Iniciar uma nova conversa

Não Resolvido

Esta postagem tem mais de 5 anos

R

3719

4 de julho de 2016 11:00

Drivers atualizados Inspiron 14R 5437

Olá, boa tarde, meu nome é Raphael.

Tenho um Inspiron 14R 5437 utilizando o Sistema Operacional Windows 10 OEM atualizado original.

Tenho uma questão para o time de engenheiros da Dell, os drivers que estão listados no site de vocês são em antigos, na maioria de 2015 e até de 2013. A Dell não irá continuar o suporte do notebook liberando drivers mais atualizados (2016), já que o Windows em si já teve inúmeras atualizações?!

No seu início de Win10 não podíamos instalar os drivers de som, por exemplo, porque não eram compatíveis com a máquina, e os recursos extras da Dell não funcionavam, então o único driver que é compatível é o da própria fabricante, que já é antigo.

Precisamos de mais atualizações nos drivers vindos da Dell, com certeza melhorias e correções foram aplicadas ao longo do tempo desde que foram lançados. Coopere conosco Dell, obrigado! 

2K Mensagens

9 de julho de 2016 13:00

Olá, Raphael.

Pode me informar a Service Tag do seu Dell? 

Atenciosamente

5 Mensagens

10 de julho de 2016 08:00

[EDITADO]

2K Mensagens

13 de julho de 2016 12:00

Obrigado, Raphael.

Não temos previsão para atualização dos drivers deste notebook.

Atenciosamente.

46 Mensagens

14 de julho de 2016 23:00

Raphael,

Eu tenho a mesma máquina e acho que você poderia me tirar duas dúvidas.

1) Ao instalar o Chipset (Chipset_Driver_03JF9_WN32_11.0.0.1153_A00) e o driver de vídeo da Intel (Video_Driver_18GCX_WN32_10.18.15.4240_A00), disponíveis para Windows 10, você deixou que o Dell System Detect instalasse esses itens automaticamente ou você os baixou e instalou manualmente?

2) Até agora você não teve problema com telas azuis ao atualizar o Windows 10 através do Windows Update? 

Grato de antemão pelas respostas.

46 Mensagens

14 de julho de 2016 23:00

Ah, sim, eu ia me esquecendo... Excelente tópico, concordo plenamente com você, esse notebook precisa de mais atenção por parte da Dell.

5 Mensagens

15 de julho de 2016 04:00

Fala Marcelo, tudo bem?

Então meu amigo, eu nunca deixo nada no automático, nem mesmo as instalações automáticas de drivers do Windows 10, por isso, depois de muito sambar em cima disso, a melhor escolha para drivers é utilizar os drivers da Dell.

Fiquei semanas pesquisando drivers mais atualizados, mas não sei qual a bruxaria desse notebook, mas nada é totalmente compatível, somente os drivers do site da Dell que funcionam perfeitamente, e outra, drivers que você baixa por fora deixam o PC mais lento, por incrível que pareça, então não precisa fazer muito esforço procurando outros drivers. Eu só atualizo mesmo os drivers da Nvidia, pra alguns jogos é necessário.

Bom, respondendo a sua pergunta:

1) Como disse anteriormente, não deixo NADA instalar drivers pra mim, eu mesmo vou no site, baixo e instalo, porque sei o nome de cada componente que preciso instalar e a ordem deles.

2) Outra coisa também que não gosto de fazer, instalar um Windows por cima do outro...se você recebeu erro de tela azul foi por incompatibilidade de drivers e componentes vs Windows 10. Te dar uma dica, nosso PC tem uma chave OEM, que permite você instalar o Windows 10 e ele ativa sozinho, pois usa a chave do Windows 8.

Te dar três dicas, PRIMEIRA DICA na parte dos drivers, instale eles nessa ordem:

1 - Chipset

2 - Audio

3 - Video (Intel e depois Nvidia)

4 - Ethernet (Rede via cabo)

5 - Airplane Switch Driver

6 - Quickset

7 - Wireless + Bluetooth

8 - Input Synaptics

Nessa ordem você não terá problemas com o Windows 10, novamente ressaltando que os drivers de Vídeo, o Chipset e até mesmo o Ethernet eu baixo os drivers direto das fabricantes dos componentes, não uso os drivers do site, e caem como uma pluma, o restante use os drivers do site da Dell mesmo.

