limitação de algum componente de Hardware. Mais a cunho de curiosidade mesmo. No mais, agradeço a ambos pela contribuição a comunidade.

topes
Silver

Ir para a Solução

Legal Dan

É que já estamos tão acostumados a ver patada sendo distribuída "na faixa" que ficamos ariscos hahaha

Abração!