Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

1 Rookie

• 

3 Mensagens

14886

1 de janeiro de 2016 11:00

AMD Radeon HD 7730M driver, BIOS mal configurada. Dell Inspiron 15R SE 7520

Notebook - Dell Inspiron 15R SE 7520

Estou com um problema na placa de video que acredito ser por causa da BIOS que estou usando. Vou fazer aqui no começo as perguntas que preciso de ajuda pra encontrar as respostas e depois vou postar todo o processo que me trouxe ate este problema.

1)Preciso atualizar minha BIOS, porem estou sem a bateria (morreu ja faz um tempo). Ja pesquisei em varios foruns e sites como atualizar a BIOS sem usar bateria:

-/forceit , /forcetype, /nopause. Via cmd windows (modo administrador) e via DOS com pen drive bootavel. No caso em cmd do windows a mensagem de que o update da BIOS necessita de bateria persiste. No caso em DOS , logo após o comando, Aparece "TEST." e nada acontece. Imagino que este "TEST" deve ser um teste de bateria.

Entao minha pergunta é: Como forçar o update da BIOS 7520 A11 sem bateria  via .exe disponivel no site da DELL em um Windows 8.1 PRO ou Windows 10. Tenho os 2 sistemas operacionais no momento no meu HD.

2) Nao sendo possivel aplicar o caso 1, como resolver o problema de drivers da minha placa de video visto que ja tentar usar as atualizacoes da AMD sem sucesso:
-Via CD de Rescursos que veio junto com meu Notebook

-Via AMD catalyst especifico para placa de video 7730M

-Via AMD Crimson (mais recente) series 7700.

Vou explicar quais os problemas que me trouxeram até aqui.

Tudo começou com a bateria no notebook. Como percebi pesquisando, as baterias do notebook da Dell tem um tempo curto de vida. Até aqui tudo bem, nunca foi muito incomodo pra mim. Minha bateria nao funcionava mais. OK

Certo dia fui ligar meu notebook e ele estava dando 1 BIP a cada 2 segundos mais ou menos continuamente. Desliguei e liguei novamente e o notebook iniciou normalmente. Conforme passou o tempo este problema aparecia com mais frequencia. Tinha que desligar e ligar 3 vezes para que o notebook ligasse normalmente. Até um momento em que eu tinha que desligar e ligar 50 vezes pra conseguir ligar meu notebook.

Foi ai que eu mandei pra um tecnico ver o que estava acontecendo. O diagnostico dele foi que a BIOS estava corrompida (termo que ele usou, acredito que estivesse mal configurada ja que se estivesse corrompida meu notebook nao funcionaria mais). Ele de fato resolveu meu problema. Meu notebook liga normalmente agora. Entretanto ele pecou em instalar a BIOS para o 5520 no meu notebook. Portanto agora estou usando um 7520 com a BIOS de um 5520. E ai os problemas comecaram.

No Windows 8.1
-Nao consigo instalar drivers para Intel HD 4000 nem para AMD Radeon 7730M.

-Nao consigo instalar Intel Smart Start technology (quando tento instalar os drivers a seguinte mensagem é exibida "Your computer does not meet the minimum requirement....")

No Windows 10

-Nao consigo instalar drivers para AMD Radeon 7730M, ja o da intel esta funcionando normalmente.

-Tambem problemas no intel Smart Start Technology.

Outros problemas

-Nao esta habilitado boot por safe mode

-Nao consigo usar a opcao na BIOS - SATA Operation - Intel Smart Response technology

-Everest PRO nao reconhece a placa de video AMD Radeon somente Intel

-Quando instalo os drivers pelo fabricante da AMD e inicio o computador e exibida a mensagem de erro "Nao foi encontrada nenhuma placa de video da AMD ou os drivers nao foram corretamente instalados".

-Em gerenciador de dispositivos no Windows 10: Este exibe minhas 2 placas de videos como Intel HD 4000 e Radeon 7700M series, porem com ! na radeon. Dentro das opcoes da AMD é exibida a mensagem "O windows parou este hardware porque o windows encontrou problemas".

OBS: Rodei o "Diagnostics" via tela de boot e, exceto pela bateria, todos os outros componentes passaram com sucesso nos testes. Portanto acredito que seja problema de conflito com o Tipo de BIOS atualmente instalado no meu notebook.