SEGUNDA DICA: Baixe este cab, é tipo um mini executável, que você executa ele e esconde todos os drivers da atualização automática do Windows 10, deixando somente exposta as atualizações do próprio sistema, assim você pode instalar os drivers por conta própria, eu prefiro assim. Não ligue a máquina na internet, desabilite qualquer recurso do Windows Update nas configurações, ligue a internet e imediatamente ligue este programinha, você tem que ser rápido no gatilho, se não o fizer rápido o Windows vai instalar os drivers na sua frente, então, selecione a opção para esconder as atualizações (Hide Updates), espere um pouco e selecione todos os drivers que tem (Audio, Intel, Video, etc etc)...só deixe DESMARCADO a parte do Windows,e pronto, nunca mais seu PC vai te enxer o saco com isso, o app se encontra no link abaixo:

"support.microsoft.com/.../3073930"

 TERCEIRA DICA, instale o Windows 10 do zero, não faça instalação suja um por cima do outro, instale uma ferramenta que baixa a ISO limpa do Windows 10 neste site:

"www.microsoft.com/.../windows10"

Então selecione para baixar uma ISO para instalar em outro computador, selecione 64-bits, português obviamente e a versão do Windows será Windows 10 Single Language, baixe a ISO, salve, faça um USB bootável ou grave em um DVD, e faça a instalação do zero, melhor coisa que você faz, e seguindo as dicas de instalação de drivers acima, seu PC vai ficar uma bala, limpo, e sem erros de tela azul.

Espero ter ajudado.

46 Mensagens

15 de julho de 2016 13:00

Tudo bem, confrade. Aliás, melhor agora com essa sua resposta!

Eu fiz essas perguntas porque passei por maus bocados atualizando os drivers para Windows 10.

Então quer dizer que se eu baixar a ISO do Windows 10 e fazer uma instalação limpa (suponho que tenho que formatar o computador, correto?) a chave será reconhecida automaticamente? (nota: a chave de acesso do Windows 8 não me foi enviada, não sei qual a numeração, mesmo assim não é necessário tê-la em mãos? O sistema OEM já reconhece automaticamente após uma instalação limpa?).

Eu usei o Dell System Detect (DSD) para atualizar meus drivers depois que fiz a atualização para Windows 10 (meu aparelho veio com W8, atualizei para W8.1 e, por fim, para W10) mas ao que parece essa ferramenta (DSD) não funciona perfeitamente, tanto é que eu tive que instalar o driver de áudio manualmente para fazer com que os equalizadores do Dell Audio voltassem a funcionar. Um detalhe importante é que mesmo atualizando tudo através do DSD ainda assim consta que o Chipset (Chipset_Driver_03JF9_WN32_11.0.0.1153_A00) não está atualizado!

Baixei o Chipset para instalá-lo manualmente e só consta duas opções, a primeira é para desinstalar o Chipset atual da minha máquina (não ativei esta opção ainda) e a outra é para reparar ou atualizar (não lembro bem) os componentes do Chipset atual. Sempre escolhi a segunda opção, não sei se na primeira ele desinstala o Chipset para logo depois reinstalá-lo, nunca testei (tenho um certo temor que dê algo de errado).

O mais bizarro, quando baixei o driver da Intel Graphics para Windows 10 (Video_Driver_18GCX_WN32_10.18.15.4240_A00) que está disponível no site da Dell e tentei instalar manualmente, deu a seguinte mensagem de erro: "O driver sendo instalado não está validado para este computador. Obtenha o driver adequado com o fabricante do computador. Instalação encerrada". Por que acontece isso se estou baixando um driver diretamente do "fabricante do computador", no caso a Dell? A versão do meu driver da Intel atual é 10.18.0015.4274, que acredito ter atualizado através do Windows Update, o que eu acho estranho é que toda vez quando dá um problema na reprodução de vídeo do tipo "ocorreu um problema, mas o driver se recuperou", diz que estou com o driver de vídeo da Intel do Windows 8 (o erro diz precisamente: "O driver de vídeo Intel HD Graphics for Windows 8(R) parou de responder e se recuperou com êxito"). Isto é normal? Você acha que devo tentar atualizar esse driver no próprio site da Intel?

