Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

2 Mensagens

677

21 de novembro de 2014 04:00

Driver GPU AMD com suporte a Mantle

Olá, primeiramente venho informar que já procurei em vários fóruns inclusive no fórum oficial da AMD sem sucesso.
O problema é o seguinte, o único driver que funciona sem problemas é realmente o driver que é disponibilizado direto no site da DELL, porém, meu notebook é o Dell Inspiron 15r 5537 com GPU AMD Radeon HD8850m com arquitetura GCN(Graphics core next) que é compatível com a nova API da AMD, a Mantle. Para esta API funcionar, preciso instalar o driver Catalyst da AMD 14.6 ou superior, que no caso foi adicionado suporte a GPUs mobile, o problema é que os drivers da AMD são bastante bugados e não funcionam corretamente. Já testei o driver 14.9 e com esta versão o notebook não retorna de suspensão ou hibernação. 
O driver 14.6 funciona relativamente bem, porém acontecem bugs em jogos mais antigos, deixando a tela piscando e até não carregando corretamente. A hibernação e suspensão acontece normalmente na maioria das vezes, porém de vez em quando ocorre tela azul na hora de entrar em hibernação/suspensão.
A API Mantle da AMD é ótima! O desempenho é muito superior. No jogo Battlefield 4, que tem suporte a API Mantle, o jogo roda a 60 FPS com algumas travadas e quedas de FPS quando a API ativa é o DirectX 11 e configurações do jogo no médio. Com a API Mantle ativa, o FPS vai para 85 com as configurações no medio, e sem travadas e quedas de FPS.
Atualmente estou com o driver 14.6 instalado, mas pretendo voltar para o driver disponibilizado no site da DELL pois estou com problemas no jogo The Witcher 2. A tela fica piscando em modo fullscreen e em modo janela o jogo não carrega normalmente.

Gostaria de saber se tem alguma possibilidade de atualização de driver diretamente pela DELL, pois quero muito continuar usando a API Mantle e sem os bugs que acontecem. Acredito que se a DELL se mobilizar para fazer um driver optimizado para nós que temos o Dell Inspiron 15r 5537, irá realizar um serviço muito superior ao da AMD. 

47 Mensagens

25 de novembro de 2014 06:00

Olá Felipecha

Em relação ao driver, não há interação da dell nessa parte pois o mesmo é de responsabilidade do fabricante do hardware (no caso a AMD), inclusive, isso incorre em direito desse fabricante em manipular o hardware. Como trata-se de uma parceria entre empresas a Dell não pode desenvolver um próprio.

Há de se considerar também, que o sistema operacional que estas usando (windows 8.1) pode incorrer também com algum tipo de incompatibilidade com os jogos, visto que esse tipo de software (jogo) faz uso do sistema para alcançar o driver e em seguida o hardware, todo esse processo precisa ser compatpivel em todas as etapas. É comum ver casos de incompatibilidade de jogos e/ou software de desenvolvimento gráfico versões antigas com versões novas do windows, isso pode também causar as diferenças de performance nos jogos.

Espero que essa resposta lhe seja intormativa e agradeço por usar o forum da Dell

atenciosamente

2 Mensagens

25 de novembro de 2014 09:00

Olá Leandro.
Obrigado pela resposta.
Desde que o melhor driver para meu notebook é o oferecido pela DELL, achei que seria um driver optimizado pela própria DELL e achei que poderia ocorrer o mesmo com um driver mais recente, mas se não tem como então tudo bem. Obrigado!

Nenhum evento encontrado!