8 Professor

• 

6.3K Mensagens

• 

28.1K Pontos

2 de julho de 2019 06:00

1) Existe no youtube um vídeo que ensina a atualizar a bios de notebook dell sem a bateria. Ele usa um programa pra isso

2) Veja no detalhe do gerenciador de dispositivos com relação a placa de video qual o "conflito" que ta impedindo dela inicializar. Desative temporariamente o programa ou dispositivo que não deixa a placa funcionar

2 Mensagens

Bom dia, prezados eu recomendo procurarem uma bateria nova, usada, emprestada, seja qual for para atualizar a bios, pois assim que procedi aqui a placa de vídeo teve o driver pré-instalado funcionando 100%. Outra solução seria procurar a autorizada ou um assistência técnica para fazer este serviço, a faixa de preço fica entre R$ 100 a R$ 180, dependendo do estado em que moram. Fiz o backup dos drivers funcionando 100% aqui, https://drive.google.com/file/d/1eXOjaAymbIDsiYAM_W8Z-SmjOOdV34Sj/view?usp=sharing não sei se vai adiantar em algo, mas caso adianta deixei o feedback pls.

2 Mensagens

usei o programa drivermax, vcs vão precisar dele para restaurar os drivers.

1 Rookie

• 

11 Mensagens

9 de setembro de 2019 08:00

Estou com o mesmo problema após a regravação da BIOS, o técnico colocou a BIOS Para o Inspiron 5520

1 Rookie

• 

11 Mensagens

9 de setembro de 2019 08:00

Post editado, descobri como solucionar o problema relacionado ao travamento das configurações da BIOS, abaixo estão as respostas.

Obs: Aos moderadores se for possível divulguem esta informação, pois nem a DELL conforme as gravações e ligação ao suporte saberia como resolver este tipo de problema sem realizar a substituição da placa. 

1 Rookie

• 

11 Mensagens

21 de outubro de 2019 05:00

Bom dia pessoal, gostaria de comunicar que DESCOBRI como que faz para remover a senha de travamento do SETUP, não basta remover somente a bateria do Notebook é necessário a troca do processador, pois a senha de travamento da BIOS do modelo do Notebook DELL Inspiron 15RSE 7520 esta atrelada ao ID de hardware do processador, portanto caso alguém tenha colocado senha na BIOS e tenha esquecido ou por algum motivo a BIOS se trancou sozinha e lhe impossibilita de realizar alterações como por exemplo: Alterar as opções do tipo de boot de ATA, SATA ou Intel Smart Response, peço que realizem a troca do processador, neste caso após a troca do processador a senha ira sumir e vocês poderão realizar as alterações conforme sua necessidade.

Só lembrando que eu aconselho a seguinte dica, leve em um assistência técnica de sua confiança e peçam para eles colocarem outro processador somente para destravar a BIOS e depois voltarem o processador original.

Obs: É necessário a inicialização do Notebook após a troca do processador para que a bios seja removida, após isso acesse a BIOS e confira que ela se encontra destravada, depois volte o processador original. 

1 Rookie

• 

11 Mensagens

21 de outubro de 2019 06:00

Você só ira conseguir atualizar sua BIOS para a versão A11 se voltar o "chip CMOS" da sua BIOS original que o técnico removeu, neste caso recomendo que leve seu notebook a assistência e faça ele desfazer o serviço e colocar sua bios original de volta na placa mãe, pois a BIOS do Inspiron 5520 não reconhece o modelo de vídeo dedicado AMD HD7730M e também não ira atualizar para A11 sendo que são BIOS diferentes para hardware diferentes, o que pode acontecer é dar um Crash depois da atualização e o notebook nem ligar mais ou aparecer alguma mensagem de incompatibilidade mesmo que você coloque a bateria. 

Obs: Caso atualizar e funcionar mesmo utilizando a BIOS do Inspiron 5520, volte aqui no post e nos informe

Comigo aconteceu a mesma coisa, fiz o técnico voltar a BIOS para a versão original, pois ele havia guardado para se resguardar caso viesse acontecer algum imprevisto.

Inicialmente era somente um problema de matar a fonte, conectar o carregador do notebook e o LED do carregador apagar, "normal", os nossos modelos de Notebook geralmente acontecem este tipo de problema, sendo sincero, acredito que seja um vício de fabricação na qual a DELL não se atentou ao caso. 