Outra curiosidade é que meu Movie Maker constantemente dá mensagem de erro, diz que preciso atualizar a placa de vídeo... O que me leva a crer que de fato o DSD não tenha instalado os drivers corretamente.

Eu tenho o "Show or hide updates" e considero uma ótima ferramenta. Depois que levei tela azul no final do ano passado, sem conseguir retornar ao sistema após realizar uma atualização do Windows Update, sempre utilizo essa ferramenta para esconder atualizações suspeitas - apesar de deixar o Windows Update sempre desativado. Dia desses quando resolvi baixar algumas atualizações do Windows 10 (algumas delas cumulativas) o download nunca saía dos 5%... (faz tempo que não atualizo o W10, desde o final do ano passado).

Enfim, deixarei esse post em meus favoritos, vou tentar seguir suas dicas. Sou leigo em computação, mas pedirei ajuda a alguns confrades que possuem experiência necessária para formatar a máquina e fazer uma instalação limpa. Só tenho receio em que a chave não seja ativada depois disso...

5 Mensagens

15 de julho de 2016 18:00

Então Marcelo, que bom que as minhas informações foram úteis pra você, fico feliz em saber disso.

Bom, respondendo a todas as suas perguntas, a chave de registro para ativar o Windows vc não tem ela em mãos porque ela é OEM, ou seja, ela é acoplada ao hardware da sua máquina, vc não consegue modificar, apagar, e nem nada disso, é como se fosse o chassis do seu computador que o Windows 10 reconhece e o ativa automaticamente assim que a internet for ligada após o primeiro boot depois de ligado o computador nesse sistema novo.

Não use o DSD ou nenhum outro app que faça busca de drivers ideais pro seu PC, quem faz isso é você, você no seu dia a dia usando, testando, sabe qual o melhor pra você. Então não use mais, a partir da formatação e instalação do seu Windows 10, não use este aplicativo para instalar seus drivers, faça isso manualmente, ok?

Rapaz, não tenho o link aqui, mas eu sofri com esse problema do driver da Intel de vídeo algumas vezes, uma dica, o nosso processador I5-4200U é a quarta geração do processador Intel, isso ajuda na hora de buscar os drivers de video (para 4ª geração de processador), e você enfim consegue instalar os drivers corretos para a sua máquina.

Uma dica, para as placas de vídeo, não desinstale e instale outro driver logo após, use o programa DDU (Display Driver Uninstaller), esse programinha é milagroso, você entra em modo de segurança e executa uma limpeza extrema e completa dos drivers de video que você tem na máquina, basta escolher qual vc quer entre elas, e pronto, manda fazer...daí sim vc instala os drivers mais novos, os problemas de incompatibilidade se acabarão.

Repito, use o "Show and Hide Updates" para desabilitar os drivers para não instalarem sozinhos, e se acontecer, limpe-os. Lembrando, todas as atualizações do Windows 10 são IMPORTANTÍSSIMAS, elas deixam o sistema ainda mais rápido, vai por mim, BEM mais rápido, está sempre sendo aprimorado, ao contrário do Windows 7 ou 8.

Com a instalação limpa, após formatado, você não terá  problemas de download de updates agarrarem em 5%, vai estar tudo limpo e correto no seu lugar. Recomendo que logo no primeiro boot execute o Show and Hide Updates logo que ligar a internet, esconda todos os drivers...depois atualize o Windows 10 até não ter mais atualizações a fazer, e AÍ SIM você começa a instalar os drivers, naquela ordem que te falei. Seu PC ficará muito rápido.

Todos os problemas de tela azul, erro no Movie Maker, driver de vídeo, muito provavelmente está sendo causado por uma instalação suja do Windows 10, faça a instalação limpa formatando seu PC e começando do zero, devagar, você vai se perguntar porque não o fez antes. Vai sentir uma diferença brutal.

Espero ter ajudado.

46 Mensagens

16 de julho de 2016 00:00

Mais uma vez agradeço sinceramente por sua resposta, caro Raphael.

