Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

5857

5 de abril de 2014 10:00

Filtro de linha, nobreak ou estabilizador?

Bom dia,

comprei um Dell XPS 8700 e gostaria de saber o que utilizar em conjunto com o meu desktop para aumentar a proteção. Andei lendo sobre o PFC ativo e gostaria de saber se minha fonte o possui. Desde já, obrigado.

configuraçoes:

4th generation intel i7

8gb memoria 1600mhz

1tb 7200rpm

nvidia gtx 660 1,5g

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

7 de abril de 2014 05:00

JocaTermoline,

Sim, sua fonte possui PFC ativo como padrão atual nos equipamentos Dell.

Particularmente, para proteção do equipamento, eu costumo utilizar nobreaks de pelo menos 600va, que no caso de uma queda de luz, me daria tempo suficiente para salvar meus trabalhos e encerrar o equipamento adequadamente.

Um nobreak maior do que isso, vejo como desperdício, já que apenas prolongaria um pouco o tempo que poderia utilizar o equipamento sem eletricidade.

2 Mensagens

13 de maio de 2014 08:00

Olá JocaTermoline e Marlon J

Também acabei de adquirir um XPS8700 (I7 quarta geração, 16GB RAM, 2TB + 32 SSD + GeForce GTx 1,5GB).

Adquiri na loja DELL tanto o PC como o nobreak indicado, um APC Backups 1200kva. Porém, lendo o manual do nobreak (http://ferramentas.schneider-electric.com.br/microsol/downloads/apc_1500va/ID30365_MANUAL_BACK-UPS_1200VA_E_1500VA_WEB.pdf) ele informa: 

"Obs.: Não utilize o no-break para alimentar equipamentos movidos a motor (liquidificadores, geladeiras, furadeiras, etc.), computadores que possuam fonte com PFC ativo e equipamentos de sustentação da vida e/ou monitoramento de funções vitais."

E então? Se, como você informou, esse computador tem fonte com PFC ativo

sua fonte possui PFC ativo como padrão atual nos equipamentos Dell.
e se no manual do nobreak há uma contraindicação para esse uso, o que devo fazer?

Atenciosamente,

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

13 de maio de 2014 09:00

GFMeireles,

O seu equipamento possui por padrão uma fonte de 460W. Podemos colocar por média mais uns 40W de consumo de 1 monitor, ou 80W de consumo de 2 monitores, caso seja o caso.

Este nobreak possui uma capacidade de 600W, sobrando potência no caso de uso do equipamento.

O fato da sua fonte de alimentação ter o PFC ativo, indica que ela possui uma taxa de perda de energia mínima, algo em torno de 95~99%, então na pior das hipóteses ela consumiria em torno de 480W + 80W dos monitores, num total de 560W, certo?

O PFC ativo da sua fonte, corrige a onda de entrada de energia.

O fato de não ser indicado o uso deste nobreak com uma fonte com PDF Ativo é que quando seu nobreak está agindo somente na bateria, gera uma onde de energia senoidal por aproximação, que pode ser ruim para a fonte de alimentação caso esteja no limite de operação, pois pode se confundir ao processar o sinal vindo da fonte de energia.

No seu caso, com esta configuração, não vejo nenhum problema em utilizar este nobreak, visto que ele não tem a função de lhe permitir trabalhar por muito tempo utilizando a bateria, mas sim deixar seu equipamento ligado por tempo suficiente para salvar seus trabalhos e desligá-lo.

Você poderia se preocupar caso o consumo dos dispositivos conectados ao seu nobreak fossem superiores ao que o nobreak aguenta. Neste cenário de 560W, estamos considerando que o seu computador está em total desempenho, utilizando toda a energia possível da fonte de alimentação, o que também é pouco provável.

Não é recomendado, porém não vejo como isso poderia lhe trazer problemas futuramente.

1 Mensagem

31 de janeiro de 2016 04:00

É incrível o nó que a Dell consegue dar na cabeça das pessoas. Tenho um XPS que só deu problemas e o suporte da Dell, em todas as vezes que entrei em contato, se contradisse totalmente. Suporte técnico totalmente incoerente.

Nenhum evento encontrado!

Top