Após o update ou downgrade de sua BIOS para a versão original (Inspron 7520) você ira conseguir atualizar ela, somente se estiver com a bateria ligada ao notebook com 10% de carga, caso não tenha bateria existe a possibilidade da substituição do chip de BIOS novamente, eles realizam a regravação da BIOS através de um dispositivo próprio para isso e regravam ela na sua placa mãe novamente, pronto, problema resolvido, BIOS atualizada para a versão A11 e corrigida os problemas das memórias da placa de vídeo.( Neste caso o técnico que ira achar o arquivo de atualização que realiza a regravação para a versão A11 da BIOS, não é o mesmo que esta no site para Download e outro especifico para este tipo de regravação, possivelmente a DELL tenha estes arquivos). 

Não recomendo atualização superiores a A11 por motivo de queda no desempenho do processador por conta das vulnerabilidades relacionada a CVE Meltdown and Spectre,

1 Rookie

• 

11 Mensagens

21 de outubro de 2019 06:00

Bom dia, amigo no seu caso será necessário o "replace" troca do chip de sua placa de vídeo, se a placa não é reconhecida é sinal que o problema esta diretamente ligado ao hardware, defino isso pois já li vários tópicos aqui do fórum e de outros forums nos quais eu participo e modero. Caso tenha interesse em realizar a substituição do chip recomendo a 

GETECH INFORMÁTICA de Goias ou SP, são excelentes nes tipo de serviço e seu Notebook será testado e tudo mais antes de sair da assistência.

Para maiores informações acesse: 

Para enviar seu equipamentos
http://www.getechinf.com.br

1 Mensagem

21 de agosto de 2020 17:00

Estou com o mesmo problema. Foi reconfigurada uma outro BIOS no meu notebook. Se eu reinstalar a bios que está disponível para o SE 7520, o problema será resolvido?

7 Mensagens

6 de setembro de 2021 13:00

Estou em 2021 e o problema do driver da AMD Radeon 7730M não foi solucionado, sigo com mesmo problema de crashar o windows quando instala o driver da GPU.

1 Rookie

• 

1 Mensagem

4 de janeiro de 2023 05:00

Bom, não sei se ainda pode lhe ser útil,porém a solução que obtive foi um tanto inusitada, aparentemente o crash ocorre somente com os drivers AMD no windows (Linux funciona perfeitamente), resolvi da seguinte forma meu problema, (última BIOS disponível foi utilizada), faça a instalação limpa do windows, não conecte na internet, instale os driver pelo próprio site da Dell (baixe eles e instale um a um), em relação a placa AMD, baixe os drivers pro (para empresas) utilizo o 20.1 adrenalina e não obtive crash até agora, no painel da AMD, defina o perfil para jogos, depois, rode o ddu, reinicie, e instale a versão normal, (verifique se a pasta c:/program 64/ AMD está lá, se estiver aberta 2 aquivos nela, delete eles, reinicie e com sorte funcionará) aparentemente esses 2 arquivos conflitam com os drivers legacy e atuais, uma alternativa seria só instalar uma distro Linux, q não ocorre esses bugs, (popOS, ou ZorinOS funcionaram bem ) 

1 Rookie

• 

2 Mensagens

• 

2 Pontos

10 de outubro de 2024 14:58

@lendario​ Nó que loucura, que experiencia inimaginável por mim, ninja este tecnico.

Estou na A11 porem por algum tipo de trava, a leitura do BIOS esta bloqueada até para o atualizador do fabricante que nem com os comando /nopause /forceit e /forcetype instala a atualização A14, gostaria de saber se experimentou esta atualização A14 e se a queda de desempenho se refere a ela ou alguma anterior? Ainda não encontrei aqui na comunidade nem um relato sobre o caso, mas, vários sintomas que também experimentei atualmente 7730M parece funcionar de forma precária sendo que ao reiniciar tenho erro 43 e desativando e ativando novamente funciona mas o software ATI continua sem reconhecer o dispositivo, acredito ainda que pelo mesmo motivo que programas de leitura e flash do BIOS não conseguem fazer a leitura. Note que na imagem abaixo o adaptador é reconhecido como ASIC R600 Radeon SFI o que me leva a acreditar que possa ter sofrido alguma alteração antes de minha posse e talves seja tambem o motivo de não estar conseguindo ler o VBIOS e BIOS, de qualquer forma é altamente recomendável atualizar para A14 por conta da falha no micro código que também cogito ser uma possível reação desta vulnerabilidade sendo explorada no dispositivo.

1 Rookie

• 

2 Mensagens

• 

2 Pontos

10 de outubro de 2024 15:17

@amerid​ quebraram seu link ou deletou os arquivos, tem como compartilhar novo?

Nenhum evento encontrado!