Eis outras dúvidas que surgiram ao longo do dia (perdoe minha profunda ignorância sobre esses assuntos):

1) Notei que não consta a BIOS em sua lista de componentes que devem ser instalados em ordem. Lembro que antes de atualizar a BIOS A09 do Windows 10, que está disponível no site da Dell, meu aparelho estava mais zoado do que está no presente momento. Só para dar alguns exemplos, após a atualização não tenho mais desligamentos automáticos nem telas azuis constantes (em logins, após a instalação de algum programa, ao jogar ou ao assistir algum vídeo). Na verdade, só recebi uma única tela azul depois que atualizei a BIOS, foi exatamente ao fazer login após atualizar o driver do Nvidia. Mas foi só. Pergunto: você não atualizou a BIOS disponível no site da Dell? Não é necessário atualizá-lo depois que realizar a instalação limpa do Windows 10? Aliás, a BIOS atual do meu aparelho continuará mesmo depois da instalação limpa?

2) Ao fazer a instalação limpa, os drivers atuais (vídeo, áudio, ethernet) continuarão na máquina e serei forçado a desinstalá-los através do programa DDU ou não é necessário? 

3) Eu sempre deixo o Windows Update desativado nos Serviços e quando verifico alguma coisa coloco no manual, assim as instalações não são feitas automaticamente, aplico o Show and Hide Updates e escondo o que for necessário. Pergunto: todas as atualizações da Intel, sem exceção, devem ser escondidas? 

4) Quando abro o site que você me indicou para baixar a ISO do Windows 10 ele sempre fica em branco, não aparece absolutamente nada... O que devo fazer para baixar essa bendita ISO, ou ela não está mais disponível no site da Microsoft?

Por fim, mais uma vez agradeço por sua ajuda, foi mais eficiente do que o suporte da Dell. Assim que tiver um tempo disponível pedirei ajuda a um conhecido meu para seguir os passos designados por você. Abraços.

5 Mensagens

16 de julho de 2016 08:00

Vamos lá, agora vou ser mais direto Marcelo.


1) BIOS e Windows 10 não tem absolutamente nada a ver, se você quiser atualizar a sua BIOS faça a vontade, se não quiser, também fique a vontade, isto é um outro parâmetro a ser discutido, e é perigoso, cuidado, ligue o PC na tomada, deixe a bateria bem carregada e tenha certeza que NADA irá interferir na atualização, qualquer coisa que interfira no processo normal o notebook irá estragar, literalmente, você queima a placa mãe e seu note já era. Então cuidado, o processo é seguro, mas vc não pode vacilar. Pode fazer a atualização a hora que bem entender, não existe momento certo.

2) Ao fazer a instalação limpa, como você mesmo disse, FORMATAR o PC, vai apagar TUDO e o Windows vai ser instalado e estará pelado, sem nada, nenhum vestígio da instalação antiga, então não se preocupe.

3) Todas as atualizações que tenham a ver com seus componentes (Intel, Dell, Nvidia, Realtek, Synaptics, etc etc) deverão ser bloqueados no app, tudo que tem a ver com Windows deve ser liberado para você atualizar, e ATUALIZE, vai sentir a diferença de desempenho muito grande.

4) Ele está disponível no site sim, qualquer coisa procure no Google por "media creation tool windows 10", geralmente é o primeiro site, da própria Microsoft, siga os passos que falei lá em cima e baixe a ISO correta.

Se você não sabe como fazer, peça ajuda mesmo, seu notebook ficará bala e você não vai se arrepender. E quando um amigo tiver ajudando, fique junto para aprender, peça pra te ensinar também, aí vc ganha independência nas futuras vezes que for dar um jeito no seu PC.


Qualquer coisa estamos aí. Valeu!

46 Mensagens

16 de julho de 2016 21:00

Eu já tinha ouvido falar de todos esses perigos ao atualizar a BIOS, por essa razão demorei consideravelmente para atualizá-la. No fim, por felicidade, deu tudo certo. Devo admitir que depois da atualização o desempenho da máquina melhorou um pouco, mas ainda não é o suficiente, muitos problemas ainda persistem e agora acredito piamente que seja devido a essa maldita instalação suja.

O site da Microsoft enfim conseguiu abrir corretamente, dentro em breve farei uma cópia em um pendrive. Mais uma vez agradeço por sua ajuda, caro confrade, assim que houver possibilidade seguirei todos esses passos religiosamente.

Nenhum evento encontrado!

Top