Iniciar uma nova conversa

Esta postagem tem mais de 5 anos

Solved!

Ir para Solução

5457

14 de junho de 2014 15:00

XPS fica reiniciando ANTES de completar o boot

Meu computador hoje amanheceu em um loop de reboot

As vezes ele reiniciava ainda no logo da DELL, outras um pouco depois.

Eu teclava F2 e ficava na tela de seleção de opções de boot e em poucos segundos ele reiniciava novamente.

Desmontei todo o desktop e o deixei pelado, só com memória, e o problema persistiu.

Notei então que se eu deixasse ele neste loop de reboot, no terceiro ou quarto ele não realmente bootava, mas apenas ligava todos os coolers no máximo, o que me fez desconfiar de problema no diodo termal.

Tentei de tudo e nada funcionou ...

... até que ao fechar ele e me preparar para entrar em contrato com a Dell, ele reiniciou normalmente!

Dentro do windows, a temperatura da CPU logo depois do boot era de 90C e foi caindo até 40C (atual)

Todos os componentes parecem estar funcionando, mas creio que este problema vai ocorrer novamente em breve ... sugestões?

p.s. Durante o erro, o que fiz:

1. desmontei tudo até ficar só fonte/placa mãe para testar beep de alarme sem memória - OK

2. coloquei memória - loop 

3. reset BIOS (jumper E removi bateria) - loop

4. troquei a fonte (tenho um micro idêntico, da minha esposa) - loop

5. removi o heatsink/cooler e o processador, coloquei tudo de volta - loop

6. Desisti. Montei de volta com peças originais e depois de umas 4h (tive que sair) tentei novamente - funcionou! mas CPU temperature estava a 90C logo depois do boot, e caiu para saudáveis 40C enquanto reconfigurava.

Meu diagnóstico: diodo termal com defeito

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de junho de 2014 11:00

CaioBRZ,

A Dell não envia APENAS a placa-mãe do equipamento, visto que não somos uma revenda de peças ou algo do tipo. O serviço de reparo envolve a troca da peça e qualquer peça necessária para reparo no seu equipamento. Mesmo que troque a placa-mãe e após isso identifique um problema talvez com o seu teclado, a troca deste componente está inclusa no serviço de reparo.

Acredito para simples aquisição de uma peça, se já tem certeza do diagnóstico pode adquirir a peça no mercado mesmo, porém junto com a Dell se trata de um serviço de reparo, não somente a venda de uma peça avulsa.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

16 de junho de 2014 11:00

CaioBrz,

Ótimos passos para identificar a falha, uma pena que não ficou 100% clara a origem.

Realmente, pela temperatura que o equipamento retornou a funcionar, tudo indica que estava havendo algum problema de aquecimento, porém acredito também que com o fato de você remover e recolocar os componentes, qualquer folga no heatsink ou thermal pad, já tenha sido solucionada.

Acredito que a melhor maneira de tratar deste assunto seja efetuar a troca preventiva da pasta térmica. Mais para prevenção mesmo, pois não acredito que o problema venha a ocorrer novamente tão cedo Caio.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

23 de junho de 2014 11:00

Estranho mesmo. Esta intermitência não é comum se fosse problema de aquecimento realmente.

Sem a bateria chegou testar? Não creio que seja algo de processamento, pois não teria esta intermitência.

Quanto à autorizada, não temos autorizadas em cidades, temos apenas o suporte por telefone com diagnóstico e até a cotação sendo efetuada pelo telefone 0800 970 3355.

 Não acho que seja o caso do processador, mas algo relacionado com alimentação mesmo, como o carregador ou a bateria, mas são só palpites sem testes reais.

Isto que você falou de alternar os carregadores, é uma boa sim, mas acho que antes dá pra validarmos sem a bateria para ver se ocorre o problema.

13 Mensagens

23 de junho de 2014 11:00

Olá Marlon,

  Depois de alguns dias de operação normal (jogos, internet, até precessamento de vídeo), hoje liguei e uns 10 min depois ele reiniciou direto no modo de super aquecimento, com coolers no máximo. Nada que eu fiz resolveu: reboots, resets, esperar, desmontar. Fiz o mesmo que antes: desliguei tudo e aguardei meia hora... Ele bootou.

  Assim que entrei no windows, rodei o speecy e olhei todas as temperaturas: todas na casa dos 37C~40C, inclusive dos 4 núcleos, E ASSIM, COM TODAS AS TEMPERATURAS NA TELA NORMAIS, ELE REINICIOU!

  Não sendo temperatura, o que pode estar causando isto? E se não resolver, existe alguma autorizada Dell que posso levá-lo ou fora da garantia vai qualquer uma?

Caio

 

13 Mensagens

23 de junho de 2014 11:00

Ola,

É um desktop, não tem bateria nem carregador!

Caio

13 Mensagens

23 de junho de 2014 11:00

Quick thought: can it be psu voltages? The need to wait dozens of minutes with the plug off, and normal temperatures, might explain why switching psus before didnt work, since something on the mobo is "fried" for a while (some capacitor?) maybe worth a shot swotcing psu and waiting to see if I "transfer" the issue to my other dell.

If its not it, only thing I can imagine is a failty/damaged termal diode, in which case I need a full new CPU right?

Ps hahaha escrevi em ingles, força do hábito >.>

13 Mensagens

23 de junho de 2014 11:00

Olá,

  Troquei a psu, iniciei, speecy, deu pra ver temperatura anormal de 60, de repente ... Reiniciou.

  Vou repor a pasta térmica e vejamos ...

Caio

13 Mensagens

23 de junho de 2014 12:00

Olá,

  Removi e limpei o heatsink e o cpu da pasta velha, coloquei uma generosa camada de pasta nova (mas não exagerada), firmei tudo ... Iniciou, chegou até o windows e reiniciou ...

  Sem idéias ...

Caio

13 Mensagens

23 de junho de 2014 14:00

Troquei agora até placa de vídeo ... Reset antes de chegar no windows.

Só falta placa mãe e cpu ... Já era, e olha que não tem nem 2 anos e um mês depois da garantia acabar o HDD foi-se e tive que trocar. Peguei um premiado!

Vou ver o 0800 mas se é placa mãe é mais fácil eu pegar um novo...

13 Mensagens

23 de junho de 2014 21:00

Para finalizar a estranheza, deixei horas ele parado e ele iniciou normalmente.

Usei vários softwares de monitoramento de temperatura e voltagem e todos dão dados normais

Antes disto, também testei outras coisas que ainda resultaram em reset direto:

+ tirei todos os SATA/cabos de fonte, deixando ele sem HD/CD

+ tirei conectores de USB e audio

+ testei memórias separadas

Uma curiosidade é que nenhum software de leitura de voltagem está lendo +3.3 e +12 corretamente, mostram leituras malucas, mas não poderia ser isto porque com um +12 incorreto (tipo, 1V) o micro nem ligaria. Além disso troquei as fontes, o que não faz sentido.

O micro da minha esposa está com a fonte e placa de vídeo que estavam neste, e nada aconteceu no dela.

Meu medo é o técnico da Dell vir aqui e o micro estar funcionando 100% e ele não achar o problema... apesar de ser obviamente algo na placa mãe.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

24 de junho de 2014 04:00

CaioBrz,

Você consegue verificar no monitor de confiabilidade o que é registrado no sistema quando o equipamento se desliga? Também o Visualizador de Eventos se possível.

13 Mensagens

24 de junho de 2014 06:00

Os logs não acusam nada, mas uma ou outra vez entre um reset disse para eu mencioinar o erro A02 durante o boot anterior e ai continuou o boot normalmente (até o reset)

E hoje de manha ligou normal e esta ligado e funcionando a 2 horas, estou com vários programas de monitoramento na tela e tudo normal... Muito maluco!

4 Mensagens

27 de junho de 2014 22:00

Meu micro apresentava também um looping de boot onde só se ouvia as ventoinhas.e um bip ai ele já reiniciava em menos de 2 segundos, não chegando nem a ligar o monitor.

O que fiz foi remover a memória do slot 2 e deixar somente a do 1. O micro reiniciou normalmente.

Ao colocar a memória que reirei do slot 2 no slot um deu erro apitando 4 vezes o que indica falha na memória.

Resultado: Memória do slot 2 pifada!!!!

Como faço para ter uma nova memória? O micro aonda está na garantia.

13 Mensagens

30 de junho de 2014 06:00

Olá Marlon. A máquina só piorou ao ponto de sempre reiniciar.

O "suporte" da Dell queria me cobrar um preço ridiculamente abusivo para APENAS me mandar uma nova placa mãe, quase o custo de um novo gabinete. O micro foi para uma técinica grande aqui de Florianópolis onde por literalmente um terço do valor e metade do tempo, vão diagnosticar a máquina e me orçar o reparo.

Aparentemente o negócio é comprar garantia extendida DELL se vão começar a dar problema em um ano e meio. Mas acredito que peguei uma "premiada" pois é meu 8° desktop DELL e o primeiro a dar problema antes de 4 anos de uso.

Moderator

 • 

6.1K Mensagens

30 de junho de 2014 06:00

Arazuk,

Você pode entrar em contato com nosso suporte pelo 0800 970 3355 e informar o problema e como isolou a origem dele :)

Se o equipamento ainda está em garantia será possível resolvermos sem problema algum :)

Nenhum evento encontrado!

Top